São Paulo, 23/11/2005

Suely Vilela é a nova reitora da USP

Da Redação, Agência USP

A professora Suely Vilela Sampaio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), é a nova reitora da USP. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin na tarde desta quarta (23), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A cerimônia de posse acontece neste sábado (26), às 19 horas, na sede do Governo do Estado de São Paulo.

“Após 70 anos, a USP, que está entre as 200 melhores universidades do mundo, terá sua primeira reitora”, disse o governador Geraldo Alckmin. Ele destacou a importância cada vez mais decisiva da participação feminina na administração e os méritos acadêmicos da professora. Segundo Suely Vilela, o anúncio dos nomes dos pró-reitores será feito no dia 20 de dezembro, durante a reunião do Conselho Universitário.

Valorização do ensino
Após a divulgação do resultado do segundo turno da eleição, no último dia 8 de novembro, Suely apontou como principal prioridade de sua gestão a valorização do ensino de graduação. “Na atual gestão houve expansão do número de vagas, mas agora é preciso fazer inclusão social.” A professora propõe a realização de ações afirmativas. “Além de um programa para alunos e professores do ensino médio, denominado USP na Escola Pública, também serão implantadas políticas de permanência.”

A nova reitora pretende discutir o processo de escolha do reitor. “É preciso observar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que coloca uma participação de 70% dos docentes, e hoje na USP temos 88%”, disse. “Também será debatida a possibilidade da apresentação de chapas conjuntas para reitor e vice-reitor.” Suely também propõe a criação de um órgão para regular as fundações dentro da USP. “Atualmente existe apenas o controle externo.”

A professora afirmou que foi eleita pelo trabalho que desenvolveu na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupou entre os anos de 2002 e 2005. “Sempre houve um diálogo com professores e alunos e todos os temas eram colocados em votação somente depois de estarem bem discutidos e aceitos”, afirmou. “Fui eleita pelas idéias e propostas, não por ser mulher ou de um campus do interior, mas esta escolha representa uma mudança de paradigmas na USP.”

Currículo
Suely Vilela Sampaio, graduada em Farmácia Bioquímica em 1975 na FCFRP, teve sua carreira acadêmica toda construída na USP: mestrado em 1980, doutorado em 1985, pós-doutorado em 1990 e livre-docência em 1991. Desde 1996 é titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da FCFRP.

Suely preside o Conselho de Pós-Graduação da USP, é membro titular da Comissão de Claros da Reitoria, do Conselho Consultivo da USP, membro da Comissão de Honra do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância e presidente da Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE da USP.

Professora colaboradora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Suely atuou como professora visitante na Université de Nice (França) em 1993, Universidade do Chile (1996), Universidade da Costa Rica (1997), University of London (Inglaterra), em 1999, Università Degli Studi – Parma (Itália), Universidad de La Habana (Cuba), Rutgers University (EUA), Universidad de Barcelona (Espanha) e Ohio University (EUA) em 2004.

A lista tríplice com os nomes escolhidos no segundo turno das eleições foi entregue ao vice-governador Cláudio Lembo (PFL) no Palácio dos Bandeirantes no último dia 8 de novembro pelo reitor Adolpho José Melfi. Também constavam da lista os nomes dos professores Adilson Avansi de Abreu, pró- reitor de Cultura e Extensão, e Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br