São Paulo, 2/12/2005

Consórcios que desenvolvem TV digital no Brasil farão demonstração pública


André Benevides

Durante a próxima semana, os consórcios que desenvolvem tecnologia para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) entrarão em uma jornada de integração. O objetivo é deixar tudo pronto para a primeira grande demonstração pública dos avanços no setor, que acontecerá na sexta (9), a partir das 14 horas, no prédio da administração da Escola Politécnica (Poli) da USP. "Nós apresentaremos a televisão digital para os brasileiros ao vivo, a cores e de forma interativa", declara Marcelo Knörich Zuffo, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, que lidera um dos consórcios. O professor ainda acrescenta que nesta segunda (5), será realizada coletiva para anunciar o evento.

A exibição consistirá em uma transmissão digital que será gerada na Universidade Mackenzie e recebida por aparelhos instalados no prédio da Poli. A programação abordará a demonstração dos recursos de todos os consórcios presentes, com ênfase em funções de inclusão social e digital. Já foram confirmadas as presenças de diversas autoridades governamentais e grupos de pesquisadores, como da Universidade de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, entre outras.

A principal contribuição do LSI é o terminal de acesso de referência, que seria o conversor do sinal digital para televisores comuns, garantindo alta qualidade de imagens e utilização de recursos tanto em aparelhos de 14 polegadas quanto em sistemas de alta definição. Para Domingos Kiriakos Stavridis, gerente executivo do desenvolvimento do terminal de acesso de referência, também do LSI, "a mensagem é que estamos fechando com sucesso a primeira fase das pesquisas, garantindo a entrega de alta qualidade".

Recursos
Outro exemplo das aplicações a serem demonstradas é o trabalho desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que pretende diagnosticar as chamadas doenças da família, como obesidade e estresse. O usuário, por meio do controle remoto, indicaria uma série de sintomas percebidos, e o programa então forneceria um parecer, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo Zuffo, cada um dos consórcios convidados terá um estande montado na Poli, em que poderão explicar detalhadamente como funcionam as soluções desenvolvidas, todas ligadas ao terminal de acesso. "Será uma grande celebração da integração de nosso trabalho e da inclusão digital", comemora.

Mais informações sobre a demonstração poderão ser obtidas na entrevista coletiva que ocorrerá na segunda (5), às 11 horas, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), à R. Maria Antonia, 294, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo, ou pelo telefone (0XX11) 3259-2766. O prédio da administração da Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br