São Paulo, 12/12/2005


ProSex desenvolve diagnóstico diferenciado de disfunção erétil


Renata Moraes

É bastante comum que acima dos 40 anos alguns homens passem a apresentar um quadro de cansaço, desânimo, depressão e perda de massa muscular associado à disfunção erétil. O Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) inicia, em janeiro de 2006, um programa de diagnóstico diferencial para verificar as causas do problema e oferecer acompanhamento.

Até o próximo dia 17 de dezembro, o ProSex estará recebendo inscrições de homens com 40 anos ou mais, que se encaixem no perfil citado. De acordo com a coordenadora do programa, professora Carmita Abdo, a iniciativa é diferente de alguns programas existentes por não se limitar a resolver o sintoma sexual, mas descobrir suas origens.

Na primeira quinzena de janeiro, será feita a seleção de 80 candidatos, que a partir da semana seguinte serão atendidos pela equipe do ProSex e encaminhados para tratamento nos grupos apropriados. Carmita explica que "a falta de libido e o quadro de desânimo podem estar relacionados a uma depressão profunda, um período de estresse, um desequilíbrio hormonal ou a alguma doença física". Além disso, comenta que é muito comum homens que nunca tiveram nenhum problema físico, ou histórico de disfunção erétil, terem tais problemas após uma idade mais avançada, por causa das doenças ou de maus hábitos de vida.

O objetivo do programa não é apenas prestar atendimento à população masculina com problemas de ereção, mas conhecer as causas (em grande parte emocionais) que levam a tais problemas após certa idade. Dessa maneira, paralelamente ao tratamento dos pacientes se desenvolverá uma linha de pesquisa acerca do assunto.

Os planos da equipe do ProSex são de que esse programa torne-se permanente e aconteça a cada 3 meses.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo telefone (0XX11) 5055-0352, com Lúcia.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br