São Paulo, 16/12/2005


Alunos da USP apresentam projeto para cemitério de Biritiba-Mirim


Valéria Dias

Um grupo de alunos da USP apresentou ontem (15) um projeto para a construção de um novo cemitério na cidade de Biritiba Mirim - localizada a cerca de 80 quilômetros de São Paulo -, visto que o atual está saturado. A Resolução 335/03, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), proíbe a construção do cemitério no município, por ele estar inserido totalmente em área de preservação. O assunto ganhou o interesse da mídia nos últimos dias porque o prefeito da cidade, Roberto Pereira da Silva (PSDB), enviou à Câmara Municipal, em protesto, um projeto de lei que proíbe que a população da cidade morra.

Biritiba-Mirim, que possui aproximadamente 25 mil habitantes, está localizada na Bacia do Alto Tietê, em área de proteção ambiental. A cidade possui 89% de sua área em região de proteção aos mananciais e 11% em área de proteção permanente.

A apresentação do projeto aconteceu em audiência pública, realizada em Biritiba Mirim, e contou com a presença de líderes comunitários, vereadores, e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), do Departamento de Uso e Ocupação do Solo (Dusm) e da Prefeitura local.

O projeto foi elaborado pela Geo Júnior, empresa júnior do Instituto de Geociências (IGc) da USP, e teve a participação dos alunos Reginaldo Carlos Silvestre (Geologia), Lélia Cristina da Rocha Soares (Geologia), Fábio Luiz Vieira (Geologia), Felipe Monteleone Vieceli (Ciências Biológicas), Inaya Fukai Modler (Geografia), Luciana Mota Barbosa (Arquitetura e Urbanismo) e Priscila Vallinoto (Química). A orientação é do professor Alberto Pacheco, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências (IGc) da USP.

Segundo o estudante Reginaldo Carlos Silvestre, o trabalho teve o objetivo de retribuir à sociedade o conhecimento produzido por alunos de uma universidade pública. "O projeto, além de avaliar as condições de uma nova área que atendesse às condições ambientais exigidas, teve o objetivo de apresentar uma solução para o problema por meio de um modelo de columbário ecológico, que não permita a contaminação da água, do solo e do ar", afirma.

De acordo com Silvestre, o projeto foi elaborado a partir de um pedido feito em 2004 pelo prefeito de Biritiba Mirim. O grupo realizou a caracterização ambiental do terreno do novo cemitério, que fica na zona central da cidade. Foi feito o levantamento bibliográfico, levantamento dos dados geológicos, hidrogeológicos, topográficos, do clima da região, além de visitas técnicas e apresentação do projeto à prefeitura.

Columbário
O problema envolvendo cemitérios é a liberação pelos corpos em decomposição de um líquido chamado de necrochorume. A substância, composta de água, sais minerais, ferro, alumínio, chumbo, zinco, bactérias e vírus, pode contaminar o solo e o lençol freático.

Para resolver este problema, o grupo da USP sugere a construção de columbários, um tipo de cemitério vertical construído acima do solo, totalmente vedado e impermeabilizado, com um sistema hidráulico que direciona o necrochorume para um reservatório, para que este líquido polimerize em um intervalo de três anos, o que é exigido por lei e possa ter uma destinação ambiental adequada. Também é previsto o tratamento dos gases poluentes emitidos através de um filtro de carbono.

Silvestre diz que o custo aproximado para um módulo de columbário para quatro caixões fica por menos de R$4 mil reais, com a vantagem de ser um tipo de cemitério ambientalmente correto.

Ele ressalta ainda que o projeto realizado pela Geo Júnior não é um relatório técnico sobre o assunto, mas sim de uma pesquisa para fomentar a solução do problema de Biritiba Mirim e dos outros sete municípios da região metropolitana de São Paulo que têm sua área delimitada em locais de preservação e que estão proibidos de construir cemitérios devido a implantação da lei do CONAMA 335/03.

O grupo apresentou o projeto ao Projeto Soluções, uma iniciativa do telejornal SPTV, da Rede Globo de Televisão, e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), sob o tema Água - Soluções para o futuro. O trabalho ficou entre os 10 melhores apresentados em 2004.



Mais informações: (0XX11) 9743-2223 ou e-mail reginaldosilvestre@gmail.com, com Reginaldo Silvestre




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br