São Paulo, 15/03/2006

Conselho decide integrantes da lista tríplice para vice-reitor

Olavo Soares, do USPOnline

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14), foram confirmados os nomes dos professores Franco Maria Lajolo, Luiz Nunes de Oliveira e Alberto Carlos Amadio para a lista tríplice de onde sairá o novo vice-reitor da USP. A escolha foi feita em reunião do Conselho Universitário.

A determinação do vice-reitor da Universidade segue modelo similar à eleição de reitor. O Conselho se reúne e, através de votação, determina a indicação de três nomes; é composta então uma lista encaminhada ao governador, que decide quem ocupará o cargo. A votação é realizada em três escrutínios. Se no primeiro um nome alcançar a maioria absoluta, passa a compor a lista tríplice. Seguem-se então dois outros escrutínios que determinam os outros dois participantes da lista.

O professor Franco Maria Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), entrou na lista tríplice logo após a primeira votação, com 166 votos, e passa a ser o mais cotado para assumir a vice-reitoria da Universidade. Ele atribui seu bom desempenho na votação à sintonia que possui com a reitora Suely Vilela. “A Universidade votou afinada”, explica. Lajolo reafirmou que, durante a campanha, sempre ressaltou sua unidade de pensamentos com a professora Suely. Caso seja escolhido pelo governador para ocupar a vice-reitoria, ele espera que possa ser um representante ativo do modelo de gestão adotado pela reitora. O professor ressaltou ainda que uma de suas metas é dinamizar a relação das fundações que atuam na USP. Sobre o fato de ter sua origem acadêmica na FCF, assim como a professora Suely, Lajolo disse: “eu poderia brincar e dizer que ‘sem farmacêutico não há remédio’. Mas nossa idéia é fazer uma gestão suprapartidária, não pensando na Farmácia, e sim na USP”.

Escolhido em segundo lugar na lista tríplice, o professor Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), que recebeu 141 votos, reconheceu o favoritismo de Lajolo: “ele é o eleito”. Ainda assim celebrou sua indicação para a lista, atribuindo sua expressiva votação ao apoio de suas propostas apresentadas durante a campanha eleitoral. O professor ressaltou que mesmo que não seja escolhido para o cargo, está à inteira disposição da reitora Suely Vilela para a administração da USP. E ressaltou que a Universidade estará bem servida caso seja confirmada a escolha do professor Lajolo: “sempre apontei que ele é um homem muito competente”.

Alberto Carlos Amadio, da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), o terceiro integrante da lista tríplice com 56 votos, não esperava integrar a relação. “Eu não me candidatei ao cargo, estou surpreso”, afirmou. Apesar de não postular a vice-reitoria, Amadio disse estar “muito feliz” com sua boa votação e agradeceu o apoio recebido dos outros professores. Afirmou ainda que tem “muito respeito” pelos outros professores e acredita que a votação foi benéfica para a Universidade.

A lista tríplice agora está em posse do governador Geraldo Alckmin, que, ainda sem data determinada, fará a escolha do novo vice-reitor da USP.a

A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br