São Paulo, 30/05/2006


Decreto regulamenta transferência da Faenquil e USP terá mais 240 vagas


Da Redação, Agência USP

A USP oferecerá mais 240 vagas a partir do próximo vestibular nos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Bioquímica, Engenharia Química e Engenharia Industrial Química. O aumento resulta do decreto assinado nesta terça-feira (30) pelo governador Cláudio Lembo, que regulamenta a extinção da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) e a transferência dos cursos e de seu patrimônio para a Universidade de São Paulo (USP). A medida inclui o Colégio Técnico vinculado àquela Faculdade.

A Faenquil foi criada em 1969, inicialmente como Faculdade Municipal de Engenharia Química, sob a forma de autarquia. Em 1971, transformou-se em Fundação Centro Vale de Ensino e Pesquisa em Química Industrial. Sete anos depois, o Ministério da Indústria e Comércio assumiu o controle da mantenedora, que passou a se chamar Fundação de Tecnologia Industrial. Em 1991, a faculdade foi incorporada ao sistema estadual de ensino superior de São Paulo como autarquia de regime especial, ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Da pequena sede em que se instalou no início - prédio que hoje abriga a Prefeitura Municipal de Lorena -, a Faenquil transformou-se num complexo que abriga dois campi com mais de 490 mil metros quadrados (m2) de área, sendo aproximadamente 26 mil m2 de área construída. A faculdade tem quatro departamentos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, e quatro cursos de graduação, além de cursos de especialização, de mestrado e de doutorado. Em seus 37 anos de história, a Faenquil formou cerca de 2.300 profissionais nos cursos de graduação, além de 49 doutores e 194 mestres.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, com Adriana Cruz




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br