São Paulo, 
especial  
Um milagre sem a
ajuda de santos
Por Melchíades Cunha Júnior
 
Éramos um exército Brancaleone. Dispúnhamos de dois velhos computadores (286), uma impressora imensa e preguiçosa, uma linha telefônica, um aparelho de fax e um desafio monumental pela frente. Nenhum dos três brancaleones (esse o total da armada; os outros dois atendem pelos nomes de Antonio Carlos Quinto e Ivanir Ferreira) tinha a menor experiência com informática. Partimos para aulas no CCE e, supresa!, a coisa não era tão complicada assim. Só que as máquinas não ajudavam.

Mas fomos em frente. E uma batalha ainda mais complicada nos aguardava: como despertar a Universidade para a criação de uma agência de notícias? Como fazer chegar a nós as informações relevantes, que permaneciam ignoradas do próprio público interno, que dizer então do externo?

Vista agora à distância, a entrada em operação da Agência USP de Notícias foi um milagre. E sem a ajuda de santos. Em 18 de abril de 1995, saía o primeiro Boletim de Notícias (de periodicidade semanal), com as seções "Destaque","'Cursos", "Seminários e Palestras", "Defesa de Teses" e "Agenda Cultural".

A USP já dispunha de um veículo adequado para fazê-la presente no mundo avançado da comunicação. Seus boletins, desde então, passaram a chegar à área acadêmica e às redações de todo o País, graças ao convênio que assinamos com a Agência Estado, que os retransmitia a custo zero.

Ao final do primeiro boletim, dizia a Nota do Editor: Seja benvindo à Agência USP. A partir desta data, iniciamos a transmissão de nossos boletins com informações sobre o que de mais relevante acontece nos campi da Universidade de São Paulo. Algumas notas que figurarão em nossos boletins, especialmente na seção "Destaques", poderão ser entendidas como pré-pautas para as redações. Em todas elas constarão o nome e o telefone da fonte originária, a fim de que ela possa fornecer maiores informações aos interessados. Sua bela história continua. Mas foi assim, pobrezinha e desamparada, que ela começou.

Melchíades Cunha Júnior é jornalista e foi o criador e primeiro editor-responsável da Agência USP de Notícias





imagem: Oswaldo José dos Santos [Jornal da USP]





Especial Boletim 1000
Aqui você confere a série de matérias especiais sobre a Agência USP de Notícias que, em 5 de julho de 2003, publicou seu boletim número mil




Produção científica:
dos laboratórios à sociedade


Um milagre sem a
ajuda de santos



Informação e democracia,
projeto mil vezes assinado



O encontro entre
a teoria e a prática



Universidade e empresa:
parceiros na informação



A trajetória da divulgação
científica na USP



Motivos para comemorar


Tecnologia levada à sociedade


Extensão em forma de notícias


A Saúde que ultrapassa
os laboratórios



A grandiosidade do
comportamento humano



Ainda há muito o que fazer


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br