São Paulo, 
especial  
Universidade e empresa:
parceiros na informação
Todo material informativo gerado pela Agência USP é transmitido para a Agência Estado, permitindo uma circulação em todo o território nacional

Por Leandra Rajczuk *
Os boletins de notícias produzidos pela Agência USP de Notícias, além de servirem como uma pré-pauta ao serem enviados para a grande imprensa, são transmitidos para a Agência Estado (AE), graças a um acordo firmado em 1995. A parceria é importante porque possibilita maior circulação do nosso material informativo, face ao grande número de assinantes da AE, que hoje conta com mais de 500 funcionários atuantes em setores como Marketing, Administração e Finanças, cerca de 200 jornalistas e 140 pessoas na área de Tecnologia, sendo 70 diretamente ligadas ao desenvolvimento de softwares e sistemas.

O acordo entre a Universidade e a empresa foi firmado graças à iniciativa do jornalista Melchíades Cunha Júnior, primeiro editor-responsável da Agência USP de Notícias. "Nesse ano, estávamos atuando no sentido de fazermos acordos semelhantes a esse para enriquecer a área de cobertura Agência Estado", conta Rodrigo Mesquita, diretor da AE desde 1998. "Tínhamos a obrigação de divulgar os projetos de uma instituição como a USP e por isso firmamos a parceria."

Mesquita lembra que, quando assumiu a direção da Agência Estado, ela era apenas uma unidade operacional do grupo que não visava lucro. O novo projeto da AE foi idealizado por Mesquita, Sandro Vaia, atual diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo

Redação da AE: antes, apenas uma unidade operacional
e pelos jornalistas Eloi Gertel e Laerte Fernandes. "Resolvemos levar o projeto para a virtualidade, ao encontro das novas tecnologias da informação e foi assim que, em 1991, começamos a atuar no mercado financeiro."

Hoje, o principal serviço consiste na informação econômica em tempo real. São nove portais para nove setores da economia brasileira: alimentos e bebidas, automotivo, comércio e serviços, construção civil, energia, mineração e siderurgia, química e petroquímica, tecnologia da informação, transportes e logística. "Até o final desse ano, teremos um conjunto de serviços mais voltado para a área de produção e alguns setores intermediários entre produção e mercado financeiro."

A AE tem um plantão de mídia que funciona durante 24 horas e qualquer fato extraordinário que ocorre chega em minutos às redações de diversos jornais, canais de televisão, revistas e rádios.

Mesquita explica que a AE é uma empresa exclusivamente virtual de informações, ajustada a uma nova concepção de mercado. "Somos donos de 30% dos conteúdos que distribuímos porque temos uma centena de parcerias com outras empresas, entidades, instituições internacionais e locais que nos alimentam com sua produção". Nesse sentido, a relação do Grupo Estado com a USP é histórica, pois, como lembra o jornalista, um dos fundadores da Universidade foi seu tio-avô, Júlio de Mesquita Filho.

Segundo Mesquita, a AE trabalha com a concepção de que produtos de informação têm sempre uma função educativa. Há um intercâmbio de informações da própria Agência USP que são utilizadas em produtos abertos - não cobrados - da AE. "Nossa


Mesquita: produtos de informação têm sempre função educativa

preocupação é divulgar para o mercado de mídia as atividades da USP, através da sua agência de notícias", ressalta. "Na área de ciências e meio ambiente também procuramos sempre divulgar com destaque os projetos e ações da Universidade."

A Agência Estado mantém ainda parcerias com outras áreas da Universidade, por meio de projetos junto à Escola Politécnica (Poli) e ao Instituto de Matemática e Estatística (IME), para formação de um mega banco de dados que, futuramente, deverá ser aberto ao público. "Trabalhamos com o conceito de construcionismo", afirma Mesquita. "Vivemos num tempo em que precisamos criar ambientes que permitam ao usuário aprender fazendo", observa. "Isso é verdadeiro tanto para o ensino básico quanto para empresas que estão inseridas no processo de formação de redes, como a Agência Estado."


* Leandra Rajczuk, jornalista e historiadora, é diretora da Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP



imagens: Cecília Bastos [Jornal da USP]






Especial Boletim 1000
Aqui você confere a série de matérias especiais sobre a Agência USP de Notícias que, em 5 de julho de 2003, publicou seu boletim número mil




Produção científica:
dos laboratórios à sociedade


Um milagre sem a
ajuda de santos



Informação e democracia,
projeto mil vezes assinado



O encontro entre
a teoria e a prática



Universidade e empresa:
parceiros na informação



A trajetória da divulgação
científica na USP



Motivos para comemorar


Tecnologia levada à sociedade


Extensão em forma de notícias


A Saúde que ultrapassa
os laboratórios



A grandiosidade do
comportamento humano



Ainda há muito o que fazer


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