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Universidade e empresa:
parceiros na informação
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Todo
material informativo gerado pela Agência USP é transmitido para
a Agência Estado, permitindo uma circulação em todo o território
nacional |
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Por Leandra Rajczuk * |
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Os boletins
de notícias produzidos pela Agência USP de Notícias,
além de servirem como uma pré-pauta ao serem enviados para a grande
imprensa, são transmitidos para a Agência Estado (AE),
graças a um acordo firmado em 1995. A parceria é importante porque
possibilita maior circulação do nosso material informativo, face
ao grande número de assinantes da AE, que hoje conta com mais de
500 funcionários atuantes em setores como Marketing, Administração
e Finanças, cerca de 200 jornalistas e 140 pessoas na área de Tecnologia,
sendo 70 diretamente ligadas ao desenvolvimento de softwares e sistemas.
O acordo entre a Universidade e a empresa foi firmado graças
à iniciativa do jornalista Melchíades Cunha Júnior, primeiro
editor-responsável da Agência USP de Notícias. "Nesse ano,
estávamos atuando no sentido de fazermos acordos semelhantes a esse
para enriquecer a área de cobertura Agência Estado", conta
Rodrigo Mesquita, diretor da AE desde 1998. "Tínhamos a obrigação
de divulgar os projetos de uma instituição como a USP e por isso
firmamos a parceria."
Mesquita lembra que, quando assumiu a direção da Agência Estado,
ela era apenas uma unidade operacional do grupo que não visava lucro.
O novo projeto da AE foi idealizado por Mesquita, Sandro
Vaia, atual diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo
Redação da AE: antes, apenas uma unidade
operacional |
e pelos jornalistas Eloi Gertel e Laerte Fernandes. "Resolvemos
levar o projeto para a virtualidade, ao encontro das novas tecnologias
da informação e foi assim que, em 1991, começamos a atuar no mercado
financeiro."
Hoje, o principal serviço consiste na informação econômica em tempo
real. São nove portais para nove setores da economia brasileira:
alimentos e bebidas, automotivo, comércio e serviços, construção
civil, energia, mineração e siderurgia, química e petroquímica,
tecnologia da informação, transportes e logística. "Até o final
desse ano, teremos um conjunto de serviços mais voltado para a área
de produção e alguns setores intermediários entre produção e mercado
financeiro."
A AE tem um plantão de mídia que funciona durante 24 horas
e qualquer fato extraordinário que ocorre chega em minutos às redações
de diversos jornais, canais de televisão, revistas e rádios.
Mesquita explica que a AE é uma empresa exclusivamente virtual
de informações, ajustada a uma nova concepção de mercado. "Somos
donos de 30% dos conteúdos que distribuímos porque temos uma centena
de parcerias com outras empresas, entidades, instituições internacionais
e locais que nos alimentam com sua produção". Nesse sentido, a relação
do Grupo Estado com a USP é histórica, pois, como lembra o jornalista,
um dos fundadores da Universidade foi seu tio-avô, Júlio de Mesquita
Filho.
Segundo Mesquita, a AE trabalha com a concepção de que produtos
de informação têm sempre uma função educativa. Há um intercâmbio
de informações da própria Agência USP que são utilizadas
em produtos abertos - não cobrados - da AE. "Nossa
Mesquita: produtos de informação têm
sempre função educativa
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preocupação é divulgar para o mercado de mídia as atividades da
USP, através da sua agência de notícias", ressalta. "Na área de
ciências e meio ambiente também procuramos sempre divulgar com destaque
os projetos e ações da Universidade."
A Agência Estado mantém ainda parcerias com outras áreas
da Universidade, por meio de projetos junto à Escola Politécnica
(Poli) e ao Instituto de Matemática e Estatística (IME), para formação
de um mega banco de dados que, futuramente, deverá ser aberto ao
público. "Trabalhamos com o conceito de construcionismo", afirma
Mesquita. "Vivemos num tempo em que precisamos criar ambientes que
permitam ao usuário aprender fazendo", observa. "Isso é verdadeiro
tanto para o ensino básico quanto para empresas que estão inseridas
no processo de formação de redes, como a Agência Estado."
* Leandra Rajczuk, jornalista e historiadora, é diretora da
Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson)
da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP
imagens: Cecília Bastos [Jornal
da USP]
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