São Paulo, 
especial  
A trajetória da divulgação
científica na USP
Estudo mostra que entre 1998 e 2000, a Agenusp produziu 434 boletins noticiosos que geraram 2058 matérias em jornais e revistas de todo o País

Por Valéria Dias *

Em março de 1951, a Universidade de São Paulo lançava a primeira edição do Noticiário para Imprensa, primeiro órgão de comunicação da USP a divulgar informações sobre vestibular, eventos científicos e visitas técnicas da maior universidade do País. Quatro décadas depois, em abril de 1995, era a vez do primeiro boletim da Agência USP de Notícias (Agenusp), especializada em divulgar para a imprensa a produção científica da Universidade.

Nesses quarenta e quatro anos, muitas foram as iniciativas da USP para concretizar ações na área de comunicação. Essa trajetória pode agora ser melhor elucidada com a pesquisa A comunicação do conhecimento: o papel da Agência USP de Notícias realizada pela jornalista Márcia Furtado Avanza, na Escola de Comunicações e Artes (ECA). "O estudo traz um levantamento sobre as estratégias de comunicação utilizadas na USP, desde 1951, e a abordagem dada por essas publicações à divulgação científica", explica Márcia. A pesquisa também analisa o trabalho realizado pela Agência entre 1998 e 2000 e mostra por intermédio de gráficos e estatísticas os resultados desse trabalho.


Márcia: contato com diversas áreas do conhecimento

A Agenusp, porém, não foi o primeiro órgão especializado em divulgar as pesquisas científicas da USP. Márcia conta que em 1985, o jornalista e professor da ECA, Manuel Carlos Chaparro, desenvolveu para seu mestrado um projeto chamado Pré-Pauta. O objetivo era levar aos meios de comunicação as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

O projeto existiu durante um ano e, apesar da curta duração, serviu de base para a criação da Agenusp. Márcia afirma que o Pré-pauta - que era escrito por alunos da ECA - assegurou espaço nos meios de comunicação com informações de qualidade e de interesse público, além de proporcionar o contato da imprensa com a fonte. Também oferecia aos pesquisadores da USP um instrumento de divulgação respeitado pela qualidade jornalística.

Ciência e tecnologia na mídia
Essas mesmas características puderam ser observadas quando a Agenusp foi criada. Com o passar dos anos, o órgão acabou se tornando um importante instrumento de divulgação científica para a sociedade. Prova disso é a quantidade de matérias veiculadas na mídia e que tiveram como fonte a Agenusp. "Entre 1998 e 2000, foram produzidos 434 boletins, que geraram 2058 matérias em jornais e revista de todo o Brasil".

O estudo mostra que houve aumento de aproveitamento dos textos no período em que as matérias divulgadas pela Agenusp tinham ligação direta com estudos científicos. "Foram observadas quedas de aproveitamento de textos durante os períodos de greve, quando a peridicidade dos boletins foi reduzida e o acesso às pesquisas ficou dificultado", relata. "Quando isso aconteceu, os meios de comunicação buscaram como fonte pesquisas desenvolvidas em outras universidades".

Márcia também destaca o outro lado do papel desempenhado pela Agenusp: a de formar estagiários e jornalistas na área de divulgação científica. "A rotina de trabalho proporciona um contato com as várias áreas de conhecimento", afirma a jornalista. "Além disso, é possível ver o resultado da divulgação, quando as matérias são utilizadas por outros órgãos de informação e creditadas em nome do répórter."



* Valéria Dias é repórter da Agência USP de Notícias

** Márcia Furtado Avanza foi diretora da Agência USP entre 1998 e 2001. Atualmente é assessora de imprensa da USP




imagens: Cecília Bastos [Jornal da USP]






Especial Boletim 1000
Aqui você confere a série de matérias especiais sobre a Agência USP de Notícias que, em 5 de julho de 2003, publicou seu boletim número mil




Produção científica:
dos laboratórios à sociedade


Um milagre sem a
ajuda de santos



Informação e democracia,
projeto mil vezes assinado



O encontro entre
a teoria e a prática



Universidade e empresa:
parceiros na informação



A trajetória da divulgação
científica na USP



Motivos para comemorar


Tecnologia levada à sociedade


Extensão em forma de notícias


A Saúde que ultrapassa
os laboratórios



A grandiosidade do
comportamento humano



Ainda há muito o que fazer


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br