São Paulo, 
especial  
Tecnologia levada à sociedade
Pesquisadores que tiveram seu trabalho divulgado pela Agência USP de Notícias comentam a importância de se fazer divulgação científica na universidade

Por Pedro Biava*

A Universidade de São Paulo é uma enorme geradora de pesquisa e conhecimento, mas tudo isso perde importância quando não atinge à população em geral. Sem divulgação, as pesquisas deixam de exercer sua principal função que é a de converter seus estudos em benefícios a toda comunidade. De que adianta desenvolver, por exemplo, um método de prevenção de uma doença, se ele nunca chegar a quem realmente precisa? Daí a importância do trabalho realizado pela Agência USP de Notícias ao longo desses últimos anos.

Muito do que foi divulgado pela Agenusp apresentou grande repercussão, possibilitando que professores e pesquisadores tivessem seus estudos difundidos também pela grande mídia do Brasil e do Exterior. Como resposta, esses profissionais muitas vezes viram seus estudos ganharem uma nova força evoluindo e ganhando desdobramentos.


Imagem de uma projeção da Caverna Digital da Poli
Esse foi o caso da Caverna Digital construída no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (POLI) da USP. Esse inovador complexo para realidade virtual de alta resolução, inaugurado em 2000, teve sua primeira grande divulgação pela Agenusp e as conseqüências, segundo o professor e coordenador científico do projeto, Marcel Krönich Zuffo, do LSI, foram as melhores possíveis. Até seis pessoas podem estar no interior da Caverna e interagir com um mundo simulado por computador através do uso de um sistema de múltiplas projeções.

"A divulgação pela Agência propiciou um número de visitantes enorme e sem precedentes. Aproximadamente 5 mil pessoas nos visitaram em 2001", relata o professor. A Caverna ganhou destaque em grandes noticiários e teve, inclusive, repercussão internacional. Outro benefício foi a possibilidade de ampliar as relações com outras instituições. "O projeto evoluiu, temos um sistema muito mais integrado, a divulgação da Agência USP de Notícias nos permitiu o contato com grupos de pesquisa de outras áreas de conhecimento e instituições que desconheciam estas iniciativas no Brasil", completa Zuffo.

Outro pesquisador da Poli, o professor Ernane José Xavier da Costa, também teve sua pesquisa divulgada nos boletins da Agenusp. Ele desenvolveu para sua tese de doutorado a Primeira Interface Cérebro/Computador da América Latina. Em seu estudo, Xavier desenvolveu um software que permite ao usuário de um computador comandar o equipamento por meio de sinais cerebrais. A matéria foi ao ar em 2001, e apresentou grande repercussão sendo veiculada em diversos meios. Xavier se mostrou bastante satisfeito com o trabalho da Agenusp, definindo-o como "de importância vital para estreitar a distância entre a comunidade e a ciência, propiciando o surgimento do fluxo de informação entre a universidade e o meio que a cerca", declara o professor que, atualmente, ministra suas aulas na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga.

Visão para o Interior
Quando divulgada pela Agência USP de Notícias em 1999, a pesquisa do professor Luciano da Fontoura, do Instituto de Física (IF) da USP de São Carlos, sobre a integração de física e biologia no desenvolvimento de visão robótica, também teve grande repercussão. A pesquisa visava estudar a visão da aranha, e aplicar o conhecimento adquirido no desenvolvimento de um sistema visual para computadores, a grande novidade foi a criação de um olho mecânico colocado em um protótipo operacional computadorizado.

Os trabalhos nos Campi do Interior sempre tiveram destaque na Agenusp que, segundo o Fontoura, é um canal importante para mostrar um pouco da grande produção nas unidades da USP localizadas no Interior do Estado. "Esse tipo de iniciativa deve ser incentivada cada vez mais", ressalta o professor, que teve sua pesquisa veiculada em rede nacional por grandes emissoras de televisão do País..


Pedro Biava é estagiário na Agência USP de Notícias, estuda Biologia na USP e Jornalismo na PUC.





Especial Boletim 1000
Aqui você confere a série de matérias especiais sobre a Agência USP de Notícias que, em 5 de julho de 2003, publicou seu boletim número mil




Produção científica:
dos laboratórios à sociedade


Um milagre sem a
ajuda de santos



Informação e democracia,
projeto mil vezes assinado



O encontro entre
a teoria e a prática



Universidade e empresa:
parceiros na informação



A trajetória da divulgação
científica na USP



Motivos para comemorar


Tecnologia levada à sociedade


Extensão em forma de notícias


A Saúde que ultrapassa
os laboratórios



A grandiosidade do
comportamento humano



Ainda há muito o que fazer


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br