São Paulo, 
especial  
A grandiosidade do comportamento humano
Pesquisadores que tiveram seu trabalho divulgado pela Agência USP de Notícias comentam a importância de se fazer divulgação científica na universidade

Por Juliana Kiyomura Moreno*

As matérias publicadas pela Agência USP de Notícias na área de Humanidades tiveram excelente repercussão na mídia principalmente por despertar a curiosidade e por abordar aspectos diferenciados do comportamento humano.

Um dos temas que mais chamou a atenção das editorias foi a reportagem veiculada no boletim da Agenusp de 12 de novembro de 1999, Grafitos nos banheiros públicos, sobre a dissertação de mestrado de Renata Plaza Teixeira defendida no Instituto de Psicologia. "Logo que a matéria foi veiculada pela Agência USP , comecei a receber telefonemas da mídia de todo o País", relembra a pesquisadora.

Renata continua estudando o tema em seu no programa de doutorado. Suas pesquisas foram muito mais além e seu trabalho já vem analisando esse mesmo aspecto em outros países. "A repercussão que teve minha análise depois do trabalho da Agenusp só veio a me motivar ainda mais", comenta Renata.

Depois de cinco anos de preparação para seu mestrado, Márcia Portazio também conta que não esperava a dimensão atingida após a matéria da Agência USP, Mitos Gregos e Comportamento Feminina, publicada em 14 de julho de 2000. Em sua tese, pelo IP, Márcia criou um instrumento que permite identificar os padrões de comportamentos femininos, baseando-se em sete deusas gregas,

comportamentos femininos baseados em deusas gregas
entendendo-as como representações das possibilidades ou como modos específicos de ser mulher.

A psicóloga conta que dois dias depois da publicação da Agenusp, os grandes jornais de São Paulo, emissoras de rádio e televisão começaram a se interessar pelo tema. "Dois dias depois da publicação pela Agenusp, fui convidada a conceder entrevista em um grande jornal de São Paulo e fui consultada para dar umas informações para uma matéria de um programa de televisão", diz Márcia.

"Ainda hoje sou procurada para comentar meu trabalho em revistas e jornais. Sinto que valeu a pena aqueles momentos difíceis que passei durante meu mestrado", conta Márcia. A psicóloga já está em fase de finalização de seu livro, que será o pioneiro no Brasil sobre o assunto. "Agora só preciso de uma editora, porque leitores eu já tenho de todos os tipos e idades, desde a primeira publicação na Agenusp", brinca Márcia.

Campanha contra a Palmada
Quando o Laboratório da Criança (Lacri), do IP, lançou a campanha "A Palmada Deseduca" em 18 de agosto de 2000, durante o I Congresso Internacional da Educação, em Guarulhos, a Agência USP dedicou uma matéria de destaque a esse trabalho. Em 1 de setembro de 2000 a campanha foi divulgada com o título Laboratório da Criança lança Campanha contra a Palmada. O enfoque dado ao programa foi depois refletido positivamente dentro do próprio Lacri, que passou a ser mais procurado por especialistas da área.

Durante três meses daquele ano, a equipe 72 do Lacri fez um levantamento sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes em Guarulhos, pesquisando os arquivos dos quatro Conselhos Tutelares da cidade. Hoje, o Laboratório ainda mantém a mesma linha de pesquisa em outras localidades do Estado e conseguiu atingir seus objetivos em parceria com a Secretaria de Educação de Guarulhos, que estavam em curso durante a matéria da Agenusp e acabaram se acelerando com a procura de outras mídias pela campanha.

* Juliana Kiyomura Moreno é estagiária da Agenusp, estudante do segundo ano de Letras da USP e aluna de Jornalismo da PUC.





Especial Boletim 1000
Aqui você confere a série de matérias especiais sobre a Agência USP de Notícias que, em 5 de julho de 2003, publicou seu boletim número mil




Produção científica:
dos laboratórios à sociedade


Um milagre sem a
ajuda de santos



Informação e democracia,
projeto mil vezes assinado



O encontro entre
a teoria e a prática



Universidade e empresa:
parceiros na informação



A trajetória da divulgação
científica na USP



Motivos para comemorar


Tecnologia levada à sociedade


Extensão em forma de notícias


A Saúde que ultrapassa
os laboratórios


A grandiosidade do
comportamento humano



Ainda há muito o que fazer


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br