São Paulo, 





Projeto leva informações de saúde às escolas
O Hospital Universitário (HU) da USP participará do projeto Dr. Bartô - Doutores da Saúde: Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes, levando às escolas de São Paulo orientações sobre tabagismo, álcool e gravidez às escolas de São Paulo. O projeto, idealizado pelo pneumopediatra João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Pronto-Socorro Infantil e coordenador do grupo antitabágico do HU, foi lançado nesta quinta-feira (8), na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

A iniciativa, que tem apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), contará também com palestras semanais do programa de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro e o tabagismo, que serão proferidas por médicos convidados e por Lotufo. A primeira palestra foi ministrada na quinta-feira, quando aconteceu o lançamento do projeto.

O primeiro tema tratado pelo programa foi “A escola, a criança, o adolescente e o adulto na visão do tabagismo”. No dia 15, será discutido se “Existe um programa ou uma medicação para parar de fumar?”; dia 22, o tema será “Tabagismo, álcool e outras drogas. Há relação entre elas?”; em 1º de março, Lotufo dará a palestra “Asma e o tabagista passivo: Tem algo em comum?”; e o programa será finalizado no dia 8 de março com o tema “Você quer realmente parar de fumar?”.

As palestras ocorrerão todas as quintas-feiras de fevereiro, às 19h30, na Livraria Cultura localizada no Shopping Villa Lobos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, e a freqüência é livre. As escolas interessadas em participar do projeto devem fazer contato com o Departamento de Clínica Pediatria do HU pelo e-mail dcp@hu.usp.br.

A Livraria Cultura fica na Av. Nações Unidas, 4777, São Paulo. O HU está localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3024-7490 / 7491 ou (0XX11) 5090-0590 e (0XX11) 5093-0226, com assessoria de imprensa; e-mail singularcomunicacao@terra.com.br



SAE Brasil premia pesquisadores da USP
A Escola Politécnica (Poli) da USP foi premiada como o melhor trabalho nacional do XV Congresso SAE BRASIL, realizado em novembro de 2006. A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos técnicos apresentados aconteceu nesta quinta-feira (8).

O trabalho Avaliação Térmica do Conforto da Cabine do Avião Usando Manequins numéricos foi desenvolvido por Fernando Stancato, Arlindo Tribess, Gustavo S. Araújo, Tales Adriano Ferreira, Dário Abílio Cruz - todos da Poli da USP -, além de Marcelo Pustelnik e Luis Carlos de Castro Santos, da Embraer.

Dentre os 23 trabalhos que receberam a Menção Honrosa no evento estão os de Antônio Carlos Canale, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), no tema “veículos”; Decio Crisol Donha, da Escola Politécnica (Poli), no tema “emissões”; e Paulo Carlos Kaminski, também da Escola Politécnica (Poli), pelos temas “veículos”, “gestão” e “manufatura”.

O evento acontece às 19 horas no Auditório Alberto Santos Dumont, do SAE BRASIL, que fica na Av. Paulista, 2073 - edifício Horsa 2 - conjunto 1003.

Mais informações: (0XX11) 4435-0000, com assessoria de imprensa; e-mail alexandre@companhiadeimprensa.com.br



Ministra da Economia Suíça visita Esalq
Em visita oficial de quatro dias ao Brasil, a ministra da Economia da Suíça, Doris Leuthard, esteve na tarde última quarta-feira (7), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba.

Na Esalq, a ministra esteve com o diretor da Escola, Antonio Roque Dechem, e com o coordenador do Pólo Nacional de Biocombustiveis, Weber Amaral, participando de uma reunião com demais professores e pesquisadores da Escola. O embaixador da Suíça no Brasil, Rudolf Baerfuss, também acompanhou a delegação.
Doris Leuthard faz parte do Conselho Federal, nome oficial do Governo Suíço. O Departamento Federal da Economia (DFE), chefiado por ela, é o órgão competente na Suíça para lidar com as principais questões econômicas e de política comercial.

O objetivo da ministra, que também é responsável por assuntos relacionados a trabalho, educação profissional, inovação tecnológica, agricultura e veterinária, é criar um quadro regulatório e condições político-econômicas que permitam prosperidade ao setor privado.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com assessoria de comunicação; e-mail acom@esalq.usp.br; site www.esalq.usp.br/acom



Esalq realiza matrícula de ingressantes em 1ª chamada
Nos dias 12 e 13, a Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba realizará a matrícula de 390 novos alunos, aprovados pelo vestibular da Fuvest 2007. Os alunos poderão comparecer das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Serão preenchidas as vagas dos cursos de Engenharia Agronômica (200), Engenharia Florestal (40), Ciências Econômicas (40), Ciências dos Alimentos (40), Ciências Biológicas (30) e Gestão Ambiental (40). O primeiro dia de matrícula está reservado para os ingressantes cujos nomes iniciam com as letras de A a L. Já o segundo dia será a vez daqueles que possuem iniciais de M a Z.

Para efetivá-la, os alunos deverão apresentar o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou diploma de cursos superior devidamente registrado (uma cópia); documento de identidade (uma cópia); uma foto 3x4 datada com menos de um ano. Os documentos apresentados em cópias deverão ser acompanhados dos originais, os quais não ficarão retidos, servindo apenas para conferência.

Uma equipe receberá pais e filhos no 1º andar do Edifício Central da Escola. Enquanto os filhos efetuam a matrícula na sala do C.T.A., os pais poderão se dirigir ao Salão Nobre, local onde encontrarão um atendimento personalizado que consta de informações e orientações sobre os serviços disponíveis na instituição, como alternativas de moradia, alimentação, assistência médica, além de atividades acadêmicas, esportivas e culturais. Na parte externa do prédio serão instaladas barracas que reunirão representantes das repúblicas, do conselho de repúblicas e dos centros acadêmicos dos cursos existentes na Escola.

A matrícula dos ingressantes em 2ª chamada pela Fuvest acontecerá no dia 26, na Seção de Alunos. Haverá, ainda, a possibilidade de ocorrer a 3ª e 4ª chamadas, cujas matrículas acontecerão nos dias 19 e 23 de março, respectivamente. Todas elas poderão ser conferidas no site www.fuvest.br/vest2007/listas/listas.stm.

O início das aulas acontece no dia 26, ocasião em que a Esalq estará realizando a IX Semana de Recepção aos Ingressantes (26 de fevereiro a 02 de março). Nesse período os alunos também serão recepcionados pelo diretor, Antonio Roque Dechen, pelo prefeito do Campus, José Otávio Brito, pelo presidente da Comissão de Graduação, Quirino Augusto C. Carmello e pelos coordenadores de cursos.

Atividades como tour pela cidade, gincana, palestras, dinâmicas de grupo, entrega de donativos trazidos pelos novos alunos nas instituições assistenciais, almoço comunitário, além de práticas esportivas e culturais também estão programadas para a semana.

Mais informações: (0XX19)3429-4158 / 4485 / 4477 com assessoria de comunicação



Pró-Reitoria de Pesquisa recebe inscrições para Procontes

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP está com inscrições abertas para o Programa de Concessão de Pessoal Técnico de Nível Superior (Procontes) de 2006. A iniciativa visa a contratação de profissionais qualificados para atuarem em projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade. O programa surgiu em 1999 para dar apoio aos professores com maior capacidade para a obtenção de recursos e premiar os mais competitivos.

Os técnicos contratados pelo programa terão contrato com a USP válido por dois anos, sendo que sua atuação estará vinculada diretamente ao projeto de pesquisa em que dará suporte - já em desenvolvimento. Eles não atuarão na criação de novos projetos nem na geração direta de novo conhecimento, como os pesquisadores, mas será o responsável por dar suporte a isso, com a execução de técnicas específicas.

Os interessados nas vagas de técnicos Procontes deverão mandar e-mail para prp@usp.br, com a Pró-Reitoria de Pesquisa, até dia 15.

Mais informações: (0XX11) 3091-3548; e-mail prp@usp.br



USP Bauru faz cadastro de hospedagem para estudantes
Estão abertas as inscrições para o cadastro de hospedagem de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O Serviço Social da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP, que funciona no Conjunto Residencial Estudantil (Crusp), cadastra proprietários de imóveis, pensão, pensionato, pousada e imobiliárias que se interessam em oferecer locação de moradia a estudantes.

Os interessados devem comparecer pessoalmente no Serviço Social da PCAB, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O Campus de Bauru da USP fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Univesitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316, com a assistente social, Christine Habib



Hospital Universitário da USP precisa de voluntários
O Hospital Universitário da USP está recrutando voluntários para atuar junto aos pacientes, adultos e crianças, e também em setores específicos do hospital. Atualmente o HU conta com 46 voluntários, que se dedicam para suprir as carências afetivas e materiais dos pacientes. A instituição conta com a colaboração da comunidade da região para aumentar esse quadro.

Os interessados em se tornar voluntários devem preencher alguns requisitos, como ter mais de 25 anos; possuir disponibilidade uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário; não confundir trabalho voluntário com estágio e ter boa vontade.

Os candidatos são encaminhados pelo HU ao Centro de Voluntariado de São Paulo, local onde assistem à uma palestra e recebem um certificado de participação. Após essa etapa, o hospital oferece um treinamento na área escolhida. A carga horária de atuação é de no máximo quatro horas semanais.

Os voluntários podem atuar na recepção, na biblioteca, na banca móvel (vendendo revistas e objetos gerais), na assistência aos pacientes internados, no bazar de voluntários, no hospital arte, na recreação da brinquedoteca e do ambulatório pediátrico.

O Hospital Universitário da USP também recebe doações, como roupas, sapatos, enfeites e eletrodomésticos em condições de uso. O contato pode ser feito pelo e-mail voluntarios@hu.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3039-9460/ 9332.

Mais informações: voluntarios@hu.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3039-9460/ 9332, no HU, ou (0XX11) 5090-0590 / 5093-0226, com a assessoria de imprensa



Revista Imaginários recebe contribuições de textos
O Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória (NIME) e o Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP estão iniciando os trabalhos para a publicação dos números 15 e 16 da Revista Imaginário.

A revista estará recebendo, até o dia 28 de fevereiro, no máximo, artigos, ensaios, relatos de pesquisa, de experiência, resenhas ou expressões artísticas em imagens ou textos com a temática Imaginário e Arte. As contribuições enviadas serão analisadas pelo conselho editorial.

A revista é interdisciplinar e foi publicada, nos últimos 13 anos, anualmente, mas a partir do segundo semestre de 2005, passou a ser semestral. Alguns números anteriormente publicados podem ser vistos nos sites: www.imaginario.com.br, www.ip.usp.br e www.bvs-psi.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386/4918 ou pelos e-mails labi@usp.br ou bialv@usp.br



CIEE e ABL promovem prêmio literário para universitários
Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Literário Escritor Universitário 'Alceu Amoroso Lima' (Tristão de Ataíde), promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O tema do concurso, que visa estimular o gosto pela leitura entre os universitários, é A Educação Brasileira e a Inclusão Digital.

Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados para a sede do CIEE (R. Tabapuã, 540 - 11º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP - CEP 04533 -001), até o dia 30 de abril, devidamente assinados. Podem participar apenas estudantes do ensino superior, que devem informar, em folha à parte, nome completo, idade, endereço completo, telefone, e-mail, nome da faculdade ou universidade e curso em que está matriculado.

Os trabalhos devem ter entre 2.800 e 4.200 caracteres (contando os espaços), ser digitados e impressos em papel A4, fonte Arial, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5. Os três primeiros colocados receberão medalha, diploma e prêmio em dinheiro, sendo R$6.000,00 para o primeiro colocado; R$4.000,00 para o segundo, e R$3.000,00 para o terceiro. A entrega dos prêmios será em maio, no Petit Trianon, na sede da ABL, no Rio de Janeiro.

Mais informações: (0XX11) 3040-6525 / 6526 / 6527, no Departamento de Comunicação do CIEE; site www.ciee.org.br



Na Odonto, tratamento gratuito da síndrome da ardência bucal
Um projeto de pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP está oferecendo uma nova possibilidade de tratamento medicamentoso gratuito para portadores da síndrome de ardência bucal. Esta doença acomete principalmente mulheres após a menopausa e caracteriza-se por uma sensação de ardor ou queimação em qualquer parte da boca, principalmente na língua, embora não haja a presença de qualquer lesão objetiva.

Os interessados deverão dirigir-se ao ambulatório da Disciplina de Semiologia na Clínica Nova da FO (Av Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo), às segundas-feiras, entre as 10 e 11h30 e procurar a doutora Desirée, para agendamento para seleção.

Mais informações: pessoalmente, na Clínica Odontológica da FO



Coral da FFLCH recebe inscrições
O Coral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe inscrições durante o ano todo. O grupo musical existe desde abril de 2000. É formado basicamente por alunos da USP, sendo aberto também para membros da comunidade. Foi criado pelo Centro Acadêmico de História (CAHIS) de quem recebe ajuda financeira.

Os ensaios acontecem às segundas e quartas, às 18 horas, na sala Edgard Carone do Departamento de História da FFLCH. As inscrições podem ser feitas no local de ensaio ou telefone (0XX11) 3151-6423. A participação no coral é gratuita.

A FFLCH fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3151-6423, com Moira L'Abbate



Universia realiza especial sobre TV Digital
Atento à nova tecnologia da TV digital, o portal do Universia (www.universia.com.br), uma rede de 985 universidades de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, elaborou um especial sobre as perspectivas do sistema digital e a formação de profissionais nesse campo. A matéria é a primeira de uma série sobre as especializações inovadoras, que abordará novas oportunidades no mercado, diferentes dos cursos tradicionais.

O conteúdo revela qual tipo de qualificação profissional é preciso para o desenvolvimento de equipamentos e produção de conteúdo. Entre as atividades solicitadas, estão: engenharia de computação, microeletrônica, nanotecnologia, ciências da informação, entre outros. A matéria apresenta algumas instituições e universidades que oferecem cursos de pós-graduação na área e o conteúdo programático delas, para atender a crescente demanda da tevê digital nos próximos anos.

Para conferir o conteúdo completo sobre a televisão digital, além das mudanças que ocorrerão com ela, acesse o endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=13198. Dicas para pós-graduação, bolsas e financiamentos, concursos e trainees, acesse o Canal Pós-Universitário, em www.universia.com.br/posuniversitario.

Mais informações: site www.universia.com.br



Alunos da Poli desenvolvem projetos sociais em Tocantins
No dia 9 de janeiro, uma equipe formada por cinco alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP e cinco alunos do Massachussetts Institute of Tecnology (MIT), dos Estados Unidos, mais dois orientadores de cada entidade, embarcarão para a Vila Canuanã, na Ilha do Bananal, em Tocantins, onde desenvolverão projetos sociais em conjunto com alunos e orientadores da Escola da Fundação Bradesco presente na localidade.

A equipe ficou na comunidade até o dia 21, procurando identificar e solucionar problemas que requeiram conhecimento de engenharia. A viagem e o trabalho dos alunos em Vila Canuanã fazem parte das atividades da Rede de Inclusão Social, uma iniciativa que nasceu de uma parceria entre a Poli, o MIT e a Fundação Bradesco.

O projeto integra o Programa Poli Cidadã, que tem como objetivo estabelecer mecanismos para incentivar a realização de projetos de conclusão da graduação que atendam necessidades da sociedade. Segundo seu coordenador, Antonio Luís de Campos Mariani, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, a equipe que viajou no dia 9 vai dar continuidade aos projetos de um outro grupo, que esteve na mesma comunidade em janeiro do ano passado.

No local foi iniciado o desenvolvimento de 15 projetos. De um sistema de radiação solar para eliminar microorganismos da água a um programa de computador que reconhece e adapta o teclado para registrar fonemas da língua indígena local, os projetos foram concebidos e tiveram sua execução iniciada pelas equipes de alunos da Poli–MIT e Fundação Bradesco no ano passado.

Os participantes brasileiros da Poli deste ano são alunos do 2.º ao 4.º ano dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica (dois representantes) e Computação. Eles foram escolhidos por meio de um processo seletivo ao longo do segundo semestre, organizado pela Comissão do Programa Poli Cidadã.

Mais informações: (0X11) 5549-1863 ou 5081-5237



Projeto Pequeno Cidadão comemora 10 anos
O Projeto Pequeno Cidadão que atende mais de 200 crianças - com idade entre 10 e 14 anos - de famílias carentes da cidade de São Carlos comemora 10 anos.

Durante esse tempo, cerca de 1.500 alunos já passaram pelo Projeto. O objetivo da iniciativa é proporcionar às crianças uma base cultural sólida, ao envolver atividades como reforço escolar, esportes, iniciação em informática, contando com monitoramento de profissionais da área de educação. As ações contemplam também noções de saúde e avaliações médico-odontológicas.

No dia 7 de janeiro, foi realizada a formatura de 32 alunos do Projeto no Salão de Eventos do Campus, contando com a participação de todo o comitê executivo da empresa da KPMG no Brasil, patrocinadora do projeto.

Durante a cerimônia, foi entregue pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Bessan, que tem como objetivo premiar um aluno de 14 anos que esteja completando o ensino fundamental e se formando no Projeto. A vencedora dessa vez foi a aluna Joyce Zanchetta que receberá uma bolsa de estudos para completar o ensino médio.

Mais informações: (0XX16) 3373-9105; site www.sc.usp.br/pequenocidadao



Alunos da EEL vencem desafio universitário Oxiteno - ABEQ
Uma equipe composta por três alunos de graduação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP venceu o 14º Concurso Brasileiro de Projeto Químico – Desafio Universitário Oxiteno – Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). Leon Paulo Alves de Oliveira Melli, Luis Ricardo Martins Oliveira e Marcelo Brant Wurthmann Saad, integrantes da equipe, receberam o prêmio de R$5.000,00.

A segunda colocada é a equipe composta por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP. Carolina de Souza Barros Vieira, Isis Santos Costa e Wagner Soeiro Fonseca Lima receberam o prêmio da segunda colocação no valor de R$ 3.000,00. Os estudantes da Universidade Federal de São Carlos, Bruna de Souza Franchini, Carla Antunes de Lima e Elizabete Izumi Takahama receberam menção honrosa.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em 30 de novembro, na Unidade Mauá da Oxiteno, em São Paulo. Diretores da ABEQ e da Oxiteno participaram do evento. O concurso contou com a participação de 446 estudantes de todo o País, de 44 faculdades, totalizando 209 inscrições.

O concurso, realizado pela ABEQ com o patrocínio da Oxiteno, indústria brasileira do setor químico, consistiu na resolução de um problema elaborado por Comissão Técnica constituída especialmente para esse fim.O tema abordado foi a otimização de um processo produtivo, considerando variáveis de processo, eventuais subprodutos de interesse e estratégias para eliminar contaminantes ou para realizar tratamento físico ou químico.

Mais informações: site www.abeq.org.br



Esalq ganha laboratório para análise de insetos
O Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Animal (LEF), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP inaugurou, no final de 2006, o Laboratório de Comportamento de Insetos para suprir a necessidade de expansão dessa área. O novo local, destinado a realização de experiências científicas, seguirá duas linhas importantes de pesquisa: o estudo dos feromônios (substâncias químicas utilizadas na comunicação de indivíduos da mesma espécie) e dos aleloquímicos (substâncias voláteis de plantas) visando, principalmente, ao manejo de pragas na agricultura.

O laboratório, orçado em R$ 250 mil, tem 180 metros quadrados de construção e abriga uma sala de professor, duas salas para pós-doutorandos e pós-graduandos e dois amplos laboratórios estruturados com equipamentos de última geração.

José Maurício Simões Bento, docente responsável pelo espaço, conta com uma equipe de dois pós-doc, seis estudantes de pós-graduação, três bolsistas de iniciação científica e uma técnica de nível superior.

Para a Esalq, trata-se de uma área nova criada no LEF, pois as pesquisas dependiam de análises feitas fora do país. Com a inauguração desse laboratório, a instituição terá toda prática da pesquisa gerada no Brasil.

Os recursos vieram do Japão (Fuji Flavor Co.), Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus), Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitus), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do próprio departamento.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com assessoria de comunicação, e-mail acom@esalq.usp.br, site www.esalq.usp.br/acom



Pós-graduação da Esalq recebe menção Honrosa no Prêmio Capes
Vitor Augusto Ozaki, doutorando do programa de pós-graduação em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese, na área de economia.

A tese premiada, Métodos atuariais aplicados à determinação da taxa de prêmio de contratos de seguro agrícola: um estudo de caso, teve como orientador o professor Ricardo Shirota, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Instituído em 2005, este foi o primeiro ano em que o prêmio foi outorgado, em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovado nos cursos reconhecidos pelo MEC e defendidas em todo o Brasil.

A tese da ESALQ foi indicada ao Prêmio Capes pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Para concorrer ao prêmio, Ozaki teve seu trabalho encaminhado pelo programa de pós-graduação da Escola que a encaminhou à Pró-Reitoria para participar de uma seleção feita pela Universidade.

O estudo pode ser visto no link: http://ged1.capes.gov.br/CapesProcessos/919066-ARQ/919066_5.PDF

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br