São Paulo, 12 de outubro de 1998 n.332/98
 
A dieta do brasileiro
Professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP procuram elaborar a dieta ideal para o brasileiro, através de pesquisas com grupos de pessoas e os alimentos que ingerem, preocupados com a "fome oculta" que já atinge jovens da classe média e alta. E lembram, dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação.
 
 
Mudanças Climáticas Globais em debate no Instituto de Estudos Avançados
 
Simpósio comemora 100 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas
 
Irresponsável Mundo Novo é tema de simpósio internacional do Instituto de Psicologia
 

Destaque 
Arroz e feijão devem fazer parte da dieta da população brasileira
        Analisando a dieta de grupos da população brasileira, com maior ênfase nos minerais, a pesquisadora Silvia Maria Franciscato Cozzolino, do Laboratório de Nutrição e Minerais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, tem buscado elaborar um guia de alimentação adequado para a população brasileira. A pesquisa quer relacionar a dieta, através de análise nos alimentos consumidos, com o estado nutricional das pessoas.
        Segundo Silvia, os estudos de nutrição atuais avaliam a dieta por tabela de composição. Mas os alimentos variam, principalmente com relação a esses micronutrientes, dependendo do solo, do clima, da época da colheita, e de outros fatores.
        Uma das conclusões é de a tradicional mistura de arroz e feijão devem estar na base nutricional de nossa dieta. O feijão é uma importante fonte de proteína e de ferro. Por esse motivo, Silvia exemplifica o caso do feijão. Cultivado na região de São Paulo, contém muito menos selênio do que o feijão cultivado na região sul ou nordeste, onde o solo é mais rico deste mineral. "A diferença não é tão grande, a ponto de interferir na nutrição, porque existe um lado genético do grão que é responsável pela incorporação de determinados nutrientes." Essa diferença é encontrada principalmente em minerais e vitaminas. Além disso, o modo de preparo do alimento pode ocasionar perdas.
        O trabalho de pesquisa é feito com pequenos grupos da população conside-rados de maior risco. São exames para saber qual a quantidade de carboidratos, proteínas, fibras e minerais que são consumidos, analisando uma fração idêntica de tudo que é consumido num dia por essas pessoas.
        A dieta usual tem um excesso de gordura que é uma caloria vazia. Isso leva a uma deficiência de micronutrientes, principalmente minerais e vitaminas. "Dentre esses, o que tem mais deficiência na nossa dieta é o cálcio. O ferro é mal absorvido, apesar de se apresentar dentro da dieta. O magnésio está limite mínimo. O zinco e o selênio, que são dois minerais muito importantes para todo o metabo-lismo do organismo, também estão limí-trofes na região sudeste", informa Sílvia. A recomendação é de que exista uma in-gestão maior de cálcio e uma suplemen-tação de ferro, que depende da biodisponibilidade do organismo ser aproveitado.
        Para Silvia, a expressão comumente utilizada de que "sempre consome quem não precisa" não é real, por exemplo, com relação ao ferro. Estudos mostram que sua deficiência, de outros minerais e vitaminas, conhecida como "fome oculta", já atinge jovens da classe média e alta.
        Para Silvia, a fortificação de alimentos com o acréscimo de cálcio e ferro, por exemplo, seria o ideal. A suplementação de vitaminas e minerais através de medicamentos não é adequada porque, muitas vezes, pode causar uma interação entre os nutrientes que poderia interferir no aproveitamento.
        Por esses micronutrientes estarem num limite mínimo, qualquer desequilí-brio do organismo pode provocar uma maior suscetibilidade a uma série de problemas e agravamento de determi-nadas patologias. Por esse motivo, os pesquisadores estão realizando estudos também em populações que tenham algum tipo de doença, como no caso dos diabéticos que, por todas as restrições alimentares e pelas alterações que tem no metabolismo, também têm uma alteração no metabolismo do zinco. "E alguns sintomas que ocorrem com o agravamen-to da doença poderiam ter uma relação com a deficiência de zinco, como problemas cardiovasculares", diz Sílvia.
        A pesquisadora acredita que se o brasileiro continuar a consumir uma dieta segundo seu hábito alimentar, baseada no arroz, no feijão, um pouco de carne, verdura e fruta, ele estaria consumindo a quantidade adequada e se alimentando bem. A recomendação é de que se aumentasse a quantidade de leite ou derivados, sem aumentar a quantidade de gordura, utilizando a ricota, o queijo minas ou o leite desnatado.
        A carne, mesmo em pequena quantidade, facilita a absorção do ferro e do zinco. O leite não deve ser consumido numa refeição principal porque prejudica a absorção do ferro. Já a vitamina C contida na laranja ajuda o aproveitamento do ferro numa refeição principal.
        No próximo dia 19 de outubro, às 9 horas, pesquisadores do Brasil e de outros países, estarão realizando no Anfiteatro da Escola Politécnica da USP uma discussão a respeito da elaboração de guias de alimentação para a população brasileira.
        Sílvia lembra que a comida é um ato social e um prazer. Quando privada desse prazer a pessoa pode alterar o lado afetivo, o que pode causar estresse.
        Mais informações: ( (011) 818-3625 ou pelo e-mail smfcozzo@usp.br com a pesquisadora.
 
O ensino da farmácia faz um século
        A USP comemorará com um simpósio, na próxima terça-feira, 13 de outubro, os 100 anos de ensino farmacêutico no Estado de São Paulo. A Escola de Pharmácia de São Paulo, a precursora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, nasceu logo após o "niilismo terapêutico", período da história da farmácia e medicina caracterizado pelo empirismo na utilização de terapias e medicamentos, e cresceu em plena época da revolução terapêutica, assim denominada pelo notável progresso da química e da biologia e o surgimento de novos fármacos. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP tem contribuído também para o aprimoramento da tecnologia nas áreas de alimentos e nutrição experimental e do diagnóstico de doenças, através de pesquisas realizadas pelos seus professores e alunos. O Simpósio 100 ANOS DE ENSINO FARMACÊUTICO será realizado no Auditório Camargo Guarnieri, Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, a partir das 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3300, 818-3220, 814-5050 na Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor - Assessor: Fernando Ferreira Pessoa
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Ciclo sobre Teatro e outras palestras do IEA.
        A partir de 14 de outubro, acontece o Ciclo de Conferências Temáticas Teatro Moderno: Das Vanguardas às Políticas, com quatro exposições das professoras Silvana Garcia, da Escola de Comunicações e artes (ECA) da USP, e Iná Camargo Costa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        As conferências serão sempre às 15h, na sede do Instituto de Estudos avançados. A inscrição é de R$ 30,00 e pode ser efetuada até 13 de outubro.
        O programa do Ciclo é o Seguinte:
        Dia 14 de outubro: A Ruptura com o Realismo Naturalismo, com Silvana Garcia.
        Dia 21 de outubro: O Teatro das Vanguardas Históricas, com Silvana Garcia.
        Dia 28 de outubro: A Vanguarda na Revolução (Meyerhold e Maiakóvski), com Iná Camargo Costa.
        Dia 4 de novembro: O Teatro Épico (Piscator e Brecht), com Iná Camargo.
        As demais palestras promovidas pelo Instituto de Estudos Avançados no período de 10 a 25 de outubro são as seguintes:
        Dia 13, às 14h30: State Public Polices.
        Dia 15, às 10 horas: Projeto Genova: objetivos e pespectivas.
        Dia 21, às 10 horas: Asia-pacific and Japan-Brasil Relations.
        Mais informações: (011) 818-3919 e 818-4442; e-mail: iea@edu.usp.br.

Workshop sobre Convenção de Mudanças Climáticas
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP, e o Ministério da Relações Exteriores realizam, no dia 21 de outubro, das 14 às 18 horas, o workshop Convenção Quadro das Mudanças Climáticas Globais: Posição Brasileira para a Reunião de Buenos Aires (COP-4). Este evento tem por objetivo analisar a posição brasileira e propor subsídios para a delegação que representará o país junto ao COP-4.
        Mais informações: (011) 818-4201 e 818-4440, com Inês Iwashita.

Seminário Internacional de Psicanálise
        A Escola Brasileira de Psicanálise e o Instituto de Pesquisas em Psicanálise, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, promovem nos dias 16, 17 e 18 de outubro o Seminário Internacional Irresponsável Mundo Novo: a clínica psicanalítica além do ideal edípico.
        O evento acontecerá no Best Western – Porto do Sol São Paulo, na Rua Tutóia, 77, Jardim Paulista. A taxa de inscrição é de R$160,00 (estudantes dos institutos têm 50% de desconto, mediante apresentação de comprovante).
        Mais informações: ( (011) 864-6290. Fax: (011) 3872-2460. Rua Cardoso de Almeida, 60, cj. 111. Internet: www.ebp.org.br

 

Quadro de Avisos 

Inauguração na Psicologia
        O Instituto de Psicologia da USP inaugura no próximo dia 16, às 9 horas, o Bloco D – Atendimento e a Praça do Instituto de Psicologia. Estarão presentes à solenidade o reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, e o Diretor do Instituto, professor Lino de Macedo.
        O Instituto fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco D.


Agenda Cultural 

35ª Volta da USP
        No próximo dia 17 de outubro, às 13h30, acontece a largada para a 35ª edição da Volta da USP. Este ano, a prova integra o Circuito Corpore (Corredores Paulistas Reunidos). O ponto de partida do tradicional percurso de 10km será na avenida da Raia, em frente ao Velódromo, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).
        Haverá premiação para os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino, e universitários, masculino e feminino. Os atletas da USP melhores classificados receberão o troféu Roberto de Moraes Russo (masculino) e o troféu Cepeusp (feminino). Haverá também distribuição de medalhas, camisetas e sorteio de brinde para os participantes que concluírem a prova.
        As inscrições podem ser feitas nas lojas Top Time dos Shoppings Iguatemi, Paulista e Center Norte, e no Cepeusp, entre outros. Os valores variam de R$5,00 (infantil) a R$15,00 (adulto), para associados da Corpore. Para os não-associados, a taxa é de R$8,00 e de R$18,00 (adulto). Para os universitários que se inscreverem no Cepeusp, a taxa é de R$10,00.
        Mais informações: ( (011) 818-3306/3565/3555. Internet: cepeusp@edu.usp.br.

Programação da TV USP
        O programa Panorama USP, de 12 a 18 de outubro, mostra o curso de Física, com entrevistas de alunos e professores. Apresenta também reportagens sobre a exposição City Canibal, em cartaz no Paço da Artes e sobre o Videobrasil. no quadro Mundo, o jornalista José Arbex Jr fala sobre o futuro da economia mundial após a derrota de Helmut Kohl na Alemanha. Há também uma reportagem sobre o Projeto Quapá, uma pesquisa da FAU que analisa os espaços públicos de várias cidades do Brasil. Este programa será exibido nos seguintes horários: segunda-feira: 8 horas, 12h30, 17 horas e 21h30; quarta-feira: 9 horas, 13h30, 18 horas e 22h30; sexta-feira: 10 horas, 14h30, 19 horas e 23h30; domingo: 11h30 e 20h30.
        Já a estréia do programa Mundo especial, na TV USP, traz uma discussão sobre narcotráfico, as campanhas contra as drogas e as diferenças entre discriminalização e legalizaçao. No estúdio, o jornalista José Arbex Jr conversa com Alberto Zacarias Toron, professor de direito penal da PUC. Nas reportagens vemos o choque das opiniões dos alunos da USP e de outros especialista no assunto. Este programa será exibido nos seguintes horários: terça-feira: 8h30, 13 horas, 17h30 e 22 horas; quinta-feira: 9h30, 14 horas, 18h30 e 23 horas; sábados: 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; domingo 16 horas e 1 hora da madrugada.
        Mais informações: ( (011) 818-4101; e-mail: tvusp@edu.usp.br.

Quintas musicais
        Na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, às 20 horas, tem seguimento a programação das Quintas Musicais na Maria Antonia com o recital que reúne o violonista Ricardo Herz e o pianista Renato Figueiredo. No repertório, as obras Largo, de Veracini, Prelúdio e Allegro, de Kreisler e Melodia Hebreaica, de Achron, entre outros.
        O objetivo do evento é democratizar a cultura e afastar a idéia de que a música é privilégio da elite. A entrada é franca. O endereço é Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (011) 255-5538.

Sessão de cinema na USP de São Carlos
        Com o apoio do Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo da USP de São Carlos (PCASC), será exibido, dentro da mostra Grandes Estrelas de Hollywood, o filme Ladrão de Casaca, Oscar de melhor fotografia, dirigido por Alfred Hithcock, com Cary Grant e Grace Kelly. A exibição será dia 13 de outubro, às 20h30 no Auditório do Centro Cultural.
        Mais informações: ( (011) 273-9106.
 


Defesa de teses 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Morfologia cárstica e materiais constituintes: dinâmica e evolução da Depressão Poligonal Macacos - Baú - Carste de Lagoa Santa, MG. Luís Beethoven Piló. Dia 19/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626

Faculdade de Psicologia
Doutorado
        Estudo hodológico e funcional do núcleo incertus e da pars alfa da substância cinzenta central. Marina Goto. Dia 19/10.
        Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência. Lucy Tomoko Akashi. Dia 20/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689  
E-mail: agenusp@edu.usp.br  
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html  
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães 
 
 
home
page