São Paulo, 21 de outubro de 1998 n.336/98
Arquivo
 
Aparelho recupera mercúrio utilizado em obturações dentárias 
Criado, no Instituto de Geociências da USP, aparelho que recupera  mercúrio do amálgama utilizado em restaurações dentárias. O aparelho vai significar a proteção do meio ambiente e da saúde do ser humano, justamente por recuperar a substância de maior periculosidade na formação do amálgama.
 
Violência Doméstica contra Mulheres, Crianças e Adolescentes é tema de palestra no NEMGE
Curso da Faculdade de Saúde Pública
abordará Sistemas de Gestão Ambiental
Jornalista e crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, é o convidado do Café Acadêmico na ECA

Destaque 
Aparelho recupera mercúrio descartado em consultórios odontológicos.

          Pesquisadores do Instituto de Geociências da USP desenvolveram um aparelho capaz de recuperar o mercúrio de amálgamas utilizados nas restaurações dentárias (obturações) preparadas em consultórios odontológicos. Os amálga-mas são confeccionados a partir da mistura de mercúrio e uma liga metálica, em iguais proporções, preparados por trituração manual ou em amalgamadores mecânicos. A recuperação do mercúrio utilizado nesta atividade vai significar a proteção do meio ambiente e, consequentemente, à saúde do ser humano, principalmente dos que manuseiam diretamente o produto.
         Segundo o professor Raphael Hypolito, do Instituto de Geociências da USP e responsável pelo grupo de pesquisas que desenvolveu o aparelho, “o mercúrio em estado elementar, metálico, não apresenta elevada toxidade. No entanto, ele passa para o estado gasoso com certa facilidade, tornando-se potencialmente perigoso ao meio ambiente e agredindo, na maioria das vezes e de forma irreversível, o solo, as águas e a atmosfera”.
        Os materiais que constituem o amálgama dentário são, em diferentes escalas, tóxicos. Contudo, segundo Hypolito, o mercúrio é o que apresenta maior grau de periculosidade. “Ele pode ser absorvido por inalação, pela ingestão, através das mãos, poeira e etc. Por isso, os profissionais da área, que trabalham na preparação e remoção de amálgamas dentários, precisam seguir várias normas de precaução como ambiente de trabalho bem ventilado, uso de máscaras e de luvas e a ingestão de antioxidantes como zinco, vitaminas B12, C, E, etc.”, diz. Nos consultórios dentários, grande parte dos produtos residuais gerados pelos tratamentos odontológicos são descar-tados no lixo doméstico e, em parte, no esgoto. “O destino é o mesmo, tendo sempre o mesmo endereço: o meio ambiente”, explica o pesquisador. Com o equipamento, que pode ser usado no próprio consultório ou em escala industrial, a recuperação do mercúrio é superior a 97%, e torna as ligas residuais que contém principalmente prata, cobre, estanho e zinco, também disponíveis à recuperação.
        “Trata-se de um modelo portátil, simples, econômico, de grande funcio-nalidade técnica, e de operação simples e segura. Pode ser construído a partir de um sistema de aquecimento, revestido por material isolante, capaz de atingir tem-peraturas entre 300 e 800º C. O tempo para a extração total do mercúrio dependerá da quantidade de material a ser recuperado”, explica Hypolito “O material residual, isento de mercúrio, mas também constituído de metais pesados tóxicos, deve ser adequadamente armazenado e destinado à recuperação”, completa o pesquisador.
        Mais informações: (011) 818-4145
 


Cursos, Seminários e Palestras 

Impacto ambiental
         O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estará com inscrições abertas, de 1º a 30 de novembro, para o Curso de Atualização em Sistemas de Gestão Ambiental, que acontece de 16 a 20, e de 23 a 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 19 às 23 horas.
         As inscrições podem ser feitas no Serviço de Alunos da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
         Mais informações: (011) 3066-7787.

Interação entre sons e movimentos corporais
         A Estação Ciência da USP promoverá hoje, dia 21, das 19h30 às 23h30, o curso Palestra/Vivência, coordenada pelo compositor, instrumentalista, regente, médico e sociólogo Ricardo de Oliveira. O evento objetiva mostrar aos participantes os benefícios que a interação entre sons e movimentos corporais podem trazer ao organismo.
         A taxa de inscrição é de R$ 10.
         Mais informações: (011) 263-7022 com Cauê.

Violência
         O Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEMGE) da USP realiza no próximo dia 29, às 15 horas, a palestra Violência Doméstica contra Mulheres Crianças e Adolescentes, com a professora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti.
         O NEMGE fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 3 º andar, sala 310, Prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária.
         Mais informações: (011) 818-4180 e 818-4210.

Nobuo Matsunaga no IEA
         Nobuo Matsunaga, presidente do Instituto de Relações Exteriores do Japão, ministra a palestra Ásia- Pacífico e as Relações Japão-Brasil no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, hoje (21), às 10 horas. O consultor e professor Gilberto Dumas, do IEA, e o diplomata Amaury Porto de Oliveira serão os debatedores.
         Mais Informações: (011) 818-3919 ou 818-4442.

Semana de Jornalismo e Editoração
         O Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove, de 3 a 6 de novembro, a I Semana de Jornalismo e Editoração, tendo como tema central A Produção Mediática da Realidade: Cultura, Ética e Mercado. A programação do evento, que acontece no Auditório do Instituto Oceanográfico da USP, será:
         No dia 3 de novembro, às 8h30, haverá conferência sobre A construção mediática do presente – cultura, ética e mercado. Às 19h30 será promovido um seminário sobre Ética e comunicação: a construção do espaço público.
         No dia 4 de novembro, o tema do seminário, às 8h30, será Importância da Análise Jornalística na Sociedade da Informação.
        Dia 5 de novembro, haverá dois seminários: Produção mediática da cultura e A formação universitária de profissionais para a informação e a cultura.
         O encerramento, dia 6 de novembro, será composto por conferência sobre Conflitos entre a Cultura e o Mercado.
         As oficinas oferecidas pela I Semana de Jornalismo e Editoração serão as seguintes: Interações com a Internet, As muitas linguagens da notícia, Infografia, A relação entre imagem e texto em livros, Seleção de títulos na era da globalização e Assessoria de Imprensa.
         Mais informações: (011) 818-4112 ou 818-4117.
 
 


Agenda Cultural 

Rubens Ewald Filho na ECA
         No próximo dia 27, o jornalista e crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, estará participando da 23ª edição do Café Acadêmico, promovido pela Agência de Comunicação ECA Jr., da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.
         O Café Acadêmico acontece no Auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA. Os convites estarão à venda a partir de hoje (dia 20) na ECA Jr., bloco B da Escola, Rua Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.
         Mais informações: fone/fax (011) 818-4405.

Cinusp exibe filme de Truffaut
        De 26 a 30 de outubro, às 18h30, o Cinusp Paulo Emílio exibe Os Incompreendidos, dirigido por François Truffaut. Neste filme, o fundador da Nouvelle Vague, rompendo com a narração, acompanha o cotidiano de garotos que vivem pelas ruas de Paris. Com esta liberdade cinematográfica, Truffaut mostra as belezas e sofrimentos da infância com lirismo raramente visto nas telas. O Cinusp fica na rua do anfiteatro, 181, Favo 4 - Colméias, na Cidade Universitária.
        Mais informações: (011) 818-3540; e-mail: prceu@org.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações 

Além da sala de aula
         A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP lançou o livro Muito Além da Sala de Aula – Projetos Comunitários de Estudantes da USP.
         A publicação apresenta um interessante debate sobre a política de extensão universitária e um resumo de 47 projetos comunitários desenvolvidos por estudantes de graduação da USP. Os trabalhos realizados em quatro regiões do Brasil abordam os seguintes temas: Cidadania, Deficiência, Educação, Geração de Emprego e Renda, Meio Ambiente, Memória e Saúde.
         Mais informações: (011) 818-3240 e 816-7689, na Pró-Reitoria de Extensão Universitária da USP


Quadro de Avisos 

Deputado homenageia a Rádio USP
         O deputado estadual Dráusio Barreto solicitou à mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo um Voto de Congratulações à Rádio USP FM por sua programação relativa ao exame vestibular deste ano: Programa USP Atualidades, Clip Vestibular e Manhã de Vestibular.

Atendimento aos ouvintes da Rádio USP
         A Rádio USP está disponibilizando o Serviço de Atendimento ao Ouvinte, através do telefone 818-4492, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. O objetivo do Serviço é prestar atendimento aos ouvintes quanto a programação musical, informativos, prestação de serviço, opiniões, reclamações, promoções e eventos.


Defesa de teses 
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
         Discurso indígena: aculturação e polifonia. Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti. Dia 28/10, 14 horas.
         O cortiço de Aluísio Azevedo: estabelecimento de texto em edição crítica e parte da fortuna crítica. Laura Camilo dos Santos Cruz. Dia 28/10, 14 horas.
        Mais informações:  (011) 818-4626

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
         Avaliação simultânea dos determinantes da satisfação do consumidor: um estudo no segmento da terceira idade. Salomão Alencar de Farias. Dia 29/10, 9 horas.
        Mais informações: (011) 818-5811

Faculdade de Direito
Mestrado
         Sentença declaratória – eficácia quanto à terceiros e eficiência da Justiça. José Francisco Lopes de Miranda Leão. Dia 27/10, 15 horas.
         A harmonização tributária no Mercosul. George Lippert Neto. Dia 28/10, 9 horas.
         Mais informações: (011) 3111-4004
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page