São Paulo, 13 de novembro de 1998 n.345/98
Arquivo
 
Escola deve formar o aluno como cidadão
Tese defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas propõe que o ensino não seja apenas a transmissão de conhecimentos. Ao fazer com que o jovem entenda a sua realidade, a escola estará formando verdadeiros cidadãos.
FEA abre novos cursos MBA
Educação Física oferece programa especial para portadores de asma
Prosseguem as Quintas Musicais no Maria Antonia
Cinusp exibe filmes de Mário Carneiro
OSUSP se apresenta sábado na Cidade Universitária

Destaque 
Currículo escolar deve formar o aluno como cidadão

        O ensino, a escola e as disciplinas escolares devem ir além da mera transmissão de conhecimentos. Devem fazer com que o aluno entenda a sua realidade, preocupando-se em formá-lo como cidadão. É o que afirma a pesquisadora Delacir Aparecida Ramos Poloni, em sua tese de doutora-do pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        Para que estes objetivos sejam cumpridos a pesquisadora sugere pro-postas para a construção de um novo tipo de currículo escolar. "São propos-tas que têm uma condução pedagógica. Não estão listados os conteúdos, mas a maneira como a disciplina deve ser conduzida em sala de aula", salienta.
        A preocupação de Delacir com o ensino não é recente. Em seu mestrado, a professora estudou a Escola Rural, preocupando-se com a questão da geografia agrária e agrícola. No douto-rado, dedicou-se a analisar a política educacional do País, especialmente o ensino de Geografia.
        "Estudar a Geografia como disciplina escolar implica, por exemplo, em rever a elaboração de documentos curriculares e dos Parâmetros Curri-culares Nacionais, os PCNs", considera a professora. Seu estudo revelou que, muitas vezes, os currículos não se preocupam com o método didático, apenas enumeram os conteúdos que cada disciplina deve cumprir. Delacir explica que, com isto, os professores passaram apenas a transmitir conhecimentos. Consequentemente, os alunos não compreendem a relação entre o conhecimento aprendido na escola e a vida prática. "Não basta estudar a Serra dos Carajás. É preciso ensinar ao aluno o que ela representa para a sociedade", comenta a pesquisadora.
        Segundo ela, somente desta forma a disciplina contribuirá com a formação do aluno como cidadão pois só assim ele será capaz de julgar a realidade de seu país e posicionar-se frente a ela.
        Delacir considera que toda disciplina escolar deve estar atenta a esta formação do aluno como cidadão. Cada uma a sua maneira, dentro de sua área. Para tanto, os professores, além de terem o conhecimento científico dos conteúdos, deveriam preocupar-se com o desenvolvimento de uma pedagogia adequada ao perfil de seus alunos.
        No Estado de São Paulo, já existem alguns colégios, especialmente os do ensino público, que estão utilizando este modelo pedagógico de proposta curricular. A própria Escola Técnica Federal, onde Delacir leciona, teve sua contribuição na elaboração do currículo.
        Mais informações: ( (011) 263-2338, com a pesquisadora.


Cursos, Seminários e Palestras 

Novos cursos MBA
        O Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos, resultado de uma parceria entre o Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à Faculdade, está com inscrições abertas até dia 30 de novembro para três novos cursos: USP-MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação; USP-MBA Comércio Internacional e USP-MBA Varejo.
        Mais informações: ( (011) 818-5818; 818-5844 na FEA/USP, ou 818-5982 e 818-5840, na Ass. de Imprensa da FIA/USP. E-mail: AssessoriaComunicacao@fia.fea.usp.br.
 

Palestra na FAU
        O arquiteto Pedro George, diretor de licenciaturas de urbanismo e de arquitetura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, proferirá duas palestras na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
        No dia 17, às 12 horas, o arquiteto abordará o Urbanismo em Portugal, no auditório da FAU na Cidade Universitária. No dia 18, às 16 horas, estará na FAU Maranhão para ministrar uma palestra sobre Questões Atuais do Urbanismo em Portugal. O evento é aberto ao público.
        Mais informações: ( (011) 818-4801.


Cursos para portadores de asma na Educação Física
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP oferece, às segundas e quartas-feiras, das 13h45 às 14h55, das 15 horas às 16h10, e das 16h10 às 17h20, o curso Atividade física adaptada ao portador de asma, para crianças com idade de 6 a 13 anos.
        As inscrições estão abertas e a taxa de matrícula é de R$75,00 por semestre.
        Mais informações: ( (011) 818-3182, com Cicero ou Rosangela.
 

Educação do século XIX
        A Faculdade de Educação (FE) da USP promove nos dias 19 e 20 de novembro, das 14 às 16 horas, o Seminário Fontes para a História da Educação do Século XIX.
        O evento acontece no Auditório da FEUSP e não há necessidade de inscrição prévia.
        Mais informações: ( (011) 818-3517.

Endocrinologia pediátrica
        O Anfiteatro do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) sediará, de 19 a 21 de novembro, a II Jornada Internacional de Endocrinologia Pedriática Diabetes Mellitus.
        Mais informações: ( (011) 3069-8531, com Célia.


Agenda Cultural 

Quintas musicais
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta no próximo dia 19, às 20 horas, dentro da programação de suas Quintas Musicais, os grupos Idéia Coral, de vozes mistas, e Studio Coral, de vozes femininas. No repertório, obras de Heitor Villa-Lobos, Henrique Oswald e Gabriel Fauré, entre outros.
        O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011)255-5538 ou 255-7182.


Mario Carneiro e sessão especial no Cinusp
        O Cinusp Paulo Emílio prossegue com sua programação especial dedicada à obra de Mario Carneiro. Na semana de 16 a 20 de novembro, sempre às 18h30, serão exibidos os seguintes filmes:
        Natal da Portela, dias 16 e 17 de novembro; Copacabana me engana, dias 18 e 19 de novembro; Ver Ouvir, Brasília segundo Alberto Cavalcante, Enigma de um dia, Newton Cavalcanti, um artista brasileiro e Farnese, dia 20 de novembro.
        Dia 17 (terça-feira), às 12 horas, o Cinusp exibe, em sessão especial, O Testamento do Senhor Napomuceno, de Francisco Manso, com Nelson Xavier, Chico Dias e Zezé Motta, entre outros.
        O filme conta a história de um bem-sucedido empresário de Cabo Verde, Napomuceno da Silva Araújo, cujo sobrinho, o herdeiro de seus bens, não sabe que segredos da vida do tio o testamento ocultava. A entrada é franca.
        O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540.

Sinfônica da USP se apresenta no sábado
        A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) se apresenta no próximo sábado (14), às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária). No programa, C. Guerra Peixe-Mourão. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 818-3000.

Nascente 98, na TV USP
        Na semana de 16 a 22 de novembro, a TV USP exibe a segunda parte do Nascente 98 e o programa Panorama.
        Nascente 98 é um programa dedicado aos trabalhos vencedores do Projeto Nascente, parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP e a Editora Abril, que premia os talentos artísticos dos alunos da universidade.
        Dia 17 (terça-feira), às 8 horas, 13, 17h30 e 22 horas; dia 19 (quinta-feira), às 9h30, 14 horas, 18h30 e 23 horas; dia 21 (sábado), às 11 horas, 15h30, 20 e 0h30; dia 22 (domingo), às 16 e 1 hora.
        Panorama traz uma reportagem que discute a proposta dos alunos da Educação Física de se incluir o surfe no curso de Esporte. Há também a cobertura do 2º Desafio FUPE de Surf Universitário. Na mostra Fronteiras, artistas de várias áreas discutem as fronteiras políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil. Traz ainda um documentário produzido pela Videofau que apresenta momentos marcantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP nos seus 50 anos de existência.
        Dia 16 (segunda-feira), às 8 horas, 12h30, 17 horas e 21h30; dia 18 (quarta-feira), às 9 horas, 13h30, 18 horas e 22h30; dia 20 (sexta-feira), às 10 horas, 14h320, 19 horas e 23h30; dia 22 (Domingo), às 11h30 e 20h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4101; e-mail: tvusp@edu.usp.br.

Música na Praça, em São Carlos
        Dando continuidade ao Projeto Música na Praça, o Centro Cultural da Prefeitura do Campos Administrativo da USP de São Carlos apresenta o show Música e Raízes, com Milton Capelato. No repertório, músicas de Tom Jobim, João Bosco e Edu Lobo, entre outros.
        O evento será realizado no próximo dia 18, às 12 horas, na Praça Central do campus USP de São Carlos.
        Mais informações: ( (016) 273-9106.

Pão e Circo
        O filme Mata Hari será exibido dia 17 de novembro às 20 horas, na Sessão Pão e Circo (SAP) promovida por alunos do Departamento de Arquitetura da Escola de Engenharia da USP de São Carlos. O filme, dirigido por George Fitzmaurice, conta a história de uma famosa espiã-dançarina, interpretada por Greta Garbo, na Primeira Guerra Mundial e seu lendário poder de sedução.
        Mais informações: ( (016) 273-9106.


Quadro de Avisos 

USP de Bauru cadastra moradia para estudantes
        No período de 16a 30 de novembro, o Serviço Social da Prefeitura do Campus Administrativo da USP de Bauru estará cadastrando interessados em oferecer hospedagem para estudantes da Faculdade de Odontologia de Bauru, no ano letivo de 1999.
        O cadastro abrange hotéis, pensões, pensionatos, kitchinettes, quartos em residência e residência para formação de república, entre outros tipos. Os interessados deverão preencher a ficha cadastral no Serviço Social da Prefeitura do Campus, com Christine Abid, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.
        Mais informações: ( (014) 235-8316, com Christine.


Defesa de Teses 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Reflexões históricas sobre a criminologia ou críticas a um conjunto teórico arrogante. (O manto do silêncio sobre os trabalhadores – Rio, DF, 1890-1930). Pedro Tórtima. Dia 20/11, 14horas.
        O apetite da antropologia. O sabor antropofágico do saber antropológico: alteridade e identidade no caso Tupinambá. Adone Agnolin. Dia 20/11, 9 horas.
Mestrado
        Avicena: a viagem da alma (uma leitura gnóstico-hermética de Hayy Ibn Yaqzân). Rosalie Helena de Souza Pereira. Dia 20/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Uma história da psicologia social: sua diversidade. Danielle Monteiro Corga. Dia 20/11.
        Mais informações: ( (011) 818-4183

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Do limite da deficiência à superação da vida: jovens, portadores de deficiência física. Patrícia Martins Montanari. Dia 20/11, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 3066-7734

Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto
Doutorado
        Estudo do sistema metanossulfonato cérico/ácido metanossulfônico nas oxidações eletrocatalíticas de substratos orgânicos. João Marcos Madurro. Dia 20/11, 14 horas.
Mestrado
        As imagos parentais em crianças que experenciaram a separação de seus pais: contribuições do Rorschach temático. Miriam Lúcia Barreto. Dia 17/11, 9 horas.
        Caracterização do ritmo de atividade/repouso em livre-curso de scaptotrigona AFF depilis (Moure, 1942)(Hymnoptera, Apidae, Meliponinae). Selma Bellusci. Dia 20/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (016)602-3675

Instituto Astronômico e Geofísico
Doutorado
        Estudo comparativo de núcleos ativos de galáxias. Maria Salete Vaceli Quintillo. Dia 18/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 r. 226
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel: (011) 818-4411/818-4691 - Fax: (011) 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb: 11552) 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
home 
page