São Paulo, 20 de novembro de 1998 n.348/98
Arquivo
Racismo se ensina na sala de aula
Pesquisa revela que a educação no Brasil é  baseada na cultura européia e que as influências trazidas pelos negros são esquecidas. Isto faz com que o negro não se identifique com o que aprende, desinteressando-se pela escola e vivendo, mesmo nos dias de hoje, o estigma do escravo africano. 
 

Professores da USP são homenageados pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso

O Coral Acorda Musical se apresentará no Centro Maria Antonia

Programa para mapeamento de cavernas será tema de palestra no Instituto de Geociências


Destaque


Racismo se aprende na escola

        "A cultura que se veicula na escola não respeita o negro", afirma a professora da rede pública Rita de Cássia Souza Pierini que defendeu, recentemente, sua dissertação de mestrado, Racismo e sala de aula no município de São Paulo: o caso da comunidade negra no antigo curso primário – Zona Norte: 1970-1990, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. "Nas disciplinas escolares, o negro é sempre retratado de forma inferior, e a sua cultura é esquecida. Além da perda de sua identidade, o negro perde seu espaço dentro da sociedade. Ele não se identifica com o que aprende, e acaba perdendo o interesse pelas aulas. Assim, a evasão escolar seria provocada por uma questão cultural", explica.
        A educação no Brasil, segundo a pesquisadora, é unilateral, baseada na cultura européia. A História do Brasil por vezes se confunde com a História da Europa, e os livros dificilmente mencionam as influências trazidas pelos africanos, suas religiões, costumes e musicalidade. "Na História, o índio é somente o índio. O negro é o escravo, e o branco é o senhor, o herói. É um ensino elitista, que exclui o negro da formação da cultura brasileira", conta Rita de Cássia. "A ideologia vigente faz com que o negro se torne invisível na sociedade. Isto gera um processo de branqueamento, pois ele absorve os valores dos brancos. Há negros que são mais brancos do que os próprios brancos".
        Para Rita de Cássia, "o negro não se sente à vontade num lugar onde é alvo de brincadeiras e achincalhação por parte dos colegas e não se vê defendido, nem pela sua escola, nem pelos seus professores, que às vezes também o atacam. Ele cresce à margem, como se sua condição de inferioridade fosse algo natural. O aluno negro desenvolve baixa auto-estima, o que o leva a obter piores resultados no colégio", observa a professora. O problema da discriminação, contudo, é cíclico. "A escola não é a única responsável pelo racismo. É ela que forma a sociedade, mas é também a sociedade quem faz a escola", adverte.
        Entre as brincadeiras mais freqüentes, o cabelo é presença certa. Ofende-se ainda o negro pela sua suposta ociosidade e falta de higiene, frutos do estereótipo do preto escravo. A escola, diz Rita, está sempre omissa. Algumas instituições chegam a negar matrícula para estudantes de cor. E o problema não é somente social, como se imagina. É também étnico. "Mesmo aquele que conseguir galgar os degraus da pirâmide social estará sujeito a um ataque racista. Como um negro que, por dirigir um carro importado, é tido como chofer ou ladrão. No Brasil, negro bem sucedido é jogador de futebol ou cantor", protesta. Alguns dos negros por ela entrevistados revelaram outro dado interessante: muitos escamoteiam o racismo que sofrem, apontando diversas outras razões para os maus tratos de que são vítimas, ao invés de sua cor. "Trata-se de uma introjeção do racismo em si mesmo", define a professora.
        A solução, defende Rita, estaria na criação de um sistema de cotas similar ao norte-americano, que reservasse, por exemplo, um determinado número de vagas no vestibular só para os candidatos de cor. "O racismo tem raízes muito profundas e antigas. É necessário um mecanismo formal para cortá-las, uma ação mais radical", explica. Ela propõe ainda a revisão dos livros didáticos, suas fotos, imagens e textos, uma maior abertura para a discussão do assunto dentro da escola e da comunidade, e uma mudança no sistema educacional, com a introdução da cultura negra em salas de aula. "É preciso que as pessoas tomem conhecimento de tudo o que a África nos legou. E que abandonem a postura egoísta de pensar que o racismo é um problema só de quem o sofre. É uma questão de toda a sociedade".
        Mais informações:((011) 203-8310.


Cursos, Seminários e Palestras

Mostra de Projetos na Estação Ciência
        A Estação Ciência exibe, entre os dias 26 e 28 de novembro, sua I Mostra de Projetos, pela qual cerca de 43 pesquisadores estarão expondo seus projetos, experimentos e propostas inovadoras para o desenvolvimento profissional dos professores de ciências e exatas.
        A abertura será no dia 26, às 16 horas, com a participação do Coralusp/Grupo Estação Ciência. No dia 27, a partir das 13 horas, serão realizadas oficinas explicativas e práticas sobre alguns projetos, e a mesa redonda A Reforma do Ensino Médio e a Formação de Professores. Às 18 horas, acontece o relançamento do livro Vigor e Inovação na Pesquisa Brasileira. As inscrições para as oficinas serão feitas na hora. No sábado (dia 28), o evento vai das 9 às 16 horas.
        Mais informações: ( (011) 263-7022.


Palestra no Instituto de Geociências
        Com promoção do Instituto de Geociências da USP e do Departamento de Geologia Geral, acontece, no próximo dia 27, a palestra S.I.S. – Um programa para mapeamento de cavernas e análise de informações em sistemas carsticos, com o pesquisador do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente, José Antonio Ferrari.
        A palestra tem início às 16h30, no Salão Nobre do Instituto.
        Mais informações:((011) 818-3958.
 

Mais cursos do Atual-Tec
        O projeto Atual-Tec, organizado pela Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) da USP, oferece os seguintes cursos com inscrições a partir de 9 de novembro:
        Planejamento & prática de marketing, de 7 a 10 de dezembro, das 8h30 às 12h30
        Qualidade e produtividade: gestão participativa, entre 7 e 9 de dezembro, das 18h30 às 22h30.
        O poder da voz e da fala no crescimento profissional, para gerentes, empresários, profissionais de telemarketing, vendedores e todos os que dependem da comunicação verbal para o sucesso nas suas profissões. De 7 a 10 de dezembro, das 18h30 às 21h30.
        A informação na empresa moderna: organização de arquivos e centros de documentação técnica, que visa proporcionar aos participantes uma visão abrangente sobre a gestão de informação nas empresas. De 7 a 10 de dezembro, das 18h30 às 22h30.
        Para todos os cursos, exceto O poder da voz, a taxa de inscrição é de R$ 180,00 até o dia 2 de dezembro, ou R$ 200,00 após esta data. As inscrições provenientes de micro e pequenas empresas terão um desconto de 20% sobre o valor da taxa bruta.
        Mais informações: ( (011) 818-3903 e 818-4164; e-mail: atualtec@org.usp.br. Home-page: http://cecae.usp.br/atualtec.

Geofísica abre cursos de verão
        O Departamento de Geofísica do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP oferecerá, no período de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 1999, sua I Escola de Verão em Geofísica. As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro, e confirmadas até 15 de dezembro. Após esta data, não haverá reembolso em caso de desistência.
        Mais informações: ( (011) 818-4755/4760.
        Internet: http://www.iag.usp.br/comunidade/verao.html; e-mail: yara@iag.usp.br.


Agenda Cultural

Mais Mario Carneiro no Cinusp
        De 23 a 27 de novembro, o Cinusp continua com a programação dedicada a Mario Carneiro. Com sessão diária sempre às 18h30, serão exibidos os seguintes filmes:
        Dia 23 e 24 de novembro: Edu coração de ouro.
        Dia 25 e 26 de novembro: O mágico e o delegado.
        Dia 27 de novembro: Gordos e Magros.
        O Cinusp localiza-se na Rua do Anfiteatro, 181, Colméias, favo 4, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540.
 

Mostra expõe trabalhos de idosos
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus da USP em Bauru e a Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal (PROFIS) abrem, nesta sexta-feira, dia 20, às 20 horas, a Mostra de Artes Plásticas dos Alunos do Projeto Revi-Vendo.
        Ao todo, estarão em exposição 34 quadros, de pintura em tela, com técnica mista. São 25 expositores. O objetivo do evento é o de reintegrar o idoso ao convívio social, através do desenvolvimento de diversas atividades. No caso da oficina de artes plásticas, tem-se uma terapia contra o estresse e a depressão, entre outras doenças. Os trabalhos seguem tendências contemporâneas.
        A mostra fica em cartaz até 4 de dezembro na PROFIS, uma entidade com fins filantrópicos destinada a prestar assistência aos portadores de deficiências em tratamento no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP. A PROFIS fica aberta de domingo, a partir das 19 horas, até sábado, às 7 horas.
        Mais informações: ( (014) 235-8394.

Música no Maria Antonia
        O Coral Acorda Vocal, regido por Deborah Rossi, se apresentará no próximo dia 28, às 16 horas, no Hall do térreo do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), da USP.
        A entrada é franca, e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque.
        Mais informações: ( (011) 255-5538, ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações

Livro aborda representações sociais
        Foi lançado no último dia 17 (terça-feira), o livro Estudos Interdisciplinares de Representação Social, no Saguão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
        O livro, uma coletânea organizada por Denise Cristina de Oliveira, da FSP, e por Antônia Silva Paredes Moreira, do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma significativa colaboração para a consolidação da pesquisa das representações sociais no Brasil.
        Mais informações:((011) 3066-7701, com a professora Denise.

Literatura científica
        Está à venda nas livrarias da Edusp (Editora da USP) o livro Cronobiologia: Princípios e Aplicações, dos editores Nelson Marques e Luiz Silveira Menna-Barreto, professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica e Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
        O livro foi lançado no final de 1997, organizado pelo grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP, associado a Universidade de Buenos Aires e México. Ele analisa as oscilações no comportamento, comum a todos os seres vivos, nas suas relações do organismo com o ambiente e na regulação de suas funções orgânicas.
        Mais informações:((011) 818-7254.


Quadro de Avisos

Concurso docente no ICB
        Até o dia 23 de dezembro, encontram-se abertas as inscrições do concurso para provimento de um cargo de professor doutor no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
        Mais informações:((011) 818-7395.

Professores da USP são reconhecidos por Fernando Henrique
        Decreto do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, publicado no Diário Oficial de 16 de outubro, no 198, admitiu na Ordem Nacional do Mérito Científico, por suas contribuições prestadas às áreas da Ciência e da Tecnologia, os seguintes professores da USP:
        Na Classe da Grã-Cruz, Yvone Primerano Mascarenhas, da área de Química, Sylvio Ferraz-Mello, da área de Matemática e Elisa Salvatori, de Ciências Sociais. João Evangelista Steiner, da área de Física; Jorge Elias Kalil Filho, José Antunes Rodrigues, Marcello André Barcinski, Ricardo Renzo Brentani e Rogério Meneghini, todos da área de Biologia; e Igor Ivory Gil Pacca e Setembrino Petri, da área de Ciências da Terra, foram os nomes citados na Classe de Comendador.
        Além destes professores, Cesar Timo Iaria e Luiz Hildebrando Pereira da Silva, ambos da área de Biologia, foram promovidos pelo presidente à Classe Grã-Cruz, na Ordem Nacional do Mérito Científico.
 

Cepeusp promove Torneio de Karatê Universitário
        O Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) realiza, dia 28 de novembro, o Torneio Brasileiro Interuniversidades de Karatê da Universidade de São Paulo, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento da prática da atividade física através do karatê. Das 9 às 11 horas, além das competições individuais e por equipes, haverá um Congresso Técnico, para delegados e técnicos.
        Para competir basta ser universitário brasileiro e se inscrever por meio de ofício da Entidade Universitária interessada (associações atléticas acadêmicas, centros acadêmicos, etc.). A taxa de inscrição é de R$10,00 por atleta. Os três primeiros colocados de cada uma das categorias individuais receberão medalhas e certificados. Os três primeiros das categorias por equipe receberão troféus.
        Mais informações:((011) 818-3361/3362, ou pelo e-mail cepeusp@edu.usp.br.


Defesa de Teses

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Avaliação da cultura de progenitores hematopoéticos e análise de células CD34+ após transplante autólogo de medula óssea. Sally Mizukami Massumoto. Dia 24/11, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3621.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Cultura e sociedade mineradora: Potosi 1569-1670. Cléber Cristiano Prodanov. Dia 27/11, 14 horas.
        Os libretos de Caetano Matinelli e a Ópera de Corte em Portugal (1769-1795). Paulo Mugayar Kühl. Dia 23/11, 14 horas.
        Canto e espetáculo em Eurípides: Alceste, Hipólito e Ifigênia em Áulis. Fernando Brandão dos Santos. Dia 27/11, 14 horas.
        De Hermann Paul a Jacques Lacan: o artigo como metáfora da constituição do sujeito. Paulo Francisco de Vasconcellos. Dia 27/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Mestrado
        Modernidade arquitetônica no Recife, arte, técnica e arquitetura, de 1920 a 1950. Guilah Naslavsky. Dia 27/11, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 257-7837.
 

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Agragação plaquetária na fase crônica da Doença de Chagas e sua relevância em Saúde Pública. Abílio Augusto Fragata Filho. Dia 25/11, 8h30.
        Vigilância epidemiológica das infecções hospitalares em recém-nascidos de risco. Júlio Cesar de Magalhães Alves. Dia 26/11, 9 horas.
        Prevalência da infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) e de neoplasia intra-epitelial genital em amostra de mulheres HIV-positivas da Cidade de Santos, SP. Maria Alice Guimarães Gonçalves. Dia 26/11, 9 horas.
Mestrado
        Fatores de risco coronariano e riscos auto-criados em idosos. Eneide Pompiani de Moura Rassi. Dia 27/11, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7734.
 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Dinâmica do proteinograma e da atividade da gamaglutamiltranferase no soro sanguíneo de bezerros desde o nascimento até um ano de vida e de vacas antes e após o parto, da raça Holandesa. Francisco Leydson Formiga Feitosa. Dia 27/11, 14 horas.
Mestrado
        Estudo comparativo da capacidade angiogênica do pericárdio e da membrana amniótica de eqüino em córnea de ratos. Angélica de Mendonça Vaz Safatle.
        Mais informações:((011) 818-7650 ou 818-7920.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb: 11.552)
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
home
page