São Paulo, 25 de novembro de 1998 n.350/98
Arquivo
 
Tese avalia métodos de combate à Salmonella 
Estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP analisou três métodos estrangeiros para detecção da Salmonella, bactéria que pode causar toxiinfecções alimentares. O sistema de origem britânica mostrou-se mais eficiente e menos trabalhoso.
 
 
 
SIBi realiza seminário sobre bibliotecas e ensino à distância
Jornada sobre Educação para Excluídos, na Estação Ciência
Coral Boca em Cena se apresenta em São Carlos
Livro conta a história da ginástica olímpica

Destaque 
Estudo analisa novos métodos de detecção da salmonella
        Pesquisas com a Salmonella — um dos principais agentes causadores de toxiinfecções alimentares — em carcaças de frango já podem ser feitas por meio de metodologias mais eficientes e menos trabalhosas que as convencionais, atualmente utilizadas. Este é o resultado da pesquisa Métodos Microbiológicos Rápidos na Avaliação da Disseminação de Salmonella em um Abatedouro Industrial de Frangos, realizada pelo médico veterinário e professor da UNESP, José Paes de Almeida Nogueira Pinto, e apresentada como tese de doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
        Durante dois anos, o pesquisador avaliou três "kits" comerciais de detecção da bactéria: o Salmonella Screen Verify e o Reveal (fabricado por empresas norte-americanas), e o Salmonella Rapid Test (idealizado por uma empresa inglesa). Os três foram testados em comparação à metodologia convencional, utilizada internacionalmente. De acordo com Paes de Almeida, o "kit" inglês foi o que apresentou melhor desempenho. "O sistema mostrou excelentes resultados quanto à rapidez e à praticidade. O método pode, por exemplo, revelar em 48 horas que não há a presença da bactéria. No convencional, seriam necessárias, no mínimo, mais 24 horas para se chegar a essa conclusão", explica o pesquisador. Segundo ele, a metodologia inglesa já é reconhecida na França e em alguns países da Europa. "Em abatedouros de frangos o sistema mostrou-se satisfatório", ressalta.
        O consumo de alimentos infectados pela bactéria pode provocar quadros de gastroenterite (náuseas, vômitos, diarréia, febre e etc.) que podem durar, em média, de cinco a seis dias. "Em geral, após esse período as pessoas recuperam-se", diz Paes de Almeida. Para alguns grupos de risco, no entanto, constituído por crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas imunodeprimidas, ela pode originar um quadro mais grave, que pode levar à septicemia e à morte. A bactéria pode ser encontrada principalmente em alimentos de origem animal (frangos, carnes, ovos, leites, pescado), mas também tem sido detectada em legumes, verduras, temperos, frutas e etc. "É praticamente impossível erradicar a Salmonella. Ela encontra-se amplamente distribuída na natureza, podendo ser encontrada em muitas espécies animais, no solo, na água, e numa variedade muito grande de alimentos. O que se procura é reduzir sua incidência nos alimentos crus, para que as poucas células da bactéria, se presentes, possam ser destruídas pelos tratamentos térmicos posteriores a que esses alimentos serão submetidos", diz.
        Segundo o pesquisador a incidência de Salmonella vem aumentando nos últimos anos, particularmente em alimentos de origem animal, fato que tem preocupado os produtores, as indústrias de alimentos e os órgãos oficiais de fiscalização. "Nos abatedouros avícolas, particularmente, o controle dessa bactéria é de muita importância. As operações de abate, se não controladas, podem aumentar a sua disseminação entre as milhares de aves abatidas diariamente pelas indústrias". Quanto aos métodos de detecção de Salmonella, Paes de Almeida diz que há vários no mercado. "Os três que foram testados foram concebidos com princípios diferentes e o objetivo foi verificar até que ponto seriam confiáveis", conta. Para a pesquisa, os "kits" para detecção foram doados pelas empresas fabricantes e, segundo o pesquisador, os resultados da avaliação deverão funcionar como uma orientação aos abatedouros de frangos, como já aconteceu na região de Botucatu, em São Paulo, onde foram realizados os testes.
        Os resultados da pesquisa estão sendo apresentados no Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene dos Alimentos, que acontece até o dia 26 de novembro, em Águas de Lindóia, São Paulo.
        Mais informações: ( (014) 821-6024; E-mail: unespsoap@laser.com.br, com José Paes de Almeida Nogueira Pinto.

Cursos, Seminários e Palestras 

Educação para excluídos
        A Estação Ciência da USP, a Petrobrás e o Consulado dos EUA realizam, no dia 2 de dezembro, às 8h30, a Jornada de Aplicação de Novas Tecnologias em Projetos Socioeducativos.
        No encontro acontecem as palestras Espaço de Aprendizagem: colaboração como processo cultural e Aprendendo através de jogos: a criação teórica e a recreação local no UCLinks, com os professores norte-americanos Charles Underwood, Lora Taub e Mara Welsh, da Universidade da Califórnia, com tradução simultânea. Os três são idealizadores de um projeto educacional destinado a grupos de excluídos (negros, índios e latino-americanos) que utiliza a Internet por meio de um site, o UCLinks, para trabalhar com o ensino de novas tecnologias.
        Às 11h45, haverá abertura da exposição de trabalhos feitos pelas crianças do Projeto Clicar, trabalho que estimula o aprendizado por meio da informática, de crianças carentes entre 6 e 17 anos, e o lançamento do Calendário 1999 formado por desenhos dos participantes.
        Mais informações: ( (011) 263-7022 ou 262-7022, com Dirce ou Maria Cecília ; Home page: http://www.eciencia.usp.br.

Simpósio sobre hipertensão
        Dia 24 de novembro, às 19h30, o professor Décio Mion, chefe da Liga de Hipertensão Arterial do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, participará do simpósio sobre Prevenção e Tratamento da Hipertensão, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Mineira de Cardiologia e Sociedade de Hipertensão do Estado do Rio de Janeiro, que acontece no Hotel Sheraton Mofarrej.
        Mais informações: ( (011) 869-0019 e 8868-0020.

Curso de Extensão na Psicologia
        Dias 10 e 11 de dezembro, das 9 às 18 horas, o Instituto de Psicologia da USP promove o curso de extensão Trauma sexual infantil e risco para AIDS - entendendo as ligações para melhorar a prevenção do HIV/AIDS. O evento destina-se a profissionais de nível universitário que trabalham com sexualidade e AIDS. As inscrições, de R$ 50,00, devem ser realizadas de 24 a 26 de novembro.
        Mais informações: ( (011) 818-4361.

Bibliotecas e educação à distância
        A Comissão de Estudos, Qualidade e Produtividade do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP) realiza nos dias 26 e 27, das 8h30 às 17 horas, o Seminário de Bibliotecas Universitárias e Educação à Distância: perspectivas e reflexões, das 8h30 às 17 horas.
        O evento terá lugar no Auditório do Instituto de Biociências, à Rua do Matão, Trav. 14, 321, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 211-7448, ou 818-4197.
        Internet: http://www.usp..br/sibi. E-mail: dtsibi@org.usp.br.

Ciência & Tecnologia
        O Instituto de Física (IF) da USP realiza no próximo dia 3 de dezembro, às 16 horas o colóquio Ciência e Tecnologia no Brasil: investimentos e pessoal, com o professor Carlos Henrique Brito Cruz, diretor do Instituto de Física da Unicamp. O evento terá lugar no Auditório Abrahão de Moraes do IF.
        Mais informações: ( (011) 818-6902; e-mail: analucia@if.usp.br .

Seminário no IAG
        O Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP realiza no próximo dia 26, às 15h30 o seminário Hubble Deep Field-South, com o professor Robert Williams, do Space Telescope Science Institute.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 ramal 222 ou 233

Encontro científico em Bauru
        De 3 a 5 de dezembro, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRACF) da USP de Bauru promove o II Encontro Científico de Pós-Graduação. Com objetivo de estimular a formação científica dos alunos e promover a atualização dos conhecimentos, o encontro é destinado a graduados e graduandos da área de saúde. Haverá cursos internacionais com professor Ronald Strauss, da Universidade da Carolina do Norte de Chapel Hill, EUA, e com professor Willian Saad Hossne, presidente da Comissão Nacional de Ética em pesquisa
        Mais informações: ( (014) 235-8103 e 235-8418; e-mail: eventos@adaptanet.com.br.
 
 


Agenda Cultural 

Boca em Cena
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo da USP de São Carlos (PCASC) apresenta dia 2 de dezembro, à 12 horas, na Praça Central do Campus, o Coral Boca em Cena.
        Regido por José Ricardo Godoy Ocampos, o coro tem no repertório música erudita e popular: Trenzinho Caipira, Sonora Garoa, A Lua Girou e outras.
        Mais informações: ( tel/fax (016) 273-9106.

Final da Copa USP
        No próximo domingo (dia 29 ), às 14 horas, acontece no Estádio da USP do campus de Bauru a final da II Copa USP de Futebol Juvenil de 1998.
        Mais informações: ( (014) 235-8385.
 
 


Livros, Revistas e Publicações 

A evolução da ginástica olímpica
        A Phorte Editora acaba de lançar o livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica, de autoria do professor Nestor Soares Públio, do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP.
        Mais informações: ( (011) 818-3120 ou 818-2136.
 
 

Defesa de Teses 

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Contribuição ao estudo das empresas japonesas no Brasil: características gerais e análise de algumas práticas de gestão nos setores de manufatura de material de transporte e de equipamentos elétricos e eletrônicos. Dagoberto Helio Lorenzetti. Dia 2/12, 14 horas.
Mestrado
        Inflação e crescimento econômico no Brasil. Luis Raul Zapata Contreras. Dia 2/12, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        O acompanhante na instituição hospitalar: significado e percepções. Celia Hiromi Shiotsu. Dia 2/12, 9 horas.
        Parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva: análise das ocorrências iatrogênicas durante o atendimento. Sandra Cristine da Silva. Dia 3/12, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        Aspectos da dinâmica intrapsíquica e do desempenho cognitivo em crianças com fracasso escolar. Maria de Fátima Camargo Dias Ferreira. Dia 2/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Decisão por eqüidade nos juizados especiais civis. Hertha Helena Rollemberg Padilha Palermo. Dia 2/12, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb: 11.552) 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page