São Paulo, 14 de dezembro de 1998 n.358/98
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Como entender melhor as crianças problemáticas
Pesquisadores do Instituto de Psicologia desenvolvem projeto com atividades artísticas e culturais para auxiliar crianças agressivas e com dificuldade de relacionamento em uma creche de São Paulo.
 

Revista Estudos Avançados debate os 150 anos do Manifesto Comunista
 

Doutorando da USP recebe o Prêmio Cidadania Mundial
 


Destaque


Arte e cultura auxiliam crianças com problemas de comportamento
        Grupo de psicólogos, orientado pela professora Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, vem utilizando atividades artísticas e culturais no atendimento a crianças provenientes de lares de baixo nível socioeconômico e cultural, com problemas de comportamento, relacionamento e agressividade. O grupo está trabalhando numa creche na Cidade de São Paulo, cujos funcionários não sabiam como enfrentar as dificuldades com crianças e adolescentes.
        Inicialmente, as crianças e adolescentes são avaliados quanto ao nível de inteligência, por meio do Teste das Matrizes Progressivas de Raven, e quanto aos aspectos emocionais, com o Teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa — onde o avaliado desenha uma casa, uma árvore e uma figura humana. "O desenho é um reflexo da personalidade de seu autor e expressa aspectos objetivos e cognitivos da sua personalidade. Segundo a teoria de Di Leo, a casa representa o desenvolvimento do sujeito, a árvore o crescimento, e a figura humana a expressão da integração da personalidade do autor", diz Leila. Assim, através de discussões de questões ligadas aos desenhos como forma de expressão, pretende-se avaliar a personalidade da criança.
        A partir do estudo dos aspectos emocionais e de inteligência dos jovens, está sendo desenvolvido um trabalho de grupo objetivando criar um espaço de comunicação com essas crianças e adolescentes. Além disso pretende-se trabalhar as dificuldades de relacionamento entre elas e os profissionais da creche, utilizando técnicas de dinâmica de grupo, de expressão artística gráfica (desenho e pintura), musical, artística de forma geral (dramatização), com uso de história e outras técnicas.
        Para Leila, os resultados mostram que a miséria impede o desenvolvimento normal da inteligência. Em avaliações que apontaram baixa inteligência, os resultados seriam outros, caso as crianças tivessem sido criadas em outro ambiente. "Crianças que vivem num meio familiar ou institucional onde a comunicação com adultos é deficiente, carecem de um estímulo verbal. Assim, a criança pode passar a produzir frases coerentes e corretas, e a utilizar a linguagem não só como comunicação, mas também como instrumento de raciocínio.
        Apesar dos problemas de inteligência apontados, o baixo nível socio-econômico das famílias nem sempre se manifesta em prejuízo da criança. "Muitas vezes comprovamos que, no terreno da inteligência prática, as crianças que estão em vantagem são justamente as pobres, treinadas pela vida na solução de problemas. De modo geral, estas crianças adquirem valores e atitudes incompatíveis com os padrões da cultura dominante, o que irá desajustá-las na sociedade e em particular na escola. O que estamos propondo é um trabalho de grupos operativos, que visa uma modificação das suas atitudes", conclui Leila.
        Os resultados do projeto têm sido satisfatórios, comenta Leila. O relacionamento criança-criança e criança-funcionário vem melhorando ao longo do trabalho, apesar de encontrar maior resistência com adolescentes entre 12 e 14 anos. A coordenadora está disposta a informar outras creches que estejam interessadas em conhecer o projeto e seus resultados.
        Mais informações: ( (011) 818-4173 ou 5561-0671.


Cursos, Seminários e Palestras

Simpósio no IB
        O Instituto de Biociências (IB) da USP promove no próximo dia 17, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, o Mini-Simpósio Evolução e Filogenias Moleculares, cujo responsável é o professor Sérgio Russo Matioli, do IB.
        A inscrição pode ser feita pelo site http://www.ib.usp.br./evolução/mini98. Não há cobrança de taxas, mas só cientistas ou estudantes poderão participar do evento que terá lugar no Anfiteatro Acadêmico, no Prédio da Administração do Instituto, Rua do Matão, Trav.14, 321, Cidade Universitária, São Paulo.
        Mais informações: pelo site http://www.ib.usp.br./evolução/mini98.


Livros, Revistas e Publicações

Os 150 anos do Manifesto Comunista
        No próximo dia 17, às 10 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece o lançamento do no 34 da revista Estudos Avançados, que traz um debate sobre o Dossiê 150 anos do Manifesto Comunista, com o historiador Jacob Gorender, o jurista e filósofo Roberto Mangabeira Unger, o jurista Fábio Comparato e o físico Alberto Luiz da Rocha Barros.
        A revista tem como destaque uma nova tradução — direto do alemão — do Manifesto, feita por Marcos Mazari, acompanhada de texto de Leandro Konder sobre a chegada do panfleto ao Brasil. Além disso, conta com as seções Economia, Nuestra América e Arte e Literatura, com um texto de Bertold Brecht.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 e 818-4442; E-mail: estavan@edu.usp.br.


Quadro de Avisos

Doutorando da USP recebe prêmio de Cidadania Mundial
        Roberto da Silva, doutorando em Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP e autor do livro Os filhos do governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas, receberá, na próxima terça-feira (15), o Prêmio Cidadania Mundial. O livro, publicado pela Editora Ática, é o resultado de sua dissertação de mestrado na FE
        O Prêmio Cidadania Mundial é oferecido pela Comunidade Bahá'í do Brasil, para homenagear aqueles que promovem a Unidade do Gênero Humano, com realizações nas áreas de defesa e educação para os direitos humanos fundamentais, proteção ao meio-ambiente, promoção dos direitos da mulher, e todos aqueles que lutam pela prosperidade da humanidade. Esta é a quarta edição do prêmio, que teve como enfoque o tema Uma Educação para a Cidadania e Paz. A premiação terá lugar no Ministério da Justiça, às 20 horas.
        Mais informações: ( (013) 284-3530 ou e-mail kalil@lbm.com.br com o pesquisador

Processo seletivo para docentes
        Estão abertas até 5 de janeiro de 1999 as inscrições ao processo seletivo para docentes nos cursos da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP do campus da capital e de Ribeirão Preto.
        O processo é dirigido a docentes da categoria professor doutor em RDIDP, da área de Direito Comercial e da categoria assistente, em RTP, na área de Direito do Trabalho.
        Mais informações: (011) 239-2744.
 
 


Defesa de Teses

Instituto de Geociências
Mestrado
        O registro sedimentar clássico aos sistemas de cavernas Lapa Doce e Torrinha, Município de Iraquara, Chapada Diamantina. Fernando Verassani Laureano. Dia 21/12, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3958

Instituto de Biociências
Doutorado
        Ipomoea L.(Convolvulaceae) no Sudeste do Brasil. Rosângela Simão Bianchini. Dia 21/12, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7517

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Produção e avaliação biológica de três fragmentos polipeptídicos da subunidade 1 do receptor de interferon alfa. Sun-Ok Yoon. Dia 22/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3621
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
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