São Paulo, 16 de dezembro de 1998 n.359/98
 
Obesidade na pré-menopausa: exercícios ou dieta? 
Pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte desenvolveram um programa para estudar qual a melhor forma de tratar a obesidade em mulheres na pré-menopausa, entre 20 e 40 anos. São diferentes tipos de programa que associam ou não exercícios físicos e dieta.
 
Convênio da USP procura famílias brasileiras para hospedar estudantes norte-americanos
 
 
O Agribussiness e as Exigências do Mercado Globalizado é tema de curso na FMVZ
 
 
FSP lança livro sobre representações sociais
 

Destaque 
USP pesquisa tratamento da obesidade em mulheres na pré-menopausa
        O Laboratório de Nutrição Aplicada à Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, coordenado pelo professor Antonio Herbert Lancha Júnior, criou um programa para redução da obesidade, que consiste em um projeto de pesquisa para avaliar os efeitos de diferentes tipos de tratamento aplicados em mulheres obesas com idade pré-menopausa — de 20 a 40 anos.
        O objetivo foi avaliar a composição corporal das mulheres antes e após o tratamento, que foi constituído por cinco programas diferentes. Um era formado apenas por exercícios aeróbicos. No segundo, estes exercícios eram associados a uma dieta de 1500 calorias/dia. O terceiro era composto por exercício aeróbico e ginástica localizada. No quarto, os mesmos exercícios se associavam à dieta. E o quinto utilizava apenas dieta, sem exercícios.
        O primeiro passo foi avaliar o perfil comportamental das mulheres que se apresentaram como voluntárias para a pesquisa, com índice de massa corporal igual ou superior a 30 (kg/m²), que é o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde para determinar a obesidade
        Segundo o resultado da pesquisa, mais da metade das mulheres apresentaram obesidade após os 19 anos e mantinham hábitos como mastigar mal os alimentos, comer rapidamente, alimentar-se entre as refeições e comer diante da televisão. Além da ingestão excessiva de calorias e lipídios, fatores psicológicos também contribuíram para causar a obesidade: 77% das mulheres comiam por ansiedade e 45% por irritação.
        A grande maioria, apesar de gostar de exercício físico, era sedentária, o que levou a uma diminuição da tolerância ao esforço físico muito superior à média das pessoas com a mesma idade. Também já haviam se submetido à dietas ou tratamentos usando medicamentos emagrecedores, com posterior recuperação do peso.
        De acordo com Lancha Jr., esses dados indicam que a principal causa da obesidade é a vida sedentária, seguida de fatores psicológicos e hábitos alimentares inadequados. "Esses resultados sustentam a hipótese de que o ganho de peso está mais relacionado às mudanças do estilo de vida do que aos fatores genéticos".
        Segundo ele, dietas muito hipocalóricas (até 800 calorias/dia) promovem perda de peso rápido, mas estão associadas a uma perda da massa muscular, inclusive do coração, que pode ser fatal. "Incorporar exercícios para a redução de obesidade pode minimizar esses efeitos, mas ainda não está claro qual o tipo de exercício mais indicado para intensificar a perda de gordura e diminuir a perda ou mesmo manter a massa muscular
        Os exercícios físicos do programa eram compostos de três sessões semanais de atividades por 40 minutos cada. Durante as 8 semanas do programa, as voluntárias que fizeram dieta tiveram consultas semanais de orientação nutricional.
        Os resultados foram divididos entre as mulheres que aumentaram ou diminuíram o peso absoluto de gordura, massa muscular ou massa magra. Verificou-se que no caso dos exercícios aeróbicos associados à dieta, mais de 80% das mulheres obtiveram redução da gordura, com aumento da massa muscular. Portanto, "o exercício aeróbico combinado com a dieta foi o que proporcionou maior diminuição de gordura entre todos os grupos", afirma o pesquisador.
        As inscrições de novas voluntárias estarão abertas entre 04/01 a 04/02/99. Nessa próxima etapa, poderão se inscrever mulheres com índice de massa corporal entre 20 e 25 (não obesas) e acima de 30 (obesas). As interessadas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cursos Comunitários da EEFE através do telefone 818-3182.
        Mais informações: ( (011) 818-2148 no Laboratório de Nutrição.

USP e Council procuram famílias para hospedar estudantes norte-americanos
        O Convênio entre o Council on International Education Exchange e a Universidade de São Paulo está recrutando famílias para acolher um grupo de estudantes norte-americanos que chega ao País no próximo dia 15 de janeiro. Neste Convênio, a USP recebe, por meio do escritório do Council, universitários estrangeiros para cursos de cinco semanas, um semestre ou até um ano.
        Durante as primeiras cinco semanas, os estudantes ficam hospedados em residências de brasileiros recrutados pelo escritório do Council na USP. Esta hospedagem deverá oferecer um quarto próprio, café da manhã e uma refeição (geralmente o jantar), e servir como uma fase de adaptação. Por este período o Council pagará a quantia equivalente a US$600,00. Após este período inicial, o estudante poderá optar por continuar morando com o hospedeiro ou não. Caso resolva continuar na casa, deve negociar com o seu hospedeiro o pagamento e os serviços oferecidos pelo período após as cinco semanas iniciais (o período inicial de hospedagem vai de 17 de janeiro a 21 de fevereiro de 1999).
        Este ano, o Council está atuando junto com a Comissão de Cooperação Internacional, CCInt, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, para receber e auxiliar este grupo de alunos norte-americanos que vem ao Brasil em janeiro. A CCInt-FEA, porém, também tem programas para estudantes estrangeiros, procurando famílias interessadas em hospedá-los que aluguem quartos por períodos que variam de quatro semanas a um ano.
        Mais informações: com a CCInt-FEA, pelo tel. ( (011) 818-6075; ou e-mail ccintfea@edu.usp.br. Com o Council, (011) 867-0790, com Ana Luiza ou Vinícius, ou 887-3450, com Sandra, das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 16h30.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

O mercado globalizado do agribusiness
        Já estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação "Latu-sensu" O Agribussiness e as Exigências do Mercado Globalizado, promovido pelo Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.
        As inscrições podem ser feitas até janeiro de 1999 na secretaria do Departamento, que fica na Av. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-7650, 818-7920 ou e-mail: vhbarnab@usp.br.
 
 

Agenda Cultural 

Quarteto de Violões apresenta-se no MAC
        O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, promove, dia 16 de dezembro, a partir das 17h30, o último evento de 1998, dentro do projeto Fim de tarde no MAC, com a apresentação do Quarteto de Violões do Departamento de Música da ECA. Formado em março deste ano pelos violonistas André Simão, João Francisco Botosso, Luiz Roberto Botosso e Vladimir Melander, o Quarteto de Violões é orientado pelo professor Edelton Gloeden.
        Em novembro o quarteto venceu o IX Concurso Nacional de Violão Souza Lima - SP, na categoria Música de Câmara. No concerto que será apresentado no MAC, os músicos interpretarão obras de John Dowland, M. Praetorius, Heitor Villa-Lobos, Egberto Gismonti e Leo Brouwer. A entrada é franca.
        O MAC localiza-se na Rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária.
 
 


Livros, Revistas e Publicações 

Representações Sociais no Brasil
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acaba de lançar o livro Estudos Interdisciplinares da Representação Social, de autoria de Antonia Silva Paredes Moreira e Denise Cristina de Oliveira, professoras do Departamento de Nutrição.
        Destinado a pesquisadores e estudantes da psicologia social e demais ciências humanas e sociais, principalmente na área da saúde e educação, o livro é produto das reflexões iniciadas por um conjunto de estudiosos engajados no processo de difusão da teoria das Representações Sociais no Brasil e preocupados com a interdisciplinaridade.
        Mais informações: ( (011) 3066-7701, com Denise.

Novo livro estuda os governos de Vargas e Perón
        Dia 16 de dezembro, a partir das 18 horas, acontece lançamento do livro Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo, da professora Maria Helena Capelato, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        O livro faz uma análise comparada da propaganda política que marcou os governos de Getúlio Vargas e de Juan Domingos Perón, demonstrando que os dois regimes intercambiaram experiências internacionais, especialmente o nazi-fascismo, com o propósito de encontrar novas formas de controle social. O evento ocorre na livraria Cortez, localizada na rua Bartira, 317, Perdizes.
 
 


Quadro de Avisos 

Presidente da Academia Brasileira de Letras vai à ECA
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe, no próximo dia 21, a partir das 14 horas, Arnaldo Nisckier, o presidente da Academia Brasileira de Letras.
        Nisckier vai à ECA para participar da defesa da tese de doutorado Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula, da estudante Liana Gottlieb.
        Mais informações: ( (011) 818-4342.

Pós-Graduação da FSP na Internet
        A partir deste semestre, as matrículas dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP poderão ser feitas via internet pelo endereço www.fsp.usp.br.
        Trata-se de uma iniciativa da FSP para facilitar o trabalho dos alunos e funcionários, além de democratizar o acesso ao serviço.
        Mais informações: ( (011) 3066-7742 com a Assessora Acadêmica, Irene Vitenti.
 
 


Defesa de teses 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Efeitos de tempos de ação e níveis de lasalocida sódica sobre a degradabilidade de alimentos no rúmen, em bovinos. Kleber da Cunha Peixoto Júnior. Dia 17/12, 14 horas.
        Mais informações:( (011) 818-7667.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page