São Paulo, 21 de dezembro de 1998 n.361/98
Arquivo
 
Como vencer a timidez e iniciar relacionamento amoroso 
Gagueira, coração disparado, medo e tremedeira são alguns dos sintomas que impedem a pessoa tímida de iniciar um relacionamento amoroso. O Centro de Estudos da Timidez e do Amor, do Instituto de Psicologia da USP, ajuda quem quer encontrar namorado e até mesmo se casar.
O livro Memória e Glória do HC – 1938/1998 conta a história do HC
 
Seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduaçãono ICB
A Revista Saúde e Sociedade da FSP chega ao seu sétimo volume
 

Destaque 
Pessoas tímidas aprendem como iniciar um relacionamento amoroso em Centro de Estudos na USP
        De acordo com o professor Ailton Amélio da Silva, coordenador do Centro de Estudos da Timidez e do Amor, do Instituto de Psicologia da USP, cerca de 50% das pessoas são tímidas e vítimas de sintomas como gagueira, coração disparado, aumento da pressão sangüínea, tremedeira, vergonha, medo de ser rejeitado, que acabam atrapalhando o início de uma relação amorosa. "Um dos maiores problemas do relacionamento amoroso é a timidez", diz. O Centro tem procurado ajudar pessoas tímidas a encontrar namorados ou até mesmo se casar.
        Para o coordenador, a timidez impede que a pessoa fique ousada, use caminhos e sinais para demonstrar seu desejo e interesse pelo outro. O tímido constrói uma tragédia em torno de pequenas tentativas de iniciar um namoro, tem medo de se expor. "Na pessoa tímida a tensão chega a tal ponto que ela deixa de agir, empobrece o comportamento e acaba ficando sozinha", comenta.
        O primeiro passo no tratamento da timidez é diminuir o medo de ser rejeitado e a preocupação do que o outro vai dizer ou pensar a seu respeito, caso tome alguma iniciativa. Quando o tímido já tem consciência de que pode agir, há o início do estudo e o treino da paquera. Eles aprendem, ajudados pelos psicólogos, como demonstrar os sinais amorosos para o parceiro. "Deve-se diminuir os seus fantasmas para que possam treinar e aprender a paquerar, mas de uma maneira protegida, para que não levem um fora. Assim, a paquera só vai avançar se a pessoa pretendida está correspondendo. E tudo isso é acompa-nhado pelos psicólogos", diz o professor.
        Um exemplo citado pelo pesquisador é de que para demonstrar interesse por alguém é preciso arrumar a postura, orientar o corpo em direção ao outro, aproximar a cabeça e começar a olhar. "Todos estes são sinais amorosos", define. Ele admite que os resultados têm sido bons. Pessoas que nunca conse-guiram, passaram a namorar. E outras que há três anos não se interessavam por ninguém passaram a se interessar.
        O professor acredita que o Ser Humano foi feito para se casar, não necessariamente no sentido legal, mas pelo simples fato de se ter alguém para conversar, morar junto, dividir os acontecimentos importantes da vida. "O relacionamento afetivo é necessário. No geral, se a pessoa não tem uma relação amorosa, sua vida acaba ficando muito pesada. Cerca de 92% das pessoas do mundo inteiro se casam pelo menos uma vez e quem não se casa, com exceções, começa a se comparar, a sentir solidão. Além disso, a sociedade impõe uma série de rótulos às pessoas solteiras. Temos mecanismos que se realizam junto com outra pessoa, alguém para confiar", diz Amélio da Silva.
        O serviço prestado pelo Centro de Estudos é gratuito e as inscrições são permanentes, sendo a finalidade do atendimento o estudo acadêmico.
        Mais informações: ( (011) 818-4176, ramal 217.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Pós-Graduação em Farmacologia
        Estarão abertas, de 28 de dezembro de 1998 a 22 de janeiro de 1999, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, nos níveis de Mestrado e Doutorado.
        As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Programa, Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, 2º andar, Sala 219-A, Edifício Biomédicas III, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-7322.
 
 
 

Livros, Revistas e Publicações 

Mais um número da Revista Saúde e Sociedade
        A Revista Saúde e Sociedade chega agora em dezembro ao seu sétimo volume. Fruto da união entre a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Associação Paulista de Saúde Pública, ela tem como objetivo contemplar a diversidade de enfoques metodológicos e de análise das questões mais relevantes e atuais da Saúde Pública/ Coletiva, explorando sua natureza multidisciplinar para construir um espaço editorial que estimule a pluralidade como uma forma de construção do conhecimento e sobretudo resgatando o papel das Ciências Humanas na área da Saúde.
        Desde que surgiu, em 1992, a Revista já abordou temas como crise do setor saúde, seguridade social, reforma sanitária, exclusão social e saúde, bioética, e aborto.
        A Revista pode ser adquirida na FSP/USP (Espaço Editorial, sala S28, Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo). Ou pelo telefone (011) 853-5411.
        Mais informações: ( (011) 853-5411.

Livro relembra memórias do HC
        Será lançado hoje (21), às 11 horas, o livro Memória e Glória do HC – 1938/1998, que conta a história do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
        O livro, escrito pelas funcionárias aposentadas Magda Nieri e Lázara Telles, traz relatos de 3.000 funcionários, que relembram acontecimentos e fatos inusitados da convivência diária na instituição. É uma homenagem e um resgate de um lado importante da memória do maior complexo hospitalar da América Latina.
        O lançamento acontece no Hall do Prédio da Administração, 3o andar, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 – Cerqueira César.
        Mais informações: ( (011) 3069-7073.
 
 
 

Quadro de Avisos 

TVUSP recebe congratulações
        A TVUSP recebeu cartas de congratulações pela produção do programa Deficientes – Inclusão Social de instituições ligadas a portadores de deficiências. Para a coordenadora da Rede de Informações Integradas sobre Deficiências (REINTEGRA), Marta Gil, "o programa apresentou um leque abrangente da problemática, sendo que a área da Deficiência se ressente da falta de material como este."
 
 
 


Defesa de teses 

Instituto Astronômico e Geofísico
Doutorado
        Controle de larga e mesoescala na precipitação amazônica no ABLE2-b. Isimar de Azevedo Santos. Dia 22/12, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 r. 226.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page