São Paulo, 12 de março de 1999 n.380/99
Arquivo
 
Mais qualidade de vida e segurança na USP 
Em fevereiro de 2000, o sistema de segurança da Cidade Universitária, na Capital, estará totalmente renovado e aperfeiçoado, com base em políticas sociais de integração. É o que prevê o recém criado Programa de Segurança e Qualidade de Vida no Campus.
 
Programa de parcerias do HC triplica o atendimento em outros hospitais
 
No IEA, conferência sobre a política externa e o Mercosul-Nafta
 
Parceria entre Universidade e Indústria é tema de seminário que o British Council realiza na USP
 

Destaque 
Programa vai reabilitar a qualidade de vida na Cidade Universitária
        A USP acaba de estabelecer o Programa de Segurança e Qualidade de Vida no Campus com o objetivo aperfeiçoar os sistemas de segurança no campus da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na Capital. Para tanto, a Reitoria criou, por meio de uma portaria, o Conselho de Qualidade de Vida e Segurança da Cidade Universitária, que definirá as metas que deverão estar orientadas por políticas sociais de integração e de valorização da pessoa humana. Em um ano deverão ser corrigidas as falhas e haverá o conseqüente aperfeiçoamento do sistema de segurança do campus.
        Segundo estatísticas da Guarda Universitária, entre os anos de 1997 e 1998, houve o crescimento de ocorrências como furtos de veículos, roubos, roubos a bancos e vandalismo. De acordo com o Programa, muitos fatores podem ter influenciado no aumento das ocorrências, a maioria sem relação direta com a Universidade. Na cidade de São Paulo, o número de crimes contra a pessoa ou contra o patrimônio tem crescido significativamente nos últimos 15 anos. Na Cidade Universitária, os registros da Guarda Universitária mostram que a criminalidade no campus voltou a crescer no último ano, embora numa escala menor que no resto da cidade. Assim, na tentativa de reverter esse quadro, considerou-se necessário que a Universidade resolva dois problemas distintos, embora estreitamente relacionados: garantir de fato a segurança da comunidade USP e mostrar resultados palpáveis à comunidade.
        O atual sistema de segurança do campus da Capital é formado pela Guarda Universitária, composta de 51 pessoas e que atua com patrulhas motorizadas; a segurança privada, com cerca de 341 pessoas de várias empresas diferentes que trabalham em bolsões; os vigias e porteiros (cerca de 560) que atuam geralmente no interior das unidades; e a Polícia Militar que possui um destacamento com 15 homens sediado na Prefeitura da Cidade Universitária. A proposta do Conselho é criar um sistema de integração das atividades tendo a Guarda Universitária como núcleo.
        Como medidas especiais, a "curtíssimo prazo", o Conselho decidiu, entre outras, a instalação de câmeras de vídeo em locais estratégicos e de um Centro de Planejamento e Controle (CPC) onde, em uma só sala, situada na sede da Guarda, seja possível monitorar 24 horas a situação do campus, a criação de um sistema de comunicação direta com todas as portarias, e controlar, efetivamente, as entradas e saídas do campus, com guardas, e não segurança privada.
        De acordo com o cronograma do Conselho, em três meses deverá ocorrer a instalação inicial do CPC. Em seguida, a informação à comunidade, treinamento de guardas e vigias, que serão dotados de uniforme e identificação, e a operação do sistema de comunicação. Num prazo de seis meses, deverá ser firmado convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o remanejamento e treinamento de mais guardas, instalação de novos bolsões e o início da integração. Em nove meses acontece a automatização dos bolsões, a instalação de módulos operacionais e a integração total do sistema. A previsão é de que até fevereiro de 2000 (um ano), todas as falhas sejam corrigidas, seguidas dos aperfeiçoamentos necessários.
        Mais informações: ( (011) 818-3404, no Gabinete do Vice-Reitor.
Parcerias levam médicos do HC a outros hospitais e triplicam atendimento
        Através de parcerias, iniciadas há cerca de um ano, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) está levando médicos residentes para o Hospital Regional de Osasco e para o Posto de Saúde de Pinheiros. O objetivo é desenvolver o trabalho de assistência à comunidade local e proporcionar ao residente o contato com a real prevalência e incidência de doenças. Com essa iniciativa, os casos considerados secundários, que antes eram encaminhados ao HC, passam a ser tratados no próprio local de origem.
        O HC destinou ao Hospital Regional de Osasco uma equipe formada por 72 médicos residentes, 8 assistentes e 1 supervisor, o que possibilitou triplicar o atendimento ambulatorial, passando de 500 para 1600 por mês, e o número de cirurgias eletivas (aquelas que não são de urgência, como cirurgias básicas de hérnias, pequenos tumores, varizes, tiróides) passou de 10 para 240 por mês. Segundo o professor Aldo Junqueira, chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador desse trabalho, além de beneficiar uma região com mais de 1,6 milhão de habitantes, o projeto está aproximando médico e paciente, possibilitando um contato direto com a realidade da nossa população.
        Já no Posto de Saúde de Pinheiros, desde fevereiro de 1998, cerca de 40 médicos residentes e 3 preceptores prestam assistência a 400 crianças por mês, atendendo patologias de referências secundárias como infecções recorrentes ou crônicas, cefaléias recorrentes, alergias respiratórias, bronquites e outras. Esta parceria inclui também investimento por parte do HC e da Secretaria de Estado da Saúde, que providenciaram a contratação de 21 novos funcionários, reforma e ampliação dos consultórios, além de fornecimento de material de consumo e convênio para realização de exames laboratoriais no HC.
        Mais informações: ( (011) 3069-6694 ou 3069-7053.
USP lança o PROISI
        No próximo dia 18, às 10 horas, no Salão Nobre da Reitoria da USP, haverá o lançamento do Programa de Integração de Sistemas de Informação – PROISI, criado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (Poli).
        Na oportunidade, além de anunciadas adesões de entidades e empresas ao PROISI, será também lançado o Programa LatinChip, desenvolvido a partir de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o patrocínio da MOTOROLA. O lançamento do LatinChip representa o início de uma nova era na indústria latino-americana de semicondutores.
        Mais informações: ( (011) 818-5420 ou 818-4302.

Cursos, Seminários e Palestras 

Seminário debate parceria entre Universidade e Indústria
        O British Council, em parceria com a Universidade de São Paulo, realizará na próxima quinta-feira, às 14 horas, o seminário INVESTINDO NA INOVAÇÃO: Universidade e Indústria Trabalhando em Parceria. A exposição central será feita por Sir Alec Broers, Reitor da Universidade de Cambridge, Inglaterra.
        A participação é gratuita, mas será necessário confirmar presença pelos telefones (011) 3039-0516 ou 3039-0517, com Rozanne ou Sandra.
        Mais informações: ( (011) 3039-0500, no British Council.

Direitos Humanos no Brasil
        O grupo Efetivação dos Direitos Humanos do Brasil, criado pelo Centro de Estudos e Pesquisa dos Direitos Humanos XI de Agosto, realiza ,de 22 de março a 14 de junho, um curso sobre Direitos Humanos com aulas semanais às segundas-feiras, das 19 às 21 horas. De 24 de março a 16 de junho, sempre às quartas-feiras, no mesmo horário, haverá seminários.
        Os alunos serão monitorados por pós-graduandos, tendo como objetivo o maior estímulo à pesquisa aplicada na área de Direitos Humanos pela produção de artigos científicos e projetos de pesquisa.
        Mais informações: ( (011) 3104-9693, 3111-4082 e 3111-4083.

Comercialização de Tecnologia e Gestão da Propriedade Intelectual
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) da USP, em conjunto com o Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI), realiza, na próxima quarta-feira, dia 17, o seminário Comercialização de Tecnologia e Gestão da Produtividade Intelectual em Instituições Acadêmicas: A Experiência da YISSUM (Israel).
        O objetivo deste seminário é a discussão e troca de experiências sobre o tema que vem merecendo crescente interesse das universidade brasileiras, principalmente após a edição da nova lei de Propriedade Intelectual.
        O seminário acontece, das 9h30 às 17 horas, no edifício da Antiga Reitoria, sala 132, 1° andar, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas por fax (011 211-0922) ou e-mail (gadi@edu.usp.br).
        Mais informações: ( (011) 818-4474

Conferência no IEA
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove dia 17 de março, a partir das 10 horas, a conferência A política externa brasileira no auge da Primeira República: uma referência para a opção Mercosul-Nafta, com Clodoaldo Bueno. O IEA fica na Travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 e 818-4442; Homepage: www.usp.br/iea, ou pelo e-mail iea@edu.usp.br

Palestra na FAU
        O professor José Eduardo de Assis Lefévre profere hoje, às 14 horas, junto a técnicos da EMURB/SP, a palestra As transformações recentes da Av. Brigadeiro Faria Lima – São Paulo.
        O evento acontece na sala 809 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e é aberto ao público. A FAU fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 813-2511.

Antropologia do Imaginário
        A Faculdade de Educação (FEUSP) da USP promove no próximo dia 18 a partir das 14 horas, o seminário Antropologia do Imaginário em Gilbert Durand, com o professor Marcos Ferreira Santos.
        O evento faz parte do IV Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura e Imaginário, e acontece na sala 141, Ala C, Bloco B da Faculdade, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 815-0232, ou pelo e-mail cila@usp.br .
 
 


Agenda Cultural 

Arquitetura escolar em exposição na FAU
        De 16 a 30 de março, no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, acontece a exposição Arquitetura Escolar Paulista: Restauro. A mostra é aberta ao público das 8 às 18 horas.
        Mais informações: ( (011) 813-2511, ou pelo e-mail eventfau@edu.usp.br .


Defesa de Teses

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Caracterização de Cepas de Rhodococcus equi isoladas de casos clínicos de infecção nas espécies eqüina e humana. Estudo de componentes antigênicos, marcadores de virulência e fonte de infecção para espécie humana. Adele Caterino de Araújo. Dia 19/3, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        As tramas da herança: da reprodução camponesa às atualizações dos sentidos da transmissão da terra. Renata Medeiros Paoliello. Dia 19/3, 14 horas.
Mestrado
        Cogitativa e a disposição do sensível ao intelecto em Santo Tomás de Aquino. Andrey Ivanov. Dia 12/3, 14 horas.
        Transporte e cidadania na cidade de São Paulo - inserção e exclusão no espaço urbano. Flávia Ulian Mendes. Dia 19/3, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Instituto de Biociências
Mestrado
        Propriedades farmacológicas do extrato da alga liagora farinosa (rhodophyta, nemaliales). Patrícia Mendonça. Dia 19/3, 14 horas.
        Galha foliar em tibouchina pulchra (cham.) cogn. (melastomataceae); morfo-anatomia e ontogenia. Claudia Vecchi. Dia 19/3, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
 
home 
page