São Paulo, 17 de março de 1999 n.382/99
Arquivo
 
O que falar quando o assunto é a morte? 
No Instituto de Psicologia, um curso vai instrumentalizar profissionais da Saúde e da Educação para que saibam como abordar o tema junto a pessoas que vivenciaram de perto o fenômeno. Ao final, eles estarão preparados para ouvir, refletir e dialogar abertamente sobre a morte.
USP, Unicamp e Motorola assinam convênio para a implementação do LATINCHIP
 
Encontro na FFLCH reunirá pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha
 
IEA de São Carlos promove conferência sobre Agrobusiness
 

Destaques 
Morte é tema de curso de atualização no Instituto de Psicologia
        Apesar de banalizada com a crescente violência, a morte ainda é um tema que pode ser considerado tabu, principalmente quando deve ser abordada com pessoas que vivenciaram de perto o fenômeno. "Uma criança que perde um ente querido certamente levará o problema para seus colegas e professores em sua sala de aula. E nem sempre os profissionais da educação sabem como lidar com o assunto", exemplifica a professora Maria Júlia Kovács, do Depar-tamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, do Instituto de Psicologia da USP, e uma das coordenadoras do curso de atualização Profissionais de Saúde e Educação: A Morte na Prática do Seu Cotidiano, que acontecerá de 31 de março a 26 de maio no Instituto.
        Segundo a psicóloga Nancy Vaiciunas, que também coordena o curso, o programa é aberto a profissionais da Saúde e da Educação possuindo características multidisciplinares. "O principal objetivo é que os profissionais saiam do curso devidamente instrumentalizados para falar sobre a morte, orientar, refletir, ouvir e dialogar abertamen-te", diz. Ela relata como exemplo o tratamento que é dado a situações de morte na maioria dos hospitais. "Quando um paciente morre, não há qualquer tipo de comunicação a seu colega de quarto sobre o ocorrido. A vaga é ocupada por outro, o que cria uma certa expectativa para o paciente que permanece no aposento. Não se trata de uma regra ou norma geral nos hospitais. É um procedimento que chega a ser rotineiro", conta. Para Nancy, no entanto, o ideal é que o paciente seja devidamente informado e esclarecido por um profissional preparado para abordar o tema. "Ele será capaz de captar sentimentos, refletir e dialogar sobre a morte sem cair no lugar comum", garante.
        Esta é a primeira versão do curso, mas a intenção das coordenadoras é que ele aconteça semestralmente. E o projeto poderá também ser estendido a outras categorias de profissionais que convivem com a morte quase que cotidianamente, como os que atuam na área de segurança pública. Para Maria Júlia, o programa pode ser adequado a estes setores. "Temos possibilidade de estender o atendimento. Caso algum grupo venha a se interessar, podemos elaborar um projeto e adequar melhor nosso laboratório", explica. As inscrições para o curso devem ser feitas até o próximo dia 26 de março, no Instituto de Psicolologia, que fica na Av. Professor Mello Moraes, 1721, Bloco A, salas 186 e 194, na Cidade Universitária. A taxa é de R$ 120,00, em duas parcelas de R$ 60,00.
        Mais informações:( (011) 818-4355, com Maria Júlia Kovács ou Nancy Vaiciunas; E-mail: mjkoarag@usp.br
USP, Unicamp e Motorola se unem para a implantação do LATINCHIP
        A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Motorola deverão se unir em convênio para a implementação do LATINCHIP, uma iniciativa na área de tecnologia da informação, que visa a coo-peração entre universidades e empresas para o desenvolvimento de circuitos integrados na América Latina. O LATINCHIP é parte do Programa de Integração de Sistemas de Informação (PROISI), do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, que será lançado nesta quinta-feira (18), às 10 horas na Sala do Conselho Universitário, na Reitoria da Cidade Universitária.
        Com o LATINCHIP será também implementada a Facilidade Inter-Universitária de Microeletrônica (FIME) no campus da USP, que terá recursos que permitirão o projeto e a fabricação de circuitos integrados CMOS. Essa facilidade irá operar inicialmente com tecnologia de 0,8 m m (micrômetros), permitindo a fabricação de circuitos integrados com pelo menos um milhão de transistores. Em cinco anos, pretende-se migrar, sucessivamente, para tecnologias ainda mais avançadas como a de 0,5 m m e 0,35 m m. Assim, o LATINCHIP disponibilizará uma infra-estrutura com os mais avançados recursos tecnológicos de microeletrônica e de nanofabricação, ao nível universitário internacional.
        Os principais objetivos do LATINCHIP são: a formação de recursos humanos nas áreas de sistemas de informação, com ênfase em projeto e fabricação de circuitos integrados; prototipagem rápida de circuitos integrados projetados e/ou para entidades e empresas; pesquisa e desenvolvimento de processos avançados de microeletrônica e de circuitos integrados. Assim, o Programa possibilitará às indústrias e instituições acadêmicas latino americanas a obtenção de circuitos integrados dedicados projetados por elas mesmas, ou em cooperação com o centro de projetos da facilidade, visando a prototipagem, validação, integração de sistemas e etc. Também serão oferecidos cursos especiais para capacitação de recursos humanos a nível industrial e acadêmico.
        Na cerimônia de assinatura do acordo estarão presentes, entre outros, os reitores Jacques Marcovitch e Hermano M. F. Tavares, da USP e Unicamp, respectivamente, e representantes da Motorola Industrial Ltda.
        Mais informações: ( (011) 818-5254 e 818-5589, com o professor João Antonio Zuffo; E-mail: jazuffo@lsi.usp.br
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Encontro reúne pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha
        Estão abertas até o próximo dia 20 as inscrições para o Encontro Internacional Nóbrega e Anchieta: Do Colégio das Artes ao Abraço no Brasil, evento que será realizado pela Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, e pelo Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com o apoio do Instituto de Estudos Clássicos e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, da Casa de Portugal e do Instituto Camões, entre outros.
        O Encontro, que visa promover pesquisas e discussões sobre o papel de Nóbrega e de Anchieta na formação cultural brasileira, reunirá pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha. O evento acontece de 6 a 8 de abril na FFLCH, e tem no programa temas como Antropologia Indígena, Direitos Humanos, Identidade e Cultura Brasileira, Arte e Literatura. Todos os inscritos receberão certificado de participação.
        Mais informações: ( (011) 818-3751.

Agrobusiness é tema de conferência no IEA de São Carlos
        Mudanças estruturais e tendências do Agrobusiness Brasileiro é a conferência que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove no próximo dia 29, às 20 horas, no Auditório da Embrapa, na Rua 15 de Novembro, 1452, em São Carlos, São Paulo.
        A iniciativa é do IEA de São Carlos.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 e 818-4442
        Internet: homepage: www.usp.br/iea, ou pelo e-mail iea@edu.usp.br

Futuro eletrônico
        O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Universidade de São Paulo promove, dia 25 de março, das 15 às 16 horas, a palestra A Biblioteca Histórica e o Futuro Eletrônico, com o presidente da Biblioteca do Congresso de Washington, D.C., James H. Billington.
        A palestra acontecerá no Auditório FEA-5, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e terá tradução simultânea. A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.
        Os interessados devem confirmar presença até o dia 19 de março. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 818-4195, ou 211-7448, ou pelo e-mail eventos@sibi.usp.br.
 

Instituto de Geociências promove palestra
        O Instituto de Geociências da USP e o Centro de Pesquisas Geocronológicas promovem hoje, dia 17, a partir das 16 horas, a palestra Lead Isotopes as Tracers in Metallogenic, archeometric and environmental studies, com o professor Udo Haack, da Universidade de Giessen, Alemanha. O evento acontece no Salão Nobre do Instituto, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3958.

Odontologia preventiva em Bauru
        A Faculdade de Odontologia da USP de Bauru (FOB) realiza hoje (17) o Curso Internacional – Cariologia: Perspectivas para Prevenção, promovido pelo Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB.
        O curso acontece das 19 às 23 horas e será ministrado por Jouko T. Suhonen, pequisador que atua na Universidade de Zurique, na Suiça, e no Centro Odontológico Forsyth, na cidade de Boston, EUA.
        Mais informações: ( (014) 235-8256, com Cisira.

Seminário internacional na FFLCH
        O Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, nos dias 22 e 23 de março, o Seminário Internacional Partidos Políticos, Comportamento Eleitoral e Eleições em Perspectiva Comparada.
        Mais informações: ( (011) 818-3754.
        Homepage: www.cienciapolítica-usp.br; E-mail: fflchflp@edu.usp.br.

Valorização do ensino
        A Pró-Reitoria de Graduação da USP promove no dia 22 de março o III Seminário de valorização do ensino de graduação, coordenado pela professora Adelaide Faljoni-Alario. O evento inicia-se às 13 horas e encerra-se às 18 horas com a presença do professor Jacques Marcovitch, reitor da Universidade.
        Mais informações: ( (011) 818-3017, com Olga.


Livros, Revistas e Publicações  

Estudos da língua falada
        No próximo dia 23, às 18 horas, na Livraria Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece o lançamento de Estudos da Língua Falada – Variações e confrontos. O evento acontece na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária.
        Mais informações: ((011) 818-4589; E-mail: pubflch@edu.usp.br
 
 


Defesa de Teses 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Alexandre Gusmão(1695-1753): uma reiteração dos impasses da história portuguesa. Sezinaldo Luiz Menezes. Dia 24/3, 9 horas.
        A espacialidade das mobilidades humanas – um olhar para o norte central paranaense. Márcio Mendes Rocha. Dia 24/3, 14 horas.
        Cultura política e ditadura no Brasil - o pensamento político de militares e tecnocratas no pós-64. Silene de Moraes Freire. Dia 25/3, 14 horas.
Mestrado
        Rituais funerários e processos culturais: os caçadores - coletores e horticultores pré-históricos do nordeste de Minas Gerais. Glaucia Aparecida Malerba Sene. Dia 25/3, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Doutorado
        O projeto em arquitetura paisagística praças e parques públicos de Belo Horizonte. Marieta Cardoso Maciel. Dia 19/3, 9h30.
Mestrado
        Os fatores locacionais nas estratégias mercadológicas dos setores varejistas e de serviços. Suzana Julia Figoli Ravecca. Dia 17/3, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 257-7688.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Interação leucócito-endotélio no diabetes mellitus: participação do óxido nítrico. Graziela Aparecida Cerchiaro. Dia 24/3, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.

Instituto Oceanográfico
Doutorado
        Taxonomia e biogeografia das espécies da família leucosiidae (crustacea: decapoda: brachyura) no litoral brasileiro. Maria Fernanda Abrantes Torres. Dia 25/3, 13 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-6528.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Sistemática e evolução dos gêneros neotropicais de phileurini (coleoptera, scarabaeidae, dynastinae). Sergio Ide. Dia 24/3, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        A clínica da histeria e o caso Katharina de S. Freud. Ricardo Barbosa Martins. Dia 24/3, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Instituto de Química
Mestrado
        Caracterização de poliuretanas por espectroscopia vibracional e análise térmica. Laércio Gomes Lage. Dia 17/3, 9 horas.
        Caracterização espectroscópica da polianilina dopada primariamente e secundariamente. José Eduardo Pereira da Silva. Dia 19/3, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Ensino da contabilidade no Brasil: uma análise crítica da formação do corpo docente. Valcemiro Nossa. Dia 22/3, 16 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Instituto de Geociências
Mestrado
        Estudo comparativo entre os métodos computacionais de avaliação de reservas e controle de teores da mina de Capanema, Santa Bárbara, MG. Marcelo Monteiro da Rocha. Dia 23/3, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-3973.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
 
home 
page