São Paulo, 29 de março de 1999 n.387/99
Arquivo
 
Idosos terão mais qualidade de vida 
Equipe do Projeto Capacidade, da Faculdade de Saúde Pública da USP, está cadastrando pessoas idosas que serão  atendidas em seu domicílio. O objetivo é mantê-lo praticando as tarefas simples do dia-a-dia, tornando-o mais ativo e independente.
 
Publicações da ECA serão doadas ao sistema carcerário do Estado
 
USP promove evento que discutirá saúde dos idosos e Políticas Públicas de Saúde
 

Destaque 
Projeto Capacidade atenderá o idoso em casa para mantê-lo ativo
        Dar assistência ao idoso em seu domicílio, mantendo-o em atividade, é o objetivo do Projeto Capacidade, dirigido pela professora Alice Derntl, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e pelo Dr. Cláudio Gastão de Castro, chefe do Centro de Saúde Escola da FSP. A equipe está cadastrando os idosos que participarão do projeto. Quando for finalizado, o projeto deverá ser incorporado ao programa do Centro de Saúde Escola e também oferecido a outros municípios.
        O projeto Capacidade pretende manter o idoso em atividade pelo maior tempo possível. "Manter-se em atividade é extremamente importante para a qualidade de vida do idoso. Quando uma pessoa deixa de praticar atividades do dia-a-dia, perde a capacidade funcional, isola-se da sociedade, o que pode levar à depressão, e torna-se cada vez mais dependente", esclarece Alice. Este projeto vai ao encontro do tema do Dia Mundial da Saúde, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS): o idoso ativo. O ano de 1999 também é, segundo a OMS, o Ano Internacional do Idoso.
        "Quando já tivermos cadastrados todos os idosos que participarão do projeto, passaremos a fazer visitas periódicas a estas pessoas e orientar os familiares e amigos sobre como manter o idoso em atividade", explica. A professora considera que este é um projeto de vigilância, pois com as visitas periódicas, a pesquisadora saberá qual é a condição de saúde de cada idoso que participa do projeto.
        A periodicidade das visitas dependerá do estado de cada participante. "Os idosos compõem um grupo muito heterogêneo. Temos aqueles que mantêm-se em atividades freqüentes, vêm ao Centro de Saúde e trabalham, e aqueles que já não podem desempenhar todas estas atividades. Desta forma, a equipe poderá decidir quanto à periodicidade das visitas".
        A participação de familiares e amigos é considerada extremamente importante pela professora. "O projeto deverá apoiar-se na participação da comunidade. Esta é, inclusive, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). E na nossa área, que são os bairros da Vila Madalena e Jardim América, existem muitos médicos, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem que trabalham no Hospital da Clínicas e, por amizade, prestam assistência aos seus vizinhos antes ou depois do trabalho".
        O processo de cadastramento dos participantes já está bastante adiantado. "Iremos trabalhar com os idosos que passaram pelo Centro de Saúde Escola da FSP entre 1994 e 1997. Muitos destes ainda freqüentam o Centro de Saúde, mas outros deixam de freqüentar. Atualmente estamos entrando em contato com todos eles, por telefone ou pessoalmente, para sabermos se estão dispostos a integrarem o projeto", explica Alice. Pelas estimativas da professora, cerca de 1300 idosos integrarão o Projeto Capacidade.
        "Hoje, quando algum idoso deixa de freqüentar o Centro de Saúde, não sabemos se ele faleceu, mudou-se ou se já não pode se deslocar até o local. Com o Projeto Capacidade, este idoso estará sob vigilância e assim saberemos o motivo de sua ausência. E mesmo que ele esteja impossibilitado de ir ao Centro de Saúde, iremos atendê-lo em casa. Se um idoso já não consegue mais andar pelas ruas, ao menos poderemos fazê-lo prosseguir com suas atividades caseiras", conclui a professora.
        O tema "Envelhecer com saúde, dignidade e direitos" será abordado na edição especial sobre saúde do Jornal da USP, que circulará dia 05/04/99.
        Mais informações: ( (011) 3066-7754, com a professora Alice Derntl.
A Saúde dos Idosos na Faculdade de Saúde Pública
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, promoverá, nos dia 7 e 8 de abril, o evento A Saúde dos Idosos – Políticas Públicas de Saúde. Esse encontro se propõem a avaliar, entre outros assuntos, a Campanha de Vacinação do Idoso, ocorrida em 1998, contra gripe, pneumonia, difteria e tétano. Além disso, discutirá a próxima Campanha de 1999, que ocorrerá entre 7 de abril e 15 de maio. O evento contará com a presença do Secretário Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, o Secretário Municipal de Saúde do Município de São Paulo, entre outros especialistas da área.
        Os demais temas abordados, dia 7, serão:
        Envelhecer no Estado de São Paulo, com o Dr. João Toniolo Neto, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo.
        Política Nacional dos Idosos, com o professor José da Silva Guedes, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
        A saúde dos idosos no Município de São Paulo, com o Dr. Jorge Roberto Pagura, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
        Prevenir é o melhor remédio, com a Dra Maria Célia Guerra Medina, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
        Ser idoso hoje e amanhã na cidade de São Paulo: ações pragramáticas de Saúde no Município, com a Dra Jane de Eston Armond e o Dr. Francisco Carlos de Brito, ambos do Centro de Organizações e Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
        Programa de vacinação da população idosa, com o Dr. Luiz Claudio Espínola e a Dra Angela Maria Dellaqua, ambos do Centro de Epidemiologia, Pesquisa e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
        Dentro do painel Saúde e Qualidade de Vida dos idosos, no dia 8:
        Envelhecimento, a melhor idade ou terceira idade? Implicações para a sociedade latino-americana, com o Dr Angel Valência, representante adjunto da Organização Panamericana de Saúde no Brasil.
        Os diferentes ângulos e significados da qualidade de vida da pessoa idosa, sendo os membros da mesa Dra Alice Moreira Dornlt, Dr.Wilson Jacob Filho, Dr. Anita Liberalesso Neri.
        Mais informações: ( (011) 3066-7754.
População carcerária terá acesso a publicações da ECA
        No próximo dia 31, a população carcerária do Estado estará recebendo cerca de 1.350 livros da série São Paulo de Perfil, coletânea de livros-reportagem publicada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A cerimônia, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade e organizada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, tem início às 10 horas no Salão Nobre da Penitenciária do Estado.
        Um detento, em nome de toda a comunidade carcerária paulista, receberá a coleção, que passará a integrar os acervos de leitura das bibliotecas das penitenciárias do Estado de São Paulo. A partir de abril, os exemplares serão distribuídos entre as instituições estaduais. A ECA pretende acompanhar as leituras dos detentos e continuar enviando novos livros periodicamente. Há uma grande expectativa acerca da reação destes novos leitores, pois eles terão acesso a narrativas e histórias cujos protagonistas vivem em liberdade.
        Os livros da coletânea já são utilizados por alunos de segundo grau da rede pública de ensino, e também se irradiaram pelas comunidades que se identificavam com seus temas. Entre eles, os contigentes migratórios que aportam por São Paulo, com suas aventuras e obstáculos de enraizamento em solo paulista, o cotidiano e a saga da sobrevivência de moradores anônimos do Estado. A coletânea é um conjunto de histórias humanas que tecem a identidade mestiça de São Paulo e seus principais desafios contemporâneos. O projeto foi idealizado pela jornalista e pesquisadora Cremilda Medina, professora de Comunicação Social da USP, que entre 1987 e 1998 produziu e publicou 22 livros. A Penitenciária do Estado fica na Av. General Ataliba Leonel, 656, no bairro do Carandiru.
        Mais informações: ( (011) 818-4068.

Cursos, Seminários e Palestras 

Agribusiness
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promove o VII Curso Pensa de Agribusiness que pretende abordar aspectos teóricos, conceituais e práticos relacionados aos negócios agroindustriais. A metodologia envolve módulos temáticos, seminários mensais e trabalho prático.
        O evento acontece entre os dias 9 de abril e 12 de junho, às sextas-feiras, das 18 às 22 horas e aos sábados das 8h30 às 18 horas. As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (011) 210-5966 e 818-5848.

Conferências do IEA
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove as seguintes conferências:
        Vulnerabilidade externa e a opinião popular, dia 7 de abril, às 9h30, no IEA de São Paulo, que fica na Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária.
        Perspectivas para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, dia 8 de abril, às 20 horas, no Auditório de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, Campus da USP de São Carlos.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 ou 818-4442.
        Internet: homepage www.usp.br/iea; e-mail: iea@edu.usp.br

Igualdade para as mulheres
        O Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEMGE) estará com inscrições abertas, até o dia 10 de abril, para o Curso de Formação de Agentes que promovam a Igualdade de Oportunidades para Mulheres. Trata-se de uma realização conjunta do NEMGE e da Rede Inter-Universitária Européia - Latino Americana para Estudos Sociais Aplicados.
        São 15 vagas disponíveis, e cada aprovado no processo de seleção deverá pagar uma taxa de 29.333 pesetas, que será enviadas para a Universidade de Zaragoza, Espanha. Para facilitar, o aluno arcará somente com metade das despesas. O resto fica por conta da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. As aulas começam dia 20 de abril, e serão ministradas das 14 às 18 horas, no NEMGE, que fica no Prédio da Antiga Reitoria, 3o andar, sala 309, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4210, com Wilson ou com tutores do curso.


Agenda Cultural 

Guerra em exposição no Maria Antonia
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP está expondo até 25 de abril a série de desenhos e gravuras Guerra, do artista plástico Kasmin Biscaro Alves.
        Neste trabalho, Alves retrata uma batalha interior, na qual não há vencedores nem vencidos. Todo o conflito ruma para o crescimento.
        Guerra pode ser vista todos os dias das 9 às 23 horas. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 255-5538 ou 255-7182.


Defesa de Teses 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Estudo anatômico das veias hepáticas em cães sem raça definida (canis familiaris – linnaeus, 1758). Luciano de Morais Pinto. Dia 5/4, 9 horas.
        Morfologia dos ovários, tubas uterinas e útero em catetos (Tayassu tajacu, Linnaeus, 1758) e Queixadas(Tayassu pecari, Link, 1795). Tatiana Carlesso dos Santos. Dia 6/4, 9 horas.
        Pesquisa de anticorpos anti-bartonella henselae e anti-bartonella quintana em felinos domiciliados na cidade de São Paulo, através da técnica de imunofluorescência indireta. Valéria de Souza Loureiro. Dia 7/4, 14 horas.
        Estudo da proteinúria peal eletroforese em gel de sódio-dodecil-sulfato poliacrilamida (sds-page), em cães normais e em cães com doença renal. Angela Bacic de Araújo e Silva. Dia 7/4, 9h.
        Mais informações: ( (011) 818-7667.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Gestão de risco de mercado: o modelo de matrizes de covariancias. Paulo Shinohara. Dia 5/4, 11h30.
        Uma contribuição ao estudo da interação da estrutura organizacional com a estrutura de carreiras nas organizações: o caso do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN. José Enrique Louffat Olivares. Dia 6/4, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Instituto de Química
Doutorado
        Purificação e caracterização das beta-glicosidases digestivas de spodoptera frugiperda (lepidoptera). Sandro Roberto Marana. Dia 5/4, 8h30.
Mestrado
        Determinação de nutrientes e contaminantes inorgânicos em café solúvel por espectrometria de emissão atômica com plasma de argônio induzido (ICP-AES). Éder José dos Santos. Dia 7/4, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Beta caroteno e vitamina A modulam a proliferação de células ovais e a expressão gênica para conexina 43 em modelo in vivo de diferenciação celular hepática. Maria Margareth Naves. Dia 5/4.
Mestrado
        Avaliação da atividade antioxidante de sementes de mostarda (Brassica alba, I.). Identificação dos principais compostos responsáveis pela inibição da oxidação. Ana Vládia Bandeira Moreira. Dia 5/4.
        Mais informações: ( (011) 818-3621.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 
E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page