São Paulo, 9 de abril de 1999 n.391/99
Arquivo
 
Pesquisa busca identificar os subtipos do HIV no Brasil 
A taxa de mutação do HIV é de 1% ao ano. A variabilidade é tão grande que numa única coleta de uma mesma pessoa encontra-se vírus com algumas diferenças. A pesquisa dos infectologistas da Faculdade de Medicina é fundamental para a programação de vacinas eficazes.
 
Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da França faz conferência na USP
 
IEA discute acesso aos recursos genéticos do Estado
 
FFLCH e IEB promovem exposição de documentos e obras raras da Coleção Alejandro Vaccaro

Destaques 
Medicina da USP pesquisa subtipos do HIV no Brasil
        Pesquisadores do Laboratório de Alergia e Imunologia Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina da USP vêm realizando pesquisas com o objetivo de iden-tificar os subtipos dos vírus HIV predominan-tes no País, ao mesmo tempo que vêm colaborando com outros centros visando a identificação de partes comuns nestes diversos subtipos. De acordo com o professor Alberto José da Silva Duarte, responsável pelo Laboratório, a pesquisa está ligada à programação de vacinas. "Desconhecendo-se os subtipos, pode-se estar programando uma vacina ineficaz". Segundo ele, a produção de uma vacina polivalente depende da identificação da parte imunogênica do vírus, que é capaz de estimular a resposta imunológica. "É preciso que essa parte comum seja a parte fundamental para estimular a resposta e a proteção. Esta é a grande dificuldade para se estabelecer a vacina adequada."
        O alvo da parte terapêutica são as enzimas importantes na biologia do vírus. No entanto, o vírus utiliza a membrana externa — chamada de envelope — para infectar a célula. Essa mesma proteína é utilizada para fazer a tipagem do vírus. Existem dois tipos de vírus conhecidos (HIV-1 e HIV-2). O HIV-1 é dividido em três grupos (M, O, N). O grupo M é o responsável pela epidemia de AIDS no mundo e é dividido em vários subtipos, que por sua vez contém variantes. O HIV modifica sua estrutura para escapar do reconhecimento imunológico apresentando extraordinária plasticidade. A taxa de mutação do vírus é de cerca de 1% ao ano. A cada ano de acompanhamento, a seqüência de aminoácidos que compõe o novo vírus será, portanto, diferente da anterior. "Essa variabilidade é tão grande que, numa mesma coleta de uma única pessoa, encontra-se vírus com algumas diferenças".
        No Brasil, o subtipo predominante é o "B", existente também nos EUA. Para Luís Fernando Brigido, pesquisador do Laboratório, "já se começa a admitir a hipótese de que cada subtipo pode impor uma evolução diferente. Mas, aparentemente, alguns subtipos têm tendência a serem mais lentos e outros mais rápidos, como se fossem mais ou menos virulentos", explica. "Atualmente, o subtipo "C" é a variante mais importante na epidemia e está explodindo na Índia e no sul da África, onde uma em cada quatro mulheres grávidas está infectada. No Brasil, este subtipo vem sendo encontrado nas cidades com mais casos de AIDS por habitante (Itajaí, Florianópolis, Santos). Numa avaliação feita pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde) em clínicas de pré-natal, a cidade que tem mais casos de soropositividade é Porto Alegre, onde o subtipo "C" está presente. Uma coincidência? Será que tem algo com o subtipo circulante? Não se sabe ainda. Alguns dados sugerem que o C vem crescendo, mas ainda é preliminar." Brigido acredita que, numa comparação entre a faixa etária e o tempo da doença, é possível sugerir que o "C" esteja aumentando aqui.
        Acompanhar a distribuição e a modificação do vírus é importante. "Num momento podemos estar programando uma vacina absolutamente eficiente, mas em outro, ela pode ser ineficiente devido às modificações. As áreas que mais se modificam são as que sofrem muita pressão do sistema imune", diz Jorge Casseb, infectologista da equipe. Mas o vírus, além dessa pressão, tem sua própria capacidade de mutação. A terapia retroviral também é outro instrumento de pressão.
        Para ser transmitido sexualmente, o vírus tem que passar por várias barreiras. No homem, ele tem que estar presente no líquido seminal, resistir às pressões físico-químicas do ato sexual, passar pela mucosa feminina, encontrar uma célula permissiva para a replicação e a disseminação. No caso de uma seringa ou transfusão com sangue infectado, a quantidade de vírus é maior e eles terão acesso fácil às células que permitem a replicação. Numa relação sexual, se houver infecção ou lesão na mucosa feminina, a passagem será mais fácil. Se a mucosa for sadia, o vírus encontrará maior dificuldade. A contaminação também estará relacionada à carga viral. Pessoas com grande quantidade de vírus têm mais facilidade de infectar o parceiro.
        Estes assuntos estarão sendo abordados no III Simpósio de Pesquisa Básica em HIV/AIDS, que acontece entre 16 e 20 de outubro na Ilha de Comandatuba, Ilhéus, Bahia, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais dos mais avançados centros de pesquisa. Os temas principais do evento serão "Diversidade Genética do HIV", "Resistência Viral" e "Reconstituição do Sistema Imune". Informações do evento serão fornecidas pelo telefone (011) 253-7947, no site: www.usp.br/medicina/simpaids, ou através do e-mail: wte@sanet.com.br
        Mais informações: ( (011) 3066-7457
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Ministro francês faz conferência na Poli
        O Ministro da Educação, da Ciência e da Tecnologia da França e professor da Universidade de Paris, Claude Allègre, realiza dia 16 de abril, às 11 horas, conferência no Anfiteatro da Escola Politécnica (Poli) da USP sobre a Formação da Terra. O evento contará com tradução simultânea para o português.
        O Anfiteatro da Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3, no 380, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3402.

Seminário na Educação sobre Anísio Teixeira e Paulo Freire
        A Faculdade de Educação da USP (FEUSP) promove no próximo dia 15, a partir das 14 horas, o seminário Imaginário e Ideário de Anísio Teixeira e Paulo Freire: um ensaio de mitanálise, com a professora Maria Cecília Sanchez, da própria FEUSP.
        O evento faz parte do IV Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura e Imaginário, e acontece na sala 141, Ala C, Bloco B da Faculdade, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 815-0232, ou pelo e-mail cila@usp.br.

Psicologia debate formação do pesquisador
        O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia da USP realiza, com o tema Formação do Pesquisador – Aspectos Controversos , duas palestras: Formação do Pesquisador I, no dia 15 de abril, e Formação do Pesquisador II, dia 22 de abril, ambas das 17 às 19 horas, e com a mesma conferencista, professora Maria do Carmo Guedes.
        A participação é gratuita. As palestras ocorrerão na Sala 20 do Bloco B do próprio Instituto, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 867-0529.

Depressão
        Simpósio Internacional sobre Depressão e as perspectivas para o próximo milênio é o evento que o Grupo de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) promove, nos dias 16 e 17 de abril. O número de vagas é limitado, para apenas 150 inscritos.
        O Simpósio é destinado a médicos psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da área de Saúde Mental com conhecimentos básicos sobre Transtornos do Humor.
        Mais informações: ( (011) 3069-6648 e 3064-3321.

Recursos genéticos do Estado
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove no próximo dia 15, a partir das 9 horas, a conferência O anteprojeto de lei sobre o acesso aos recursos genéticos no Estado de São Paulo. O evento acontece no próprio Instituto, que fica na Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 ou 818-4442.
        Internet: homepage www.usp.br/iea; e-mail: iea@edu.usp.br

Curso forma roteiristas
        O Núcleo de Pesquisa de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está com inscrições abertas para o curso Oficina de Preparação de Roteiristas, que visa desenvolver a capacidade de comunicação artística por meio de conhecimentos teóricos e exercícios práticos para a realização de roteiros de textos literários.
        As inscrições já estão abertas. O valor do curso é de R$ 200,00. As aulas serão ministradas de 19 de abril a 27 de maio, às segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.
        A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4373.

Brasil conhece Vilém Flusser
        Acontece no Instituto Goethe (Rua Lisboa, 974), em São Paulo, nos dias 12 e 13 de abril ,o Seminário Vilém Flusser, organizado pelo Museu de Arte Contemporânea e pela Escola de Comunicações e Artes, ambos da USP, pelo Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Instituto Goethe.
        Nos dias 15 e 16 o evento acontece no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar ao país o homem nascido em Praga em 1920 e naturalizado brasileiro, que viveu e trabalhou no Brasil por três décadas (até 1972), refletindo sobre filosofia da linguagem como professor universitário e articulista na imprensa diária e especializada. Há, porém, uma outra faceta de Flusser, falecido em Praga em 1991: a do intelectual que escreve em língua alemã, que discute o impacto das novas tecnologias de comunicações e as imagens técnicas. Estas duas facetas orientam o Seminário, que busca refletir sobre uma figura pouco conhecida, polêmica e inusitada.
        Mais informações: ( (011) 280-4288.site www.usp.br/mac/eventos/99/flusser/index.html

Astronomia
        O Instituto de Física e o Instituto de Química, ambos de São Carlos, promoverão o curso Vida das Estrelas, nos dias 17, 24 de abril e 1, 8 de maio, das 10 às 12 horas. O evento é destinado a alunos do ensino médio e fundamental, e objetiva transmitir uma visão geral do que são as estrelas, como se agrupam, formação e constituição química. Uma observação solar será realizada. Uma aula extra à noite será definida para observação e reconhecimento do céu noturno.
        As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (016) 272-3910.


Agenda Cultural

FAU abre nova exposição
        Fotoalegorias de Monforte é a mostra que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP exibe, de 15 a 30 de abril, das 8 às 18 horas, em seu Saguão Vila Penteado, que fica na Rua Maranhão, 88, Higienópolis.
        A exposição é coordenada pelo professor Décio Pignatari e por Luiz Monforte.
        Mais informações: ( (011) 813-2511, ou fone/fax 818-4801, e-mail eventfau@edu.usp.br

Alejandro Vaccaro
        A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Instituto de Estudos Brasileiros, ambos da USP, promovem, dia 16 de abril, às 17h30, a abertura da Exposição de Documentos e Obras Raras da Coleção Alejandro Vaccaro.
        O evento acontece no Instituto de Estudos Brasileiros, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, no 140, Cidade Universitária, e contará com a participação do Coral Paulistano, que se apresentará sob a regência do Maestro Samuel Kerr.

        Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 12 a 18 de abril.
        Panorama, que será exibido na segunda, quarta, e sexta, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30 e domingo, 6h30, 15h30 e 00h30:
        "Sinopse", segunda parte da reportagem sobre o GREA (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), traz estudos sobre dependência de drogas entre adolescentes e mulheres. Mostra, ainda, o que é e como funciona o PRODUSP, Programa de Prevenção ao Uso de Drogas na USP.
        "Panorama", um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP estuda a influência de suplementos alimentares na performance de atletas.
        "Mundo", o jornalista José Arbex Jr. faz uma reflexão aprofundada sobre temas evidenciados pela mídia. O assunto desta semana é a corrupção e como a sua presença na sociedade fere a democracia.
        Ñande Reku Arandu (Memória Viva Guarani), que será exibido terça, quinta e sábado, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30 e domingo, às 11 horas e 20 horas. Em agosto de 1998, a TV USP documentou a gravação do primeiro CD com canções tradicionais infantis dos índios guaranis do Estado de São Paulo e produziu dois programas de 30 minutos de duração cada um. O primeiro desses programas mostra um dia na vida das crianças da aldeia Jaexaá Porã: suas brincadeiras, seus cantos, a confecção de artesanato, os ritos e suas rezas.
        A TV USP pode ser sintonizada pelas operadoras NET (canal 15), Multicanal (canal 15) e TVA (canais 15 ou 73)
        Mais informações: ( (011) 818-4101 ou pelo e-mail tvusp@trex.uspnet.usp.br .


Livros, Revistas e Publicações 

Livro discute a participação popular na Saúde
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove, no próximo dia 13, das 18h30 às 21 horas, o lançamento do livro Participação Popular em Saúde – Formação Política e Desenvolvimento, de Claúdia Maria Bogus. O livro é resultado da Tese de Doutorado da autora e aborda a vitalidade dos movimentos populares na área de saúde. Trata de aspectos pouco conhecidos da experiência do Movimento de Saúde da Zona Leste da capital. A riqueza dos dados e a clareza na apresentação dos resultados fazem a qualidade e a importância deste trabalho.
        O lançamento será na FSP, no Saguão do prédio do Centro de Educação Permanente (CEP) e Biblioteca CIR, Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (011) 3066-7711.


Defesa de Teses 

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        O projeto de implantação do Sistema Único de Saúde(SUS): estudo de caso em Município do gestão semi-plena. Cláudio Gastão Junqueira de Castro. Dia 12/4, 14 horas.
        Citopatológico de colo uterino – análise dos motivos da procura e da não-procura. Maria Salete Bertotto. Dia 13/4, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7739.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Efeitos da heparina e do gemfribozil na cinética de quilomicrons artificiais: comparação entre indivíduos hipertrigliceridêmicos e normolipidêmicos. Raul Dias dos Santos Filho. Dia 14/4.
        Desenvolvimento de formulações de comprimidos de liberação convencional contendo piroxidam: avaliação das interações, estabilidade e da cinética de dissolução. Aparecida Peres Del Comune. Dia 15/4.
        Mais informações: ( (011) 818-3621.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Jornalismo de transgressão. Análise do discurso d’o Pasquim/1970. Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt. Dia 12/4, 14 horas.
        O conceito da totalidade e o lugar de Goethe no pensamento de Georg Lukács. Luiz Barros Montez. Dia 13/4, 14 horas.
        Igreja e poder em São Paulo: D. João Batista Corrêa Nery e a romanização do catolicismo brasileiro (1908-1920). Marcus Levy Albino Bencostta. Dia 14/4, 14 horas.
        Topologia da mentalidade medieval: reflexões. Luiz Gonzaga Teixeira. Dia 16/4, 14 horas.
        Fortunas coloniais: elite e riqueza em Salvador 1760-1808. Maria José Rapassi Mascarenhas. Dia 16/4, 14 horas.
Mestrado
        "O conto do moleiro" de Geoffrey Chaucer: uma tradução comentada. Luís Carlos Borges. Dia 12/4, 14 horas.
        Geração de glossários bilíngües de termos de microinformática. Alessandra Sallum. Dia 14/4, 9 horas.
        A projeção da deficiência. Mirela Berger. Dia 14/4, 14 horas.
        Henrique de Senna Fernandes: um discurso revelador da literatura e língua de Macau. Águeda de Araújo Bacchi Galante. Dia 15/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto, Ivanir Ferreira – ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
home 
page