São Paulo, 23 de abril de 1999 n.396/99
Arquivo
 
Droga invade o universo feminino 
Pesquisa realizada na região de Campinas revela que o uso de droga entre as mulheres aumentou. De 1993 a 1997, o número de apreensões entre mulheres subiu de  10% para 16% do total registrado pela polícia. O estudo é parte de uma tese, recentemente defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
 
Santa Casa de São Carlos inaugura aparelho de ressonância magnética desenvolvido no IFSC
 
USP faz simpósio internacional sobre proteção contra raios
 
FEA discute a Reforma do Estado
 
Café Acadêmico da ECA recebe Marta Suplicy
 

Destaques 
Cresce o envolvimento de mulheres com drogas
        A mulher brasileira está mesmo mudando, como revela uma pesquisa realizada na região de Campinas, São Paulo. Segundo o estudo, o envolvimento de mulheres com drogas aumentou nos últimos anos. De 1993 a 1997, o número de apreensões passou de 10 para 16% do total registrado pela polícia, o que pode significar tanto o crescimento do consumo quanto a utilização de mulheres no tráfico, como "avião" — função intermediária entre o traficante e o comprador. "E a polícia retrata somente parte da realidade", alerta Silvia Cazenave, que desenvolveu a pesquisa para sua tese de doutorado recentemente defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
        "A abordagem policial é feita, preferencialmente, junto a homens de baixo poder aquisitivo e de aparência suspeita. Os registros policiais levam a sociedade a acreditar que o consumo acontece predominantemente entre as classes mais humildes", diz a pesquisadora. Enquanto as atenções voltam-se a este grupo social, 33,1% da população universitária da região envolvem-se com tóxicos, um número considerado altíssimo comparado à média mundial — a ONU estima que entre 3,3% e 4,1% da população global estejam ligados ao consumo anual de entorpecentes ilícitos.
        O uso de drogas é uma realidade em qualquer esfera social. Nas classes menos abastadas, por exemplo, a cocaína em forma de crack é o tóxico mais consumido. Entre aqueles que se tratam em clínicas especializadas (geralmente homens com o 1o grau incompleto), o mais citado foi também a cocaína, não só na forma de crack, mas em pó ou injetável. Já entre os estudantes universitários, que pertencem à classe média e média alta, lideram os solventes (28,4%), como o lança-perfume, e a maconha (15,8%). É muito comum também o consumo conjunto destas duas drogas (33,9% do uso total).
        Segundo os jovens que preencheram os questionários de Silvia, a curiosidade foi o principal motivo que os levaram a experimentar algum tipo de tóxico, a maioria aos 17 anos. Eles têm entre 21 e 24 anos, são de bom nível sócio-econômico e universitários. Silvia teme, no entanto, que o futuro destes estudantes seja comprometido pelo uso de entorpecentes. Além do perigo da perda de controle e dos efeitos nocivos causados pela dependência, as conseqüências mais imediatas, o uso abusivo de drogas pode fazer do usuário um futuro mau profissional. "O consumo por parte destes alunos, que são da área de saúde, pode interferir na sua capacidade como profissionais de reconhecer sinais de abuso e dependência nos pacientes e tratá-los adequadamente", adverte a professora.
        "Entretanto", acredita, "não há ainda fórmula para solucionar o problema. Tudo que se pode fazer é investir na prevenção, através da informação e do aprendizado".
        Mais informações: ( (019) 236-2251, 729-8465 ou 729-8427.

Santa Casa inaugura novo equipamento de ressonância magnética
        No próximo dia 26 de abril, às 17h30, a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos inaugura o ToRM-05, equipamento de Ressonância Magnética para diagnóstico por imagem, totalmente desenvolvido e construí-do sob a coordenação do professor Horácio Carlos Panepucci pelo Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo do Instituto de Física da USP de São Carlos.
        Por empregar hardware e software de tecnologia própria, o ToRM-05 é um sistema aberto, ideal para o treinamento de especialistas e tecnólogos em RM. Assim, além do atendimento clínico ele servirá como base do Centro de Desenvolvimento de Aplicações Médicas de Ressonância Magnética, onde serão oferecidos cursos de treinamento e especialização nesta modalidade de diagnóstico com enfoque nos princípios físicos e tecnológicos.
        A cerimônia de inauguração do ToRM-05 será presidida pelo reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, e terá a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de importantes membros da comunidade médica e científica como o professor Adib Jatene.
        Mais informações: ( (011) 818-4421.
 

Cursos, Seminários e Palestras 

USP promove simpósio internacional sobre proteção contra raios
        Estão abertas inscrições para o Simpósio Internacional de Proteção contra Descargas Atmosféricas (V SIPDA), promovido pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, de 17 e 21 de maio, na Cidade Universitária.
        O evento reúne especialistas de vários países em técnicas de proteção contra os raios e seus efeitos nas linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, subestações, sistemas e equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, indústrias e residências.
        Mais informações pelo telefone (011) 818-4718, telefax (011) 212-9251, fax (011) 210-7750, e-mail sipada@iee.usp.br ou pelo site http://wwww.iee.usp.br/agenda/sipda.htm

Ciência e tecnologia no Brasil
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove no próximo dia 30 de abril, às 15 horas, a conferência Ciência e Tecnologia no Brasil: presente e futuro. O evento terá lugar na sede do IEA, que fica na Av. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 ou 818-4442.
        Internet: www.usp.br/iea; e-mail: iea@edu.usp.br

FEA debate reforma do Estado
        Ajuste Fiscal, Globalização ou Gestão Pública: o que conduz a Reforma do Estado é o tema do debate que acontece dia 26 de abril, das 11h30 às 13h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O evento, promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à FEA, contará com a participação do ex-ministro do Planejamento e professor da FEA João Sayad, e do professor Daniel Drache, da York University, do Canadá.
        O encontro marca o lançamento da primeira edição deste ano da Revista de Administração da USP, editada pela Faculdade, e acontece no Auditório do prédio FEA 5, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-5022.

Seminário discute tecnologias para educação a distância
        A Escola do Futuro da USP e a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) promovem no próximo dia 27, entre as 14 às 18 horas, no Anfiteatro da USP, o seminário sobre As Múltiplas Plataformas Tecnológicas para Educação a Distância.
        O Anfiteatro da USP está localizado na Rua do Anfiteatro, 109, e a Escola do Futuro fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Trav. 4, Bloco 18, ambos na Cidade Universitária.
        Mais informações e inscrições: ( (011) 818-6325.
        Internet: homepagewww.abed.org.usp ; e-mail: abed@edu.usp.br

Educação física
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP realizará, nos dias 14, 21 e 28 de maio, das 13h30 às 17h30, o curso O ensino da educação física na educação básica: significado e objetivo. O curso é dirigido a profissionais que atuam na rede pública e privada de educação.
        As inscrições devem ser feitas até 7 de maio.
        Mais informações: ( (011) 818-3182.

Palestras na Faculdade de Direito
        Estão abertas até hoje (23), as inscrições para três palestras oferecidas pela Faculdade de Direito da USP:
        As Penas Alternativas no Atual Direito Penal Brasileiro, dia 28 de abril, com o professor Miguel Reale Júnior, titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia.
        A reforma dos delitos sexuais: uma análise de direito penal comparado, que acontece dia 29, com a professora Ana Lúcia Sabadell, assistente científica da Faculdade de Direito da Universidade do Sarre, Alemanha.
        Moralismo, Positivismo e Pragmatismo na Interpretação do Direito Constitucional, será no dia 30 de abril, com o professor Dimitri Dimoulis, da Faculdade de Direito do Sarre, Alemanha.
        Mais informações: ( (011) 3111-4011 ou 3111-4017.

Palestra no IB reúne biólogos e índios
        O Instituto de Biociências (IB) da USP promove no dia 23 de abril a palestra Projeto Pinkaiti: uma experiência de pesquisa e conservação na área indígena Kayapó, PA. O evento, que reúne cinco biólogos e dois índios, é aberto ao público e será realizado às 16 horas no Anfiteatro do Prédio da Administração do IB.
        Mais informações: ( (011) 818-7601, com Maria Luisa.
 
 


Agenda Cultural 

Marta Suplicy na ECA
        A psicóloga Marta Suplicy é a convidada do próximo Café Acadêmico, evento cultural que a Agência ECA Júnior de Publicidade, Relações Públicas e Turismo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, promove, dia 27 de abril, às 20 horas. O encontro acontece no Auditório Freitas Nobre (Aquário).
        No encontro, Marta contará suas experiências profissionais e pessoais, além de responder às perguntas dos alunos. Os convites devem ser adquiridos na própria ECA Jr., que fica na Sala 7 do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo (CRP), ao valor de R$ 8,00. O Auditório Freitas Nobre fica no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), na própria ECA.
        Mais informações: ( (011) 818-4405.
 
 

Defesa de Teses 

Instituto de Biociências
Doutorado
        Esteróides gonodais, proteínas, lipídios plasmáticos e hepáticos em relação ao ciclo reprodutivo do dourado Salminus maxillosus (Valenciennes, 1840) (Pisces: Characiformes: Characidae) de ambiente natural. Renata Guimarães Moreira. Dia 30/4, 13h30.
Mestrado
        Phaeophyta da região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. José Marcos de Castro Nunes. Dia 30/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Avaliação de dois esquemas de monitorização domiciliar em pacientes com diabetes Mellitus do tipo 1. Sonia Aurora Alves Grossi. Dia 30/4, 9 horas.
Mestrado
        Sonda gástrica em recém-nascido pré-termo: estudo das alterações de flexibilidade do polímero constituinte da caracterização do crescimento bacteriano na cavidade gástrica em 24, 48 e 72 horas de seu uso ininterrupto. Josefa Gardenas Borrell. Dia 29/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Uma ponte sobre o Atlântico: poesia de autores negros angolanos, brasileiros e norte-americanos em uma perspectiva comparativa triangular. Álvaro Luiz Hattnher. Dia 28/4. 14 horas.
        Obra de pensamento e democracia: um diálogo com obra de Claude Lefort. Fernando César Teixeira França. Dia 30/4, 14 horas.
Mestrado
        A philosophia perennis e o estudo nas religiões. Uma introdução à "Escola Perenialista" de Frithlof Schuow (1907-1998). Mateus Sampaio Soares de Azevedo. Dia 29/4, 9h30.
        Guariroba Campo Grande/MS: uma proposta de reordenamento. Felipe Augusto Dias. Dia 29/4, 14 horas.
        Dos antigos ao atual Jardim Botânico de São Paulo. Yuri Tavares Rocha. Dia 30/4, 14 horas.
        A presença de Salomé no Brasil: o caso Monotti Del Picchia. Suely Corvacho. Dia 30/4, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Fitoterapia popular e saúde da comunidade, em Campina Grande, no Estado da Paraíba, em 1997. Joaquina de Araújo Aromam. Dia 29/4, 10 horas.
        O significado da prática profissional e do ensino em unidade básica de saúde: um estudo de cultura organizacional no Centro de Saúde-Escola – Barra Funda. Cássio Silveira. Dia 30/4, 14 horas.
Mestrado
        Renda e escolaridade como determinantes da obesidade feminina nas diferentes regiões brasileiras. Ana Lúcia Medeiros de Souza. Dia 29/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7734.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page