São Paulo, 03 de maio de 1999 n.400/99
Arquivo
 
Os impactos no emprego da proposta Fipe de reforma tributária 
Economista explica o projeto da Fipe para a reforma do sistema tributário nacional, solicitado pelo Ministério da Fazenda, e de que forma essa proposta contribui para a geração de novos empregos.
 
FEA debate o mercado financeiro internacional e a crise brasileira
Curso de Planejamento Estratégico da Propriedade Rural na ESALQ
 
 
Noções de Oceanografia no Instituto Oceanográfico
 

Destaques 
Proposta Fipe de reforma tributária proporcionará queda nos índices de desemprego
        Atendendo a uma solicitação do Ministério da Fazenda, uma equipe de economistas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, colaborou com o Governo Federal para uma futura elaboração de uma Proposta de Reforma Tributária para o Brasil.
        O projeto da Fipe, inicialmente elaborado em 1993, foi totalmente readequado e aponta, como principal saída para os problemas fiscais brasileiros, uma profunda reforma no sistema tributário nacional. Segundo o professor Siegfried Bender, do Departamento de Economia da FEA, que compõe a equipe de economistas, a medida iria proporcionar a retomada do crescimento econômico e a conseqüente queda nos índices de desemprego, que em março atingiu 19%, o que equivale a cerca 1,7 milhão de pessoas, somente na Grande São Paulo. "A idéia é simplificar o sistema tributário com a diminuição dos impostos cumulativos e dos que incidem sobre a folha de pagamentos, com exceção do FGTS. Estas medidas acarretariam ganhos sociais, principalmente na geração de empregos", explica.
        O que o professor Bender chama de simplificação do sistema tributário nada mais é do que a diminuição do número de impostos e racionalização tributária. Tributos como o IOF, CPMF, PIS/PASEP, COFINS, IPVA, Contribuições para o INCRA, Imposto sobre Grandes Fortunas, Adicional do IR Estadual, Adicional do IR da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e as contribuições sobre a Folha seriam extintos. O IPI seria substituído pelo IVA (Imposto sobre o Valor Adicionado), enquanto o ICMS e o Imposto sobre Serviços dariam lugar ao IVV (Imposto sobre Vendas a Varejo). O Imposto Territorial Rural e o IPTU seriam substituídos pelo IP (Imposto sobre a Propriedade). Já o Imposto de Transmissão "Inter Vivos" e o Imposto de Transmissão "Causa Mortis" seriam incorporados ao Imposto de Renda.
        "Com a redução dos impostos indiretos nos produtos exportados e nos bens de capital, aumentará os investimentos na economia. E com a adoção do IVV são eliminados, automaticamente, os incentivos para a guerra fiscal que hoje acontece entre os estados brasileiros", afirma Bender. Segundo ele, o IVV já foi adotado com sucesso no México e na Argentina. A adoção do projeto de reforma tributária iria propiciar, de acordo com o professor, a redução entre 2% e 3% no Índice Geral de Preços. A taxa de desemprego seria reduzida em 50%, de forma permanente, e a de crescimento aumentaria em 1,5%. "Se hoje crescemos por volta de 3%, com as medidas atingiríamos 4,5%", garante.
        A reforma também incidiria sobre as transferências de recursos entre a União, estados e municípios. "Hoje, boa parte da arrecadação dos municípios são provenientes da União ou do estado. Com a reforma, as cidades teriam um conjunto de impostos suficientes para suprir todas as suas necessidades", explica. As transferências de recursos da União para os municípios ainda continuariam, mas com menor freqüência. "E a partir do momento em que um município consegue gerar seus próprios recursos o crescimento é inevitável", afirma o professor.
        Este é um dos temas que serão discutidos no seminário A USP fala sobre trabalho e emprego, que acontece dia 14 de maio, das 9 às 12h30, na Sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-6071 ou 818-6072; E-mail: sieg@usp.br
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Confira os cursos da Fupam
        Veja os cursos, com inscrições já abertas, que a Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), instituição sem fins lucrativos ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, está oferecendo:
        A marca na identidade visual, de 14 de maio a 18 de junho, às segundas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas. Voltado a graduandos e graduados de Arquitetura, Comunicação Visual, Design Gráfico, Artes e Comunicações, como noções de Corel Draw e Photoshop;
        Gerenciamento de projetos, de 18 de maio a 26 de junho, às terças e quartas-feiras, das 19 às 22h30, para arquitetos, engenheiros e estudantes de arquitetura e de engenharia;
        Vidros e policarbonatos na arquitetura – desempenho térmico, acústico e luminoso, de 19 de maio a 9 de junho, às terças, quartas e quintas-feiras, das 18 às 22 horas. Dirigido a arquitetos, engenheiros e estudantes do 5o ano, além de profissionais e estudantes ligados à área de Projeto
        Comunicação visual das cores: aplicações práticas (curso novo), de 18 de maio a 29 de junho, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h30. Para arquitetos, artistas plásticos, profissionais de comunicação visual, desenho industrial, cenografia, vídeo e fotografia, e graduandos (a partir do 2o ano).
        A Fupam fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4566 ou 814-0829.

FEA realiza Vídeo Conferência sobre a crise brasileira
        Acontece no próximo dia 5, das 10h30 às 12h30, na Sala de Vídeo conferência da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o evento Global 24 World Fainacial Conference, vídeo conferência cujo assunto é Mercado Financeiro Internacional e a crise brasileira em particular.
        Participarão do encontro três diferentes grupos de estudantes, da Georgetown University (EUA), da Goethe University (Alemanha), e outro da própria FEA. O idioma do evento será o inglês. As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (011) 818-6075, ou pelo e-mail ccintfea@edu.usp.br

Propriedade Rural
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), instituição ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz (Esalq) da USP de Piracicaba, promoverá, dia 19 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, o Curso de Planejamento Estratégico da Propriedade Rural.
        Um dos temas abordados: avaliação do potencial de produção da propriedade; definição.
        Mais informações: ( (019) 422-9197 ou pelo e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br .

Curso sobre Oceanografia
        O Instituto Oceanográfico (IO) da USP promove, entre 16 de maio e 27 de junho, o curso Noções Sobre Oceanografia. O evento acontece sempre aos domingos, das 9h30 às 12h30. A taxa é de R$ 20,00.
        Mais informações:( (011) 818-6530.


Defesa de Teses 

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Auditoria de gestão – utilização de indicadores de gestão no setor público. Ivan Ricardo Guevara Grateron. Dia 10/5, 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Controle de qualidade higiênico-sanitária em matadouros frigoríficos de bovinos, através do sistema APPCC, para a prevenção de zoonoses de origem alimentar. Carlos Stuart Coronel Palma. Dia 10/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7667.

Instituto de Química
Doutorado
        Propriedades fotofísicas e fotoquímicas de possíveis precursores para sistemas supramoleculares de transferência de carga positiva. Luis Geraldo Cardoso dos Santos. Dia 10/5, 13h30.
        Procedimentos analíticos em determinações multi elementares de particulados do aerossol atmosférico para uso em modelo receptor. Elizabeth Sonoda Keiko Dantas. Dia 10/5, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Doutorado
        Implicações da aceleração contemporânea na escala local – o caso do Estado de São Paulo. Manoel Lemes da Silva Neto. Dia 10/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 257-7688.

Instituto de Geociências
Mestrado
        Delimitação de perímetros de proteção dos poços tubulares (ppp) empregando a técnica de modelagem numérica tridimensional. Mário de Brito Marcelino. Dia 5/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 881-4143.

Instituto de Biociências
Mestrado
        Cartografia ambiental da região de Vitória da Conquista - BA. Marcelo Guimarães. Dia 5/5, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 881-7517.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães

 
home 
page