São Paulo, 10 de maio de 1999 n.403/99
Arquivo
 
Acordo prevê igualdades de trabalho no Mercosul 
No ano 2005, os trabalhadores de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai deverão ter livre acesso a um mercado comum de trabalho. Para tanto, o acordo entre os países caminha para a igualdade de garantias. Especialistas da USP, que participam do processo, analisam a evolução do acordo.
 
 
Poli debate privatização da CESP
 
 
Esalq promove curso sobre a produção do feno
 
 
 Edusp realiza Feira de Livros, com descontos de até 50%

Destaques 
Especialistas analisam acordo para o mercado de trabalho do Mercosul
        O professor José Paulo Zeetano Chahad, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e a aluna Claudia Ferreira da Cruz, do curso de mestrado em Direito do Trabalho, da Faculdade de Direito (FD) da USP, acabam de concluir uma análise sobre a Declaração Sócio-Laborial do Mercosul, instrumento assinado em dezembro último, no Rio de Janeiro, pelos presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
        O trabalho é a base do curso de mestrado de Cláudia Ferreira que, supervisionada pelo professor Nelson Mannrich, do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP, vem investigando a evolução da dimensão sócio-laboral do Mercosul desde 1997. Dessa investigação surgiram alguns trabalhos já publicados em revistas e livros sobre o tema.
        Segundo Cláudia, à medida em que a integração entre os países da América do Sul se consolida surgem os impactos do Mercosul sobre o mercado de trabalho, como o aumento da produtividade e a influência dos custos do trabalho na geração de mais empregos. "Há ainda os aspectos sociais, quando nos aproximarmos da etapa de livre circulação dos trabalhadores, prevista para o ano 2005", lembra.
        Ela destaca, como pontos principais do acordo, o estabelecimento de um patamar mínimo de proteção comum aos trabalhadores dos quatro países, com a garantia de direitos como a liberdade de escolha e permanência no trabalho, a negociação coletiva e o direito de greve, seguridade social e a eliminação do trabalho infantil. "No Mercosul, o Brasil é o que possui maior índice de trabalho infantil", relata.
        Há três anos, Cláudia vem acompanhando as negociações entre os quatro países através do SGT10 (Subgrupo de Trabalho 10) - Assuntos Trabalhistas, Emprego e Seguridade Social, seção brasileira, que entre os anos de 1996 e 1998 foi coordenado pelo professor Chahad. Segundo ela, um dos grandes avanços após a assinatura do instrumento, em dezembro último, está no fato de que o documento poderá ser atualizado a cada dois anos.
        Mais informações: ( (011) 9186-5221; e-mail:cruzchahad@hotmail.com

Quem se beneficia com a privatização da CESP?
        Esta e outras indagações a respeito do processo deflagrado pelo Governo do Estado para a privatização da Companhia Energética do Estado de São Paulo - CESP – serão objeto de exposições e debates no encontro que a Escola Politécnica (Poli) da USP promove na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, a partir das 19h00, no Anfiteatro do Prédio de Engenharia de Construção Civil, Sala 138, à avenida Prof. Prof. Almeida Prado, Trav. II – Cidade Universitária.
        Como uma das principais empresas do Estado de São Paulo voltada à produção e distribuição de energia, a CESP mantém vários projetos de largo alcance social e econômico, com sólidos investimentos, por exemplo, no de navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná, fixado como "prioridade" pelo governador Mário Covas, dada sua importância para a integração hemisférica e pelo fato de poder vir a constituir-se na "porta de entrada do Mercosul". Paralelamente, e também em função da Hidrovia, a CESP desenvolve projetos de barragens e eclusas, constituindo-se portanto em importante alavanca para o desenvolvimento e progresso de vários municípios do interior do Estado localizados ao longo do rio Tietê.
        Quais serão os mecanismos que o Governo do Estado pretende sejam parte integrante do projeto de privatização para – uma vez consolidada a entrega da empresa à iniciativa privada – seja dada continuidade aos projetos sociais e econômicos já implementados e em fase de execução pela CESP?
        O processo da privatização da CESP e seus desdobramentos naturais, tanto na esfera econômica como na social, serão objeto de exposições e debates no encontro, que reúne, como expositores, o professor José Goldemberg, físico nuclear e especialista na área de energia, ex-presidente da CESP, ex-reitor da USP e ex-ministro da Educação, hoje titular da Cátedra Prof. Dr. "Lucas Nogueira Garcez" junto ao Instituto de Estudos Avançados – IEA – da USP, e os deputados estaduais Walter Feldman e Carlos Zarattini.
        Dada a relevância e importância do tema, as exposições e debates serão abertos a todos os interessados e, principalmente, à comunidade científica.
        Mais informações e inscrições: ( (011) 818-5420/5430 ou Fax 814-5909, na Coordenadoria de Eventos da Poli.
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Palestras no Instituto de Psicologia da USP
        Problemática de Pesquisas em Ciência Humanas é o tema de uma série de palestras que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP promove, nos dias 6 e 13 de maio, ambas das 17 às 19 horas. A participação é gratuita e as palestras acontecem na Sala 20 do Bloco B do próprio Instituto, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 867-0529.

Seminários no Instituto de Psicologia
        A Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia (IP) da USP promoverá os seguintes seminários com Alfredo Jerusalinsky:
        De como os pedagogos contemporâneos tentam recompor o Édipo perdido na modernidade. (De passagem: a cerca do pai no Brasil). Dia 17 de maio, às 14 horas.
        O que mudou na psicanálise de crianças desde o pequeno Hans. Dia 14 de junho, às 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4386 e 818-4475.

Docentes da USP participam de palestra com ex-ministro
        No próximo dia 14, às 18 horas, no Centro Cultural de Tecnologia de São Paulo, os professores Eliseu Martins, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Alex Abiko, chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli), participam como debatedores de uma palestra com o ex-ministro dos Transportes, deputado federal Alberto Goldman.
        O Centro Cultural de Tecnologia de São Paulo fica na Praça Fernando Prestes, 74. O evento é aberto ao público.
        Mais informações: ( (011) 818-5295, na Assessoria de Imprensa da Poli.

Administração Financeira
        A Associação dos Diplomados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (ADIFEA) da USP promoverá de 24 de maio a 16 de junho, de segunda a quarta-feira, o curso Formação de Preços. O programa é destinado a profissionais que ocupam funções de gerência ou áreas afins, que façam parte do processo decisório em suas empresas e que buscam condições para a melhoria da qualidade e racionalidade operacional.
        Mais informações: ( (011) 816-7890 ou pelo e-mail adifea@dtlink.com.br

Produção de feno
        O Centro de Treinamento de Recursos Humanos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba organizará, de 24 a 28 de maio, o Curso de Produção de Feno. Serão abordados temas como, característica das culturas destinadas à produção de feno, alterações fisiológicas do processo de fenação e estabelecimento de gramíneas para fenação.
        Mais informações: ( (019) 422-9165 ou 429-4339.

Cursos na ECA
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está com inscrições abertas para os seguintes cursos:
        Oficina de teatro e cenografia, tem por objetivo introduzir os alunos na atmosfera que envolve o fazer teatral e o fazer plástico. Através de jogos dramáticos, exercícios, desenhos, pinturas e projeções de slides, os alunos poderão ter contato com a fusão das duas linguagens. O curso acontece de 18 de maio a 22 de junho. Inscrições de 10 a 13 de maio.
        Introdução à cultura da criança, procura oferecer um repertório de cantigas tradicionais pesquisadas no Norte e Nordeste brasileiro. Por meio de uma vivência e aprendizagem das cantigas, os alunos terão oportunidades de entrar em contato com elementos importantes da cultura infantil, adquirindo também conceitos, experiências e um repertório musical bastante relevantes para uma prática pedagógica. O curso será realizado de 28 a 29 de maio. Inscrições, de 18 a 25 de maio.
        Mais informações: ( (011) 818-4430.
 
 


Agenda Cultural 

Fotografia
        A cidade de São Paulo no final dos anos 30 e início dos anos 40, registrada pela fotógrafa Hildegard Rosenthal, é o tema da exposição Hildegard Rosenthal: cenas urbanas, que o Instituto Moreira Salles apresenta até dia 16 de maio.
        No catálogo da exposição escrevem sobre a fotógrafa o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Boris Kossoy, o jornalista e produtor cultural Vladimir Sacchetta e o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Benedito Lima de Toledo.
        A exposição fica aberta ao público de terça à sexta-feira, das 13 às 20 horas; aos sábados e domingos, das 13 às 18 horas. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 825-2560.
 
 


Livros, Revistas e Publicações 

Feira de livros na Edusp
        A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) estará promovendo durante os meses de maio, junho e início de agosto uma Feira de Livros onde serão vendidas publicações com 50% de desconto. A cada semana, uma livraria da editora estará colocando em promoção todos os títulos Edusp. Confira:
        De 10 a 14 de maio, na livraria da Biomédicas; de 17 a 21 de maio, na Escola Politécnica; de 24 a 28 de maio, na Letras e no campus de Pirassununga; de 31 de maio a 4 de junho, na Geografia e no campus de São Carlos; de 7 a 11 de junho, na Educação e no campus de Piracicaba; de 14 a 18 de junho, na Faculdade de Direito e no campus de Ribeirão Preto; de 21 a 25 de junho, no Prédio da Antiga Reitoria; de 2 a 6 de agosto, na Livraria Central e no campus de Bauru; e de 9 a 13 de agosto, no Centro Universitário Maria Antonia.
        Mais informações: ( (011) 818-4150 e 818-4008.

Transmissão da cultura em classes populares
        No próximo dia 13, às 18 horas, na Livraria Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece o lançamento do livro Vidas Compartilhadas. O livro retrata o cotidiano das relações entre avós e netos, enfocando a transmissão da cultura em classes populares. A Livraria Humanitas fica na Rua do Lago, 717, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4589.
 
 


Defesa de Teses 

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Uma história de lutas e vitórias: a construção da identidade de um afro-descendente brasileiro. Ricardo Franklin Ferreira. Dia 18/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Invertebrados neocarboníferos das formações Piauí (Bacia do Parnaíba) e Itaituba (Bacia do Amazonas): taxonomia; análise cladística das subfamílias oriocrassatellinae (crassatellacea, bivalvia) e neospiriferinae (spiriferoidea, brachiopoda). Luiz Eduardo Anelli. Dia 18/5, 14 horas.
Mestrado
        Análise cladística dos bivalves do grupo passa dois (neopermiano), Bacia do Paraná, Brasil: implicações taxonômicas, evolutivas e paleobiogeográficas. Luiz Henrique Cruz de Mello. Dia 17/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4143.

Instituto de Biociências
Mestrado
        Avaliação do potencial faunístico da A.R.I.E. cerrado Pé-de-Gigante (Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa-Quatro - SP), com base na análise de habitats. Maria Carolina Lyra Jorge. Dia 17/5, 9 horas.
        Estudo comparado da morfologia craniana de populações pré-históricas da América do Sul: implicações para a questão do povoamento do Novo Mundo. Danusa Munford. Dia 17/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Caracterização do congelamento observado durante e após a estimulação elétrica da matéria cinzenta periaquedutal dorsolateral. Daniel Machado Luiz Vianna. Dia 14/5.
        Mais informações: ( (016) 602-3675.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Efeito da variação da carga filtrada de glicose e de sódio sobre o conteúdo de SGLT1, SGLT2, GLUT1 e GLUT2 em rim de rato. Sandro Vestri. Dia 14/5, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page