São Paulo, 02 de junho de 1999 n.413/99
Arquivo
 
Especialistas da USP buscam soluções para os lixões de São Paulo
Pesquisadores do Instituto de Geociências propõem regimes de parcerias com as prefeituras das cidades da região Metropolitana de São Paulo, na busca de soluções para a questão dos lixos domiciliares, que causam danos ao meio ambiente e à saúde pública.
 
 
 
Alunos da USP de Ribeirão Preto lançam campanha de "Ecocidadania"
 
 
Conferência do Mês no IEA abordará a participação da USP nos estudos das doenças parasitárias de Rondônia
 
 
Esalq promove simpósio sobre alimentação suplementar na nutrição de Bovinos
 
 

Destaques 
 
USP vai colaborar para a solução de problemas com os lixões
        Um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisas em Águas Subterrâneas (Cepas) do Instituto de Geociências (IG) da USP iniciou levantamento sobre as condições dos grandes depósitos de lixo (lixões) da região Metropolitana de São Paulo. A idéia, segundo os professores Alberto Pacheco e José Milton Benetti Mendes, ambos do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto (GSA), é organizar um núcleo de estudos e de sistematização de dados, ligado ao Cepas, para atuar em regime de parceria junto às administrações municipais, órgãos estaduais e iniciativa privada, na tentativa de solucionar a questão que vem ocasionando danos ao meio ambiente e problemas de saúde pública.
        Os lixões, além do mau cheiro e da atração de insetos transmissores de doenças, produzem chorume — líquido percolado do aterro formado pela água das chuvas e pela decomposição de matéria orgânica, acrescido de metais pesados (chumbo, cádmio e mercúrio, entre outros) — que pode contaminar as águas superficiais de córregos próximos e subterrâneas. "A contaminação das águas subterrâneas pode se estender a poços e nascentes próximos, já que elas se movimentam no subsolo", avisa Pacheco. Ele lembra que na maioria dos depósitos existem os catadores de lixo e, entre eles, crianças. "Pessoas que sobrevivem por meio desta atividade estão sujeitas a diversos tipos de enfermidades, desde a leptospirose, proveniente da urina dos ratos, infecções de pele, e até mesmo doenças gastrointestinais e cancerígenas".
        Para o professor José Milton Benetti Mendes, o projeto de criação do núcleo será uma forma de a USP prestar serviços à comunidade, ao mesmo tempo em que se utiliza do estudo de casos para desenvolver conhecimento e tecnologia. Além de envolver pesquisadores do Instituto, os depósitos serão campos avançados de pesquisas para alunos de graduação e pós-graduação. "Encaminharemos projetos de estudos ligados à solução do problema envolvendo alunos e gerando trabalhos de formatura, projetos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para tanto, o IG possui a tecnologia necessária para a realização de levantamentos de dados de campo, análises laboratoriais, elaboração de diagnósticos e propostas de soluções para cada caso", garante.
        Benetti cita o exemplo de um caso onde atua como perito pelo Instituto de Geociências na cidade de Eldorado Paulista, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Lá, o Ministério Público move uma ação civil pública e ambiental contra a Prefeitura para que se restaure as condições mínimas de preservação ambiental e de saúde pública na atual área de disposição de lixo domiciliar. "Estão sendo feitas gestões para que uma equipe de trabalho atue junto à administração municipal, a título de colaboração, atendendo a um acordo de parceria pré-estabelecido para aliviar os problemas com o lixo domiciliar, e propor soluções compatíveis ao município. A USP participará com pesquisadores, técnicos e equipamentos, enquanto a Prefeitura entra com a infra-estrutura necessária. Este trabalho está sendo considerado como um modelo de atuação do novo núcleo", observa.
        A melhor solução para a destinação final do lixo domiciliar, segundo os professores, seria a implantação de aterros sanitários, onde são realizadas a drenagem de gases e a coleta e tratamento do chorume, que deve ser encaminhado a estações de tratamento de esgotos. "A construção de aterros associada à reciclagem, compostagem e incineração é a forma mais adequada de tratar o lixo domiciliar. Contudo, os aterros representam grandes investimentos mas, se construídos em locais adequados e estratégicos, podem atender a vários municípios minimizando custos operacionais", afirma Benneti.
        Mais informações: ( (011) 818-4239, com o professor Alberto Pacheco; e-mail: apacheco@usp.br; ou (011) 818-4202, com o professor José Milton Benetti Mendes; e-mail: jmmendes@usp.br .
 
Estudantes lançam campanha de "Ecocidadania"
 
        Um grupo de alunos do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto(FFCLRP) da USP, está lançando uma campanha para despertar a "Ecocidadania". O projeto propõe a defesa do meio ambiente através do exercício da cidadania. "A preocupação com o meio ambiente não é apenas uma questão profissional", alegam os futuros biólogos, "mas uma questão de cidadania".
        O grupo, formado por estudantes da graduação e da pós-graduação, conta com o apoio do Centro Estudantil da Biologia (CEB) e desde outubro do ano passado vem desenvolvendo um programa para a redução dos gastos de materiais e produção de resíduos. Eles esperam estender o projeto ao resto do campus e até da cidade.
        Uma das integrantes da iniciativa, a estudante Maria Ísis, explica que a intenção do grupo "é alertar para o consumo sem reflexão de recursos naturais e de energia e para o grande volume de lixo produzido atualmente, com o descarte de materiais que poderiam ser reutilizados ou reciclados, aumentando cada vez mais os lixões e aterros sanitários".
        Mais informações: ( (016) 602-3855.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 
 
USP e as doenças parasitárias em Rondônia
        Erney Plessman de Camargo, professor do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (IBC) da USP, fará, dia 9 de junho, às 10 horas, uma conferência sobre A Participação da USP nos Estudos sobre as Doenças Parasitárias de Rondônia. Plessman é o articulador do projeto que Universidade mantém em um campus avançado em Porto Velho para o estudo da malária e de outras doenças parasitárias na região amazônica. O evento, que faz parte da série Conferência do Mês do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece na sede do IEA, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011)818-3919 e pelo e-mail mbellesa@usp.br .
 
Custos
        A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP sediará o VI Congresso Brasileiro de Custos, que acontece de 29 de junho a 2 de julho.
        Alguns dos temas discutidos em palestras e mesas redondas serão: Setor Público: modelos e experiências da gestão de custos em entidades governamentais; Educação: ensino e prática da gestão de custos numa ótica interdisciplinar.
        O evento é dirigido a profissionais das mais diversas áreas empresariais, além de alunos da graduação, de pós-graduação, de professores e pesquisadores.
        Mais informações:( (011) 818-5950 ou pelo e-mail eacfea@edu.usp.br .
 
Nutrição de Bovinos
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), instituição ligada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, promoverá, de 22 a 24 de junho, o 7o Simpósio sobre Nutrição de Bovinos – Alimentação Suplementar.
        O evento objetiva elucidar problemas ligados à alimentação suplementar de bovinos; alcance de profundidade na compreensão desses problemas; levantamento de sugestões para estudos mais profundos; e sistematização de informações seguras e atualizadas.
        Mais informações: ( (019) 422-9197 ou pelo e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br
 
Comunicação das ONGs
        Estão abertas as inscrições para o seminário ONGs em busca de Comunicação Eficaz, que o Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP promove no dia 7 de junho. Entre os temas a serem discutidos estão Experiências de Comunicação das ONGs, processo de formação de agenda – relação mídias-ONGs e processo para a ação comunicativa das ONGs.
        Mais informações: ( (011) 818-4112
 
 
 
Agenda Cultural 
 
Coralusp no IME
        O Coralusp se apresenta, dia 9 de junho, sob a regência de Tiago Pinheiro, dentro da série Quartas culturais do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O programa eclético terá peças da Renascença Francesa, como Tourdion, e músicas do repertório popular brasileiro, como Alguém Cantando, de Caetano Veloso, e Vira Virou, de Kleiton. A apresentação será no saguão do bloco B do IME, às 12h30, e a entrada é gratuita.
        Mais informações: ( (011) 818-6186 e 818-6169.
 
Sucata e barganha em São Carlos
        O Programa USP Recicla e a Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC) promovem, no próximo dia 13, a Feira da Sucata e da Barganha, como parte de suas atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente. Na feira haverá compra, venda e troca de objetos usados, e os interessados em expor objetos devem informar-se com antecedência. O evento acontecerá das 10 às 16 horas, na Praça Cristiano Altfender, rua XV de Novembro, em São Carlos.
        Mais informações e inscrições: ( (016) 274-2653, ou pelo e-mail dcsudan@sc.usp.br .
 
Poeta de gaveta
        Termina no próximo dia 11 o prazo de inscrições para a sexta versão do Poeta de Gaveta, projeto da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários da USP dos campi de Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos, além de funcionários da hospitais-escola e de associações representantes das categorias da USP. As inscrições devem ser feitas mediante a entrega de textos, em Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 4, e nas Assessorias Culturais dos outros campi.
        Mais informações: ( (016) 602-3530
 
Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 7 a 13 de junho.
        Projeto E. A Fundação Vanzolini, ligada à Poli, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Este programa traz um debate com Mario Beni, professor de Turismo da USP, e José Roberto Pupo, diretor da Canoar, sobre o turismo no Brasil. Exibição: segunda (7), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 0h30, quarta (9), às 6h30 e 15h30 e sexta (11), às 6h30, 15h30, 00h30.
        Olhar da USP – Universidade Pública. O professor de jornalismo Bernardo Kucinski recebe o ex-reitor da USP José Goldenberg e a professora de filosofia Marilena Chauí para discutirem os rumos da Universidade Pública. Exibição: terça (8), às 20 horas, 00h30, quarta (9), às 11 horas, 20 horas e 00h30, sábado (12), às 6h30 e 00h30 e domingo (13), às 11 horas e 15h30.
        Plano Aberto. Programa piloto que faz um panorama do cinema nacional fugindo da linguagem telejornalística tradicional. Traz reportagens com Laís Bodansky e Luiz Bolognesi, um clip das filmagens de "Barão de Mauá", de Sérgio Resende, uma entrevista com Joel Pizzini e uma reportagem sobre o filme "Banco de Sangue", de Luís Montes. O cineasta Carlos Reichenbach esboça em vídeo uma cena de seu novo projeto "ABC Clube democrático". Exibição: terça (8), às 6h30, 11 horas e 15h30, quinta (10), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 0h30, sábado (12), às 11 horas, 15h30, 20 horas e domingo (13), às 6h30, 20 horas, 00h30.
        A TV USP pode ser sintonizada pela TV a cabo, em são Paulo, nos canais 15 ou 73.
        Mais informações: ( (011) 818-4101.
 
 

Defesa de Teses 
 
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Um modelo de marketing para serviços ao cliente e sua adequação na indústria automobilística. Jorge Américo Silva Machado. Dia 7/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.
 
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Anatomia microscópica do miocárdio ventricular de 17 espécies de peixes neotropicais de água-doce (16 Teleostei e 1 Elasmobranchii). Fabrício Bezerra de Sá. Dia 7/6, 14 horas.
Mestrado
        Estudo das lesões articulares e viscerais induzidas pelo reovírus na artrite viral em Gallus gallus (Linnaeus, 1758). Simone Bertozi de Souza. Dia 7/6, 9h30.
        Estudo sobre a influência dos intervalos de trocas de cama na manutenção de ratos (Rattus norvegicus) acasalados em sistema de ventilação microambiental. José Augusto de Raeffray Barbosa. Dia 7/6, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7667.
 
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Caminhos de ler – por uma formação do leitor fluente e crítico em obras da literatura infantil e juvenil de vanguarda em língua portuguesa. Marlene Barbosa Ferreira. Dia 2/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.
 
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Implementação e avaliação de uma proposta de intervenção junto a crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Marina Rezende Bazon. Dia 8/6.
        Mais informações: ( (016) 602-3675.
 
Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Avaliação da atividade da fitohemaglutinina na multiplicação de células neoplásicas. Szulim Ber Zyngier. Dia 7/6, 10 horas.
        Experimentos de imunoterapia de camundongos Balb/c contra infecção por leishmania (L.) amazonensis através da administração de leishmanias irradiadas ou em suspensões altamente diluídas. Ubiratan Cardinalli Adler. Dia 8/6, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti, Alvaro Magalhães e Ciro Bonilha
 
 
home
page