São Paulo, 18 de junho de 1999 n.419/99
Arquivo
 
Gestão ambiental gera lucro à empresa 
Adotando um Sistema de Gestão Ambiental, as indústrias poderão reduzir custos e aumentar a produção. Uma cervejaria conseguiu beneficiar seus resíduos e comercializá-los como complemento de ração animal.
 
Incubadora de Cooperativas da USP recebe verba da Finep
 
IEA lança livro sobre as águas doces no Brasil
 
Fórum debate os desafios clínicos do alcoolismo
 

Destaques 
Gestão Ambiental pode aumentar produtividade de empresas
        A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental pode aumentar a produtividade e reduzir os custos de uma empresa conferindo-lhe maior ganho. "Com a transformação do rejeito produzido em sub-produto, já se pode falar em aumento de lucro", garante Gil Anderi da Silva, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. "Uma cervejaria conseguiu, através de pesquisa, o beneficiamento de um resíduo que passou a ser utilizado como complemento de ração animal, obtendo lucro com sua venda", conta.
        O principal benefício obtido com o sistema, segundo o professor, "é a evolução de seu desempenho ambiental", que leva à introdução de melhorias nos processos industriais e ao aumento da produtividade. "Os programas ambientais têm redundado na diminuição dos custos, o que traz uma vantagem competitiva à empresa".
        Outro exemplo é o de uma indústria de cerâmica que, por razões ambientais, trocou o óleo combustível de seus fornos pelo gás natural. "Após a implantação do novo sistema, os fornos passaram a produzir mais, diminuindo o custo de tratamento das emissões atmosféricas e do uso de um combustível mais limpo", relata Anderi. Mas o aumento da produtividade depende também do empenho da organização.
        "A degradação ambiental causada pela indústria deve-se a seu modelo linear de desenvolvimento, baseado nas premissas de que os recursos naturais são inesgotáveis e de que a capacidade do meio ambiente de absorver rejeitos é infinita", descreve Anderi. Este modelo traçou um quadro de desequilíbrio ambiental, do qual a poluição, a destruição do espaço físico (provocada pela exploração indevida das terras e das águas e pelas construções e transportes utilizados) e o esgotamento dos recursos minerais (por meio do extrativismo mineral) são as cores principais.
        Os Sistemas de Gestão Ambiental nasceram da crescente necessidade de se integrar a questão ambiental ao sistema geral de gestão da empresa. "Nos primórdios da Revolução Industrial, a única preocupação era que a produção de rejeitos não atrapalhasse a atividade da fábrica". Segundo o professor, a preocupação com os rejeitos só cresceu mesmo com o desenvolvimento da legislação sobre meio ambiente. "Foi uma atitude reativa", classifica. O limite imposto — por meio de multas — ao lançamento de resíduos no ambiente fez com que as indústrias passassem a controlá-lo. Controle, contudo, é uma ação retardada. "Produz-se um rejeito e então pensa-se em controlá-lo". A evolução seguinte foi a reciclagem: os rejeitos passaram a ser reaproveitados. Recentemente se passou à atitude preventiva: hoje se procura reduzir a geração de resíduos ainda na fonte. Algumas organizações de ponta já assumiram uma atitude proativa, mais moderna, que consiste na gestão dos riscos ambientais.
        Para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental são necessárias três etapas: o estabelecimento de uma política ambiental (um rol com as intenções da empresa para com o meio ambiente), a conscientização de todo o corpo de colaboradores da organização e o planejamento — avaliação dos impactos causados pela empresa, identificação dos requisitos legais a serem cumpridos, definição de objetivos e metas, e elaboração do programa a ser cumprido. Implantando seu Sistema de acordo com as normas da série ISO 14.000, a empresa poderá receber o certificado. "Este título, mais do que certificar o sucesso do seu programa ambiental, confere-lhe grande publicidade, possibilitando maior visibilidade externa à organização, atingindo fornecedores, clientes, comunidade e, principalmente, o mercado", comenta Gil.
        Embora um Sistema de Gestão Ambiental traga diversos benefícios econômicos à empresa que o adota, o professor acredita mesmo é no exercício da cidadania. "Aqui reside, em minha opinião, a visão das empresas ao assumirem o seu compromisso com o meio ambiente", crê.
        Mais informações: ( (011) 818- 2213, 263-9058 ou 3862-1181.
Incubadora Tecnológica da USP recebe primeira parcela do acordo com a Finep
        O Projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas da Universidade de São Paulo, lançado oficialmente no último dia 16 pelo reitor da USP, professor Jacques Marcovithc, recebeu no início deste mês da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) R$ 41.895,00, relativos à primeira parcela de uma acordo assinado em janeiro deste ano.
        Segundo Eduardo José Siqueira Barbosa, coordenador do projeto e diretor de projetos da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especias (Cecae), o convênio, estabelecido por um ano, prevê o pagamento de R$ 160 mil. "Recebemos a parcela relativa ao primeiro trimestre", explica.
        O projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas da Universidade de São Paulo é integrado por professores, alunos e técnicos da universidade de várias áreas do conhecimento e incentiva a criação de cooperativas em bases solidárias.
        Em maio deste ano, o projeto encerrou o processo de reconhecimento legal da primeira cooperativa, a Cooperbrilha — Cooperativa Força da Lua Brilhante, formada por um grupo pessoas da Paróquia São Patrício, no Bairro do Butantã.
        Mais informações: ( (011) 818-3904 ou 818-4495, com Eduardo Siqueira Barbosa; e-mail: ejsbarbo@usp.br

Cursos, Seminários e Palestras 

Cultura infantil
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove hoje às 17h30 a palestra Pluralidade Cultural e Desenvolvimento da Criança, com o professor Edwin Smith, da Universidade de Missouri, Estados Unidos. Smith analisará, por meio do desenho, o desenvolvimento e as diferenças culturais de crianças de diferentes países.
        A palestra será na sala 16 do bloco C da ECA, que fica na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4430.

Modelagem Molecular
        O Centro de Computação Eletrônica da USP, com o apoio da Wavefunction Inc., está promovendo o curso Visualização e Animações em Modelagem Molecular, de 5 a 9 de julho, das 8h30 às 12 horas.
        O curso tem por objetivo explorar recursos de visualização e animação 3D como ferramenta em modelagem molecular, no estudo e ensino de química, através de cálculos computacionais, utilizando "software" e "hardware.
        Mais informações: www.usp.br/lcca/cce/informa/eventos/c-mod99

Evento discute alcoolismo
        Acontece de 25 a 27 de junho, em Águas de São Pedro, SP, o 2o Fórum de Pesquisa em Saúde Mental do Interior Paulista, cujo tema é Desafios Clínicos do Alcoolismo e suas Relações com Outros Transtornos Psiquiátricos.
        Organizam o evento professores dos setores de Psiquiatria e Psicologia da USP de Ribeirão Preto, da Unicamp e da Unesp de Botucatu. A idéia do fórum é favorecer a aproximação entre as práticas clínicas e as pesquisas científicas na área.
        Mais informações e inscrições: ( (011) 5641-1374.

Instituto de Psicologia oferece cursos
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP abre inscrições dia 21 de junho, se estendendo até dia 30 do mesmo mês, para os seguintes cursos que acontecem de 18 de agosto a 15 de dezembro:
        Psicodiagnóstico fenomenológico-existencial: um processo colaborativo. Das 9 às 12 horas, sob a coordenação da professora Henriette Tognetti Penha Morato.
        Adolescência: Compreensão e cuidados. Das 9 às 12 horas, sob a coordenação das professoras henriette Tognetti Penha Morato e Maria Gertrudes V. Eisenlohr.
        Mais informações: ( (011) 818-4172.

Qualidade de vida no trabalho
        Já estão abertas as inscrições para o segundo Encontro Internacional de Gestão de Competências em Qualidade de Vida no Trabalho (2o QVT) que o Programa de Gestão de Estudos de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realiza nos dias 28 e 29 de junho, na própria FEA (Rua Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária).
        O evento será aberto pelo reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, com a palestra Qualidade de vida para o próximo milênio. Estão programadas ainda palestras internacionais e 24 conferências nacionais conduzidas por especialistas.
        Mais informações: ( (011) 3675-2733 ou 842-5982.


Agenda Cultural 

Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 21 a 27 de junho:
        Projeto E - A Fundação Vanzolini, ligada à POLI, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Este programa traz um debate com Kinval Chaves, empresário e presidente da Softex, e Fernando Dolabela, coordenador do programa REUNE, sobre aprender a empreender. Exibição: segunda (21) e quinta-feira (24) às 06h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30.
        Emergência - Programa sobre o atendimento de emergência dos hospitais de São Paulo. A partir de um documentário produzido com o apoio da Faculdade de Saúde Pública da USP, discute-se a causa das faltas de vagas no atendimento hospitalar. Inclui reportagem sobre curso que a Faculdade de Medicina promoveu para treinar o atendimento em trauma, segunda maior causa de morte no Brasil na faixa etária entre 5 e 40 anos. Entrevistada: Dra. Sueli Morano, diretora do pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Exibição: quarta-feira (23) e sábado (26) às 06h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30 e domingo (27) às 06h30 e 15h30.
        Panorama - Tomie Ohtake, matéria sobre a manufatura, instalação e inauguração do monumento comemorativo dos 90 anos da Imigração Japonesa na USP. "Mundo" - O jornalista José Arbex Jr. faz uma reflexão sobre a atual série de escândalos na vida pública brasileira. A série "Qual é o curso?" fala do curso de Geofísica. Exibição: terça-feira (22) às 06h30, 11horas e 15h30; sexta-feira (25) às 06h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30; domingo 11horas, 20horas e 00h30.
        A TV USP é exibida pela TV a cabo na cidade de SP nos canais 15 ou 73.
        Mais informações: ( (011) 818-4411 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br

Música na Maria Antonia
        A Orquestra de Câmara Paulista fará, no próximo dia 24, às 21 horas, no Centro Universitário Maria Antonia, o concerto inaugural de sua temporada. A regência é de Branco Bernardes, e o programa tem obras de Vivaldi e Haydn. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 255-5538 ou 255-7182.


   Livros, Revistas e Publicações 

Águas brasileiras
        Acontece no dia 24 de junho, às 17 horas, na Sala de Atos da Reitoria da USP, o lançamento oficial do livro Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação, organizado pelos pesquisadores Aldo Rebouças, José Galizia Tundisi e Benedito Braga. A obra, que é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e da Academia Brasileira de Ciências, analisa a problemática da água doce nos setores da atividade econômica. São estudados também aspectos da saúde pública, de saneamento básico, aspectos institucionais e jurídicos, as necessidades de monitoramento, os aspectos culturais e o papel da água doce como fator de turismo. O livro, que já está a venda, custa R$ 80,00 e pode ser adquirido na sede do IEA, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3919 ou 818-4442.
 
 

Defesa de Teses 

Faculdade de Direito
Mestrado
        A convenção americana sobre direitos humanos e sua integração ao processo penal brasileiro. Sylvia Helena de Figueiredo Steiner. Dia 21/6, 13h30.
        Ação para execução específica de acordo de acionistas. Antônio Carlos Monteiro da Silva Filho. Dia 22/6, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Efeito da anfetamina sobre a inibição latente, avaliada por paradigma de supressão condicionada, em voluntários sadios. João Vinícius Salgado. Dia 21/6.
        Mais informações: ( (016) 602-3675.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Diálogos possíveis: primeiros críticos de Clarice Lispector. Susana Souto Silva. Dia 21/6, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Simulação de padrões de precipitação associados à zona de convergência do Atlântico Sul. Willians Bini Silva. Dia 21/6, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-8599 ramal 226.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Comparação de métodos inversos geoestatísticos aplicados ao modelamento hidrogeológico a partir da análise da incerteza semi-quantitativa por análise de componentes principais de processo e análise q-fatorial. Alvaro Bueno Buoro. Dia 21/06, às 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4143.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti, Alvaro Magalhães e Ciro Bonilha
 
home 
page