São Paulo, 25 de junho de 1999 n.422/99
Arquivo
 
Risco de material radioativo em alimentos e cigarro 
Pesquisa do Instituto de Física da USP alerta para a possibilidade da presença de urânio em alimentos e cigarro. Isso pode significar maior probabilidade do surgimento do câncer.
 
Inteligências Múltiplas é tema de palestra no IB
 
 
Seminário sobre Sistema de Apoio às Decisões de Pequenas Indústrias na FEA
 

Destaques 
Material radioativo em alimentos e no cigarro
        Pesquisa do Instituto de Física (IF) da USP alerta para a possibilidade de haver grande quantidade de urânio, material radioativo, em alimentos de origem animal e vegetal, transmitido ao homem por meio da cadeia alimentar. Para o professor João Arruda, isso pode significar um aumento da probabilidade de riscos para o desenvolvimento de câncer.
        Arruda explica que os fertilizantes usados em vegetais e os complementos minerais da ração utilizada na alimentação de animais apresentam elevados índices de urânio. Em seus estudos de laboratório, detectou a transferência do urânio do fertilizante para as plantas e da ração para os animais. Como o homem é a ponta da cadeia alimentar, acaba ingerindo o material radioativo.
        O professor diz que, a radiação emitida pelo urânio, quando no ambiente, é barrada pela pele, mas quando ingerida pode causar efeitos a longo prazo. Se consumida em pequenas quantidades, há chances da pessoa viver ilesa. Mas no caso de doses maiores "na certa vai acontecer alguma coisa, principalmente o desenvolvimento do câncer", comenta. No homem, um dos lugares mais prováveis para o urânio se alojar é no esqueleto (ossos e medula). O organismo reconhece o urânio como cálcio e o envia para os ossos. Assim, o urânio instalado em partes do corpo humano bombardeia o organismo, emitindo radiação que atravessa tecidos, arrebenta células, desconcerta cromossomos, forma radicais livres e provoca mutações.
        Além dos alimentos, o tabaco, como vegetal, apresenta grandes quantidades de urânio. No caso do cigarro, o professor diz que a situação se agrava, porque o urânio inalado é a forma mais eficiente de se absorver o elemento.
        Segundo Arruda, a radiação é a única causa comprovada do desenvolvimento do câncer. Como os alimentos podem apresentar muito urânio, o professor alerta sobre a necessidade de se estudar a relação do desenvolvimento do câncer com o tipo de alimentação das pessoas. "Não há registros epidemiológicos sobre os problemas que o urânio ingerido pode trazer para a saúde humana". Mas há a possibilidade de problemas trazidos pelo urânio estarem sendo atribuídos a outros fatores.
        No Brasil, a fiscalização alimentar é feita exclusivamente em relação a possibilidade do alimento causar intoxicação, e não há controle do material radiológico. Mas, segundo o pesquisador, a quantidade que se instala no organismo é cumulativa e permanece durante toda a vida do indivíduo. "Se uma criança for amamentada com leite que contém urânio, este vai acabar fazendo parte da constituição dela, trazendo problemas quando crescer. É como se estivesse montando um edifício de tijolinhos defeituosos", exemplifica.
        Arruda sugere que seja criada uma fiscalização alimentar no Brasil que inclua testes para detectar a presença de material radioativo nos alimentos.
        Mais informações: ( (011) 813-2711.

  


Cursos, seminários e palestras 

Inteligências Múltiplas
        Inteligências Múltiplas: Uma lente para ensinar e aprender é a palestra que será proferida pela professora Kátia Cristina Stocco Smole, dia 2 de julho, às 10 horas, no Anfiteatro Acadêmico do Prédio da Administração do Instituto de Biociências (IB) da USP.
        Mais informações: ( (011) 818-7618 ou pelo e-mail amsouza@ib.usp.br

Apoio às decisões de pequenas indústrias
        O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP promove, dia 30, das 11h30 às 14 horas, o Seminário de Pesquisa Sistema de Apoio às Decisões de Pequenas Indústrias. A apresentação será feita pelo professor Reinaldo Pacheco Costa, que apresentará um sistema de apoio à decisão, projetado especificamente para pequenas e médias indústrias, baseando-se nos resultados de sua tese de doutorado.
        O seminário acontecerá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, na Cidade Universitária, sendo necessária confirmação de presença. A taxa de participação, a ser paga no dia do evento, é de R$15,00.
        Mais informações: ( (011) 818-5969 ou pelo e-mail npgctusp@edu.usp.br, com Mari ou Ivete.
 
 

Agenda Cultural 

Programas da TV USP
        Programação da TV USP para a semana de 28 de junho a 4 de julho:
        Projeto E. A Fundação Vanzolini, ligada à Poli, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Este programa traz um debate com Álvaro Augusto Araújo Mello, diretor da Brasil Entrepreneur e Paulo César Mauro, presidente da PCM Franchise sobre as possibilidades de se abrir um negócio próprio. Exibição: segunda (28), sexta (2), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20horas, 00h30 e quarta (30), às 6h30, 15h30, 20 horas e 00h30.
        Delta Pi - Meio Ambiente. Alunos da USP discutem questões relacionadas ao meio ambiente com Ricardo Ohtake, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, e Celso Sekigushi, especialista em meio ambiente. Exibição: terça (29), às 19h30, 00h00, quarta (30), às 10h30, sábado (3), às 6 horas e 00h00 e domingo, às 10h30 e 15 horas.
        Panorama 500 anos. Este programa discute a posição da USP na comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Traz uma entrevista com Marta Rosseti Batista, presidente das comissões de comemoração USP - Brasil 500 Anos, e uma reportagem sobre o Engenho de São Jorge dos Erasmos, o primeiro engenho de cana no Brasil. Traz também reportagens sobre duas exposições: "Descobrimentos Imaginados", no Museu Paulista e "O Brasil no século da Arte", no MAC. Exibição: terça (29), às 6h30, 11 horas, 15h30, quinta (1), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20horas, 00h30, sábado (3), às 11 horas, 15h30, 20 horas e domingo (4), às 6h30, 20 horas e 00h30.
        A TV USP é exibida pela TV a cabo na cidade de São Paulo nos canais 15 ou 73.
        Mais informações: ( (011) 818-4101 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br
 
 


Quadro de Avisos 

Museu de Geociências em reforma
        O Museu de Geociências da Universidade de São Paulo está fechado desde o último dia 15 para reforma. De acordo com uma concepção moderna de exposição, o local sofrerá mudanças no visual e infra-estrutura, para melhorar a visualização das exposições. Estão previstas a criação de novos painéis, de bancadas interativas, projetores e informatização do acervo.
        A reforma vai durar aproximadamente quatro meses, e tem o patrocínio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
        Mais informações: ( (011) 818-3952.

Professor Emérito
        Dia 1o de julho, às 17h30, acontece a cerimônia pública de outorga do título de Professor Emérito a Cândido Teobaldo de Souza Andrade, conferido pela Congregação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP em sessão de 26 de maio de 1999.
        A cerimônia acontece no salão nobre do Departamento de Música da ECA.
 
 


Defesa de Teses 

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Detecção de calicivírus humano (Small Round Structured Virus – SRSV) pela reação em cadeia da polimerase (PCR) em ostras do litoral do Estado de São Paulo. Luiz Carlos Vieira. Dia 28/6, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Relacionamento entre orientação para o mercado e desempenho: estudo longitudinal de um grupo de concessionárias de veículos. Flávio Torres Urdan. Dia 28/6, 16 horas.
Mestrado
        Contribuição ao entendimento e mensuração do capital intelectual. Maria Thereza Pompa Antunes. Dia 29/6, 10 horas.
        Perdas pessoais necessárias em processos de mudança organizacionais. Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar. Dia 29/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011)818-5811.

Instituto de Geociências
Mestrado
        Bioestratrinomia de concentrações fossilíferas da assembléia de pinzonella neotropica (reed), formação Corumbataí (Permiano), Tambaú, SP. Fernanda de Freitas Torello. Dia 29/6, 8h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4143.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Ciro Bonilha
 
home 
page