São Paulo, 28 de junho de 1999 n.423/99
Arquivo
 
Moradores de rua
Pesquisa feita com moradores de rua mostra a necessidade que essas pessoas têm de estímulos pessoais e objetivos próprios que as motive a enfrentar as dificuldade e deixar esta condição. A psicóloga acompanhou um grupo durante cinco anos.
 
 
 
Medicina de Ribeirão Preto coordena pólo nacional de saúde da família
 
 
Reunião científica debate o papel do Ministério Público na Segurança Sanitária
 
 
Saúde Pública promove curso multidisciplinar de atendimento de abuso sexual
 
 

Destaques 
 
Moradores de rua precisam de motivação para mudar de vida
        "Não podemos violentar os moradores de rua arrancando-os desta condição. O que devemos fazer é orientá-los para que encontrem um motivo para deixar a rua e, desta forma, conseguir superar esta situação". Quem afirma é a psicóloga Aparecida Magali de Souza Alvarez, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP.
        Para chegar a estas conclusões, Magali acompanhou durante cinco anos um grupo de moradores de rua que conheceu em 1993. Ao longo da pesquisa, que resultou em sua dissertação de mestrado, Magali viu alguns moradores de rua mudar o rumo de suas vida, e percebeu que estas pessoas possuem a capacidade de superação. "Eles precisam encontrar um sentido para suas vidas, um objetivo, um rumo pessoal que os motive a enfrentar as dificuldade", explica a pesquisadora.
        Em sua dissertação, Magali conta a história de um casal que, para dar melhores condições ao filho que iria nascer, deixou de morar na rua e instalou-se em um cortiço. Depois de certo tempo, o pai, já separado da parceira, mudou-se do cortiço, onde morava com diversos outros grupos, para um barraco próprio. O motivo da mudança foi novamente o filho. "O pai considerou que seria melhor educar a criança num lugar realmente seu", esclarece a psicóloga.
        "Ponto fixo" é o termo usado por Magali para definir tudo aquilo que leva as pessoas a superar condições difíceis. "Para superar sua situação é necessário que os moradores de rua tenham um rumo. É preciso que suas vidas tenham um sentido", esclarece. "O conceito de ‘ponto fixo’ foi criado por Damergian. No caso daqueles moradores de rua, o filho foi um ponto fixo. Para dar uma vida mais digna à criança, os pais decidiram deixar a vida nômade".
        A dissertação de Magali é repleta de histórias como a do casal. "Procurei acompanhar o cotidiano dos moradores de rua e descrever as trajetórias daquelas pessoas que deixaram a rua. Pode-se dizer que acompanhei as celebrações da vida, como nascimentos, batizados, mortes e aniversários".
        O principal método de trabalho foram as observações e conversas que a pesquisadora teve com o moradores de rua. Mas a fotografia também contribuiu. "Certa vez pedi àqueles que já haviam deixado a vida nômade para fotografarem o que consideravam importante em suas vidas. Dessa forma, pude perceber melhor quais eram os ‘pontos fixos’ destas pessoas", explica Magali.
        Mais informações: (011) 280-0244, com a pesquisadora.
 
Medicina de Ribeirão coordenará polo nacional de saúde da família
        A partir de amanhã (29), a cidade de Ribeirão Preto será sede do Pólo de Capacitação criado para desenvolver o novo modelo de atendimento à família brasileira, aprovado pelo Ministério da Saúde. A instalação oficial do projeto – cujo título é Pólo Norte/Oeste Paulista de Formação Acadêmica e Capacitação de Recursos Humanos para a Saúde da Família – acontece às 11 horas no Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).
        O objetivo do novo programa é incrementar e desenvolver cursos de graduação em saúde, assim como a integração entre ensino e serviço, o estabelecimento dos impactos esperados nos serviços de saúde que promovem atividades ligadas à Estratégia de Saúde da Família, e a definição do perfil do profissional em formação, seja no âmbito da graduação, da pós-graduação ou da educação permanente. O novo pólo englobará toda a região, incluindo as cidades Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Barretos e Franca. No total, serão dez pólos espalhados por todo o país, três só no Estado de São Paulo.
        O programa foi apresentado ao Ministério da Saúde pela FMRP, em parceria com a Escola de Enfermagem da cidade (EERP), e envolve ainda a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade Federal de São Carlos, Secretarias Municipais de Saúde de Ribeirão Preto, Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Barretos e Franca.
        A Faculdade de Medicina, além de apresentar um currículo novo de graduação (implantado em 1993), somente no último ano criou um Centro Interdepartamental de Atenção Primária e Saúde da Família, lançou o Pólo de Capacitação de Profissionais para toda a região de Ribeirão Preto, e fechou um convênio com o governo de Cuba para troca de experiências. Este ano já foram criados a Residência Médica em Saúde da Família em seu próprio Hospital das Clínicas e um novo serviço de saúde para a comunidade da cidade, o Núcleo de Saúde da Família.
        Mais informações: ( (016) 602-3058.
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 
 
Informática
        Confira os cursos que a Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece em julho na área da informática:
        Autocad Básico, de 12 a 23 , de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 9 às 12 horas e das 17 às 20 horas.
        Autocad Avançado, de 12 a 21, de segunda a sexta-feira, das 20 às 23 horas. Pré-requisito: ter cursado o curso de Autocad Básico.
        3D Stúdio Max, de 12 a 27, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.
        A FUPAM fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4566 ou 814-0829.
 
O Ministério Público e a Segurança Sanitária
        O papel do Ministério Público na Segurança Sanitária é o tema de junho da reunião científica sobre direito sanitário, que acontece na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, dia 29, às 19 horas, promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da USP e pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA). O palestrante será o promotor de justiça Alexandre de Moraes, que abordará o posicionamento e a atuação do Ministério Público na promoção da Segurança Sanitária.
        A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, e a reunião é aberta a todos os interessados.
        Mais informações: ( (011) 3066-7774 ou 280-2094, com Carlos.
 
Multidisciplinaridade no atendimento ao abuso sexual
        Estão abertas, até 1º de julho, as inscrições para o I Curso Multidisciplinar de Atualização no Atendimento em Situações de Abuso Sexual, oferecido pelo Programa de Atenção às Vítimas de Abuso Sexual da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O objetivo é capacitar profissionais para atuar em situações que envolvam esse tipo de violência, minimizando suas conseqüências e estabelecendo estratégias de prevenção através da formação de equipes multidisciplinares.
        Os candidatos devem ter nível superior com interesse ou atuação em áreas nas quais possam se confrontar com situações de abuso sexual. O curso acontecerá de julho a setembro, com aulas ministradas todas as sextas-feiras, das 16 às 20 horas.
        Mais informações e inscrições: ( (011) 3066-7121, com Cleide, ou 3066-7787, na FSP.
 
Seminário debate rede de voz
        O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP promoverá, no próximo dia 30, das 8:00hs às 12:30hs,um seminário sobre a tecnologia VOIP-Voz, sobre Internet Protocol, ministrado pela CISCO SYSTEMS do Brasil.
        Este seminário visa veicular conceitos básicos de telefonia, rede de voz e soluções de voz sobre IP, bem como os fatores relativos a sua implementação nas redes atuais. O design de redes de voz e sua relação com redes IP são o principal escopo desse seminário, que divide-se em uma parte teórica, com os principais conceitos de Telefonia IP, e uma parte prática, onde será feita uma demonstração de Voz sobre IP, visando principalmente a demonstração desse tipo de tecnologia.
        As inscrições vão até o dia 28 de junho (18:00hs) pelo e-mail voip@usp.br. O seminário acontecerá no USPoficina - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues nº 314 Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-5976
 
 

Agenda Cultural 
 
Fim da mostra de filmes do Ciclo do Renascimento
        Termina, nos dias 1º e 2 de julho, a mostra de filmes da segunda parte do Ciclo Renascimento do Cinusp "Paulo Emílio", que trouxe em sua programação produções da moderna safra do cinema brasileiro. Ação entre amigos, de Beto Brant, será exibido no dia 1º, e Kenoma, de Eliane Caffé, no dia 2. Os filmes serão exibidos às 18h30 e a entrada é grátis.
        O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540.
 
 

Quadro de Avisos 
 
Associação Brasileira de Hepatopatas e Receptores de Transplante
        Foi fundada no último dia 24, com o apoio do Hospital das Clínicas, a Associação Brasileira de Hepatopatas e Receptores de Transplante (ABHERTRA), uma iniciativa dos portadores de doenças crônicas do fígado. Os objetivos são oficializar a entidade que vai representá-los junto aos órgãos competentes e assegura-lhes o direito à informação sobre as doenças do fígado e tratamentos disponíveis.
        Mais informações: ( (011) 3069-7053 ou 3069-6694, com Valéria, Andréia e Julieta.
 
 

Defesa de Teses 
 
Faculdade de Direito
Doutorado
        As bases conceituais da integração econômica e do investimento internacional no Mercosul: fundamentos para um revisão. José Luiz Conrado Vieira. Dia 30/6, 9 horas.
Mestrado
        Os fundamentos e os limites do poder regulamentar no âmbito de mercado financeiro. Simone Lahorgue Nunes. Dia 30/6, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Ciro Bonilha
 
home
page