São Paulo, 07 de julho de 1999 n.427/99
Arquivo
 
O automóvel na metrópole 
Pesquisa analisa a representação, o fascínio e a utilização do automóvel na cidade de São Paulo, que vem sendo dilacerada para privilegiar a melhor circulação de veículos, com a criação e adaptação de ruas e avenidas.
 
Faculdade de Direito é sede da Conferência de Direito Internacional
 
Psicologia oferece oficinas de criatividade para a comunidade
 
Arquitetura Israelense em exposição no Centro Maria Antonia
 

Destaques 
Pesquisa analisa o uso e fascínio do automóvel na cidade de São Paulo
        A cidade de São Paulo vem sendo o tempo todo dilacerada para privilegiar o uso do automóvel. As mudanças são constantes, com a criação e adaptação de ruas e avenidas para a melhor circulação de veículos. Este produto, considerado por muitos como um símbolo de poder e riqueza, se apropria da metrópole que convive de forma cada vez mais intensa com os imensos problemas no trânsito. O carro particular como meio de transporte e suas implicações numa cidade como São Paulo, é o tema central da dissertação de mestrado O Automóvel e a cidade de São Paulo: a territorialização do processo de modernização (e de seu colapso), recentemente defendida no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP pela economista Tatiana Schor.
        Uma lógica individual, que segundo Tatiana é o uso do automóvel enquanto mercadoria e meio de transporte, no contexto social acaba se tornando uma loucura traduzida nos congestionamentos que se multiplicam pela cidade. "Muitos consideram o automóvel fundamental em suas vidas e seu único meio de transporte. Mas esta concepção resulta no caos dos engarrafamentos. Hoje, qualquer pessoa que vive numa cidade como São Paulo tem consciência deste fenômeno", explica. Para Tatiana, a pesquisa não aponta para uma solução para a questão, visto que a bibliografia mostra que já existem inúmeras soluções propostas que simplesmente não são implementadas. "Quanto mais a situação piorar, as pessoas deverão perceber que a lógica individual não atende às necessidades coletivas de transporte", diz.
        Em quatro anos de estudos, Tatiana ouviu cerca de 70 pessoas na cidade de São Paulo divididas em três momentos distintos: com a família, em um condomínio fechado e numa região de mutirantes; no trabalho, num centro empresarial e numa área industrial; e nos momentos de lazer, num shopping, num parque de visitação pública e na praça da Sé, região central de São Paulo. O objetivo foi entender a função e a utilização de um carro entre estas pessoas. "Observamos que existe um grupo que tem sua vida determinada pelo automóvel, para quem ele significa poder, riqueza. Um outro grupo vê no automóvel a possibilidade de se obter um emprego, um meio de vida. E há um terceiro, que sequer pensa na possibilidade de possuir um carro. Para eles, a aquisição de um veículo está completamente afastada. E, muitas vezes, esses sentimentos independem da condição social", descreve.
        Em sua pesquisa Tatiana também analisa a existência dos chamados grupos anti-automóvel que existem em alguns países da Europa e nos EUA. "Estes grupos estão se organizando por meio da Internet, com o objetivo de tirar os automóveis das ruas para que elas voltem a ser utilizadas pelas pessoas", conta. Ela relata sua experiência pessoal de participar de um protesto anti-automóvel em Paris, França. "Simplesmente as pessoas passaram a andar pelas ruas de forma pacífica, sem qualquer tipo de panfletagem ou discurso. Muitos que foram aderindo sequer sabiam do que se tratava. Estes grupos não possuem qualquer tipo de liderança e comunicam-se, exclusivamente, pela Internet".
        Mais informações: ( (011) 818-3714, com Tatiana Schor, no Laboratório de Geografia Urbana da FFLCH-USP; e-mail schortatiana@hotmail.com
São Francisco é sede de Conferência de Direito Internacional
        A Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, será sede da próxima Conferência Regional da Internacional Law Association (ILA), uma entidade que tem por objeto o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento dos diversos ramos do direito internacional público e privado e das relações internacionais, a fim de aprimorar a paz e o entendimento entre os povos.
        Trata-se de uma iniciativa de repercussão internacional, que contará com a presença de membros da entidade dos diversos países nela representados. Entre os conferencistas, participarão juizes da Corte Internacional de Justiça, do Tribunal do Mar e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
        O evento acontecerá entre 25 e 27 de julho, e abordará temas relativos ao Mercosul, desenvolvimento sustentável, proteção ao meio ambiente e direitos humanos. A cada dois anos uma Conferência deste tipo é realizada pela ILA, modo pelo qual busca atingir seus objetivos de desenvolvimento do Direito Internacional e compreensão entre os povos. Nos últimos anos, a Conferência aconteceu na Argentina (1994), na Finlândia (1996) e em Taiwan (1998), sempre contando com a participação das mais altas autoridades de cada país sede.
        A ILA foi fundada em uma Conferência realizada em Bruxelas, em 1873. Sua sede fica em Londres, e, no total, seus cerca de 50 ramos congregam quase cinco mil associados, distribuídos por várias regiões.
        Mais informações: ( (011) 813-5777, Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP; ou pelo e-mail jcmadvs@ibm.net.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Oficinas de criatividade para a comunidade
        O Instituto de Psicologia da USP está com inscrições abertas até 6 de agosto para as Oficinas de Criatividade que oferece a toda a comunidade.
        O objetivo das Oficinas é possibilitar um reencontro com o espaço pessoal, sensível e criativo por meio da utilização de técnicas expressivas (como relaxamento, modelagem, pintura e colagem). Os encontros acontecerão no Atelier do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), nos dias 11 e 18 de agosto para os adultos, das 8h45 às 10h30, e nos dias 25 de agosto e 1o de setembro para os adolescentes interessados, no mesmo horário.
        Mais informações: ( (011) 818-4172, com Odete ou Deodata.

Encontro discute o Mercosul
        Começa no próximo dia 12, em Porto Alegre, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que deve reunir mais de 5 mil pessoas, entre cientistas, professores e graduandos ao redor do tema Mercosul - a quebra de fronteiras?
        O encontro deve durar cinco dias, nos quais serão discutidas as questões políticas, econômicas, educacionais, de saúde, científicas e tecnológicas que tendem a dificultar ou mesmo inviabilizar a integração regional.
        Sérgio Henrique Ferreira, da USP, participa da conferência Como se inventa um medicamento, no dia 15. Bianca Zingales, também da USP, estará em Projeto Genoma de Parasitas: perspectivas para quimioterapias e vacinas, conferência do dia 13 .
        Mais informações: ( (011) 259-2766, ramal 6, ou 9996-3155; http://www.sbpcnet.org.br, ou pelo e-mail imprensa@sbpcnet.org.br

Psicoterapia
        O Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas até 30 de julho para o curso Psicoterapia – Uma abordagem winnicottiana, que acontece de 10 de agosto a 14 de dezembro, das 13 às 15 horas.
        O curso, dirigido a psicólogos e alunos do 5o ano de graduação em Psicologia, visa o estudo dos conceitos psicanalíticos de Winnicott no processo psicoterapêutico.
        Mais informações: ( (011) 818-4173/4910 ou pelo e-mail eloici@usp.br.
 
 


Agenda Cultural 

Arquitetura Israelense
        O projeto Encontros – O paradoxo Vernacular da Arquitetura Israelense chega a São Paulo para mostrar uma seleção de projetos contemporâneos no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP.
        A exposição Arquitetura Israelense – Encontros acontece de 12 a 26 de julho, diariamente das 9 às 23 horas. Paralelamente à exposição, será realizado dia 18 de julho, das 10 horas às 18 horas, o seminário Encontro de Arquitetura Brasil-Israel.
        Mais informações: ( (011) 255-5538/7182 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br.
 
 
 

Defesa de Teses 

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes com hipertensão arterial em acompanhamento ambulatorial. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha. Dia 87, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7739.
 
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Ciro Bonilha
 
Home 
Page