São Paulo, 23 de julho de 1999 n.433/99
Arquivo

 
Laboratório faz diagnóstico de doenças de camarões
Utilizando técnicas de hibridação “in situ”, que analisa moléculas de DNA, laboratório do Instituto de Biociências pode diagnosticar as principais viroses que atingem os camarões cultivados em escala comercial no Brasil.

FAU oferece especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia
 
 

Baião e outras Bossas na Quarta Musical do IEB
 
 


Destaque


Laboratório do Biociências da USP faz diagnóstico de doenças de camarões marinhos
        O Laboratório de Carcinologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP vem realizando análises e confirmando o diagnóstico de viroses de camarões marinhos utilizando novas técnicas de hibridação "in situ", que analisa moléculas de DNA. Com o novo método, o laboratório terá condições de diagnosticar, inclusive, o vírus WSSV (White Spot Syndrome Virus), detectado no início do ano em populações de Penaeus vannamei — espécie de camarão branco, robusta e exótica, originária da costa americana do Pacífico — cultivadas em fazendas da Guatemala, Honduras e Nicarágua. Desde 1990, o laboratório presta serviços ao setor produtivo realizando o diagnóstico de doenças das espécies cultivadas no Brasil, por meio de análises histopatológicas.
        O Penaeus vannamei é muito suscetível a doenças causadas por agentes patogênicos, como vírus, fungos bactérias, protozoários, entre outros, que se propagam muito rapidamente em populações da espécie mantidas em cativeiro.
        O vírus, de origem asiática, foi responsável por sucessivos colapsos verificados na indústria de cultivo de camarões em vários países asiáticos, como China, Tailândia, Japão, Malásia e Indonésia, a partir de 1992. Estudos experimentais comprovaram que o Penaeus vannamei é extremamente suscetível ao WSSV. O vírus ainda não foi registrado no Brasil, mas a possibilidade da introdução e posterior disseminação da doença, por meio do transporte de populações infectadas, pode representar um sério risco à indústria de cultivo baseada na criação do Penaeus vannamei.
        No Brasil, o Penaeus vannamei é a principal espécie de camarão marinho cultivado em escala comercial, apresentando características favoráveis ao rápido crescimento e sobrevivência em viveiros. Foi introduzido no Nordeste no início dos anos 80 e, mais recentemente, em 1998, no Sul do País. A introdução freqüente de Penaeus vannamei, nos últimos 16 anos, e a transferência de pós-larvas e matrizes de reprodutores entre as fazendas comerciais brasileiras propiciaram a rápida disseminação de doenças em vários estados.
        Segundo o professor Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, do Departamento de Zoologia do IB, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas para detectar doenças infecciosas e parasitárias em camarões, as condições ambientais adequadas ao cultivo nas fazendas comerciais e a adoção de medidas preventivas para evitar a entrada de populações infectadas podem impedir a disseminação de doenças graves. "As fazendas devem fazer monitoramento do estado de saúde dos camarões, tratamento de água e alimentação apropriada", receita. A quarentena — período em que os camarões transportados devem ser mantidos isolados e em observação — é, segundo Bueno, fundamental para detectar se há camarões contaminados. "Amostras da população devem ser recolhidas e submetidas a análises em centros de diagnósticos especializados", recomenda o professor.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7627, com o professor Sérgio Luiz de Siqueira Bueno; ou pelos e-mails: sbueno@usp.br ou sbueno@ib.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Conforto Ambiental e Conservação de Energia
        Começa no dia 2 de agosto o Curso de Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia (CECACE), que a Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM) oferece em conjunto com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e com o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (NUTAU), também da USP. Destinado a graduados em áreas afins, o curso é dividido em cinco módulos e tem duração de um ano, com aulas às segundas, terças e quintas-feiras, das 19 às 23 horas.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 818-4566 e 814-0829, ou pelo fax 818-5032.

Congresso reúne especialistas mundiais
        Estão abertas, até o próximo dia 31, as inscrições para o 2o Congresso Internacional de Osseointegração que a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) promove, de 9 a 12 de agosto, no palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
        O evento é o maior da área na América do Sul e é dirigido a profissionais e estudantes de Odontologia. Terá palestras, conferências e painéis científicos apresentados por especialistas dos principais centros mundiais em pesquisas odontológicas, tais como EUA, Canadá, Alemanha e Chile, além de diversas autoridades brasileiras no assunto.
        Paralelamente ao Congresso ocorrerão o 1o Simpósio sobre Ensino da Implantodontia nas Faculdades e a Feira de Produtos Odontológicos, com dezenas de expositores. A taxa de inscrição para o encontro é de R$ 200,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 829-4122, ou pelo e-mail attachee@uninet.com.br

Educação continuada na POLI
        A Escola Politécnica da USP oferece, através de seu Programa de Educação Continuada, o curso de pós-graduação lato-sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos de atualização em Tecnologia de Ar e Refrigeração, com disciplinas ministradas a partir de 3 de agosto. Os cursos têm como objetivo preparar profissionais em segmentos variados, aptos a desenvolver ações preventivas de segurança nas empresas, tendo em vista o bem estar dos funcionários.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 818-5285, 818-5287, 818-5569 e 816-3530, ou no site http://pece.com.br .


Agenda Cultural

Quartas Musicais do IEB
        Como parte da série Quartas Musicais do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o cantor e compositor Ozy dos Palmares e a dupla sertaneja Guiller e Gueller apresentam-se no próximo dia 28, às 17 horas. Para lançar seu CD "Estréia", o compositor pernambucano apresentará o show Baião e outras Bossas, no qual interpretará músicas de sua autoria e de compositores como Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Caetano Veloso. Já a dupla sertaneja apresentará composições de seu disco e também músicas sertanejas de compositores conhecidos.
        A entrada é franca, há acesso para deficientes e o estacionamento é gratuito. O IEB fica na Av. Professor Mello Moraes, travessa 8, nº 140, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3196, com Maria Teresa.

Exposição relembra Holocausto
        Será aberta ao público dia 31 de julho, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), a exposição Triângulo Roxo – As vítimas esquecidas do Nazismo. São mais de 400 fotos, mapas e documentos divididos em 60 painéis registrando os eventos que ocorreram no Europa no período de 1914-45. As imagens são fortes: campos de concentração, famílias que foram mortas e paisagens desoladas.
        A exposição vai até 28 de agosto e a entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.

A Revolução dos Beatos
        Alunos do 3º ano da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP apresentam-se, até o dia 25, na peça A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes, sob a direção de Marco Antônio Rodrigues. Em cartaz desde o dia 10 de julho, o espetáculo acontece de quarta a sábado, às 21h30, e aos domingos, às 20h30, no Teatro Laboratório - Conjunto das Artes, localizado à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 215, na Cidade Universitária. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
        Mais informações:( (0XX11) 81843-75 ou 818-4376.


Livros, Revistas e Publicações

Feira do Livro da Edusp em Bauru
        A Edusp promove, entre os dias 2 e 6 de agosto, no Campus de Bauru da USP, a Feira do Livro da Livraria da Edusp. Serão comercializados livros da própria editora com até 50% de desconto, e co-edições de áreas como literatura, sociologia, filosofia, antropologia e história.
        A Livraria da Edusp funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no Campus de Bauru da USP, na Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8395, com Yara.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
        Mestrado
        Ministério Público em São Paulo: eficácia da função institucional de zelar pelo direito à saúde. Marília de Castro Torres Fernandes. Dia 26/7, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Instituto de Química
        Doutorado
        Estudos das interações eletrônicas das alfa-dietoxifosforilacetofenonas-para-substituídas e dos aspectos mecanísticos e sintéticos da obtenção dos dietoxifosforilésteres dos enóis das acetofenonas-para-substituídas. Adriana Karla Cardoso Amorim Reis. Dia 26/7, 14 horas.
        Mais informações: ( (011)818-3844.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Renata Bessi, Carolina Cavalcanti e Ciro Bonilha

 
Home
Page