São Paulo, 2 de agosto de 1999 n.437/99
Arquivo

 
Relacionamentos 
no trabalho
Para pesquisadores do Instituto de Psicologia a saúde e o bem estar nas relações entre pessoas dentro de um ambiente de trabalho podem ajudar ou impedir o sucesso de uma empresa.


Encontro Latino-americano de Jornalismo
 

Treinamento para pais de crianças com asma
 

Especialização em Manejo do Solo na ESALQ
 


Destaques


Psicologia trata da saúde dos relacionamentos no trabalho
        Tratar da saúde e bem estar das relações entre pessoas num ambiente de trabalho é a tarefa de um grupo de psicólogos e professores do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso), do Instituto de Psicologia da USP. O serviço é baseado em concepções como a do psiquiatra argentino Pichon-Rivière, que apontam existir em qualquer grupo forças conscientes e inconscientes capazes de unir as pessoas, podendo facilitar ou dificultar a execução de uma meta. O assunto será tema do curso de atualização A Subjetividade e os Processos Grupais e Institucionais que acontece de 18 de agosto a 06 de outubro, às quartas-feiras, das 15 às 18h30.
        "As relações humanas são sempre permeadas de sentimentos de inveja, amor, competição, pressão, desejo de ser sempre o centro das atenções, falta de solidariedade e cooperação, entre outros, que podem ajudar ou impedir o trabalho de uma empresa", explica a coordenadora do curso, Ismênia de Camargo. A função da equipe é identificar quais destes fatores (forças inconscientes) atrapalham o andamento do trabalho, e dar base para que as pessoas desenvolvam a capacidade de lidar com os conflitos que vão surgindo. A teoria de Pichon-Rivière revela ainda que, com a compreensão destes fenômenos inconscientes será a possível transformar e adquirir novos conhecimentos.
        Os serviços do Lapso são requisitados por empresas privadas e instituições públicas. No ambiente de trabalho, são analisadas questões de ordem afetiva e racional que envolvem o trabalho. Segundo a coordenadora do Lapso, Maria Inês Assumpção Fernandes, a proposta da empresa ou instituição poderá ser melhor ou pior executada dependendo do conjunto de relações estabelecidas pelas pessoas que ali trabalham. As forças que emergem do consciente ou inconsciente humano têm origem na história pessoal de cada um e na história da própria organização (empresa).
        "No Brasil, por exemplo, onde há um alto nível de desemprego, a competitividade é uma força contínua nos ambientes de trabalho", diz Maria Inês. Em uma empresa onde trabalham 20 pessoas, mas dez precisam ser dispensadas para contenção de gastos, o registro do erro determinará as demissões. "Neste cenário, poderá ser desencadeada uma competição, consciente ou não, entre os trabalhadores. A preocupação maior do funcionário deixa de ser tão somente a execução do serviço, mas a promoção de erros no serviço do outro, inclusive com mecanismos muitas vezes perversos", diz. O que se sugere para situações como esta é que o erro não seja colocado pelo empresário como única condição para eliminação do funcionário da empresa. "Devem ser criados mecanismos de valorização do empregado. A realidade da saída dos dez funcionários não mudará, mas as condições de maturidade nas negociações entre funcionários e empresa crescerão", conclui.
        Num ambiente de trabalho, o diálogo é um caminho para o bom relacionamento e diminui o risco de mal-entendidos produzidos quando uma mesma ação tem significados diferentes para duas pessoas. O respeito e a aceitação pelas diferenças garantem, também, que as pessoas possam ser melhor aproveitadas nos postos em que possuam maior aptidão. Para as psicólogas, o conflito é uma mola propulsora para o andamento de qualquer tarefa, mas saber como lidar com ele garante o sucesso do que se quer atingir.
        As inscrições para o curso de "A Subjetividade e os Processo Grupais e Institucionais" vão até 13 de agosto e podem ser feitas pelo telefone (0xx11)818-4365. O curso terá lugar no Instituto de Psicologia, Bloco B, Av. Professor Mello Moraes, nº 1721, na Cidade Universitária, e será destinado a profissionais de organizações particulares e públicas, de escolas e de instituições de saúde. Valor: R$186,00, em duas vezes.
        Mais informações:( (0XX11) 818-4365 e 574-7133 no Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social.

2º Encontro Latino-americano de Jornalismo
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove, juntamente com a Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social (ABECOM) e com a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, o 2º Encontro Latino-americano de Jornalismo. Com conferências entre 8 e 11 de agosto, o encontro acontece na Cásper Líbero e tem como tema "Perspectivas para a Formação e para o Exercício Profissional". Na abertura oficial, dia 8, às 9 horas, estarão presentes o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, a pró-reitora de Graduação da USP, Ada Pellegrini Grinover, e o diretor da ECA, Tupã Gomes Corrêa.
        Mais informações: : ( (0XX11)818-4068, com Maria Eugênia Gouveia.


Cursos, Seminários e Palestras

Técnicas terapêuticas
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, de 18 de agosto a 17 de novembro, às quartas-feiras, das 7h30 às 8h30 o curso Corpo e movimento, técnicas terapêuticas e complementares servindo de base para vivenciar e pensar o corpo como totalidade. O curso é destinado a profissionais graduados das áreas de Saúde, Artes e Educação.
        As inscrições devem ser feitas até 13 de agosto.
        Mais informações: ( (0XX11) 818- 4172

Grupo de pais de crianças com asma
        Estão abertas as inscrições para o Grupo de pais de crianças com asma, promovido pelo Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP) do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O período para as inscrições termina no dia 21 de agosto e as reuniões acontecerão entre 23 de agosto e 18 de outubro, totalizando sete encontros com aulas ministradas pela professora Adelina Rennó, do LEP, e equipe.
        A taxa de inscrição é de R$70,00, que podem ser parcelados, e as reuniões acontecerão no IP, localizado à Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Bloco D, na Cidade Universitária. As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172, com Odete ou Deodata.

Expressão gênica
        A Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto promove, de 02 a 07 de agosto, das 9 às 12 horas, o curso Estudo da Expressão Gênica no Cérebro Humano, com Ronald Carls Perarson, da Universidade de Sheffield, e Josephine Heffernan, da Universidade de Oxford, ambas da Inglaterra.
        O curso será destinado a pessoas que trabalham ou tenham interesse em assuntos de expressão gênica e doenças neuro-degenerativas do cérebro humano. A participação é gratuita, com reserva de lugares.
        Mais informações:((0XX16) 602-4050, com Maria Luíza.

Manejo do solo
        O Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP promove, a partir do dia 6 de agosto, o curso de Especialização em Manejo do Solo. Dividido em três módulos ministrados até dezembro de 2.000, o curso é oferecido a profissionais graduados em Engenharia Agronômica ou que exerçam atividades correlatas.
        As aulas acontecem às sextas-feiras, das 19h30 às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, em finais de semana alternados, no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Esalq, em Piracicaba.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197.


Quadro de Avisos

Inscrições para a Jornada Científica
        Estão abertas as inscrições, até o dia 6 de agosto, para a Jornada Científica do segundo semestre de 1999. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tem o objetivo de promover o contato entre os inscritos e os resultados das pesquisas de cientistas e especialistas brasileiros.
        Os temas desta Jornada, que acontece entre 15 de agosto e 24 de outubro, são "Cidades brasileiras: a realidade oculta", "Água, um recurso natural em extinção", "Diversidade e biodiversidade de ambientes marinhos: importância, ameaças, conservação e recuperação", "A presença africana na cultura brasileira", "Danças populares de São Paulo" e "Energia para um mundo sustentável".
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 255-5538 e 255-7182, ramal 34.

Prêmio Sendas de Saúde
        Termina no dia 10 o prazo de inscrições e envio de currículos dos candidatos ao 7º Prêmio Sendas de Saúde, que terá como tema "Pesquisa sobre epidemiologia do câncer".
        Mais informações: ( (0XX21) 651-2120.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Vascularização arterial e estrutura das tubas uterinas de caprinos S.R.D. (Capra hircus Linnaeus, 1758). Cezar Augusto Walter. Dia 5/8, 9 horas.
Mestrado
        Reparação cirúrgica extra-articular da ruptura do ligamento cruzado cranial de cão (Canis familiaris) com centro frênico heterólogo preservado em glicerina. Kátia Stracieri D’Oliveira. Dia 6/8, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7667.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Do corpo orgânico ao corpo relacional: uma proposta de deslocamento dos fundamentos e práticas de reabilitação da deficiência. Eucenir Fredini Rocha. Dia 6/8, 14 horas.
Mestrado
        Estudo psicodinâmico do puerpério em mulheres primíparas. Eliana Marcello de Felice. Dia 4/8, 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Direitos dos povos indígenas no plano internacional e frente nos Estados. Marco Antônio Barbosa. Dia 6/8, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Contribuição à formulação de um sistema de padrões e análise de sua aderência ao processo de gestão, sob a ótica do modelo Gecon. Ivam Ricardo Peleias. Dia 6/8, 9 horas.
Mestrado
        Valor de risco em épocas de crise. Luis Alvares Rezende de Souza. Dia 6/8, 14:30 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Crescendo com a presença protetora da mãe: a criança enfrentando o mistério e o terror da hospitalização. Circéa Amália Ribeiro. Dia 6/8, 13 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Ser mãe: Narrativas de hoje. Kimmy Otsuka Stazevskas. Dia 4/8, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Sucesso reprodutivo e seleção sexual em Colostethus stepheni. Flora Acuña Juncá. Dia 2/8, 14 horas.
Mestrado
        Análise genética da precocidade reprodutiva em touros Nelore e caracterização de uma nova seqüência do cromossomo Y bovino. Beatriz da Costa Aguiar Alves. Dia 2/8, 9 horas.
        Briófitas de restinga das regiões metropolitana de Salvador e litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Cid José Passos Bastos. Dia 3/8, 14 horas.
        Diversidade, densidade e distribuição altitudinal da anurofauna de serapilheira da Ilha de São Sebastião. Ricardo Jannini Sawaya. Dia 6/8, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7517.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Renata Bessi e Ciro Bonilha
Home
Page