São Paulo, 11 de agosto de 1999 n.441/99
Arquivo

 
Dor de computador
Médico do Instituto da Criança do HCFMUSP alerta os pais sobre o aumento de casos de dores e lesões músculo-esqueléticas, que atingem crianças que permanecem por muito tempo em frente ao computador ou jogando vídeo games.

Estação Ciência promove mostra de divulgação e ensino das ciências
 

HC promove cursos de UTI para especialistas
 

Faculdade de Educação promove seminário sobre Monteiro Lobato


Destaques


Crianças que usam computador e vídeo games excessivamente podem adquirir lesões músculo-esqueléticas
        Com a expansão da informática, surge nos consultórios de pediatria médica um novo tipo de problema: as dores e lesões músculo-esqueléticas, que atingem crianças que permanecem por muito tempo em frente aos equipamentos, executando tarefas comuns ou simplesmente jogando vídeo games. O médico Clóvis Artur Almeida da Silva, responsável pela Unidade de Reumatologia Pediátrica, do Instituto da Criança, do Hospital as Clínicas da USP, faz um alerta aos pais destas crianças e diz que é cada vez maior o número de pacientes mirins com esses tipos de problemas.
        Os sintomas da doença, que podem também atingir os adolescentes, são dores nas mãos e punhos, podendo afetar os tendões, fadiga, comportamento agressivo, cefaléia e dores no abdomem, na coluna e no tórax. "É muito comum nas crianças a reclamação de dedos doloridos, pela inflamação dos tendões, em razão da utilização do mouse e dos teclados", explica Silva. Segundo ele, vários outros problemas têm sido associados ao uso de computadores e vídeo games, como a obesidade, por falta de atividades físicas e excesso de alimentos, ou a anorexia, pelo desinteresse com as refeições, e ainda convulsões por fotoestimulações, que acontecem em crianças já propensas ao problema.
        A falta de ergonometria adequada se caracteriza como um dos motivos do surgimento desses males na infância, pois tanto os computadores quanto os móveis são projetados para o adulto, levando as crianças a fazerem esforço maior do que a natureza permite para se adaptar à ergonometria do aparelho e da mobília.
        Segundo o pesquisador, essas doenças em crianças são muito parecidas com as LER (Lesões por Esforços de Repetição), que acometem adultos em regime de trabalho; ou ainda o DORT (Distúrbio Ósteo-muscular Relacionado ao Trabalho), denominação atualmente recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Mas as manifestações podem atingir qualquer pessoa que exerça atividades físicas capazes de exigir esforços que superem suas reservas funcionais. Hoje, esses males são configurados como um dos principais problemas de saúde pública do mundo, e consistem em um conjunto de infecções do aparelho músculo esquelético atingindo músculos, tendões, enteses (cordões que ligam os tendões aos ossos), ligamentos, articulações, nervos e, mais raramente, vasos sangüíneos e tegumentos (peles e tecidos subcutâneos). Originam-se da realização de movimentos contínuos, posturas inadequadas e estresses emocionais por um período de tempo variado.
        "O problema é preocupante, considerando a realidade da informatização da sociedade hoje", alerta o pesquisador. O governo do Estado de São Paulo gastou nos últimos três anos R$ 100 milhões em capacitação, infra-estrutura e softwares para levar a informática às escolas da rede pública. "Nas redes particulares de ensino, o estímulo ao computador é ainda maior para o uso da Internet e elaboração de trabalhos escolares. No ambiente domiciliar, o computador está cada vez mais acessível chegando, inclusive, às casas de classes média e média baixa", diz.
        Para evitar as lesões, Silva recomenda aos pais que imponham limites de no máximo duas horas para uso do equipamento e dos vídeo games; orientem quanto à postura correta e à ergonometria, com descanso de dez minutos por hora de uso do computador; além de sugerir exercícios de alongamento e relaxamento dos braços, punhos, mãos e colunas. Na ocorrência de sinais e sintomas de lesões, o indicado é afastar as crianças por alguns dias do computador. Não melhorando, o recomendado é procurar um pediatra reuma-tologista para acompanhamento do caso.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-8507, 3069-8516, e-mail geralda@icr.hcnet.usp.br com Geralda Privatti, na Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança.


Cursos, Seminários e Palestras

Mostra de divulgação e ensino das ciências
        A Estação Ciência realizará entre os dias 18 e 22 de agosto a 4ª Mostra de Divulgação e Ensino das Ciências. O evento deste ano terá como tema O Desafio de Ensinar Ciências no século XXI. A mostra terá 60 estandes que exibirão livros, jornais, revistas, experimentos, brinquedos, softwares, vídeos, CDs, kits de laboratório e outros materiais, destinados a complementação do processo educativo.
        Além da exposição, ocorrerão oficinas, demonstrações, palestras, simpósio e a entrega dos prêmios do concurso O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. O evento é destinado principalmente a professores e estudantes do ensino básico, universitários, instituições e empresas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Estação Ciência pessoalmente, pelo correio (Rua Guaicurus 1274, São Paulo - SP, CEP 05033-002), ou pelo fax (0XX11) 263-2798.
        Mais informações: ( (0XX11) 263-7022, com André, na Assessoria de Imprensa da Estação Ciência.

Saber e educação
        A Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e a Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia da USP, promovem nessa sexta-feira, dia 13, o seminário A relação com o saber nos setores populares e a mesa-redonda O mal-estar na cultura e na educação de hoje, com o professor Bernard Charlot, da universidade Paris VII. O seminário vai das 9 às 12 horas, e a mesa-redonda, das14h30 às 18 horas. Os eventos acontecem no auditório da FEUSP, à Av. da Universidade, 308, Bloco A, sala 6, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3574, com Neide.

Workshop sobre organização de exposições no MAE
        O Museu de Etnologia e Arqueologia (MAE) realizará entre os dias 17/09 e 19/11, às sextas feiras, das 9 às 17 horas, o workshop Planejamento, Concepção, Montagem e Avaliação de Exposições, com a professora Marília Xavier Cury. As inscrições podem ser feitas de 16 de agosto a 14 de setembro, no próprio Museu, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4906

Curso de UTI no HC
        O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Centro de Estudos Pedro de Alcântara realizarão nos dias 13 de agosto, às 19:30 horas e 14 de agosto, às 8:30 horas, o II Curso de UTI do Instituto da Criança HC FMUSP e UTI do Hospital Universitario da USP.
        Dirigido a especialistas da área, será ministrado por médicos do Instituto da Criança e do Hospital Universitário, e terá como temas, entre outros, Meningite Bacteriana, Infecção no Paciente Gravemente Doente e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida : Apresentações Clínicas e Métodos Diagnósticos.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 883-3879, com Célia.

Ciências Farmacêuticas de Ribeirão promove seminários
        A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto realizará os seguintes seminários :
        Envolvimento de MAC-1 e VLA-4 e Leucotrienos na reação inflamatória aguda induzida pelo histoplasma Capsulatum, com a professora Lúcia Helena Faccioli. Dia 12/08, 16 horas.
        Epidemiologia molecular da resistência aos glicopeptídeos em enterococos, com a professora Ana Lúcia da Costa Darini. Dia 19/08, 16 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4280, com o professor Gustavo Goldman.

Curso na Enfermagem de Ribeirão Preto
        Estão abertas as inscrições para o curso Integração Grupal em Diferentes Contextos - Teoria e Prática, oferecido pela Fundação Instituto Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (FIERP), e que será realizado entre os dias 25/08 e 25/09, aos sábados, das 14 às 18 horas.
        As inscrições deverão ser feitas na FIERP localizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão, das 8:30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Seminários de Fisiologia
        O Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, dentro do Curso de Tópicos Avançados, promoverá o seminário Quimiorreceptores no controle da ventilação : Aspectos de Fisiologia Comparada, com o professor Mogens Lesner Glass, da própria Faculdade. Dia 13, às 16 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3012 no Departamento de Fisiologia, ou 602-3015, com o professor Benedito Honório Machado, coordenador do evento.

Monteiro Lobato
        O Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação (CICE) da Faculdade de Educação (FE) da USP promove, dia 19 de agosto, às 14 horas, dentro do IV Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura e Imaginário, o seminário Monteiro Lobato: a saga imaginária de uma vida, com a professora Rosa Maria Melloni.
        Esse Ciclo de Estudos visa apresentar e discutir teorias e pesquisas efetuadas no âmbito da Culturanálise de Grupos, Imaginário e Educação.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-0232 ou pelo e-mail cila@usp.br .

Evolução das plantas e envelhecimento humano
        O Instituto de Biociências da USP abriu inscrições para os seguintes cursos de difusão cultural :
        Origem e evolução das plantas cultivadas. De 14/09 a 05/10, às terças-feiras, das 17 a 19 horas;
        O envelhecimento em outras sociedades humanas, dentro do projeto Ciência Madura, destinado à Terceira Idade. De 13/09 a 17/09, de segunda a sexta feira, das 14 às 16 horas.
        A inscrição pode ser feita até o dia 09/10, e a taxa é de R$ 20,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7538.

Reumatologia Pediátrica
        O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Centro de Estudos professor Pedro Alcântara promovem, de 24 a 26 de agosto, com início às 19h30, o curso Reumatologia Pediátrica, coordenado pelo doutor Clóvis Artur Almeida da Silva. Serão discutidos temas como: "Artrite como manifestação de doença sistêmicas" e "Dor músculo-esquelética de etiologia não articular".
        Mais informações: ( (0XX11) 883-3879.

Colóquio no Instituto de Física
        O Instituto de Física (IF) da USP realizará no próximo dia 17 de agosto o colóquio Reformas Universitárias. Necessidade, Experiências Interrompidas, com o professor Roberto A. Salmeron, da École Polytechnique de Paris. O evento acontecerá às 16 horas, no auditório Abraão de Moraes, localizado no próprio instituto.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7000.


Agenda Cultural

172 anos dos cursos jurídicos no Brasil
        A Faculdade de Direito (FD) da USP iniciou ontem (10) as comemorações dos 172 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil, com uma apresentação do Coral da USP e de um jogral de antigos alunos da escola. Para hoje estão previstos, às 10 horas, uma palestra com o professor Antônio Junqueira de Azevedo, um recital de piano e violino às 19 horas e a inauguração do Museu da Faculdade de Direito.
        Amanhã, dia 12, acontecerá uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, às 12 horas, e dia 13, às 20:30 horas, uma récita especial da Academia de Letras da Faculdade de Direito.


Quadro de Avisos

XVI Prêmio Jovem Cientista
        Estão abertas as inscrições para o XVI Prêmio Jovem Cientista, que terá como tema "Saúde da população – controle da infecção hospitalar". Para participar do prêmio, que este ano será dividido em Graduados, Estudantes, Mérito Institucional e Orientador, o pesquisador deve apresentar estudos sobre os principais causadores de infecção, o uso de germicidas e antibióticos e a resistência bacteriana. O prazo de inscrições estende-se até 30 de outubro.
        Mais informações: (0XX61) 348-9410 ou pelo site www.cnpq.br/jovemcientista .


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação de sêmen de búfalos congelado em diluidores tes, tris e glicina gema, através do teste de penetração em oócitos zona free de hamster. Roberta Mara Züge. Dia 13/8, 14 horas.
        Avaliação da toxicidade do cianeto, em caprinos, durante a fase de crescimento: alterações bioquímicas, clínicas e patológicas. Benito Soto Blanco. Dia 13/8, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Por meu trabalho, serviço e indústria : histórias de africanos, crioulos e mestiços na colônia - Minas Gerais, 1716-1789. Eduardo França Paiva.Dia 16/08, 14 horas.
        Vicissitudes da questão social no Brasil : liberalismo versus positivismo na passagem do trabalho escravo para o trabalho livre (1870-1905). Maria Thereza Rosa Ribeiro. Dia 16/08, 14 horas.
        População e Saúde : uma perspectiva geográfica - estudo de caso de tr6es áreas no município de São Paulo : 1980-92. Carmen Soledad Aurazo de Watson. Dia 16/08, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Intervenção nutricional educativa: promovendo a saúde de adultos e idosos em universidades abertas à terceira idade. Ana Maria Cervato. Dia 12/8, 8 horas.
Mestrado
        Ações de saúde num sindicato de servidores públicos municipais. Roseli de Macedo Leal. Dia 16/08, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739

Escola de Enfermagem
Mestrado
        A interação enfermeiro-usuário no contexto da reforma psiquiátrica - aspectos da comunicação não verbal. Rosiani de Cássia Boamorte Ribeiro de Castro. Dia 16/08, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Direito
Mestrado
        Direitos humanos e os direitos da criança na ordem internacional. Sérgio Augusto Guedes Pereira de Souza. Dia 17/08, 10 horas
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Processos de sedimentação atual e morfodinâmica das praias de Bicanga e Povoação, ES. Jacqueline Albino. Dia 19/08, 14 horas.
Mestrado
        Aspectos mineralógicos, geológicos e econômicos de diamantes e carbonados da Chapada Diamantina, Bahia. Cláudio Meira de Andrade. Dia 18/8, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3958.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Renata Bessi, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes

 
Home 
Page