São Paulo, 03 de setembro de 1999 n.451/99
Arquivo

 
Incentivo a doadores regulares pode evitar contaminação da Aids
Pesquisa do ICB revela que a forma mais segura de se evitar a contaminação pelo vírus HIV nas transfusões é adotar campanhas para estimular ainda mais os doadores regulares. O estudo foi realizado no Banco de Sangue do Hospital Albert Einstein.

USP de Piracicaba promove curso de Administração Agroindustrial
 

Na Escola do Futuro, cursos para professores e coordenadores das redes pública e particular de ensino
 

Esalq realiza encontro de secretários municipais de Agricultura


Destaques


Pesquisa avalia diminuição do risco de transmissão da AIDS por transfusão
        A forma mais segura de evitar transfusões contaminadas com o vírus do HIV é incentivar as campanhas de doação de sangue entre doadores regulares. Este é o resultado de uma pesquisa de doutorado do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, realizada no Banco de Sangue do Hospital Israelita Albert Einstein pelo hematologista Nelson Hamerschlak, que analisou o risco do receptor e a segurança da informação correta para o doador sem falsos resultados positivos.
        O estudo analisou 31.120 doações, realizadas entre janeiro de 1995 e março de 1998, submetidas a quatro testes: o ELISA, utilizado no Brasil para testar o anticorpo do vírus; o Antígeno p24, mais utilizado nos EUA; o Western blot, utilizado na repetição de exames positivos, analisando as proteínas do vírus; e a auto-exclusão confidencial, formulário preenchido pelo doador indicando se seu sangue é seguro ou não.
        Segundo Hamerschlak, quando surgiram os testes para HIV, a partir de 1985, as pessoas acreditaram que o risco tinha acabado. Mas em 1986 aconteceram os primeiros casos de transmissão de AIDS com o sangue infectado. "Isso mostra que existe sempre um risco residual. Por isso são estabelecidas medidas para diminuir esse risco por parte dos governos e das sociedades científicas. Investigamos algumas dessas medidas preventivas do risco residual e verificamos sua eficiência", diz. "Nos EUA, o risco calculado é de cerca de um para 600 mil transfusões. No Brasil, calculamos em cerca de cinco a dez vezes mais, porque a prevalência entre doadores de sangue positivos no Brasil é da ordem de 0,1%. Nos EUA é 0,01%."
        Hamerschlak confirma que o teste ELISA pode gerar resultado falso-positivo o que, segundo ele, pode ocorrer em qualquer outro. A checagem de um resultado positivo é feita com o Western blot, chamado de teste confirmatório, que também não é 100% seguro. "O resultado pode ser inconclusivo e não podemos dizer a uma pessoa: eu acho que você tem AIDS". Na pesquisa, dois testes ELISA com reagentes diferentes tiveram o resultado igual ou melhor que o Western blot. "A pessoa com resultado positivo em dois testes ELISA foi positiva mesmo e não tem o inconclusivo. Mas, por segurança, o Western blot precisa ser realizado também", afirma
        No entanto, o médico acredita que, para a segurança do doador, um teste ELISA é suficiente. O exame só seria repetido se o resultado fosse positivo. "Dois testes, como é feito atualmente no país por determinação de portaria do Ministério da Saúde, pode ser um gasto desnecessário", avalia. "Cada exame pode custar, entre reagente e pessoal, cerca de 10 dólares. No Brasil são cerca de 5 milhões de doações por ano e o gasto que pode chegar a US$ 50 milhões só com o segundo teste", contabiliza
        Nos EUA é realizado apenas um anti-HIV, o p24, que tem um custo total em torno de 20 dólares. No Brasil este teste ainda não é obrigatório, mas já é feito em alguns bancos de sangue. Na pesquisa, entretanto, o p24 também não se mostrou mais eficiente que um só teste ELISA.
        A auto-exclusão confidencial também deixou dúvidas. Para o pesquisador, ela consegue separar populações de pessoas de risco. "Existe um número muito maior de positivos entre as pessoas que se auto-excluíram do que os que não se auto-excluíram. Mas após testar essas pessoas com o antígeno p24, verificamos que não houve um acréscimo de segurança."
        O último dado checado foi o tipo de doador e a única coisa que acrescentou foi o fato de o doador ser regular. Existem doadores que doam apenas uma vez na vida, quando necessário, geralmente para a família. É a chamada reposição. Há ainda o doador consciente, o doador de repetição e o doador regular. Entre estes, a chance de ter um infectado é menor. "O risco da transfusão contaminada é causado pelo período de janela imunológica. A pessoa infectada demora um período para se tornar infectante e para ser detectado, leva mais tempo ainda", diz. A maior parte dos casos positivos está entre o doadores de primeira vez, porque aqueles que repetem são conscientes. Para ter segurança, é importante investir em campanhas de doação, incentivando pessoas que não tenham problemas a serem doadoras. O dinheiro gasto na repetição do ELISA poderia ser melhor investido nestas campanhas. Se investirmos na doação regular, o risco residual de transmissão de AIDS poderá diminuir", explica.
        Outras doenças também são comuns. A Hepatite C é quase 10 vezes mais freqüente do que o HIV, detectável em torno de 0,6% dos doadores. A Hepatite B em 0,4% e a Doença de Chagas em torno de 0,3%. Todas são mais prevalentes que o HIV.
        Mais informações: ( (0XX11) 3747-0326 com o Dr. Nelson Hamerschlak, ou 3747-0463, na Assessoria de Imprensa do Hospital Albert Einstein.


Cursos, Seminários e Palestras

Administração agroindustrial
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz promovem, nos dias 10, 11, 24 e 25 de setembro, o IV Curso de Atualização em Economia e Administração Agroindustrial. O curso é dividido em oito módulos de quatro horas e será ministrado no prédio novo do Departamento de Economia, Administração e Sociologia do campus da Esalq, em Piracicaba.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-8802.

Cursos de capacitação profissional
        O Centro de Capacitação de Profissional da Escola do Futuro da USP, oferece os seguintes cursos para professores e coordenadores da rede pública e privada:
        Alfabetização I - desenvolvimento da leitura e da escrita através de softwares educacionais. Professora Adriana da Matta. Dias 8, 9 e 10. Público-alvo: professores de 1ª e 2ª séries do 1º grau.
        Oficina Microsoft Office - Uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Professora Luciana Maria Allan Salgado. Dias 9,10 e 11. Público-alvo: todos. Pré-requisitos: noções de Word.
        Integração curricular com o LEGO CAD. Professora Cláudia Stippe. Dia 10. Público-alvo: professores do ensino fundamental e médio.
        Uma viagem pelo sistema solar. Professora Elaine de Souza Cruz. Dias 11 e 12. Público-alvo: professores do ensino fundamental e médio.
        Robótica pedagógica com LEGO MindStorms e Robolab. Professora Cláudia Stippe. Dias 11 e 12. Público-alvo: professores do ensino fundamental e médio.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447.

Cuidadores de creche
        Começa hoje e vai até o dia 15 o prazo de inscrições para a Oficina para cuidadores de creche, oferecida pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e pelo Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP, que acontece nos dias 16, 17, 24 e 25 deste mês. O objetivo é formar cuidadores de crianças que tenham qualificação profissional para melhor exercer essa atividade.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787, 3066-7775, 883-4117, ou ainda pelos e-mails svalunos@fsp.usp.br, hsm@fsp.usp.br .

Políticas de saúde infantil
        O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP realizará entre os dias 15, 16 e 17 de setembro o Segundo fórum nacional de professores de pediatria sobre a estratégia "Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Fórum acontecerá no Instituto da Criança (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar 647, Cerqueira César, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-8507 / 3069-8531, com Geralda Privatti, assessora de Imprensa do Instituto da Criança do HC / FMUSP.

Marketing
        O Projeto Atualização Tecnológica (Atual-Tec), organizado pela Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae), instituição ligada a USP, promove de 21 a 24 de setembro, das 8h30 às 12h30, o curso Planejamento &Prática de Marketing, com Mitsuru H. Yanaze, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Alguns dos assuntos tratados serão: definição e análise de Mercado; globalização X competitividade; as práticas gerenciais modernas; sistema de informação para operacionalidade e solução de problemas; Planejamento da Comunicação.
        Os pagamentos dos cursos devem ser feito até 15 de setembro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903 ou 818-4164 ou pelo e-mail atualtec@org.usp.br

Indisciplina e fracasso escolar
        Tem início, no próximo dia 15, o curso Contribuições para o entendimento da indisciplina e do fracasso escolar - Módulo II, promovido pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida e pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância, do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Educação da USP. O objetivo é oferecer aos educadores recursos da teoria psicanalítica como auxílio à compreensão desses problemas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386

Fisiologia
        Acontece dia 10 a palestra Febre: mecanismo de ação das drogas antipiréticas, da professora Glória Petto de Souza, do Departamento de Física e Química da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. O evento integra o ‘Curso de Tópicos Avançados’, promovido pelo Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. A palestra é aberta a todos os interessados e se realiza no próprio departamento.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3015/12

Extensão no MAE
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece, no segundo semestre, os seguintes cursos de extensão universitária:
        Objetos como expressão de cultura - A contribuição da Etnologia de Museu para uma teoria moderna, de 15 de setembro a 17 de novembro, às quartas-feiras, das 14 às 18 horas; inscrições até 10 de setembro.
        Cerâmica Romana e Arqueologia, de 28 de setembro a 30 de novembro, às terças-feiras, das 9 às 12 horas; inscrições até 23 de setembro.
        Teoria e Prática da apreciação em museus, de 5 de outubro a 7 de dezembro, às terças-feiras, das 14 às 18 horas; inscrições até 30 de setembro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4906.

História da Arte para funcionários da USP
        O Curso de História da Arte, para funcionários da USP, acontecerá nos dias 16, 23, 29 e 30 de setembro, das 12 às 13 horas. O programa é organizado pelo Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e as inscrições podem ser feitas às quartas-feiras, das 9 às 12 horas, no próprio Centro, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443, sala 15, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4022.

Voz
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove, a partir de 13 de setembro, o curso Comunicação verbal – educação vocal, que tem os objetivos de ensinar a falar em público, vencer a timidez e desenvolver toda a potencialidade da voz na expressão oral. Com aulas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, o curso destina-se a atores, políticos e todos os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho. As aulas terminam no dia 6 de outubro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4081 ou 818-4063.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP, entre 6 e 12 de setembro, exibe os seguintes programas:
        PANORAMA, dividido em três partes: Memorial do Imigrante, que mostra a exposição dos bonecos da artista plástica Susy Gueller, com bonecos inspirados nos diversos imigrantes que chegaram a São Paulo; Clip IPT, sobre o trabalho da Divisão de Geologia do IPT no combate e prevenção de deslizamentos de terra; Qual é o curso, para o público pré-universitário, falando sobre o curso de arquitetura; e Mundo, onde o jornalista José Arbex fala sobre a cobertura do MST na mídia. Terça-feira (7), às 11 horas e 15h30, quarta-feira (8), às 15h30, sexta-feira (10), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30, sábado (11) às 15h30 e domingo (12) às 20 horas.
        DELTA PI –Mercado de Remédios. Terça-feira (7), às 20 horas e 00h30, quarta-feira (8) às 11 horas, sábado (11) às 6h30 e 00h30 e domingo (12), às 6h30, 11 horas e 15h30.
        OLHAR DA USP - Privatização (2ª parte). Continuação da entrevista com o jornalista Aloysio Biondi. Segunda-feira (6), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30; terça-feira (7), às 6h30, quarta-feira (8) às 6h30 e 20 horas e sábado (11) às 20 horas.
        MARISA ORTH INTERPRETA MEPHISTO - A atriz da Rede Globo de Televisão conta como foi interpretar, quando era aluna da EAD, Mephisto, da peça Fausto, de Goethe, cuja comemoração de 250 anos de nascimento foi o tema da 13ª Semana de Literatura Alemã no curso de Letras. Quarta-feira (8), às 00h30, quinta-feira (9) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30; sábado (11), às 11 horas e domingo (12), às 6h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101, com Marcos ou Adriano.

Sinfônica de Ribeirão
        Como parte das atividades do 1º Curso Internacional de Especialização em Regência, organizado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e iniciado no último dia 27, a Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta-se amanhã (4), em um Ensaio-Aberto, no Theatro Pedro II. A regência está a cargo do maestro belga Ronald Zolman, e a apresentação começa às 16h30. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3525, 602-3517 ou 602-3522.


Quadro de Avisos

Esalq promove reunião de Secretários Municipais de Agricultura
        A Fundação de Estudos Agrários Luís de Queiroz (Fealq), vinculada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, promoverá em conjunto com a prefeitura municipal de Piracicaba a Reunião de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo. O encontro acontecerá na própria Esalq, no dia 10 de setembro, 8 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197, na FEALQ.


Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia
Doutorado
        O brincar de crianças vítimas de violência física doméstica. Anna Christina da Motta Pacheco Cardoso de Mello. Dia 10/09, 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Características da mortalidade neonatal no Estado de São Paulo. Luís Patrício Ortiz Flores. Dia 8/9, 8 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Análise das condições ergonômicas do trabalho das enfermeiras de centro cirúrgico. Sandra Terezinha Amarante. Dia 10/09, 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Estudo do efeito da dipleção serotonírgica sobre a inibição latente medida em paradigmas sensíveis a baixas doses de anfetamina. Paula de Oliveira Mora. Dia 03/9, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 617-0487.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Influência de fenômenos alertantes e atencionais na gênese das respostas manuais e sacádicas. Walter Machado Pinheiro. Dia 09/09, 14 horas.
        Contribuição ao estudo dos mecanismos envolvidos na reparação tissular: miofibroblastos e matriz extracelular. Andreá Monte Alto Costa. Dia 10/09, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 

 
Home 
Page