São Paulo, 10 de setembro de 1999 n.453/99
Arquivo

 
Educação é arma eficaz no combate à violência
Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Educação da USP está oferecendo o curso de pós-graduação Democracia, Direitos Humanos e Educação. O objetivo é formar educadores capazes de disseminar, em salas de aula, o comprometimento com as questões dos Direitos Humanos.
Apresentações do Projeto Nascente

Atual-Tec promove novos cursos

Aniversário da Rádio USP dá prêmios


Destaques


Faculdade de Educação da USP oferece curso de pós-graduação em direitos humanos
        Com o objetivo de formar educadores comprometidos com questões ligadas aos direitos humanos, a Faculdade de Educação da USP realiza, pelo segundo ano consecutivo, o curso de pós-graduação Democracia, Direitos Humanos e Educação. Para a cientista política Maria Victória Benevides, "a educação é um caminho para mudança de mentalidade no combate à violação dos direitos humanos fundamentais. A proposta do curso é levar os ideais dos direitos humanos às escolas", explica.
        Segundo ela, a formação de educadores nesta área, junto com outros projetos que a USP desenvolve, é uma forma de a Universidade contribuir e fortalecer as questões dos direitos humanos na sociedade. O curso forma educadores, como agentes multiplicadores, para levar às salas de aulas o comprometimento com as questões dos direitos humanos. "É necessário criar uma cultura de respeito à paz, à democracia e à tolerância", idealiza Maria Benevides, que também faz parte do conselho da cátedra Unesco USP de Direitos Humanos, sediada no Instituto de Estudos Avançados da USP. Na licenciatura, a Faculdade de Educação mantém a disciplina Introdução aos estudos da educação, que também aborda o tema.
        No próximo dia 22 de setembro, Maria Victória participará do seminário USP fala sobre Violência que reunirá pesquisadores de diversas áreas da USP que se ocupam do estudo da violência e dos direitos humanos. O encontro discutirá saídas institucionais para a contenção da violência nos marcos do estado democrático de direito, em especial políticas sociais capazes de promover direitos humanos, bem como políticas públicas de justiça que possam restituir aos cidadãos o direito à segurança.
        No encontro, Maria Victória irá abordar as raízes históricas da violência no Brasil que, para ela, estão relacionadas aos 400 anos de escravidão anteriores à independência. Ainda dentro do tema, a escravidão e o racismo são classificados pela pesquisadora como duas das piores manifestações de violência porque transforma o ser humano em propriedade. "Relega o ser humano ao nível do gado ou de qualquer propriedade material", exemplifica. Quanto ao racismo, Maria Victoria acredita que a prática esteja ligada às heranças do período colonial brasileiro, que se fortalece em períodos de crises sócio-econômicas devido à competição pelo emprego e pela atuação do sistema judiciário que privilegia a classe alta e aplica severidade à classe baixa. Na opinião de Maria Victória, é necessário desvincular a criminalidade dos pobres e dos negros, embora ache que essa ligação possa existir por um problema social e pela discriminação da justiça, sendo reforçada pela publicidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-0194 com a profa. Maria Victória Benevides.

Cursos, Seminários e Palestras

Projeto Atual-Tec
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) estará promovendo, entre os dias 20 e 23 de setembro, os seguintes cursos, dentro do Projeto Atualização Tecnológica (Atual-Tec):
        Programa de desenvolvimento em negociações, com a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Ilíada de Castro e o professor Ricardo R. Buonanni.
        Matemática financeira - Módulo I, com os professores João Domiraci Paccez, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, e Mário Zampieri.
        Os pagamentos dos cursos devem ser feitos até 15 de setembro.
        Mais informações: ((0XX11) 818-3903 ou 818-4164 ou pelo e-mail atualtec@org.usp.br.

Dor Neuropática
        No próximo dia 17, a partir das 19 horas, acontece o 5º Seminário Internacional da Clínica para Tratamento da Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP). O tema central do evento será Dor Neuropática, e o encontro terá a presença do professor chileno Jorge Riquelme, que abordará o tema Efeito do Estresse nos Bloqueios Regionais.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2211, na Secretaria de Anestesiologia do Hospital das Clínicas da FMRP.

Produção Cultural e Leis de Incentivo
        O Laboratório Integrado de Marketing e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promoverá no próximo dia 17, das 14h20 às 17h20, um miniciclo de palestras sobre Políticas culturais, Como formatar seu projeto cultural e Leis de Incentivo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4314/818-4067

Gestão Empresarial de Qualidade de Vida
        O Programa de Estudo de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP promove entre os dias 14 de setembro e 14 de dezembro, o II Curso Avançado em Gestão Empresarial de Qualidade de Vida, dirigido a empresários e executivos. As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, das 18h20 às 22h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5835, com Raquel, 818-5982, com Zuleide ou pelo e-mail cageqv@fia.fea.usp.br

Audiência
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove nos dias 15, 16, 17, 20, 21 e 22 de setembro, o Seminário Avançado de Pós-Graduação sobre o tema El estudio de la audiencia de television: el enfrentamiento entre el interés comercial y el academico. O evento tem como responsável a professora Amparo Huertas, da Universidade Autônoma de Barcelona, e acontece no prédio do Departamento de Jornalismo da ECA, das 14h30 às 17h30.
        As inscrições devem ser feitas na Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Bloco A, sala 1, das 9 às 16 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4058, 818-4112 ou 818-4117.


Agenda Cultural

Aniversário da Rádio USP
        A Rádio USP completa 22 anos em outubro e quer saber quais foram as 22 músicas mais marcantes de sua programação. Para isto, criou a promoção "A Rádio USP faz 22 anos e é você quem comemora em Paraty".
        Para participar, basta enviar, até 20 de outubro (data de recebimento), carta votando a música preferida dentro da programação da emissora. Dentro do envelope deverá vir o nome, endereço e telefone do remetente, além da música e intérprete escolhidos.
        Todos os ouvintes que participarem estarão concorrendo a quatro finais de semana e duas Luas de Mel (de segunda à quinta-feira) na Pousada do Sandi, em Paraty, Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante.
        Os sorteios serão realizados dias 21 de setembro, 7 e 25 de outubro, quando será divulgado o resultado da programação escolhida. As músicas mais votadas serão mostradas num especial produzido pela emissora.
        As cartas deverão ser enviadas para: Promoção Rádio USP/Pousada do Sandi, Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, 1° andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP, CEP 05508-900.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4423

Programação da TV USP
        De 13 a 19 de setembro, a TV USP exibe os seguintes programas:
        Sinapse - Violência, sobre o problema da violência contra a mulher e a criança, o papel da mídia e o trabalho dos líderes comunitários da favela Heliópolis em prol da cidadania.
        Olhar da USP – Guerra Fiscal, com o professores Gilberto Dupas, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e Mauro Zilbovicius, do Grupo de Estudos de Trabalho, Tecnologia e Organização da USP. Quarta (15) e sábado (18), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30; domingo (19), às 11 e às 20 horas.
        TV em Foco - O Jornal Nacional e a Notícia, da série produzida por alunos de Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em que o professor da ECA, José Manuel Moran, e o jornalista Frederico P. da Silva falam sobre a influência do Jornal Nacional na formação de opinião, a ideologia da Rede Globo de Televisão e a disputa das emissoras pela audiência. Segunda (13) e quinta-feira (16), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101, com Marcos.

Projeto Nascente
        O Projeto Nascente, prêmio de incentivo oferecido pela USP em parceria com a Editora Abril, continua com as apresentações dos seus concorrentes das áreas de música popular e erudita.
        No dia 14, às 21 horas:
        Gambé, de Ricardo Steuer Herz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Peça de Música Popular que concorre como interpretação instrumental. Violão Solo Gambé, peça de Música Popular, concorrente da mesma categoria, de Paulo José de Siqueira Tiné, da ECA.
        Sorria pra foto II/ Morta/ Cateretê de Candango, Música Popular, concorrendo como composição, de Márcio Luiz Gusmão Coelho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP de Ribeirão Preto.
        MPB vocal, Música Popular, concorrendo como interpretação vocal, de Juliana do Amaral Pinto da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        No dia 15, as 21 horas :
        Influências, peça de Música Erudita, concorrendo como interpretação instrumental, de Rodrigo Y. Castro, da ECA.
        Três momentos musicais - Downland, Bach e Rodrigo, Música Erudita, concorrendo como interpretação instrumental, de Luciano César Morais, da ECA.
        Quatro visões para violino e piano, Música Erudita, concorrendo como composição, de Thiago de Abreu Sampaio Holl Cury, da ECA.
        A música para quarteto de violões de Léo Brouwer, Música Erudita, concorrendo como interpretação instrumental, de Thiago de João Francisco Botosso, Vladimir Melander, André Freitas Simão e Luis Roberto Botosso Filho, da ECA.
        O romântico, o moderno, o contemporâneo, Música Erudita, concorrendo como composição, de Gabriel Rheim Schirato, da ECA.
        Concerto para violino em ré menor de Sibelius (1ºmov.), Música Erudita, concorrendo como interpretação instrumental, de Ricardo Steuer Herz, da ECA.
        As apresentações terão lugar no Anfiteatro de Convenções e Congressos Camargo Guarnieri da USP. A premiação do Projeto Nascente acontece no dia 8 de novembro, no mesmo Anfiteatro. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3277.


Livros, Revistas e Publicações

A vila tropeira de Sorocaba
        No próximo dia 15, às 19 horas, no prédio da Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (Rua Maranhão 88, Higienópolis, São Paulo), acontece o lançamento do livro A Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba: aspectos sócioeconômicos e arquitetura das classes dominantes (1758-1888), de Lucinda Ferreira Prestes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4801


Quadro de Avisos

Pós-Graduação em Artes Cênicas
        O Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas realizam no próximo dia 15, às 14 horas a abertura do I Congresso Brasileiro de Pós-Graduação em Artes Cênicas . A cerimônia terá lugar no Teatro-Laboratório da ECA-USP, que fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 215, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4068

Professor emérito
        No próximo dia 16, às 15 horas, no Instituto de Física da USP de São Carlos, o professor Sérgio Mascarenhas receberá o título de professor emérito. A cerimônia terá lugar no Anfiteatro da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC), que fica na Avenida Dr. Carlos Botelho 1465, em São Carlos.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        A dimensão psicossocial do cuidar na enfermagem: a expressão representacional da práxis. Tania Mara Rosa Seabra. Dia 17/09, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        O consentimento esclarecido na prática de enfermeiras de centros de saúde. Helena Akemi Wada Watanabe. Dia 14/9, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091

Instituto de Química
Mestrado
        Estudos exploratórios da oxidação eletroquímica de sulfetos vinílicos delta(5,6) e delta (6,7) - insaturados. Décio Arrais Campioti. Dia 17/09, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Características de virulência e análise clonal de amostras de Escherichia coli dos Sorogrupos 0142, 0127 e 086. Ângela Cristina Rodrigues Ghilardi. Dia 14/09, 10 horas.
        Malária experimental : papel dos IgG1 e IgG2a específicos no controle da fase eritrocítica do ciclo do Plasmodium chabaudi chabaudi AJ. Maria Regina D'Império Lima. Dia 14/09, 15 horas.
        Modificação de adenovírus do tipo 2 através de uma mutação na proteína de capsídeo para utilização em terapia gênica e imunização. Luis Fernando Celidonio Zerbini. Dia 16/09, 9 horas.
        Purificação e caracterização de uma alfa-amilase de Streptomyces sp. José Daniel Gonçalves Vieira. Dia 17/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Contratos de bolsa de Execução Diferida – O Contrato Futuro. Marcos Paulo de Almeida Salles. Dia 14/09, 9 horas.
Mestrado
        Direitos humanos e os direitos da criança na ordem internacional. Sérgio Augusto Guedes Pereira de Souza. Dia 14/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A angústia da forma e o bovarismo - Lima Barreto, romancista. Andréa Saad Hossne. Dia 15/09, 14 horas.
Mestrado
        A Rainha dos Cárceres da Grécia: a última aula - Osman Lins, professor e escritor. Kazuko Kojima Iguchi. Dia 14/09, 10 horas.
        A festa de Nossa Senhora da Piedade: Lorena, Vale do Rio Paraíba do Sul. Elisa Regina Gomes Torquato Salles. Dia 15/09, 14 horas.
        Estudo contrativo dos fáticos retroalimentadores das línguas japonesa e portuguesa. Elisa Mie Nishikito. Dia 15/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.
Home
Page