São Paulo, 15 de setembro de 1999 n.455/99
Arquivo
A violência 
em debate na USP
Seminário, dia 22, vai reunir especialistas em violência e direitos humanos na discussão de saídas institucionais para a contenção da violência, políticas sociais para promoção dos direitos humanos e políticas públicas de justiça que possam restituir o direito à segurança.
Avaliação da adesão ao tratamento contra a AIDS

VI Jornada Fonoaudiológica em Bauru

Seminário sobre os Circuitos do Desejo na Faculdade de Educação


Destaques


USP fala sobre violência
        A Universidade de São Paulo promove dia 22 de setembro, a partir das 9 horas, no Auditório da Escola Politécnica da USP, Cidade Universitária, o encontro USP fala sobre Violência. O seminário irá reunir pesquisadores de diversas áreas da USP que desenvolvem estudos relacionados com a violência e com os direitos humanos, para discutir propostas institucionais de contenção da violência nos marcos do estado democrático de direito, políticas sociais de promoção dos direitos humanos, e políticas públicas de justiça capazes de restituir aos cidadãos o direito à segurança.
        Segundo o professor Sérgio Adorno, coordenador do evento e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV), recrudesceram as soluções violentas dos conflitos sociais e de tensões nas relações intersubjetivas, no curso do processo de transição e consolidação democráticas. "A violência adquiriu estatuto de questão pública. Denúncias de abuso cometidos contra populações desprovidas de proteção legal multiplicaram-se", diz. A violência urbana, por exemplo, nas últimas duas décadas teve um crescimento acentuado, principalmente em bairros periféricos onde moram as classes trabalhadoras de baixa renda. Nessas regiões, o pesquisador relata que há elevação das taxas de mortalidade por causas externas, que atingem principalmente adolescentes do sexo masculino. "É provável que grande parte dessas mortes esteja associada às disputas entre quadrilhas, as quais, não raro, giram em torno do tráfico de drogas". Há, ainda, a violência que envolve relações interpessoais com conflitos raciais e étnicos, a violência doméstica e as que acontecem nas escolas.
        Abordando diferentes pontos de vista e distintos recortes científicos, Adorno explica que o seminário "pretende contribuir para a busca de saídas para o controle da violência". Os temas serão distribuídos em quatro sessões. As duas primeiras serão destinadas à construção de um cenário amplo da violência na sociedade brasileira, enfocando a partir dos contextos sociais em que os fatos ocorrem, as percepções sociais de medo e de insegurança, os protagonistas desses acontecimentos, e as possíveis causas explicativas. As duas últimas sessões concentram-se na reflexão sobre possíveis saídas institucionais para o controle democrático da violência e do crime.
        A abertura do encontro será feita pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch. Em seguida, às 9h30, a primeira sessão abordará A Violência na Contemporaneidade Brasileira: Novos Fatos, Novas Percepções, Novas significações, e terá como expositoras as professoras Maria Victória de Mesquita Benevides (Faculdade de Educação) e Maria Ruth Sampaio (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Sylvia Leser de Mello (Instituto de Psicologia) como debatedora. As 11 horas, acontece a segunda sessão, tratando dos Diagnósticos e Cenários, com a exposição dos professores Maria Helena Prado de Mello Jorge (Faculdade de Saúde Pública) e Paulo Sérgio Pinheiro (FFLCH e NEV), além de Amélia Cohn (Faculdade de Medicina) participando como debatedora. Às 14h30, a terceira sessão abordará A Contenção da Violência no Estado Democrático de Direito: Saídas Institucionais Possíveis, com a participação de Sérgio Salomão Shecaira (Faculdade de Direito), Guilherme Ary Plonski (CECAE) e Maria Hermínia Tavares de Almeida (FFLCH). Às 16h15, a quarta e última sessão abordará A Contenção da Violência no Estado Democrático de Direito: Reinventar as Instituições, e terá a participação de Marília Spósito (Faculdade de Educação), Nancy Cardia (NEV) e Maria Luiza Marcílio (FFLCH).
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4951, na Assessoria de Imprensa do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Luta contra a AIDS
        Os resultados do projeto Avaliação da Aderência aos Anti-retrovirais, realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP, pelo Programa Estadual DST/AIDS (Secretaria de Estado da Saúde/SP), pela Coordenação Nacional do Programa DST/AIDS (Ministério da Saúde) e pelos Programas Municipais DST/AIDS, serão apresentados hoje (15), às 10 horas, no Anfiteatro de Parasitologia da FM.
        O projeto analisou a adesãode pacientes portadores de HIV/AIDS ao tratamento com coquetéis de anti-retrovirais, fundamental para evitar a resistência às drogas e, portanto, para o sucesso do tratamento da AIDS. A investigação envolveu 8.580 indivíduos e 27 serviços municipais e estaduais de DST/AIDS.
        A FM/USP fica na Av. Dr. Arnaldo, 455.
        Mais informações: ( (011) 852.6822, ramal 35, com a Dra. Maria Inês B. Nemes.

Odontologia de Bauru realiza VI Jornada Fonoaudiológica
        No período de 22 a 25 de setembro será realizada a VI Jornada Fonoaudiológica "Prof. Dr. José Alberto de Souza Freitas" (Tio Gastão) e o I Encontro de Ex-Alunos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.
        Segundo Cláudia Daniele Pelanda, aluna do 4º ano do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP, a proposta deste evento promovido pelos alunos do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FOB/USP é propiciar uma reciclagem profissional, através da realização de fórum científico, cursos e mini-cursos. Estarão participando do evento em torno de 800 pessoas, procedentes de todo o Brasil.
        Os cursos acontecerão nas dependências da FOB/USP, destacando-se dentre eles: no dia 25, às 8 horas, "Habilitação e Reabilitação Auditiva", ministrado por Hilda Maria Furmanski, professora adjunta da Cátedra de Terapêutica Audiológica da Universidade do Museu Social Argentino, e às 14 horas, o curso "Desenvolvimento Neurológico e Aprendizado", ministrado por Saul Cypel, neuropediatra livre docente de Neurologia Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; no dia 23, às 8horas, o mini-curso, "Formando o Educador para Promover Saúde na Creche e na Escola", ministrado por Mariângela Lopes Bitar, Coordenadora do Programa – Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP.
        Maiores informações ( (0XX14) 9111-0933 com Flávia; 0XX(14) 223-8795, com Grace, site: www.fob.usp.br/jofa ; e-mail: jofa@fob.usp.br ou jofausp@mailbr.com

Cursos, Seminários e Palestras

Debate sobre mudanças curriculares
        Acontece hoje, dia 15 de setembro, das 9h30 às 11h30, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, a palestra O papel da universidade na sociedade contemporânea e os cursos de graduação da USP hoje, com José Teixeira Coelho, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento, promovido pelas coordenações dos cursos de Psicologia Química e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão (FFCLRP), faz parte da discussão sobre os currículos dos cursos da unidade.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3722, com Célia.

Medo e estresse
        A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP de Ribeirão Preto está expondo, até dia 18, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, Psicobiologia do medo e do stress, 32 pôsteres abordando os aspectos evolutivos, teorias, modelos animais, circuitos neurais e aspectos clínicos do medo, estresse e ansiedade.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3851.

Atendimento Psicológico
        A Clínica Psicológica do Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP de Ribeirão Preto está com inscrições abertas, a partir de amanhã (16), para atendimento psicológico de adolescentes (dos 13 aos 17 anos) e adultos (a partir dos 18 anos). Os inscritos passarão por uma triagem, com uma ou mais sessões individuais e em "grupos de acolhimento".
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3641.

Circuitos do desejo
        O seminário Os Circuitos do Desejo - Palavras e Corpos, dado pelo psicanalista Jorge Forbes, baseado na obra de Jacques Lacan, começa hoje, dia 15 de setembro, das 13h30 às 15 horas, no Auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP (Av. da Universidade 308, Cidade Universitária), prosseguirá até novembro, sempre as quartas-feiras. A iniciativa é da Faculdade de Educação, do Instituto de Pesquisas em Psicanálise em São Paulo e da Escola Brasileira de Psicanálise - São Paulo
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3574

Cursos de capacitação profissional
        A Escola do Futuro da USP, através do Centro de Capacitação de Profissional, oferece os seguintes cursos para professores e coordenadores da rede pública e privada, dentro do programa de capacitação profissional:
        Literatura infanto-juvenil: a palavra e a imaginação na mediação da leitura, com a professora Silvia Oberg. De 20 a 22 de setembro, das 9 às 13 horas.
        Projetos com material LEGO Dacta para educação infantil, com a professora Adriana Facca. Dia 24 de setembro, das 9 às 18 horas.
        A escola de nossos sonhos - Projetos transdisciplinares e tecnologias de comunicação, com a professora Silvia Fichmann. Dia 24 de setembro, das 8h30 às 17h30.
        Usando a criatividade na confecção de uma apresentação multimídia, com a professora Isabel Porazza Mendes. Dia 30 de setembro, das 9às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447.

Palestra na Geociências
        O Instituto de Geociências (IG) da USP realiza hoje, 15 de setembro, às 17h30, a palestra Minerais asbestiformes e os riscos decorrentes de seu uso, com os professores Gergely A. Júlio Szabó e Flávio Machado de Souza Carvalho.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3958.

Estudo de Bacteriocinas em remédios e alimentos
        A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) da USP de Ribeirão Preto realizará, dia 16, quinta-feira, o seminário Estudo de Bacteriocinas aplicado a alimentos e medicamentos, com a professora Elaine Cristina Pereira de Martinis.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4280, com o professor Gustavo Goldman

Extrusão do Plástico
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, através de seu Projeto Atualização Tecnológica (Atual-Tec), promove o curso Tecnologia do Processo de Extrusão do Plástico, de 27 a 30 de setembro, das 18h30 às 22h30, com os professores Hélio Wiebeck, da Escola Politécnica da USP, e Julio Harada.
        As inscrições devem ser feitas até 22 de setembro.
        Mais informações: ((0XX11) 818-3903 ou 818-4164 ou pelo e-mail atualtec@org.usp.br

Fisiologia em Ribeirão Preto
        O Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) promove, no dia 17, às 16 horas, a palestra Mecanismos Envolvidos na Ação Natriurética da Ocitocina e ANP, proferida pelo professor José Antunes Rodrigues. O evento faz parte do Curso de Tópicos Avançados, que tem programação até novembro.
        As palestras são abertas a todos os interessados. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3012, no próprio departamento, ou 602-3015, com o professor Benedito Honório Machado, coordenador das atividades.

Ciência e Tecnologia em Ribeirão
        A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) realiza, dia 17, às 9 horas, o debate Ciência e Tecnologia no Brasil: para quê? O palestrante convidado é o professor Sérgio Rezende. O evento acontece na Sala da Congregação da FFCLRP, no bloco A, e a entrada é franca e aberta a todos os interessados.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3670.


Agenda Cultural

Anarquia da Montagem no Cinusp
        O Cinusp "Paulo Emílio" irá exibir os seguintes filmes, na terceira semana do ciclo Sylvio Renoldi - Anarquia da Montagem:
        No dia 20: Tudo é Brasil, às 18h30 e Janaína, a Virgem Proibida, às 20h30.
        No dia 21: O Cortiço, às 18h30 e O Jogo da Vida e da Morte, às 20h30.
        No dia 22: O curta As Libertinas e o longa Em Cada Coração um punhal, às 18h30 e as 20h30.
        No dia 23: acontece a exibição de Os Cariocas, as 18h30, e em seguida, às 19 horas, o debate A Montagem no Cinema Brasileiro : Históricos Pessoais e Perspectivas. Estarão presentes os montadores Sylvio Renoldi, Cristina Amaral, Glauco Mirko Laurelli e Maria Dora Mourão, que também é professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
        No dia 24: o curta Perigo Negro e o longa Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia, às 18h30 e às 20h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.

Oficinas culturais em Ribeirão Preto
        A Seção de Atividades Culturais da Prefeitura da USP de Ribeirão Preto está oferecendo várias oficinas no Campus, todas gratuitas e abertas para a comunidade em geral. Confira:
        Oficina de Fotografia. Acontece a partir de 5 de outubro, das 18h30 às 20h30, e as inscrições vão até dia 30.
        Papel Reciclado e Argila. Com início dia 20, das 18h30 às 21 horas, e inscrições até 17.
        Oficina de Dança Contemporânea. Acontece de 13 de setembro a 6 de outubro, das 12h15 às 13h45.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3586/3544.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Os Mukashi Nanashi (narrativas antigas) da literatura japonesa: análise de sua evolução no universo japonês. Márcia Hitomi Namekata. Dia 17/09, 14 horas.
        Poesia e alfabetização - estudo sobre o Batalhão das Letras de Mário Quintana e Pare no P da poesia de Elza Beatriz . Ana Maria Bonato Garcez Yasuda. Dia 17/09, 14 horas.
        Juó Bananére, Verve, literatura, futurismo, Cavaçó, ecc. ecc (indexação e reunião de textos macarrônicos publicados de 1911 a 1933). Ana Paula Freitas de Andrade. Dia 20/09, 14 horas.
        Feminismo e pós-modernismo em Maina Mendes. Tereza Isabel de Carvalho. Dia 21/09, 14 horas.
Doutorado
        O estatal, o público e o privado em educação: tensões e ambigüidades. Nicolas Davies. Dia 20/09, 9 horas.
        A revolução (micro) eletrônica: pioneirismos brasileiros e utopias tecnotrônicas. Francisco Assis de Queiroz. Dia 20/09, 14 horas.
        Jogos de poder nas tradições brasileiras das flores do mal. Clemence Marie Chantal Jouët-Pastré. Dia 17/09, 14 horas.
        "Ethos", corpo e entorno: sentido ético da conformação do espaço em "Der Zauberberg" e "Grande Sertão: Veredas". Paulo Astor Soethe. Dia 17/09, 9 horas.
        Jogos de poder nas tradições brasileiras das flores do mal. Clemence Marie Chantal Jouët-Pastré. Dia 17/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Instituto de Química
Mestrado
        Caracterização das tripsinas de insetos. Adriana Rios Lopes. Dia 22/9, 9 horas
        Associação entre variantes moleculares de papilomavirus humano e risco de neoplasia cervical. Laura Cristina Sichero Gonzalez. Dia 23/9, 14 horas
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Diagnóstico computadorizado de câncer de mama através de redes neurais. Júlio Cesar Soares dos Santos André. Dia 17/9, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 617-0487.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        A relação entre EVA (Economic Value Adde) e o valor das ações da bolsa de valores do estado de São Paulo. Edmir Lopes de Carvalho. Dia 18/9, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Expressão da proteína FOS em cérebro de ratos após exposição ao labirinto em T elevado. Sônia Regina Andrade de Nogueira Stilk. Dia 16/09, 14 horas.
    Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page