São Paulo, 27 de setembro de 1999 n.460/99
Arquivo

 
Cães utilizados em experiências com urânio
Pesquisa realizada em laboratório utiliza cães da raça beagle, que apresentam resposta metabólica muito próxima ao do homem, para investigar a ingestão de quantidades de urânio acima dos níveis permitidos. 

Estação Ciência apresenta exposição sobre Cotidiano, Arte e Cultura na Idade Média
 

4ª Semana de Arte e Cultura em São Carlos e Ribeirão Preto
 
 

Telecurso de especialização na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes na Psicologia


Destaque


Cães ajudam a esclarecer ingestão de urânio pelo homem
        Experiência inédita com cachorros da raça beagle ajuda pesquisadores a desvendar a possibilidade do homem estar ingerindo quantidades de urânio acima dos níveis permitidos, fato que pode significar maior risco de desenvolvimento de câncer. A pesquisa, realizada em laboratório, firma um acordo bilateral entre o Instituto de Física (IF) da USP e a Universidade de Santo Amaro (Unisa).
        De acordo com pesquisas já realizadas pelo IF, sob coordenação do físico João Arruda, sabe-se que existe grande quantidade de urânio em fertilizantes usados em vegetal e em complementos minerais da ração que alimenta animais. Os estudos em laboratório confirmaram que parte desse urânio é transferida para os vegetais e para os animais. Como o homem compõe a ponta da cadeia alimentar é muito provável que também esteja ingerindo porções significativas de urânio.
        Nesta nova fase da pesquisa, realizada no canil para beagles da Unisa, único do Brasil em seu gênero, os pesquisadores querem simular quais as proporções e como ocorre a absorção do urânio por um indivíduo, desde o desmame até a idade adulta. "Esse animal apresenta resposta metabólica muito próxima ao do homem, cerca de 90%. O beagle reage a medicamentos, venenos, produtos tóxicos como se fosse um ser humano", diz Arruda.
        O pesquisador esclarece que três grupos de beagles compõem o experi-mento. Um grupo está sendo alimentado com ração para animais que normalmente se encontra no mercado. O segundo grupo ingere alimentos com uma quantidade um pouco maior de urânio. E um terceiro, cuja dieta apresenta nenhum urânio.
        Arruda relata, ainda, que na idade adulta, os beagles vão ser sacrificados (por lei qualquer animal envolvido em pesquisa deve ser sacrificado), e será feita uma avaliação da pele, dos músculos, das vísceras e dos ossos para se detectar a quantidade de urânio que se acumulou. Com os resultados obtidos os pesquisadores, por meio de um sistema de conversão bastante sofisticado, saberão em dimensões aproximadas a quantidade de urânio que o ser humano pode estar acumulando em seus órgãos. E, assim, estimar os riscos de desenvolvimento de câncer.
        O pesquisador alerta que o fato do homem estar ingerindo quantidades apreciáveis de urânio, pode ser inofensivo do ponto de vista toxicológico, mas preocupante em termos radiológicos. "O urânio vai se acumulando nos órgãos durante toda a vida do indivíduo. O local mais provável do urânio se instalar são os ossos, principalmente a medula espinhal, porque o organismo reconhece o elemento radioativo como cálcio, o que pode aumentar as chances do indivíduo desenvolver leucemia", diz.
        Outro alerta, diz respeito aos limites de ingestão de urânio estipulados por especialistas. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), órgão da Presidência da República, estipulou o máximo de 2,2 miligramas de urânio por dia. Segundo o professor, o brasileiro ingere apenas na comida 1,5 miligrama, sem contar outras substâncias, como a água, que também possuem o elemento. "Ingerir uma quantidade de urânio próxima ao limite é muito arriscado. Além disso, essa fronteira está diminuindo cada vez mais, ou seja, a cada teste os pesquisadores estão limitando a quantidade do elemento radioativo que se pode ingerir para evitar danos à saúde", diz.
        Os resultados da experiência com beagles devem surgir no primeiro semestre do ano que vem. E as pesquisas ainda devem continuar.
        Mais informações: (0XX11) 813-2711.


Cursos, Seminários e Palestras

Violência doméstica contra crianças e adolescentes
        O Laboratório de Estudos da Criança do Instituto de Psicologia da USP fará, entre 4 de outubro e 12 de novembro, as inscrições para o VII Telecurso de especialização na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes(TELEACRI), a se realizar de fevereiro a dezembro do ano 2000.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4383 / 818-4386 / 818-4475 (fax), ou pelo e-mail lacri@sti.com.br.

Cursos em Piracicaba
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), ligada a Escola Superior de Agricultura da USP em Piracicaba, oferece os seguintes cursos:
        3º Curso de formulação de rações para bovinos. De 4 a 8 de outubro.
        5º Curso de sistema rotacionado intensivo de produção de pastagens para bovinos leiteiros. De 18 a 22 de outubro.
        Workshop internacional em avanços de ciência do solo: a física do solo na produção agrícola e qualidade ambiental, de 12 a 14 de outubro.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4339 / 429-4224 / 422-9197, na FEALQ.

Congresso de Disfunção
        O II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Disfunção, de 5 a 9 de outubro, em São José dos Campos (SP), contará com a participação de professores e pós-graduandos do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Durante o congresso, os especialistas do ICB falarão sobre temas como traumatismos faciais, tratamento da apnéia obstrutiva do sono e do ronco e fisioterapia.
        Mais informações: ( (0XX12) 322-3044, na Associação Brasileira de Disfunção.

Química
        De 10 a 12 de outubro acontece, no campus da USP de Ribeirão Preto, o 12º Encontro Regional de Química e terá como tema A contribuição das Instituições da região para o desenvolvimento da Química Brasileira. O evento é promovido pela Regional da Sociedade Brasileira de Química que abrange Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos. Podem participar do encontro estudantes, pesquisadores e profissionais.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3869.

Revisitando os descobrimentos
        A professora da USP, Marilena Chauí, fará a conferência Cidadania, Cultura e Sociedade - O Que, Como e Por que Comemorar, dia 5 de outubro, as 9 horas, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, na Rua Monte Alegre 984, Perdizes. A palestra faz parte do evento Revisitando os Descobrimentos: Prática, Espaços e Linguagens, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro dentro do Projeto Brasil 500 Anos organizado pela PUC.
       Mais informações: ( (0XX11) 3670-8511.

Gestão de pessoas por competências
        As inscrições para o curso Modelo de gestão de pessoas por competências, que acontecerá de 7 de outubro a 9 de novembro, às quintas-feiras, das 16 às 20 horas, estão abertas até 4 de outubro, na Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A atividade faz parte do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da FIA.
        Maiores informações : ( (0XX11) 818-6902.

Neurotoxinas
        A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto promove, dia 30, às 16 horas, no Salão Nobre da Faculdade, o seminário Interação de neurotoxinas com canais de Na+ e K+ sensíveis à voltagem, com a professora Eliane Candiani A. Braga.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4280.


Agenda Cultural

4ªSemana de Arte e Cultura em São Carlos
        Continuando sua programação da 4ª Semana de Arte e Cultura da USP, o campus de São Carlos apresenta os seguintes eventos:
        Dia 29: Linguagens (computacionais, arquitetônicas, literárias e matemáticas), mesa-redonda que ocorre no auditório do ICMC, das 14 às 17 horas. Exibição e debate sobre o filme Amacord, de Federico Fellini, das 19 às 22h30, no Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos. Recital, às 20h30 no Teatro Municipal, do conjunto de câmara Ad Libtum, coordenado pelo professor Dietrich Schiel, diretor do CDCC-IFSC.
        Dia 30: Vernissage da exposição de esculturas e objetos do artista plástico Antônio de Sant'Anna Galvão Leite, no Centro Cultural da USP São Carlos, às 17 horas. A exposição estará aberta para visitação do dia 1º ao dia 15 de outubro. Exibição e debate sobre o filme Intervista, de Fellini, das 19 às 22h30, no Anfiteatro de Convenções da Escola de Engenharia de São Carlos
        Mais informações:( (0XX16) 273-9106.

Música na Maria Antonia
        O músico Rubens Nogueira se apresenta com violão solo no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, às 20h30 do dia 30.
        O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 284, Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.

4a Semana de Arte e Cultura em Ribeirão Preto
        A Seção de Atividades Culturais da prefeitura do campus de Ribeirão Preto promove, dentro da 4a Semana de Arte e Cultura da USP, uma série de atividades culturais e artísticas, confira:
        Hoje (27), apresentação do Coral Madrigal Revivis, às 21 horas.
        Dia 29, apresentação do Grupo Vocal "Bossa Nova", às 21 horas.
        Dia 30, o projeto Mostra Musical da USP leva ao palco 11 trabalhos de alunos e funcionários da USP, às 19h30.
        Dia 1º de outubro, às 20 horas, espetáculo de Dança Butoh intitulado 3º Butoh Inside Movement Series.
        As apresentações devem acontecer na Capela Cultural do Campus. Está programada também a exposição Fotojornalismo – Arfoc SP, que reúne, no Restaurante Central, fotografias veiculadas na imprensa e cenas captadas por repórteres fotográficos do Estado de São Paulo. Paralelamente estarão expostas fotografias produzidas por alunos das oficinas da Seção de Atividades Culturais no primeiro semestre. O horário de visita das exposições é das 11 às 14 horas e das 17h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, e das 11 horas às 13h30, aos sábados.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3586 e 602-3544.

Idade Média na Estação Ciência
        A Estação Ciência, centro de difusão científica, tecnológica e cultural da USP, inaugura amanhã (28) a exposição Idade Média: Cotidiano, Arte e Cultura, formada por cinco maquetes, incluindo a réplica de um castelo medieval típico do norte da França do século XI, e cerca de dez painéis, com textos, fotos e ilustrações.
        O projeto, sob coordenação do professor Hilário Franco Júnior, foi dividido em sete questões principais: a defesa e a construção dos castelos medievais; o poder do senhor feudal; a divisão e propriedade da terra; as relações entre a nobreza, o clero e o povo; a vida dos camponeses e servos; o cavaleiro: símbolo da Idade Média; o papel da Igreja.
        A Estação Ciência, que fica na rua Guaicurus, 1274/1394, está aberta para visitantes de terça à sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 263-7022.

Livros, Revistas e Publicações

Arte conceitual
        Cristina Freire, professora e pesquisadora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, lança às 18h30 do dia 30, na Livraria Cultura, Avenida Paulista, 2073, o livro Poética do processo – arte conceitual no museu, no qual discute diversas obras conceituais que recolocam em primeiro plano temas contemporâneos como o papel do artista e o estatuto da obra de arte, entre outros.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3018

Psicanálise
        O professor Gilberto Safra, do Instituto de Psicologia (IP) da USP lançará o livro A face estética do Self: teoria e clínica, no dia 2 de outubro, das 16 às 18 horas, na Universidade São Marcos (Unimarco). Antes do lançamento, o professor fará uma palestra sobre Self e Gesto Poético. O evento acontece no auditório do Centro de Idiomas da Unimarco, na Rua Moreira e Costa 342, Ipiranga.
        Mais informações: ( (0XX11) 6914-4488, ramal 2045, com Paula, no Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise.


Quadro de Avisos

Processo de seleção para doutorado
        O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP oferece, entre 4 e 15 de outubro, as inscrições para o primeiro processo seletivo de ingresso em seu doutorado.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3225/3496.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
        Liberdade e Direito: a reflexão a partir da obra de Goffredo da Silva Telles. Luiz Fernando Lobão de Moraes. Dia 30/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Escola de Enfermagem
Mestrado
       Análise do procedimento de limpeza de sala de operações do Município de São Paulo: identificando mitos e rituais. Maria Helena Barbosa. Dia 30/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 278-3456 e 3066-7533.

Faculdade de Medicina
Doutorado
        Aplicação de curva PXV dinâmica do sistema respiratório no manuseio ventilatório de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Michelle Amanda Granauer Andrade. Dia 27/09, 14 horas.
        Estudo do desempenho do ventrículo esquerdo: contribuição da reconstrução tridimensional a partir da ressonância magnética. César Augusto Mastrofranco Cattani. Dia 28/09, 8 horas.
        Comparação entre atendimento farmacológico e não-farmacológico em pacientes com hipertensão arterial. Sara Krasilcic. Dia 28/09, 9 horas.
Mestrado
        Células dendríticas da pele no lúpus eritematoso cutâneo. Maria Cristina Brikenhauer. Dia 27/09, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7185.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto - Química
Mestrado
        Novos materiais para eletrooxidação de substratos orgânicos: investigação da oxidação do isopulegol em eletrodos de óxidos binários de rutênio e titânio Ti/Rux Ti(1-x) O2. Dane Tadeu Cestarolli. Dia 29/09.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3784 ou 630-6744.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.
Home 
Page