São Paulo, 15 de outubro de 1999 n.467/99
Arquivo
Prevenção contra as drogas na escola
Instituto de Psicologia realiza trabalho preventivo em escola da rede pública de São Paulo com crianças agressivas e mal adaptadas, para evitar o consumo de drogas na adolescência. 


Instituto de Física inaugura equipamento para pesquisa da fusão nuclear
 
 
Aluna da USP cria site na Internet para divulgar produção de estudantes universitários brasileiros


FIA promove curso de Operador de Mercado Financeiro


Destaque


Psicoterapia previne comportamento transgressor futuro em crianças agressivas na escola

        Crianças agressivas e mal adaptadas de uma escola da rede pública de ensino em São Paulo estão passando por uma intervenção psicológica para evitar que consumam drogas na adolescência. O trabalho preventivo está sendo coordenado pela psicóloga Maria Abigail de Souza, do departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da USP, com base em estudos que revelam que o consumo de drogas acontece com maior freqüência em adolescentes que na infância tiveram problemas de agressividade na escola.
        Na primeira fase do trabalho, foram feitas entrevistas com os pais e com os professores das crianças, a respeito do comportamento de cada uma delas. Na escola as queixas mais freqüentes apresentadas eram de agressividade, negligência com os deveres, inquietação motora e baixo rendimento escolar, embora fossem capacitadas intelectualmente. Elas também provocavam e batiam nos colegas e, eventualmente, respondiam mal aos professores. Em casa, geralmente, a crianças eram consideradas mais comportadas.
        Os atendimentos psicoterapêuticos de abordagem lúdica foram feitos uma vez por semana, por um período de seis meses a um ano, dependendo da evolução da criança. Neles foram utilizados vários tipos de brinquedos, como fantoches, máscaras, desenhos, pinturas e jogos em geral. No contexto psicoterapêutico, através das brincadeiras e dos jogos, Maria Abigail verificou que as crianças representavam seus conflitos e suas relações estabelecidas com figuras significativas de experiências anteriores (mãe, pai, irmãos e pessoas que cuidaram delas quando menores). Segundo a psicóloga, o jogo é utilizado como uma forma de expressão simbólica das dificuldades não verbalizadas. "Assinalando ou interpretando o que foi sendo expresso pela criança na brincadeira, levou-se a elaboração e a resolução dos conflitos", explica. Os pais e os professores também participavam, eventualmente, das sessões para fortalecer o vínculo entre a criança e o psicoterapeuta.
        Embora a pesquisa não tenha tido tempo suficiente para constatar se essas crianças tratadas chegaram a delinqüir, os resultados parciais observados foram bons, sendo possível identificar melhoras nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico e na adaptação ao meio. Maria Abigail explica que houve boa aceitação do trabalho por parte das crianças, havendo inclusive a recomendação do tratamento para outros coleguinhas. "Percebemos que não só a criança se beneficia, mas também o professor, os alunos, a família e, posteriormente, a sociedade, que deixará de abrigar um possível transgressor que sofreria o estigma de exclusão social", conclui.
        A pesquisa baseou-se em dados fornecidos por estudos já concluídos no Instituto de Psicologia com pacientes drogadependentes, que mostravam que o consumo de drogas acontecia com maior freqüência entre as idades de 11 e 17 anos e tinha como precursor o comportamento agressivo e baixo rendimento escolar. A literatura psicológica sobre intervenção em indivíduos agressivos tem mostrado também que a agressividade destrutiva na infância apresenta alta correlação com a delinqüência e o uso de drogas na adolescência. A partir desses dados, em 1997, a psicóloga Maria Abigail montou sua equipe e começou a trabalhar com crianças que tivessem estas características em ambiente escolar.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4173, 818-4910 e 818-4911 ou pelo e-mail abigail@usp.br.


Novo site reúne estudantes de todo País
        Está no ar um site inédito na Internet brasileira, o Cultvox. Elaborado para atender a estudantes de todo País, o novo endereço oferece salas de bate-papo, links para universidades do mundo inteiro, inúmeras revistas acadêmicas que visam divulgar o trabalho intelectual e cultural dos estudantes e possibilitar a comunicação entre os mesmos, além de fóruns de debates e opiniões, espaço aberto para publicação de artigos sobre qualquer tema e canais de finanças e notícias.
        De acordo com Ana Victoria Bueno, estudante de Filosofia da USP e idealizadora do Cultvox, o objetivo é transformar o site no maior ponto de encontro de estudantes da Internet no Brasil e oferecer o maior número possível de serviços, viabilizando um amplo intercâmbio cultural e acadêmico entre professores e estudantes. O endereço do Culvox éwww.cultvox.com.br.
        Mais informações: ( (0XX11) 3086-1994 ou 9163-7560, com Ana Victoria.




Instituto de Física inaugura Tokamak para pesquisar fusão nuclear
        O Laboratório de Física de Plasmas do Instituto de Física (IF) da USP inaugura, dia 21, às 9 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, o Tokamak TCABR (Tokamak Brasileiro de Aquecimento Alfvén). Os Tokamaks são máquinas em que um plasma (composto de elétrons e núcleos atômicos leves de alta energia) em alta temperatura é confinado através da utilização de campos magnéticos adequados.
        O professor Ivan Cunha Nascimento, coordenador do projeto, explica que o TCABR, considerado de médio porte, destina-se à realização de pesquisas científicas e tecnológicas para a viabilização, a longo prazo, dos reatores de fusão nuclear, uma alternativa que apresenta vantagens em relação aos de fissão, tanto em aspectos ecológicos quanto de segurança, por não deixar resíduos radiativos.
        Os primeiros Tokamaks foram construídos na extinta União Soviética, nos anos 50. O IF já construíra um aparelho de pequeno porte, que começou a operar em 1980. O objetivo do novo Tokamak são pesquisas para obtenção de temperaturas elevadas e geração de corrente de plasma, e melhoria dos tempos de confinamento de energia e o controle de oscilações e turbulências, realizadas através da interação de ondas eletromagnéticas de Alfvén com o plasma. Já existem aparelhos semelhantes em funcionamento na Europa, Japão, Estados Unidos, China e Índia, em um esforço mundial de viabilização da fusão nuclear como fonte de energia.
        O Tokamak brasileiro foi construído com recursos da USP, da Fapesp, da Finep, do Pronex, da Capes e do CNPq. Na cerimônia de abertura, com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch, será disparada a primeira descarga.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-7001, ou pelo e-mailinascimento@if.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Operador de Mercado Financeiro
        O Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, está com inscrições abertas para a terceira turma do curso Operador de Mercado Financeiro, que começa dia 3 de novembro e termina em abril de 2000. O objetivo é propiciar o entendimento de operações envolvendo mercados monetário, de câmbio, de crédito e de derivativos, assim como a utilização de métodos quantitativos aplicados aos mercados.
        O curso é destinado principalmente a alunos dos cursos de Administração, Economia, Engenharia, Contabilidade, Computação, Matemática, Física e áreas afins, e acontecerá às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30, no Prédio 1 da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária. As vagas são limitadas e é necessário marcar entrevista para a seleção.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 818-6077 e 818-5956.

Álcool e drogas
        Acontece amanhã, às 8h30, no salão nobre da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru o evento Álcool e drogas - isto também é problema nosso!, promovido pela Comissão de Representação do Programa de Prevenção e Tratamento do Uso Abusivo de Drogas (PRODUSP) do Campus da USP de Bauru e pelo Programa de Medicina Preventiva da UNIMED - Bauru. O objetivo é, através de uma discussão informal, aumentar a conscientização dos participantes, que irão receber a orientação de profissionais qualificados .
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8314/8316.

Livro e biblioteca no Brasil
        O Grupo de Estudos "Integração e Divulgação" do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi) promove, entre os dias 18 e 21, das 14 às 16 horas, a II Semana do Livro e da Biblioteca na USP, com o tema "Trajetória do livro e da biblioteca no Brasil: dos conventos ao virtual". O evento reúne palestras de historiadores, bibliotecários e pesquisadores para refletir sobre a trajetória do livro e das bibliotecas brasileiras, e acontece no Auditório da Faculdade de Educação da USP, que fica na Av. da Universidade, Bloco B, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4195.

Problemas urbanos
        A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), apoiada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, realiza de 17 a 20 de outubro, em Águas de Lindóia, São Paulo, o VI Congresso Paulista de Saúde Pública. O evento deve fazer uma abordagem multidisciplinar dos problemas relativos à saúde e a concentração populacional nas cidades.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7719.

Alimentos
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, promove de 18 a 22 de outubro, das 9 às 17 horas, o curso Análise sensorial de alimentos - teoria e prática. O evento acontece no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (prédio 3), Av. Pádua Dias, Piracicaba.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4118/4348.

Artes e Ciências
        Em conjunto com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e com o Instituto de Física (IF) da USP, o Centro Mário Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes promove, entre os dias 20 e 22, o III Congresso de Arte e Ciência. Com o tema "Descoberta/Descobrimento - Terra Brasilis", o congresso deste ano tem o objetivo de buscar novas leituras e investigações a respeito do significado e desdobramentos do Descobrimento do Brasil no mundo atual. Os alvos continuam sendo as conexões entre as pesquisas artísticas e científicas.
        O evento acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, e as inscrições devem ser feitas no Centro Mário Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA/USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, sala 15, também na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11)818-4022 e 818-4326.


Agenda Cultural

Fim da mostra Cinema de Poesia
        Finalizando a mostra Cinema de Poesia, o Cinusp "Paulo Emílio" apresenta, entre os dias 18 e 22, os seguintes filmes:
        Dia 18, às 18h30, O Pátio, de Glauber Rocha, e Bocage, de Djalma Limongi Batista; às 20h30, Estações 72, de Artavazd Pelechian, e Teorema, de Pier Paolo Pasolini.
        Dia 19, às 18h30, Terral, de Eduardo Nunes, e Providence, de Alain Resnais; às 20h30, Andrei Rublev (vídeo), de Andrei Tarkovsky.
        Dia 20, às 18h30, O Cão Andaluz, de Luiz Buñuel, e Providence, de Alain Resnais; às 20h30, Au Hasard, Balthazar, de Robert Bresson.
        Dia 21, às 18h30, Entr’acte, de René Clair; às 20h30, Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard.
        Dia 22, às 18h30, São Jerônimo, de Júlio Bressane.
        A entrada é franca, e o Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3154.

Festival Maracangalha de música
        O Centro Acadêmico Visconde de Cairú, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP apresenta hoje (15), às 23 horas, o VI Maracangalha, festival de música que conta com a presença de dez bandas amadoras da FEA e encerramento do conjunto Capital Inicial.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5914/5970

Programação da TV USP
        A TV USP exibirá os seguintes programas entre 18 e 24 de outubro:
        PANORAMA - XI Sapo - O tema deste programa é a Semana de Arte da Poli, organizada pelos estudantes, com destaque para a exposição da artista plástica Anita Kaufmann. Em Tese - Apresenta a dissertação de Mestrado de Norma Matsumoto, da Escola de Enfermagem (EE), que pesquisou sobre o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) e seu projeto político para a saúde municipal. Os programas serão exibidos na terça-feira (19), às 11 horas e às 15h30; quarta-feira (20) e sábado (23) às 15h30; sexta-feira (21) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; e domingo(24) às 20 horas.
        DELTA PI - O tema Criança do Futuro será debatido pelas professoras Isabel Galvão, diretora da Faculdade de Educação (FE) da USP, Maria Ângela Carneiro, da PUC, alunos da USP e da PUC e apresentadora Soninha, da MTV. Terça-feira (19), às 19h30 e a meia-noite; quarta-feira (20), às 10h30; sábado (23), às 6 horas e a meia-noite; e domingo (24), às 10h30 e às 15 horas.
        OLHAR DA USP - O jornalista José Arbex Júnior continua o debate sobre a pobreza e a miséria no país. Participação do músico Tom Zé. Segunda-feira (18), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; terça-feira (19), às 6h30; quarta-feira, às 6h30 e às 20 horas; sábado(23), às 11 horas; e domingo (24), às 0h30.
        TV EM FOCO - Programa produzido pelos alunos de Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O tema desta semana é Jornalismo Cultural. Quarta-feira (20), às 0h30; quinta-feira (21), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; sábado(23), às 11 horas; e domingo (24), às 6h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3154.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
        Justiça em tempos sombrios: uma reflexão sobre a justiça norteada pelo pensamento de Hannah Arendt. Christina Miranda Ribas. Dia 25/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Posição de um referencial conceitual da formação humanística do administrador: uma contribuição para o ensino de administração. Dalila Alves Correa. Dia 25/10, 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O ano da morte de Ricardo Reis: uma recriação do mito Pessoa . Cassilda Duran. Dia 20/10, 9horas.
        Estudo da produção de fala de fonemas fricativos na faixa etária de 4ª1m a 6ª11m, a partir de um modelo eletroacústico. Andréa Filipini Rodrigues Lauermann. Dia 20/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Produção de anticorpos e determinação da resistência adquirida à raiva canina. Luzia Helena Queiroz da Silva. Dia 21/10, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439/7277/7331

Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
        Produtos naturais de invertebrados marinhos do litoral norte do Estado de São Paulo. Ana Cláudia Granato. Dia 20/10.
        Análise de medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica na presença de adsorção específica sobre eletrodos de ouro. Rodrigo de Santis Neves. Dia 21/10.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9942
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page