São Paulo, 29 de outubro de 1999 n.473/99
 Arquivo
Escolas Promotoras 
de Saúde
Projeto da Faculdade de Saúde Pública para a rede municipal de Vargem Grande Paulista oferece um novo conceito de escola, em que o ato de ensinar a ler e a escrever deve estar ligado fundamentalmente à saúde psicológica, social, física e mental do aluno.

Mostra Ver Ciência 99 apresenta os melhores programas científicos de TV e de vídeo de diversos países
 

Faculdade de Direito promove Ciclo de Palestras comemorativas ao sesquicentenário de nascimento de Ruy Barbosa
 

Seminário discutirá contribuições científicas das pesquisas realizadas do Programa Antártico Brasileiro


Destaques


Crianças educadas para a cidadania
        Vargem Grande Paulista, cidade localizada a 50 Km de São Paulo, está vivendo uma experiência inédita no Brasil. A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, junto com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, está oferecendo aos alunos da pré-escola e do ensino fundamental da rede municipal um novo conceito de escola, as Escolas Promotoras da Saúde, em que o ato de ensinar a ler e a escrever deve estar ligado fundamental-mente à saúde psicológica, social, física e mental do aluno. "Nossa grande luta é transmitir ao aluno os conceitos de igual-dade e de respeito pelo outro. Estamos desenvolvendo um trabalho de conscien-tização, educando as crianças para mudan-ças de atitudes, a partir da capacitação das professoras", diz Maria Cecília Focesi Pelicioni, coordenadora do Projeto.
        Ela explica que a Escola Promotora da Saúde trabalha para concretizar a idéia de escola democrática, na qual crianças e professores são considerados parceiros e a instituição educadora é organizada a partir das necessidades de formação dos alunos. "O objetivo é fornecer um ambiente saudável, agradável, que ajude aumentar a auto-estima da criança, ensinado-a ter liberdade", relata Maria Cecília. Procura-se, ainda, integrar educação à saúde e ao meio ambiente, mas para a professora, antes é preciso desenvolver a capacidade crítica, reflexiva e de observação de professores e alunos. "Oferecer seminários e palestras esporádicas sobre questões ambientais e sobre saúde de nada adianta. A prioridade é desenvolver um trabalho sólido para formação da consciência de cidadania e responsabilidade ética".
        Maria Cecília conta que sua equipe, no início do projeto, há dois anos, deparou com a grande dificuldade das próprias professoras das escolas municipais em tratar com seus alunos assuntos básicos sobre meio ambiente e saúde, como, por exemplo, a questão da poluição, a importância dos recursos hídricos, a degradação ambiental, o buraco de ozônio. "O pouco conhecimento que elas tinham eram provenientes de informações passa-das pela mídia, nem sempre completas ou corretas". E elas ainda dificilmente consideravam a vivência do aluno, suas opiniões e visões do mundo no processo de aprendizado.
        Diante das dificuldades das profes-soras observadas pela equipe do Projeto, iniciou-se um trabalho de capacitação para que pudessem perceber em seus alunos possíveis problemas que estivessem viven-ciando, como violência doméstica ou de rua, problemas de drogas ou de saúde, entre outros. Para Maria Cecília, o impor-tante é saber detectar essas situações e tomar atitudes imediatas. "Percebe-se que agora professoras e coordenadoras pos-suem uma visão crítica em relação ao seu próprio trabalho, com as coisas que acon-tecem no município e nas atividades da escola. A relação interpessoal com os alu-nos, pais e mesmo entre as professoras me-lhorou muito," diz. Com o trabalho de ca-pacitação das professoras e com a con-tinuação da reciclagem dos seus conhe-cimentos, elas passaram a pesquisar as dificuldades de pais e alunos, buscando uma maior interação com a escola, além de levantar problemas para serem soluciona-dos.
        A Secretaria Municipal de Educação escolheu cinco escolas piloto, que representam regiões distintas da cidade e em cada escola existem no mínimo quatro professoras trabalhando no Projeto. Cada escola-pólo começou a trabalhar com as demais escolas da sua região a partir de setembro. O Projeto, parte do Movimento Município Saudável, conta com vários grupos da FSP desenvolvendo trabalhos e ações em outras áreas de Vargem Grande Paulista e procura construir com professores, funcionários, pais e alunos uma escola promotora da saúde.
        Mais informações: (0XX11) 883-3501.

Mostra apresenta trabalhos internacionais de divulgação científica
        Mostrar os melhores programas científicos de TV e de vídeo produzidos em diversos países é a proposta da Ver Ciência 99, mostra que conta com a parceria da USP. Em sua quinta edição em São Paulo, o evento reúne, a partir de 3 de novembro, experiências consagradas, co-mo as da rede inglesa BBC, e novidades, como programas do Mali, da Hungria e de Camarões. A mostra acontece paralela-mente na Estação Ciência, com término previsto para dia 7, e no Cinusp "Paulo Emílio", onde deve terminar no dia 12.
        Segundo a professora Marília Franco, coordenadora acadêmica da TV USP e curadora da mostra no Cinusp, apesar da atenção cada vez maior oferecida nas mídias à construção do conhecimento e à prática da ciência, a divulgação do pensamento científico tem sido muitas vezes inadequada. "A mostra se oferece à visão e à reflexão do que possa e deva ser o uso da televisão para divulgação científica", diz a professora, ressaltando que é através de um melhor diálogo entre o pesquisador e o divulgador que podem se estabelecer as bases de uma informação construtiva sobre ciência.
        Com entrada franca, a mostra pode ser acompanhada por crianças, pesquisa-dores e interessados em geral. Para Ernst Hamburguer, coordenador da Estação Ciência, o evento atinge tanto o público escolar como o acadêmico, reunindo temas que estão nas pautas dos estudos e das investigações dos cientistas. "A mostra traça um panorama atual sobre o trabalho e os avanços da ciência e tecnologia em todo o mundo", complementa.
        Enquanto na Estação Ciência serão exibidas 38 programas, entre nacionais e internacionais, no Cinusp "Paulo Emílio" serão exibidos 41 produções de 19 países. Entre os destaques estão o programa francês "Magnétisme" (Magnetismo), com experiências esclarecedoras a respeito de um dos maiores enigmas a ser decifrado pelos cientistas, e o suíço "Trois villes en quête d'un 2º souffle" (Três cidades em busca de novos ares), sobre os desafios de reparar os problemas causados por um século marcado pela industrialização. O Brasil comparece, entre outros, com os programas "Genoma" e "Especial Cos-mos", sobre as pesquisas realizadas no país dentro do Projeto Genoma e a relação entre o homem, o planeta Terra e o universo, respectivamente.
        O Cinusp tem duas sessões por dia, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 18h15 e das 18h30 às 20h15. A Estação Ciência tem sessões a cada hora, de se-gunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas, e no domingo, das 13 às 17 horas. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, na Cidade Universitária, enquanto a Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, na Lapa.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101, com a professora Marília Franco. Programação:( (0XX11) 818-3154, no Cinusp, e 263-7022, na ass. de imprensa da Estação Ciência.


Cursos, Seminários e Palestras

Homenagem a Ruy Barbosa
        Acontece na Faculdade de Direito, dia 5 de novembro, a abertura do Ciclo de Palestras comemorativas ao sesquicentenário de nascimento de Ruy Barbosa. Confira a programação:
        Às 17 horas, abertura da exposição temporária do acervo Ruy Barbosa do Museu da Faculdade de Direito (Sala Visconde de São Leopoldo), que vai de 5 a 19 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 14 às 18 horas;
        Às 18 horas, lançamento da nova edição do livro Arcadas, de Ana Luiza Martins e Heloisa Barbuy, que relata a história da Faculdade de Direito no contexto da história do Brasil, com tarde de autógrafos na sala Visconde de São Leopoldo, 1° andar;
        Às 19 horas, abertura do Ciclo de Palestras sobre a visão geral da personalidade de Ruy Barbosa, no Salão Nobre. Ostemas serão: Ruy, o Jurista, proferida pelo ministro José Carlos Moreira Alves; Ruy, o Filósofo, pelo professor Miguel Reale; Ruy, o Diplomata; pelo professor Celso Lafer; Ruy, o Educador; pela ministra Ester de Figueiredo Ferraz; e Ruy, Aspectos Controversos, pelo professor Antônio Junqueira de Azevedo
        Mais informações: ( (0XX11) 239-3970 ou 239-2744.

Pesquisa na Antártida
        O Centro de Pesquisas Antárticas (CPA) da USP realiza nos dias 04 e 05 de novembro, das 8h30 às 18 horas, o VII Seminário sobre Pesquisa Antártica. O evento mostrará e discutirá as contribuições científicas das pesquisas realizadas dentro do Programa Antártico Brasileiro, inclusive pela USP.
        O seminário acontece no Salão Nobre do Instituto de Geociências da USP, na Rua do Lago 562, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4125.

Medicina Esportiva
        A Associação Atlética Acadêmica "Rocha Lima" dos alunos da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto promove, de 4 a 7 de novembro, o 4o Encontro de Medicina Esportiva. Entre os temas estão a evolução do conceito de medicina esportiva, com Mário Bracco, coordenador do Projeto "Agita São Paulo"; aspectos psicológicos das lesões esportivas, com Maria Brandão, Psicóloga do Grêmio de Porto Alegre; e fatores limitantes da performance, com Antonio Carlos da Silva, vice-presidente da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva.
        O evento será realizado no Centro de Educação e Aperfeiçoamento de Profissionais de Saúde do Hospital das Clínicas (Ceaps), no campus de Ribeirão Preto.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3175.

Engenharia e Internacionalização da Economia
        A Escola Politécnica (Poli) da USP e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) promovem no dia 4 de novembro, a partir das 18 horas, palestra do deputado estadual Arnaldo Jardim sobre Engenharia nacional dentro da internacionalização da economia. O tema será debatido, entre outros, pelo diretor da Poli, Antônio Marcos de Aguirra Massola, e o vice-diretor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Acácio Eiji Ito.
        O evento acontece no auditório do CEETEPS, na Praça Cel. Fernando Prestes 74, Luz.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5909b

Fisioterapia em Pediatria
        O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), dentro do Projeto Sagitário - Fisioterapia, promove dia 6 de novembro, das 8 às 17h45, o curso Fisioterapia em Pediatria, que abordará o trabalho do fisioterapeuta na assistência integral à criança e ao adolescente.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-8507/8531.

Cursos da FUPAM
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, oferece os seguintes cursos:
        Modelagem de escultura em resinas. Entre 8 de novembro e 1º de dezembro, segundas, quartas e sextas-feiras, das 17 às 20 horas.
        Paisagismo para ambientes públicos. Entre 10 de novembro e 8 de dezembro, segundas e quartas-feiras, das 18 às 21 horas.
        As inscrições devem ser feitas até uma semana antes do início de cada curso.
        Maiores informações : ( (0XX11) 818-4566 / 818-0829/ 818-5032 (Fax).


Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia
Mestrado
        Cuidado cooperativo à prole em Callithrix Jaccus: dinâmica de ambiente natural. Fabíola da Silva Albuquerque. Dia 05/11, 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Para além do desfecho: A violência física doméstica contra o escolar como processo social e como questão da saúde coletiva. Edmar Vieira dos Santos. Dia 05/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 2744-8334 (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Estudo da estabilidade de L-Aspariginase em infusões parenterais. Patrícia Morgantetti de Deus . Dia 04/11, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Prostituição juvenil feminina: uma aproximação compreensiva. Cristiane Pauliu Simon. Dia 04/11.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3724.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Flexibilização, Desemprego e Direito ao Trabalho. Sonia Maria Menegaz Tomaz de Aquino. Dia 03/11, 10 horas.
        O reconhecimento e a sucessão de Estados e governos em Direito Internacional: Estudos do caso Taiwan. Hwang Poo-Ny. Dia 05/11, 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page