São Paulo, 17 de novembro de 1999 n.479/99
Arquivo
Cárie infantil diminui 48% em São Paulo
Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública registra queda do número de dentes cariados, perdidos e obturados em crianças entre 1982 e 1998. As causas da redução, segundo os pesquisadores, seriam a adição de flúor  na água e a descentralização dos serviços de saúde. 

Edusp promove festa do livro na USP
 

IEA promove conferência sobre os aspectos meteorológicos da poluição do ar
 

Seminário avançado sobre cultura da moda na ECA


Destaques


Pesquisa faz levantamento da saúde bucal no Estado de São Paulo
        A cárie dentária diminuiu em 48% nas crianças do Estado de São Paulo entre 1982 e 1999. Este é um dos resultados de uma pesquisa epidemiológica realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) em conjunto com a Secretaria do Estado da Saúde, coordenada pelos professores Paulo Capel Narvai e Roberto Castellanos, do Departamento de Prática de Saúde Pública.
        O CPO-D – índice utilizado para medir a saúde bucal referente a dentes ca-riados, perdidos e obturados – caiu de 7,1 para 3,7 em crianças de 12 anos. Além disso, a pesquisa mostrou uma inversão entre os componentes do mesmo índice. "Houve um aumento dos dentes tratados e uma diminuição dos perdidos, revelando indiretamente um acesso maior ao tratamento", afirma Narvai. Segundo ele, porém, o estudo teve um aspecto eminentemente descritivo, permitindo apenas levantar hipóteses para os fenômenos observados.
        Entre as alternativas com que os pesquisadores trabalham para explicar a diminuição na ocorrência de cáries estão: a fluoretação das águas, que atualmente atinge 93% da população urbana do Estado, o que eqüivale a 80% da população total; a prática recente de aplicar flúor na pasta de dente; e, finalmente, a descentralização do sistema de saúde, a partir da Constituição de 1988 e da criação do SUS, trazendo a administração dos programas de saúde para perto dos problemas da população e dando ênfase às ações educativas e preventivas.
        Outros dados sobre a ocorrência de cárie no Estado podem ser retirados da pesquisa. De acordo com o pesquisador, por exemplo, existe um senso comum segundo o qual "cárie todo mundo tem". O estudo mostra, porém, que 20% das pessoas com 12 anos apresentam CPO-D igual a zero. Entre os estudantes de escola pública esse índice cai para 19%, enquanto entre os de escolas privadas, sobe para 40%. "Isso indica que as medidas preventivas tem força limitada diante da influência de diferenças sociais e de renda, por exemplo", diz Narvai, afirmando que, por outro lado, a pesquisa mostrou seu potencial de atuação para a melhoria da saúde bucal.
        Além da idade-índice de 12 anos, foram feitas entrevistas com pessoas de cinco a 12, 18 anos, de 35 a 44, e de 65 a 74 anos, num total aproximado de 90 mil pessoas em 133 municípios. A pesquisa possibilitou a análise de outros problemas de saúde bucal, além da cárie dentária. "Nesses casos os números não foram tão animadores", relata o professor. Aos cinco anos, 17% das crianças apresentam sangramentos gengivais, com possibilidade de perda de dente, número que aumenta para 30% aos 12 anos. A má oclusão (mordida) foi encontrada em 18% dos entrevistados com 12 anos, sendo em 9% incapacitante por razões de fonética, deglutição ou estética.
        De acordo com Narvai, são raros os municípios que oferecem tratamento adequado, levando à extração desneces-sária ou precoce. Quanto à utilização de próteses dentárias, 1% usa aos 18 anos, mas 6% necessitam. Entre os idosos, 66% usam prótese na arcada superior, mas 34% precisam, enquanto 48% usam na arcada inferior, mas 52% tem necessidade.
        Sob a coordenação da FSP/USP, 13 faculdades públicas e privadas de odontologia do Estado trabalharam na pesquisa, cada qual em parceria com uma regional da Secretaria do Estado de Saúde. "Cerca de 500 profissionais de saúde participaram diretamente, mas o projeto envolveu indiretamente aproximadamente duas mil pessoas", diz o professor. Segundo ele, os resultados estão disponíveis em relatório e serão armazenados em um banco de dados. Além disso, feita de acordo com a metodologia recomendada pela Organi-zação Mundial de Saúde (OMS), a pesqui-sa da FSP vai servir de base para uma de âmbito nacional, planejada pelo Ministério da Saúde para o próximo ano.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7782.

Festa do Livro da USP
        A Universidade de São Paulo e a Editora da USP (Edusp) promovem, dias 22 e 23, a 1ª Festa do Livro da USP, com o objetivo de ampliar o acesso do público universitário ao livro. Trata-se de uma promoção de livros de grandes editoras, com descontos de, no mínimo, 50% a preço de custo.
        Entre as 31 editoras com presença marcada, estão Cia. das Letras, Cortez, Editora Perspectiva, Editora Vozes, Edusp, Hucitec, Humanitas, Iluminuras, Melhoramentos, Nova Fronteira, Perspectiva, Sumaré, UFRJ, Unesp e Unicamp.
        O evento acontece entre 10 e 19 horas, no vão central do prédio de Geografia e História, que fica na Av. Professor Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, e conta com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e o patrocínio da editora Imprensa Oficial.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4149.


Cursos, Seminários e Palestras

Poluição do Ar
        Continuando seu Ciclo Temático "Poluição do Ar", o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove, dia 25, a conferência Poluição do ar: aspectos meteorológicos, com o professor Pedro Leite da Silva Dias, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP. O evento acontece às 17 horas no próprio Instituto, Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919/4442.

Palestra na FAU
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza no dia 19, às 14h30, na Sala dos Espelhos, a palestra A intervenção no espaço de circulação, com o professor convidado Eduardo de Alcântara de Vasconcelos.
        Mais informações: ( (0XX11) 257-7688, ramal 25.

Cultura da moda
        O Centro de Estudos da Moda da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP promove, entre os dias 23 e 25, das 19 às 22 horas, o seminário avançado Cultura da moda: panorama antropológico da moda como produto, com o professor Massimo Canevacci. O Centro se localiza na ECA, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5019.

Cursos da Escola do Futuro
        A Escola do Futuro da USP oferece os seguintes cursos de capacitação para professores e profissionais no mês de novembro:
        Literatura infanto-juvenil: a palavra e a imaginação na mediação da leitura. Dias 22,23 e 24, das 9 às 13 horas.
        Projetos integrando material LEGO Dacta com as diversas disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental. Dias 24 e 25.
        Projetos com material LEGO Dacta para educação infantil. Dia 26, das 9 às 18 horas.
        Oficina criativa de projetos educacionais II . Dias 26 e 27, das 9 às 17 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447; e-mail capacita@futuro.usp.br.

Agrotóxicos e turismo rural
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP de Piracicaba, promoverá os seguintes cursos: Determinação de resíduos de agrotóxicos em matrizes agronômicas por métodos cromatográficos, de 22 a 26 de novembro; e Projetos de Turismo Rural, no dia 28 de novembro, das 9 às 18 horas.
        Informações e inscrições: ( (0XX19)422-9197 / 422-1944(fax).

Palestras em Ribeirão
        Dando continuidade ao "Curso de Tópicos Avançados", o Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove no mês de novembro as seguintes palestras:
        A indução do gene de resposta imediata como marcador fisiológico no cérebro, dia 19;
        Controle neural da ingestão de alimentos em aves, dia 22;
        História das Ciências e formação profissional e científica, dia 26.
        As palestras acontecem sempre a partir das 16 horas, na Sala de Aulas do Departamento, e estão abertas a todos os interessados.
    Mais informações: ( (0XX16) 602-3012.


Agenda Cultural

Mais Borges no cinema
            Dando continuidade à mostra Borges no Cinema, o Cinusp "Paulo Emílio" apresenta os seguintes filmes baseados na obra do escritor argentino:
        Dia 23, Borges para Millones e A Intrusa.
        Dia 24, Alphaville.
        Dia 25, El Hombre de la Esquina Rosada e La Muerte y la Brújula.
        Dia 26, A Estratégia da Aranha.
        As sessões começam às 18h30, e a entrada é franca. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 4, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540 e 818-3152.

Linoleogravuras e politipias
        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP inaugura no dia 24, às 18 horas, a exposição Linolegravuras - Politipias de Sérgio de Moraes. Na ocasião o artista lança um álbum de Politipias com apresentação do professor Leon Kossovitch.
        Nos dias 25 e 26, Sérgio de Moraes coordena um workshop gratuito de gravura no IEB, das 14 às 17 horas, e no dia 26, a partir das 16 horas, acontece a mesa-redonda Linoleogravuras - Politipias: discussões, com a presença do artista e dos professores Leon Kossovitch e Mayra Laudanna.
        A exposição permanece aberta até 14 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é franca, com acesso para deficientes e estacionamento gratuito. O IEB fica na Av. Professor Mello Moraes, travessa 8, nº 140, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3143, com Mayra Laudanna (sobre o artista); e 818-3199 (sobre o Workshop e a mesa-redonda).


Quadro de Avisos

Loja do MAE
        A Associação de Amigos do MAE (AMAE) inaugura no dia 19, das 17h30 às 20h30, a loja do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de apreciar a arte dos povos que contribuíram para a formação do Brasil. A loja possui objetos de arte indígena, como adornos, trançados, esculturas em madeira caixeta, cerâmica de várias etnias, além de objetos exclusivos em gravuras, a revista científica e os guias temáticos.
        Mais informações: ( (0XX11) 212-4001.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Efeito das proporções Volumoso:Concentrado sobre a degradação ruminal de fontes protéicas de origem animal e vegetal. Lea Chapaval. Dia 22/11, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O campo lexical dos verbos de ensino e aprendizagem na língua alemã. Felícia Maria Falcão Rodrigues. Dia 19/11, 14 h.
        Um fio na trama das idéias de Angel Rama: Tierra sin Mapa, tradução anotada e comentada. Roseli Barros Cunha. Dia 19/11, 14h.
Doutorado
        A longa caminhada - A (re)construção do território camponês em Promissão. Miriam Cláudia L. Simonetti. Dia 19/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Perfil do segredo de indústria e comércio no direito brasileiro: identificação e análise crítica. Elisabeth Edith Glória Kasznar Fekete. Dia 24/11, 9h.
Mestrado
        A individualização da pena na execução penal. Carmen Silvia de Moraes Barros. Dia 22/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
        Estudos fotofísicos de derivados poli-hidroxilados de lavona ligados ao cátion Al3+. Amanda Claro Gutierrez. Dia 17/11.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9942

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Avaliação de desempenho na enfermagem e o ser a(crítico). Clarice Maria Dall'Agnol. Dia 19/11, 10h30.
Mestrado
        A equipe de enfermagem e o mito do trabalho em grupo. Sueli Moreira Pirolo. Dia 22/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Avaliação da resposta de dose de um dosímetro individual multifiltro para radiações X e Y. Cassiana Vicari de Moraes. Dia 24/11.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3744.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        O alimento estratégico, a construção do futuro e a gestão da tecnologia da informação: um estudo em bancos operando no Brasil. Antônio Roberto Ramos Nogueira. Dia 19/11, 15h.
Mestrado
        Oferta de moeda na macroeconomia keynesiana. Demian Rocca. Dia 22/11, 10h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Instituto de Química
Mestrado
        Estudo eletroquímico das interações entre sulfetos de ferro. Cecília Maria Villas Boas de Almeida. Dia 23/11, 13h30.
Doutorado
        Um estudo dos níveis de espécies solúveis de fósforo em córregos urbanos, em função das características de ocupação das áreas drenadas. Simone Jaconetti Ydi. Dia 26/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Uma abordagem comparativa ao comportamento defensivo, agonístico e locomotor de três espécies de aranhas do gênero Loxosceles (Sicaridae). Eduardo Novaes Ramires. Dia 23/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Doutorado
        As sombras da floresta: vegetação, paisagem e cultura no Brasil. Euler Sandeville Junior. Dia 12/11.
        Mais informações: ( (0XX11) 257-7986.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page