São Paulo, 22 de novembro de 1999 n.481/99
Arquivo
Própolis com controle de qualidade
Pesquisadores do Instituto de Biociências propõem um método de controle químico de amostras e extratos de própolis. A falta de critérios na padronização das características da própolis pode causar perda de mercado para o país, que é um grande exportador do produto.

USP promove debate sobre a educação e a população negra no Brasil
 

Cepeusp oferece programa de atividades físicas adaptadas aos portadores de asma
 

Especialização em Administração Hospitalar na Faculdade de Saúde Pública


Destaques


Controle de qualidade para a própolis brasileira
        Pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) da USP desenvolveram uma proposta para controle químico de amostras e extratos de própolis, substância produzida pelas abelhas de grande valor comercial por suas propriedades terapêuticas. O Brasil é um grande exportador do produto, porém corre o risco de perder o mercado se não houver critérios para padroni-zação de suas características. A pesquisa foi supervisionada pelo botânico Antônio Salatino, do Laboratório de Fitoquímica do Departamento de Botânica do IB.
       Os apicultores brasileiros têm exportado a própolis para vários países, principalmente para o Japão, sem passar por controle de análise de sua composição e detecção de adulterações do produto. Segundo Salatino, o que foi proposto na pes-quisa de controle de qualidade é o estabelecimento de parâmetros para que o produto possa ser comercializado com me-lhor qualidade e com características constantes. A proposta prevê a determinação da quantidade de flavonóides, ceras, cinzas, substâncias voláteis, teor de umidade, substâncias fenólicas totais, teor de etanol e a presença de álcoois tóxicos, como o metanol e o isopropanol, na própolis. A comercialização de extratos de própolis contaminados com álcoois tóxicos já causou mortes na Argentina.
       Os flavonóides contidos na própolis têm ação antibacteriana, anestésica e cicatrizante. A própolis brasileira tem uma quantidade maior de fenilpropanóides, com ação semelhante aos flavonóides. As cinzas são um constituinte natural da própolis, porém um material inorgânico, que em quantidades exageradas podem denunciar adulterações, por exemplo, por adição de terra ao produto. As substâncias voláteis são responsáveis pelo aroma característico da própolis e estão presente numa proporção entre 2 e 5% do produto total. Teores baixos de substâncias voláteis podem denunciar condições de armazena-mento por tempo excessivamente prolon-gado. O teor de umidade se torna mais elevado se a própolis não for armazenada de forma adequada, podendo levar a uma deterioração mais rápida do produto.
       Segundo Salatino, a avaliação das propriedades farmacológicas e os contaminantes ambientais, como metais pesados, defensivos agrícolas e antibióticos eventualmentepresentes na própolis, são outros itens que precisariam ser considerados. As substâncias fenólicas, entre elas os próprios flavonóides, são admitidas como as principais constituintes responsáveis pelas ações terapêuticas da própolis, motivo pelo qual é fundamental uma avaliação de seu teor nas amostras e extratos de própolis.
       A própolis é uma substância produzida pelas abelhas, a partir da combinação de produtos que ela sintetiza com secreções colhidas de gemas (ferimentos nas plantas). A própolis tem ação antimicro-biana, ou seja, inibe a proliferação de bactérias e de outros microorganismos. Está sendo verificada a ação da própolis contra o vírus da herpes e contra fungos. No meio popular, as pessoas utilizam-na como preventivo de doenças que atacam as vias aéreas superiores. Na Rússia médicos che-garam a fazer o controle da tuberculose com a própolis. Já existem no mercado pomadas do produto para acelerar o pro-cesso de cicatrização de feridas e prevenir infecções.
       A abelha utiliza a própolis para tornar o ninho estéril, livre de bactérias e de outros organismos. Algumas vezes também utiliza como arma contra cobras e roedores, que são invasores indesejáveis na comunidade. Depois das ferroadas mortais no predador, a abelha cobre o corpo do animal morto com própolis que mumifica o cadáver, evitando a decomposição do corpo e a proliferação de bactérias.
       Os grande centros de apicultores brasileiros estão nas regiões de Prudentópolis, no Paraná, em Ribeirão Preto e Rio Claro, no interior de São Paulo, e o maior importador do produto é o Japão, seguido da Alemanha.
       Mais informações: ( (0XX11) 818-7546; e-mail asalatin@ib.usp.br.

Mesa redonda debate a educação e a população negra no Brasil
        No próximo dia 24, às 19 horas, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia, acontece a mesa redonda A educação e a população negra no Brasil, organizada pela Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra da Universidade de São Paulo, criada em abril deste ano. O evento, que acontece em meio às comemorações do Dia da Cons-ciência Negra, vai debater, sob diversos aspectos, a questão da educação e a expectativa da população negra sobre o tema.
        Segundo o professor João Baptista Borges Pereira, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que preside a Comissão, o encontro reforça a posição da USP como a primeira instituição pública de ensino a adotar medidas que visem dar apoio e estimulo à população negra. "É uma tomada de posição em favor de um grupo que, historicamente, sempre foi marginalizado pela sociedade, ainda que tenha sido um dos construtores da nação brasileira", diz. Para o próximo ano, segundo o professor, o objetivo da Comissão é a introdução de vários cursos regulares de graduação, pós graduação, divulgação e difusão cultural sobre a questão. "O objetivo principal é que o aluno que passe pela USP tenha contato com a temática e a expectativa de implantação destes cursos é positiva", observa.
        O debate, organizado pelo professor Kabengelê Munanga, do Departamento de Antropologia da FFLCH, terá a participação da professora Dulce Maria Pereira, presidente da Fundação Cultural Palmares, de Antonio Carlos Arruda, presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e do professor Antonio Sérgio Guimarães, do Departamento de Sociologia da FFLCH.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4612, com Dorli; e-mail: di@edu.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Administração Hospitalar
        O Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe, até o dia 8 de dezembro, inscrições para o Curso de Especialização em Administração de Serviços de Saúde - Administração Hospitalar, que acontece entre 14 de fevereiro e 15 de dezembro do ano 2000, de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas. As inscrições podem ser feitas na Seção de Pós Graduação da FSP, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, na Av. Dr. Arnaldo 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7706/7790.

Turismo rural
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade ligada à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, promove no dia 28, das 9 às 18 horas, o 2o Curso de projetos de turismo rural, com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre as modalidades de implantação desta atividade em propriedades rurais. O curso acontece na Esalq, em Piracicaba.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197.

Atividades físicas para asmáticos
        Termina no dia 30 o prazo de inscrições para o Programa de Atividades Físicas Adaptadas ao Portador de Asma do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Com duas aulas por semana, o programa é destinado à crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos. Os objetivos são diminuir os gastos com o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos asmáticos. Além de exercícios posturais e respiratórios, são promovidas sessões educativas com a participação das famílias.
        As inscrições podem ser feitas na sala 14 do Velódromo, no Cepeusp, Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61. Os participantes serão selecionados através de prova de função pulmonar.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3514.

Psicanálise
        Estão abertas, até o dia 3 de dezembro, as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu Teoria, técnica e estratégias especiais em Psicanálise, ministrado pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O curso se inicia em 1º de fevereiro do ano 2000 e as inscrições devem ser feitas na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, Bloco 17, Cidade Universitária. A seleção dos alunos será feita mediante entrevista.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4173

Saladas Prontas
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realiza no dia 26 de novembro, das 11 às 13 horas, a palestra Fresh Cuts: o mercado de saladas prontas. O evento integra o ciclo de seminários sobre agribusiness promovido pela FIA, através do Programa de Estudos dos Negócios do Setor Agroindustrial (PENSA), e acontece na Sala de Teleconferências da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto 418, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 210-5966/818-5848.

Inovação tecnológica
        A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará no dia 25 de novembro, às 16 horas, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o seminário Inovação tecnológica: a Escola Politécnica e a indústria. Com o objetivo de aumentar a interação entre a universidade e a indústria para incrementar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produtos, o evento contará com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch, do diretor da Poli, Antônio Marcos de Aguirra Massola, do presidente da FIESP, Horácio Lafer Piva e do diretor de tecnologia da entidade, Ozires Silva.
        O evento é aberto a todos os interessados. A Fiesp fica na Av. Paulista 1313, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5457, 818-5420, fax 814-5909, e-mail rcperez@poli.usp.br

Arquitetura e Fascismo
        O Atelier da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promoverá dia 26 de novembro, às 16 horas a palestra Arquitetura e Fascismo, do arquiteto Kazuo Yokota. O Atelier da FAU fica na Av. Prof. Almeida Prado 1560, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4564, e-mail: atelier.fauusp@uol.com.br .

Cursos do Atual-Tec
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) da USP realizará os seguintes cursos dentro do Projeto Atual-Tec (Atualização tecnológica), todos entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro:
        Acabamento em artefatos de plástico. Das 18h30 às 22h30.
        Qualidade em serviços - ISO 9002. Das 18h30 às 22h30.
        Planejamento & prática de marketing. Das 8h30 às 12h30.
        Programa de desenvolvimento em negociação. Das 8h30 às 12h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903/4164; e-mail: atualtec@org.usp.br


Agenda Cultural

Eventos no IEB
        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP realizará no dia 24 de novembro os seguintes eventos:
        Às 9 horas, acontece a abertura da exposição fotográfica O arquivo Fernando de Azevedo: construindo o CD - ROM, com o registro do trabalho de pesquisadores e bolsistas na elaboração de um CD-ROM, a partir do arquivo do educador brasileiro depositado no IEB. A exposição ficará em cartaz até 24 de janeiro do próximo ano, das 9 às 17 horas;
        Às 18 horas, a Bateria Mirim da Escola de Samba Rosas de Ouro, composta por ritmistas, cantores, passistas, mestre-sala e porta-bandeira com idades entre 7 e 17 anos, faz uma apresentação dentro do projeto Quartas Musicais.
        O IEB fica na Av. Prof. Melo Moraes, travessa 8, 140, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3196, com Maria Teresa, e mail difusao@ieb.usp.br

Coletiva de Autores
        O Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza no dia 25 de novembro, às 16 horas a II Coletiva de Autores. O evento contará com a presença de professores e técnicos do Instituto que tenham publicado livros ou capítulos de livros em 1999, e que falarão sobre seus trabalhos. A coletiva acontece na biblioteca do IP, na Av. Prof. Melo Moraes, 1721, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178

Amantes da fotografia
        Acontece até 16 de dezembro, nos salões Museu e Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a exposição Amantes da Fotografia 1999. A mostra reúne a produção fotográfica de alunos, ex-alunos, professores e funcionários da FAU, e está na Rua do Lago 678, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4525


Livros, Revistas e Publicações

Lançamento da Editora Humanitas
        A Humanitas, editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lança no dia 26, às 18h30, o livro Oliveiros Ferreira: um pensador da política, organizado por Raquel Kritsch, Leonel I.A. Mello e Cláudio Vouga. O evento acontece na Livraria UNESP, Al. Santos, 647, Cerqueira César, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 252-0630.

Lançamentos no IEB
        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP lança no dia 24, a partir das 18 horas, três cadernos da série Cursos & Conferências:
        Antônio Vieira – O Imperador do Púlpito. O primeiro volume deste curso interdisciplinar, coordenado pelo historiador Joaci Pereira Furtado, reuniu professores de diversas instituições.
        O viver em colônia: cultura e sociedade no Brasil colonial. Também o primeiro volume deste curso multidisciplinar, trouxe especialistas do período colonial.
        Conversa de educadores: catálogo analítico da correspondência entre Abgar Renault e Fernando de Azevedo. Trabalho coordenado pela educadora Diana Gonçalves Vidal e pela arquivista Maria Cecília Ferraz de Castro Cardoso, resultante da pesquisa e organização do arquivo pessoal do educador brasileiro Fernando Azevedo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3199 ou pelo e-mail difusao@ieb.usp.br .


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Contribuição ao estudo de índice interno de preços sob a ótica da gestão econômica. Cláudio Parisi. Dia 30/11, 10 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        A Consertación Social chilena: limites de uma alternativa negociada. José Renato Vieira Martins. Dia 26/11, 14 h.
        Estudo de localidades camponesas no sudeste do Pará. Reginaldo Corrêa Costa. Dia 26/11, 14 h.
Doutorado
        Uma história de branqueamento ou O negro em questão. Andreas Hofbauer. Dia 26/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Instituto de Química de São Carlos
Doutorado
        Sobre a formação in situ do catalisador de reações de polimerização de olefinas ciclícas via metástases, tendo como material de partida compostos de Ru(III). Nouga Cardoso Batista. Dia 23/11.
        Projeto, construção e aplicações de um sistema para cromatografia com fluído supercrítico (SFC). Maria Cecília Henrique Tavares. Dia 26/11.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9942.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.
Home
Page