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São Paulo, 13 de dezembro
de 1999 n.490/99
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O
apelo para comprar
Às vésperas das compras de Natal, os consumidores
podem ser seduzidos facilmente pelos argumentos emocionais das campanhas
publicitárias. É o que revela pesquisa da USP feita com anúncios
veiculados em revistas de grande circulação no território
nacional.
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Estudantes
da USP organizam expedição de volta ao mundo para divulgar
os 500 anos do descobrimento
Instituições
paulistas lançam a Rede Metropolitana de Alta Velocidade de São
Paulo
Última
semana de inscrições para os cursos de verão na Geofísica
Destaques
Argumento emocional da publicidade
Os mecanismos persuasivos de
caráter emocional utilizados pela publicidade em suas campanhas
é o que atrai o consumidor, fazendo com que não resista ao
impulso de consumir. É o que relata uma pesquisa feita com anúncios
veiculados em revistas de grande circulação no território
nacional por Tânia Márcia Cezar Hoff, do Departamento de Filologia
e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências
Humanas da USP. A pesquisa foi alicerçada em estudos dos filósofos
Aristóteles, na obra Arte Retórica e Arte Poética,
e Chaim Perelman, no Tratado da Argumentação eno
Império Retórico. Esses autores, em suas teorias da ar-gumentação,
apresentam uma concepção de racionalidade mais ampla, que
pressupõe também a subjetividade. Aristóteles, três
séculos antes de Cristo, já dizia que o dicurso para ser
eficiente deveria considerar os interesses do público ao qual se
destinaria.
Segundo Tânia, o processo
completo da persuasão dirige-se às emoções,
levando as pessoas à ação de comprar o produto. As
campanhas publicitárias utilizam-se das opiniões e das paixões
do comsumidor, envolvendo-os pelos argumentos de caráter essencialmente
emocionais que ficam associados à identidade do produto. A publicidade,
além de informar a respeito de um determinado produto, de uma empresa
ou de um serviço, extrapola e se incorpora ao dia a dia das pessoas,
como ocorreu com os slogans "Não é nenhuma Brastemp ou
"Dá pra tomar uma Kaiser antes", entre outros.
"O tssssssssss...dos
anúncios de uma marca de cerveja representa um apelo vivo do momento,
do olho no olho, de uma interação afetiva entre as pessoas,
de uma conversa entre amigos, e de um convite à descontração",
diz a pesquisadora. "O anúncio de uma outra marca de cerveja que
usa a expressão 'desce redondo', aguça os sentidos
sensoriais do paladar, levando quem está bebendo a sentir um sabor
agradável, confortável e gostoso", continua. Às vésperas
das compras de natal, Tânia acredita que a pesquisa serve de alerta
ao consumidor menos avisado e alvo fácil de sedução
da publicidade, que compra compulsivamente.
Para o trabalho, foi feita
uma sele-ção de mais de 300 campanhas publicitá-rias,
ficando para análise final os anúncios da cerveja Brahma,
o Mix Billy da Walita, o Uísque Black Label, a Pick-up Corsa, e
as roupas esportivas da Umbro.
Mais informações:
(
(0XX11) 3120-4827 e 9973-7869 ou pelo e-mail
fccamarg@vol.com.br
Globalizando os 500 anos
Evocando o espírito dos
navegadores portugueses e espanhóis, que há cinco séculos
se aventuraram mar afora em suas viagens marítimas, três estudantes
da USP decidiram dar a volta fazer a circunvolução por terra
do planeta no ano 2000. O projeto Globalizando os 500 anos - Volta ao Mundo
- Via Terrestre pretende, em seus cinco meses de duração,
divulgar o nome do Brasil ao mesmo tempo em que registra a cultura e o
meio-ambiente de diferentes regiões da Terra.
A bordo de um veículo 4x4, os alunos percorrerão quatro
continentes (América, Ásia, África e Europa) pela
seguinte rota: América do Sul, América Central, América
do Norte, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. Em
um percurso que inclui oito desertos, passarão pela Grande Muralha
da China, Cordilheiras do Himalaia, por cidades milenares do Irã
e Emirados Árabes, incluindo a cidade sa-grada do Islã, Meca,
na Arábia Saudita. Antes da Europa, de onde voltam ao Brasil, visitarão
cavernas africanas que contêm registros dos primeiros hominídeos.
Os estudantes pretendem
gerar, a partir da experiência obtida pelo contato com outras culturas,
um debate sobre a história do Brasil, discutindo sua colocação
no atual mundo globalizado. "É um momento muito oportuno", diz Leonardo
Sakamoto, um dos integrantes da expedição, formado em jornalismo
pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. "O país
estará no auge das comemorações dos 500 anos de descobrimento,
e seria muito interessante repensar melhor a formação da
nação brasileira e o papel dos povos que nela influíram,
principalmente negros e índios".
A preocupação
em resgatar essa influência levou-os a marcar o início da
viagem para 19 de abril, Dia do Índio, na aldeia guarani Morro da
Saudade, zona rural de São Paulo, e a incluir no trajeto comunidades
quilombolas como a de Queimada, na Chapada Diamantina. Outra premissa do
projeto é chamar atenção para a necessidade de se
conservar os recursos naturais, estimulando, através da documentação
e divulgação dos meio-ambientes visitados, o redirecionamento
no tratamento a eles dado pelo homem. Cada estudante será responsável
por uma forma diferente de registro: Sakamoto está encarregado da
parte videográfica; Antônio de Oliveira Leite Biondi, estudante
de jornalismo da ECA, da produção de textos; Sérgio
de Almeida Siqueira, aluno de Geografia da USP e idealizador da expedição,
será o coordenador geral e fotógrafo.
Transmitir o conhecimento
obtido é fundamental para os integrantes, que planejam organizar
a partir desse material uma série de palestras em escolas de ensino
fundamental e médio, além de debates em faculdades e universidades.
Reportagens, documentários em vídeo, exposições
fotográficas e a publicação de livros complementarão
a discussão e divulgação dos objetivos.
Os estudantes já
acertaram várias parcerias com veículos de comunicação
que divulgarão o evento, mas ainda buscam patrocínio para
a aventura.
Mais informações:
(
(0XX11) 3743-7567 (Biondi), 5841-2698 (Sakamoto) e 822-1635 (Siqueira).
Rede eletrônica com padrão Internet 2
será inaugurada dia 16
No próximo dia 16, a
partir das 10 horas, serão inauguradas na Fundação
de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) a Rede
Metropolitana de Alta Velocidade de São Paulo, RMAV-SP, e a Rede
Metropolitana de Alta Velocidade de Campinas, REMET. Este é o primeiro
passo para a implantação da Internet 2 no Estado. O evento
marcará também o lança-mento da Rede Acadêmica
de Alta Velocidade, AdvancedANSP, que incluirá outros dez municípios
no próximo ano. Na ocasião será feita uma demonstração
do funcionamento das redes. O evento acontece no auditório da FAPESP,
Rua Pio XI, 1500. No mesmo dia e local, às 9 horas, haverá
entrevista coletiva com a imprensa.
A Internet 2, iniciada em
1997, é uma versão avançada da Internet e atualmente
interliga mais de 160 universidades nos Estados Unidos. Outros países
também já possuem suas redes Internet 2. Os novos recursos
tecnológicos permitem velocidades de comunicação muito
maiores do que a da Internet atual. Por isso, a rede que será inaugurada
comportará aplicativos nas áreas de telemedicina e tele-educação
com qualidade bastante superior, transmitindo simultaneamente dados, voz
e imagens, sem as limitações técnicas comuns da rede
atual. Inicialmente, a nova rede será usada apenas para aplicações
acadêmicas e científicas.
A RMAV-SP foi formada por
um consórcio entre o Laboratório de Arquite-tura e Redes
de Computadores da Escola Politécnica (Larc-Poli/USP), o Centro
de Computação Eletrônica (CCE) da USP, o Instituto
do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade
de Medicina da USP, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),
a Pontifícia Universidade Cató-lica de São Paulo (PUC-SP),
a Globocabo, administradora das operadoras de TV a cabo NET, a Telefônica
Empresas, e a própria FAPESP.
A REMET tem como consorciados
a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Empresa Brasileira de
Pes-quisa Agropecuária (Embrapa), a Prefeitu-ra Municipal de Campinas
e a NET-Campinas. Os dois projetos têm o apoio da Rede Nacional de
Pesquisas (RNP) e do CNPq do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Neste primeiro momento,
a inter-ligação com padrão Internet 2 só será
acessível aos participantes do consórcio na Capital e em
Campinas, mas até o início do próximo ano a rede começa
a chegar ao interior. A Telefônica e a Fapesp negociaram um acordo
de cooperação para viabilizar a AdvancedANSP, uma ampliação
da rede acadêmica ANSP gerenciada pela FAPESP. A AdvancedANSP interligará
São Paulo, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos e
Araraquara, inicialmente, a 155 Megabits por segundo, e Ribeirão
Preto, São José do Rio Preto, Bauru, São José
dos Campos e Cachoeira Paulista a 34 Megabits por segundo. Estas ligações,
ou links, receberão equipamentos de transmissão SDH da Nortel
Networks capazes de transmitir dados a 2,5 Gigabits por segun-do e de permitir
ampliações constantes da banda em função da
demanda.
Mais informações:
(
(0XX11) 838-4151/4008, na Gerência de Comunicação da
FAPESP; e-mail: cunha@fapesp.br
Cursos, Seminários
e Palestras
Cursos de Verão na área de Geofísica
Continuam abertas, até
dia 17, as inscrições para a II Escola de Verão de
Geofísica do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG)
da USP. Os cursos oferecidos serão: Sismologia e Sismicidade
no Brasil; As Ciências da Terra no ensino médio;
Geofísica aplicada ao estudo da poluição de
solos e águas subterrâneas; GPS: fundamentos e aplicações;
Métodos GPR: aplicações em geologia, geotecnia e meio-ambiente;
Levantamento gravimétrico; e Introdução à Geofísica.
Os cursos acontecem entre
os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro do próximo ano, e o IAG
fica na rua do Matão, 1226, Cidade Universitária.
Mais informações:
((0XX11)
818-4755 e 818-4760; ou na homepage
www.iag.usp.br/comunidade/verao.html
Quadro de Avisos
Nova diretora na Odontologia de Ribeirão Preto
Acontece dia 20, às
16 horas, a cerimônia de posse da professora Sada Assed como nova
diretora da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORB).
O evento será no Salão Nobre da Faculdade.
Teses e Dissertações
Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
Distribuição
da força de trabalho em saúde bucal no Brasil, 1988-97. Carlos
José dos Santos Pellegrino. Dia 16/12, 13h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 3066-7739.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto
Mestrado
Estudo sobre a determinação
de amônia e tolueno dissocianato utilizando microbalança piezelétrica.
Fernando Silva Terue. Dia 17/12.
Mais informações:
(
(0XX16) 630-9439/602-3750.
Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
Caracterização
biológica e imunoquímica do extrato de cerdas de Lonomia
obliqua. Produção do soro policlonal específico para
uso humano. Ana Claudia Mello Rocha Campos. Dia 17/12, 9h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-7439.
Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade
Mestrado
Avaliação
econômico-financeira de marcas: um estudo de caso sob a perspectiva
do modelo de fluxo de caixa descontado. Carlos Pizarro de Mattos Barreto.
Dia 17/12, 08h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-5811.
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Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374,
conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
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Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
(Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha,
Júlio Bernardes e Renata Bessi. |