São Paulo, 13 de dezembro de 1999 n.490/99
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O apelo para comprar
Às vésperas das compras de Natal, os consumidores podem ser seduzidos facilmente pelos argumentos emocionais das campanhas publicitárias. É o que revela pesquisa da USP feita com anúncios veiculados em revistas de grande circulação no território nacional.

Estudantes da USP organizam expedição de volta ao mundo para divulgar os 500 anos do descobrimento
 

Instituições paulistas lançam a Rede Metropolitana de Alta Velocidade de São Paulo
 

Última semana de inscrições para os cursos de verão na Geofísica


Destaques


Argumento emocional da publicidade
        Os mecanismos persuasivos de caráter emocional utilizados pela publicidade em suas campanhas é o que atrai o consumidor, fazendo com que não resista ao impulso de consumir. É o que relata uma pesquisa feita com anúncios veiculados em revistas de grande circulação no território nacional por Tânia Márcia Cezar Hoff, do Departamento de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. A pesquisa foi alicerçada em estudos dos filósofos Aristóteles, na obra Arte Retórica e Arte Poética, e Chaim Perelman, no Tratado da Argumentação eno Império Retórico. Esses autores, em suas teorias da ar-gumentação, apresentam uma concepção de racionalidade mais ampla, que pressupõe também a subjetividade. Aristóteles, três séculos antes de Cristo, já dizia que o dicurso para ser eficiente deveria considerar os interesses do público ao qual se destinaria.
        Segundo Tânia, o processo completo da persuasão dirige-se às emoções, levando as pessoas à ação de comprar o produto. As campanhas publicitárias utilizam-se das opiniões e das paixões do comsumidor, envolvendo-os pelos argumentos de caráter essencialmente emocionais que ficam associados à identidade do produto. A publicidade, além de informar a respeito de um determinado produto, de uma empresa ou de um serviço, extrapola e se incorpora ao dia a dia das pessoas, como ocorreu com os slogans "Não é nenhuma Brastemp ou "Dá pra tomar uma Kaiser antes", entre outros.
        "O tssssssssss...dos anúncios de uma marca de cerveja representa um apelo vivo do momento, do olho no olho, de uma interação afetiva entre as pessoas, de uma conversa entre amigos, e de um convite à descontração", diz a pesquisadora. "O anúncio de uma outra marca de cerveja que usa a expressão 'desce redondo', aguça os sentidos sensoriais do paladar, levando quem está bebendo a sentir um sabor agradável, confortável e gostoso", continua. Às vésperas das compras de natal, Tânia acredita que a pesquisa serve de alerta ao consumidor menos avisado e alvo fácil de sedução da publicidade, que compra compulsivamente.
        Para o trabalho, foi feita uma sele-ção de mais de 300 campanhas publicitá-rias, ficando para análise final os anúncios da cerveja Brahma, o Mix Billy da Walita, o Uísque Black Label, a Pick-up Corsa, e as roupas esportivas da Umbro.
        Mais informações: ( (0XX11) 3120-4827 e 9973-7869 ou pelo e-mail fccamarg@vol.com.br
Globalizando os 500 anos
        Evocando o espírito dos navegadores portugueses e espanhóis, que há cinco séculos se aventuraram mar afora em suas viagens marítimas, três estudantes da USP decidiram dar a volta fazer a circunvolução por terra do planeta no ano 2000. O projeto Globalizando os 500 anos - Volta ao Mundo - Via Terrestre pretende, em seus cinco meses de duração, divulgar o nome do Brasil ao mesmo tempo em que registra a cultura e o meio-ambiente de diferentes regiões da Terra.
A bordo de um veículo 4x4, os alunos percorrerão quatro continentes (América, Ásia, África e Europa) pela seguinte rota: América do Sul, América Central, América do Norte, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. Em um percurso que inclui oito desertos, passarão pela Grande Muralha da China, Cordilheiras do Himalaia, por cidades milenares do Irã e Emirados Árabes, incluindo a cidade sa-grada do Islã, Meca, na Arábia Saudita. Antes da Europa, de onde voltam ao Brasil, visitarão cavernas africanas que contêm registros dos primeiros hominídeos.
        Os estudantes pretendem gerar, a partir da experiência obtida pelo contato com outras culturas, um debate sobre a história do Brasil, discutindo sua colocação no atual mundo globalizado. "É um momento muito oportuno", diz Leonardo Sakamoto, um dos integrantes da expedição, formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. "O país estará no auge das comemorações dos 500 anos de descobrimento, e seria muito interessante repensar melhor a formação da nação brasileira e o papel dos povos que nela influíram, principalmente negros e índios".
        A preocupação em resgatar essa influência levou-os a marcar o início da viagem para 19 de abril, Dia do Índio, na aldeia guarani Morro da Saudade, zona rural de São Paulo, e a incluir no trajeto comunidades quilombolas como a de Queimada, na Chapada Diamantina. Outra premissa do projeto é chamar atenção para a necessidade de se conservar os recursos naturais, estimulando, através da documentação e divulgação dos meio-ambientes visitados, o redirecionamento no tratamento a eles dado pelo homem. Cada estudante será responsável por uma forma diferente de registro: Sakamoto está encarregado da parte videográfica; Antônio de Oliveira Leite Biondi, estudante de jornalismo da ECA, da produção de textos; Sérgio de Almeida Siqueira, aluno de Geografia da USP e idealizador da expedição, será o coordenador geral e fotógrafo.
        Transmitir o conhecimento obtido é fundamental para os integrantes, que planejam organizar a partir desse material uma série de palestras em escolas de ensino fundamental e médio, além de debates em faculdades e universidades. Reportagens, documentários em vídeo, exposições fotográficas e a publicação de livros complementarão a discussão e divulgação dos objetivos.
        Os estudantes já acertaram várias parcerias com veículos de comunicação que divulgarão o evento, mas ainda buscam patrocínio para a aventura.
        Mais informações: ( (0XX11) 3743-7567 (Biondi), 5841-2698 (Sakamoto) e 822-1635 (Siqueira).

Rede eletrônica com padrão Internet 2 será inaugurada dia 16
        No próximo dia 16, a partir das 10 horas, serão inauguradas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) a Rede Metropolitana de Alta Velocidade de São Paulo, RMAV-SP, e a Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Campinas, REMET. Este é o primeiro passo para a implantação da Internet 2 no Estado. O evento marcará também o lança-mento da Rede Acadêmica de Alta Velocidade, AdvancedANSP, que incluirá outros dez municípios no próximo ano. Na ocasião será feita uma demonstração do funcionamento das redes. O evento acontece no auditório da FAPESP, Rua Pio XI, 1500. No mesmo dia e local, às 9 horas, haverá entrevista coletiva com a imprensa.
        A Internet 2, iniciada em 1997, é uma versão avançada da Internet e atualmente interliga mais de 160 universidades nos Estados Unidos. Outros países também já possuem suas redes Internet 2. Os novos recursos tecnológicos permitem velocidades de comunicação muito maiores do que a da Internet atual. Por isso, a rede que será inaugurada comportará aplicativos nas áreas de telemedicina e tele-educação com qualidade bastante superior, transmitindo simultaneamente dados, voz e imagens, sem as limitações técnicas comuns da rede atual. Inicialmente, a nova rede será usada apenas para aplicações acadêmicas e científicas.
        A RMAV-SP foi formada por um consórcio entre o Laboratório de Arquite-tura e Redes de Computadores da Escola Politécnica (Larc-Poli/USP), o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Pontifícia Universidade Cató-lica de São Paulo (PUC-SP), a Globocabo, administradora das operadoras de TV a cabo NET, a Telefônica Empresas, e a própria FAPESP.
        A REMET tem como consorciados a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Empresa Brasileira de Pes-quisa Agropecuária (Embrapa), a Prefeitu-ra Municipal de Campinas e a NET-Campinas. Os dois projetos têm o apoio da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) e do CNPq do Ministério da Ciência e Tecnologia.
        Neste primeiro momento, a inter-ligação com padrão Internet 2 só será acessível aos participantes do consórcio na Capital e em Campinas, mas até o início do próximo ano a rede começa a chegar ao interior. A Telefônica e a Fapesp negociaram um acordo de cooperação para viabilizar a AdvancedANSP, uma ampliação da rede acadêmica ANSP gerenciada pela FAPESP. A AdvancedANSP interligará São Paulo, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos e Araraquara, inicialmente, a 155 Megabits por segundo, e Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, São José dos Campos e Cachoeira Paulista a 34 Megabits por segundo. Estas ligações, ou links, receberão equipamentos de transmissão SDH da Nortel Networks capazes de transmitir dados a 2,5 Gigabits por segun-do e de permitir ampliações constantes da banda em função da demanda.
        Mais informações: ( (0XX11) 838-4151/4008, na Gerência de Comunicação da FAPESP; e-mail: cunha@fapesp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos de Verão na área de Geofísica
        Continuam abertas, até dia 17, as inscrições para a II Escola de Verão de Geofísica do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP. Os cursos oferecidos serão:  Sismologia e Sismicidade no Brasil; As Ciências da Terra no ensino médio;
Geofísica aplicada ao estudo da poluição de solos e águas subterrâneas; GPS: fundamentos e aplicações; Métodos GPR: aplicações em geologia, geotecnia e meio-ambiente; Levantamento gravimétrico; e Introdução à Geofísica.
        Os cursos acontecem entre os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro do próximo ano, e o IAG fica na rua do Matão, 1226, Cidade Universitária.
        Mais informações: ((0XX11) 818-4755 e 818-4760; ou na homepage www.iag.usp.br/comunidade/verao.html


Quadro de Avisos

Nova diretora na Odontologia de Ribeirão Preto
        Acontece dia 20, às 16 horas, a cerimônia de posse da professora Sada Assed como nova diretora da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORB). O evento será no Salão Nobre da Faculdade.


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Distribuição da força de trabalho em saúde bucal no Brasil, 1988-97. Carlos José dos Santos Pellegrino. Dia 16/12, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Estudo sobre a determinação de amônia e tolueno dissocianato utilizando microbalança piezelétrica. Fernando Silva Terue. Dia 17/12.
        Mais informações: ( (0XX16) 630-9439/602-3750.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Caracterização biológica e imunoquímica do extrato de cerdas de Lonomia obliqua. Produção do soro policlonal específico para uso humano. Ana Claudia Mello Rocha Campos. Dia 17/12, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Avaliação econômico-financeira de marcas: um estudo de caso sob a perspectiva do modelo de fluxo de caixa descontado. Carlos Pizarro de Mattos Barreto. Dia 17/12, 08h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
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Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
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