São Paulo, 15 de dezembro de 1999 n.491/99
Serra do Cipó: biodiversidade 
na escassez de água
Pesquisadores do Instituto de Biociências estudam há 30 anos os campos rupestres da Serra do Cipó, em Minas Gerais, considerada uma das regiões com maior diversidade de plantas no mundo. Analisando suas adaptações à escassez de água, descobriram espécies até então sem registro científico.

MAC busca parceiros para exposição
 
 

Nefrologia do ICr reúne médicos e pacientes em festa de Natal
 
 

Cursos de paisagismo e informática na Fupam
 
 


Destaques


Pesquisadores da USP analisam os campos rupestres da Serra do Cipó
        Considerada uma das regiões do mundo em que há maior variedade de espécies botânicas, a Serra do Cipó, em Minas Gerais, vem sendo estudada há 30 anos por pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) da USP. Devido às características únicas desenvolvidas por várias dessas espécies de adaptação à escassez de água, uma equipe do Departamento de Botânica realiza, desde 1997, o projeto temático Estudo das adaptações dos órgãos vegetativos e reprodutivos ao ambiente rupestre, financiado pela Fapesp.
        Integrando a cadeia do Espinhaço, a Serra do Cipó, distante 110 quilômetros a noroeste de Belo Horizonte, tem altitude que varia entre 1.000 e 1.400 metros, com picos de até 1.800 metros. Possui como vegetação típica o campo rupestre, objeto principal do projeto coordenado por Nanuza Luiza de Menezes, juntamente com Verônica A. Alfonso e Jane E. Kraus, todas professoras do Departamento de Botânica do IB. Essa formação caracteriza-se por ser altamente adaptada ao terreno da região, de substrato rochoso composto principalmente de quartzito (rocha de quartzo). Não existem lençóis freáticos na Serra, pois durante as estações chuvosas a água escoa rapidamente sobre o solo pedregoso, de decomposição rochosa mais recente, e arenoso, de decomposição mais antiga.
        A dificuldade de reter a água, aliada à baixa pluviosidade anual (há períodos de seca que duram até 4 meses), faz as plantas passarem pelo que os pesquisadores chamam de estresse hídrico, obrigando-as a criarem adaptações que as permitam sobreviver a essas condições. Em virtude da grande quantidade de espécies existente na região, as soluções são muitas e cada família tem sua maneira de lidar com o problema. Algumas possuem um curto ciclo de vida para evitar a seca: brotam na época de chuvas, crescem, se reproduzem e deixam as sementes no solo antes da próxima estiagem. Outras, que suportam a escassez, podem ser divididas em dois grupos: as que murcham e se ressecam, voltando a se desenvolver quando chove, e as que, conseguindo umidade, permanecem sempre verdes.
        Um exemplo deste último grupo é a família das veloziáceas. Aproveitando a neblina, abundante nas noites frias da região, algumas de suas espécies retêm a umidade do ar através de raízes formadas por um tecido especial comum em orquídeas, o velame, que atua como uma esponja. Outro sistema de retenção se encontra nos estômatos, estruturas existentes nas folhas que regulam a entrada e saída de água, localizados em fendas que se fecham por completo em tempo seco e abrem quando há sua disponibilidade.
        Foi estudando o grupo das veloziáceas que as pesquisadoras encontraram, em meados da década de 60, uma espécie de canela-de-ema (nome vulgar de várias espécies da família) até então sem registro científico e de proporções bem maiores que as conhecidas. A Vellozia gigantea, nome científico dado pelo grupo de Nanuza em virtude de seu tamanho (seis metros), representa um típico caso de endemismo da Serra do Cipó, ou seja, é característica desse território, somente nele ocorrendo. Além disso, nos galhos mais altos da canela-de-ema gigante vive outra planta endêmica, a microorquídea Constantia cipoensis.
        A preservação de ambas estava sendo ameaçada por pessoas que derrubavam velozias gigantes, algumas com idade esti-mada em 500 anos, coletando as orquídeas para vendê-las. Outras espécies, principalmente as famílias genericamente chamadas de sempre-vivas, também são alvos dos coletores, que, após secarem suas inflorescências, vendem-nas para decoração de interiores. Segundo Nanuza, o problema do extrativismo vegetal foi reduzido com a criação do Parque Nacional da Serra do Cipó, em 1975, após uma campanha promovida por pesquisadores paulistas e mineiros, que consideraram a descoberta da Vellozia gigantea Menezes & Mello-Silva (assim chamada devido ao sobrenome de seus descobridores) um forte motivo para tal.
        A pesquisadora diz, ainda, que a criação do parque e a continuidade das pesquisas não concluem o trabalho na região: "Conhecendo-se a flora, buscar-se-á preservar os pontos onde é mais rica. Por outro lado, procurar-se-á estudá-la sob outros aspectos, visando especialmente fornecer ao homem da região informações que lhe abram novas perspectivas de sobrevivência".
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7593 e 543-8919.

MAC-USP convida para parceria cultural
            O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP está propondo parcerias à pessoas físicas que se interessem em destinar parte de seu imposto de renda para a viabilização da mostra "Arte Conceitual: Anos 70 na Coleção do MAC USP". Isso é possível porque o Museu, através de sua Associação de Amigos, credenciou esse e outros projetos para que o contribuinte possa abater de seu imposto de renda 100% do valor doado, desde que a quantia não ultrapasse 6% do imposto devido, conforme a Lei Rouanet.
        De acordo com o projeto, a exposição será de caráter itinerante, reunindo cer-ca de 200 obras entre fotografias, filmes, vídeos instalações, livros de artistas e arte postal (cartões, carimbos, off-set), e será dividida em seis núcleos: "Fotografia con-ceitual", "Instalações", "Livros de Artistas e outras edições", "Arte Postal", "Arte e Intervenção Social" e "Vídeo, filmes e audio-visual". As peças do acervo, que cobrem o cenário nacional e internacional e são de importância reconhecida no Brasil e no ex-terior, foram recentemente catalogadas com o apoio da Fapesp. O estudo que norteará a realização da mostra resultou na publicação do livro "Poéticas do Processo", de Cristina Freire, pesquisadora do MAC.
        Além do abatimento fiscal direto, o Museu oferece convites para a abertura oficial da mostra, menção do nome do patrocinador no folder institucional, sob a rubrica "apoio cultural", e visita monitorada à exposição com a curadora, em horário marcado. Ao longo do ano, o MAC enviará também a seus colaboradores as várias edições de sua agenda de programação e um cartão-recibo que dará direito a descontos na compra de livros e objetos expostos em suas lojas, em especial o livro da exposição.
        A doação pode ser feita até 31 de dezembro de 1999 através de depósito em c/c nº 9358-0 do Banco do Brasil, Agência nº 3559-9 (USP), em favor do projeto "AAMC - Arte conceitual no acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP". Cópia do comprovante do depósito deve ser enviada à AAMC, que fica na Rua da Reitoria, 109, Anexo A, na Cidade Universitária (CEP 05508-900), ou através do fax (0XX11) 818-3161. O doador também deverá enviar indicação de endereço para receber o Recibo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3019.

Festa da Nefro reúne médicos e pacientes
        Dentro da programação de Natal do Instituto da Criança, a Unidade de Nefrologia promove no dia 17, das 8 às 13 horas, a Festa da Nefro, uma iniciativa realizada há cinco anos e que reúne mais de 100 pacientes, entre internos e em tratamento domiciliar.
        De acordo com a médica Vera Koch, responsável pela Unidade, "o objetivo é festejar as vitórias da nossa luta diária, unindo a equipe médica e os pacientes". A festa terá show de MPB de médicos residentes do Instituto e entrega de presentes pelo Papai Noel.
    Além da festa, a programação de Natal do Instituto da Criança inclui outras atrações, como a apresentação de bailarinos mirins da Rússia, em turnê pelo Brasil, no dia 14, às 14 horas, e a apresentação do Coral Cefan, dia 17, das 14 às 16 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-8507.


Cursos, Seminários e Palestras

Informática e Arquitetura
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), entidade conveniada com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, realizará nos mês de janeiro os seguintes cursos:
        Paisagismo e prática do projeto, de 10 a 15 de janeiro;
        AutoCAD 2000 Básico, de 10 a 21 de janeiro;
        AutoCAD 2000 Avançado, de 10 a 19 de janeiro;
        3-D Studio Max, de 10 a 25 de janeiro;
        ArchiCAD Básico, de 10 a 18 de janeiro;
        Confecção de maquetes, de 20 de janeiro a 17 de fevereiro;
        Paisagismo para ambientes comerciais, de 26 de janeiro a 10 de fevereiro.
        As inscrições devem ser feitas até uma semana antes do início de cada curso.
        Mais informações: ((0XX11) 818-5956/6077.


Livros, Revistas e Publicações

História Demográfica
        O Núcleo de Estudos de História Demográfica (NEHD) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP lançou o número 18 do Boletim de História Demográfica e um site na Internet, no qual é possível assinar o Boletim e ter acesso ao ROL, uma relação de publicações da área.
        O endereço é http://members.tripod.com/~Historia_Demografica/INDEX.HTM.
        Mais informações: nuede@sti.com.br


Teses e Dissertações

Instituto de Geociências
Doutorado
        Impacto da prospecção geológica na otimização do processo de produção de cimento portland na fábrica de cimento Votoran, Votorantin, SP. Hélio Shimada. Dia 15/12, 14h.
        Recursos hídricos subterrâneos no médio e baixo curso da bacia hidrográfica do rio Ceará Mirim/RN. José Braz Diniz Filho. Dia 16/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3973.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Efeitos da aspiração do folículo dominante e do tratamento com Somatrofina Recombinante Bovina (BST) sobre o desenvolvimento folicular em novilhas da raça nelore (Bos taurus indicus). José Buratini Júnior. Dia 21/12, 14h
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

  Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Ploidia de DNA e características imunocitoquímicas de células tumoriais de mama humana: associação com resposta a terapia neo-adjuvante. Célia Tosello de Oliveira. Dia 20/12, 9h.
Mestrado
        Produção de queratinase, elastase, lipase e desoxiribonuclease por amostras de Microscoporum canis isolados de animais com dermafitose e assintomáticos. Flávio César Viani. Dia 21/12, 9h.
        Efeito do álcool na neurotransmissão catecolaminérgica nas áreas cerebrais envolvidas no controle cardiovascular. Análise quantitativa da imunorreatividade dos neurotransmissores e dos parâmetros de ligação de seus receptores. Gilcélio Amaral da Silveira. Dia 21/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        "O bem-estar da criança sempre em primeiro lugar": o processo de alimentação do lactente sob a ótica de mulheres-mães de Ijuí-RS. Isabel Cristina Pacheco Van Der Sand. Dia 20/12, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Suscetibilidade in vitro de agentes causadores de cromoblastomicose frente a diferentes antifúngicos. Tania Sueli de Andrade. Dia 20/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Modelagem da estrutura a termo da taxa de juros e avaliação de contratos derivativos. Cícero Augusto Vieira Neto. Dia 20/12, 14h30.
        Estudos das relações entre indicadores de P&D e indicadores de resultado empresarial em empresas brasileiras. Tales Andreassi. Dia 22/12, 8h30.
Mestrado
        Contribuição ao estudo da gestão de operações em serviços de entretenimento: os parques de diversões e temáticos. Oscar Renzo Di Sabbato Sandoval. Dia 20/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.