São Paulo, 
inauguração
18/06/2002
Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
será inaugurado hoje
O Instituto atenderá cerca 3 mil pacientes do Instituto da Criança do HC da Faculdade de Medicina da USP. São 4 andares com dezessete apartamentos individuais e duas salas para transplantes
Da redação,
Agência USP

imprimir 

Nesta terça-feira (18), às 11 horas, será inaugurado o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), que vai atender cerca de 3 mil crianças e adolescentes com câncer do Instituto da Criança do HC.

O prédio de quatro andares, que fica na Rua Galeno de Almeida, 148, em Pinheiros, acolherá 17 apartamentos individuais para internação, duas salas para transplante, 12 leitos de quimioterapia ambulatorial, 12 consultórios médicos e quatro consultórios para atendimento multiprofissional, com serviços de odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social. O ITACI ainda vai oferecer uma ampla área de lazer aos pacientes hospitalizados.

O Instituto contará com as equipes médicas ligadas ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Todo mês serão realizadas duas mil consultas, mil quimioterapias e 70 internações.

A inauguração das instalações é importante para todas as pessoas que enfrentam o problema do câncer em família. O tratamento adequado da doença aumenta a expectativa de vida dos pacientes. Dados do Ministério da Saúde indicam que em 1999 morreram 1986 pacientes menores de 15 anos, vítimas de câncer no Brasil. No início dos anos 50, uma criança com leucemia tinha apenas algumas semanas de vida. Hoje, no entanto, após cinco décadas de pesquisas, cerca de 80% das crianças com o mesmo diagnóstico alcançam a cura.

Logo após a cerimônia de inauguração do ITACI, que contará com a presença de Geraldo Alckmin, haverá a inauguração das instalações da Fundação Oncocentro de São Paulo, que fica ao lado do Instituto.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP





· vínculos:
Faculdade de Medicina da USP

· mais informações:
(011XX) 3069-8507/9619-0535 ou pelo email claudiag@icr.hcnet.usp.br

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br