01/04/2003 - tecnologia
Empresa incubada no Cietec desenvolve tecnologia inédita no Brasil
A gravação a laser de moldes e eletrodos inovam procedimentos na indústria de plásticos. O projeto foi exposto na Feira Ferramentaria e Modelação, que aconteceu em Joinville


Marcelo Gutierres


A LaserTools, participante do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec/USP) entre 1999 e 2002, desenvolveu uma metodologia inédita. Trata-se da gravação a laser de moldes e eletrodos utilizados na indústria de plásticos. O responsável pelo projeto, o físico Spero Morato, expôs a nova tecnologia na Feira Ferramentaria e Modelação, que aconteceu no último dia 26 de março, em Joinville, Santa Catarina.

O método tem como principal característica ser uma técnica que realiza a gravação (2D e 3D) de materiais por meio da usinagem com lasers de Neodímio:YAG (Nd:YAG), oferecendo maior velocidade e precisão na usinagem. A pesquisa aconteceu de 1999 a 2002, período em que a empresa esteve incubada no Cietec/USP.

Sobre a nova tecnologia o físico afirma que o método a laser substituirá com vantagens a pantografia, que é um processo mecânico. "O laser é dez vezes mais rápido, reduz em praticamente a zero os defeitos, além de possibilitar um trabalho em pequenas dimensões."

No desenvolvimento do projeto Morato contou com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do próprio Cietec/USP. "O custo total ficou em R$ 500 mil, sendo R$ 350 mil vindos da Fapesp e as bolsas de estudos foram pagas pelo CNPq", explica o físico.

 

Mais informações:(0XX11) 3766-8222, com Spero Morato


Agência USP de Notícias
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, n.374 Sala 244
CEP 05586-000 São Paulo Brasil
(0XX11) 3091-4411
www.usp.br/agenciausp
agenusp@usp.br