São Paulo, 
lançamento
04/04/2003
Cientista discute os efeitos das novas
tecnologias na sociedade
João Antonio Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP, lança segundo livro da série A sociedade e a economia no novo milênio, tratando de macroeconomia e da extinção do emprego
Marcelo
Gutierres

imprimir 

Zuffo chama a atenção também para o futuro processo de desurbanização dos grandes centros. Ele acredita que, com o ritmo do avanço tecnológico atual, não será mais necessário se viver em metrópoles

O novo livro A sociedade e a economia no novo milênio, do professor João Antonio Zuffo, da Escola Politécnica (Poli) da USP, dá seqüência à discussão sobre as aplicações das novas tecnologias e seus efeitos nos mais variados campos da sociedade. Neste segundo volume, o autor trata de macroeconomia e empregos com o tema central Os empregos e as empresas no turbulento alvorecer do século XXI.

Em 259 páginas, o professor demonstra como o emprego dos moldes atuais irá desaparecer. "A tendência dentro da sociedade é o trabalho autônomo", diz. Outro aspecto abordado é a polivalência do trabalhador do futuro. "Já se nota atualmente que as exigências giram em torno de tarefas e não de cargos ou funções."

Zuffo chama a atenção também para o futuro processo de desurbanização dos grandes centros. Ele acredita que, com o ritmo do avanço tecnológico atual, não será mais necessário se viver em metrópoles. As infraestruturas estarão disponíveis em qualquer parte do globo terrestre. "Será possível controlar uma empresa de sua própria casa."

Em outubro de 2002, o professor lançou o primeiro volume de mesmo título, mas com o tema Tecnologia e a Infossociedade. Nele, prevê que as novas tecnologias determinarão mudanças significativas em nossa sociedade. Trata, detalhadamente, do desaparecimento do emprego nos próximos 20 ou 30 anos.

Preocupação

João Antonio Zuffo afirma a sua preocupação com a atual discussão sobre a reforma da previdência. "Deve haver um maior aprofundamento. Seria o momento ideal de levarmos em conta os efeitos das novas tecnologias sobre as futuras gerações."

O professor frisa que muitas de suas previsões já se confirmaram. Num outro título, Compêndio da Microeletrônica, de 1984, Zuffo utiliza a Lei de Gordon Moore - que trata da evolução microeletrônica - para demonstrar como essa realidade estaria nos anos 90. "Parece um relógio: tudo se realizou com muita precisão."

Em 1991, o autor foi eleito a Personalidade do Ano em Tecnologia pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Foi agraciado, em 1998, pelo então Presidente da Repúlica, Fernando Henrique Cardoso, com a Ordem Nacional do Mérito Científico José Bonifácio Classe Grão-Cruz, a maior honraria brasileira na área científico-tecnológica, entre outras premiações.

João Antonio Zuffo publicou também cerca de 19 livros, sendo o mais recente, Pequeno dicionário léxico de termos, siglas e acrônimos, em 2002. Embora o lançamento oficial da nova obra, pela editora Manole, esteja previsto para o final do mês de abril, em local ainda a ser definido, o livro A sociedade e a economia no novo milênio, volume II - Macroeconomia e Empregos - já se encontra à venda.







· vínculos:
Escola Politécnica

· mais informações:
(0XX11) 3091-5154 ou 4196-6000

sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  boletim |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br