09/11/2006 - construção
FAU lança DVD que visa acabar com carência no ensino de Arquitetura
O DVD é dividido em cinco vídeos e tem como tema a Estrutura de Concreto Armado. A produção surgiu para dar um maior contato do estudante com a obra, aproximando os que projetam das questões do processo construtivo.


Clayton Ubinha


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP acaba de lançar o DVD Estrutura de Concreto Armado: Projeto e Construção. Segundo a professora Erica Yoshioka, do Departamento de Tecnologia da FAU, a produção surgiu após a percepção de uma carência no ensino de arquitetura na medida em que falta ao estudante um maior contato com a obra. O material é destinado à escolas de arquitetura e engenharia, escolas técnicas e edificações, além de professores e alunos da área, e foi produzido dentro do projeto Processo de Produção do Espaço Construído: construção e uso.

O objetivo é aproximar estudantes e profissionais projetistas das questões relacionadas ao processo construtivo. "A idéia é fazer com que os que projetam passem a levar em consideração os aspectos da produção durante as etapas de concepção do espaço", conta a professora. Dessa forma, a capacidade de síntese ficaria potencializada e melhoraria o diálogo com profissionais de outras áreas, como o engenheiro de estrutura, de instalações, o engenheiro de produção e o mestre de obras, entre outros.

O projeto surgiu a partir de uma pesquisa de iniciação científica, com bolsa concedida pela Fapesp, do graduando Daniel Cunha, sob a orientação da professora Erica. O DVD é composto de um "vídeo longa" (com 36 minutos de duração) e de outros quatro "vídeos curta" (com duração média de 13 minutos). O "vídeo longa" sobre o Projeto foi editado a partir de uma entrevista com o engenheiro Mário Franco, responsável pelo projeto do SESC Santana, em São Paulo. O material traz os aspectos gerais do projeto de estruturas de concreto armado da obra.

Os "vídeos curta" mostram as principais etapas do processo construtivo de estrutura de concreto: Fôrma e Cimbramento, aborda as etapas principais da produção dos sistemas de fôrmas empregados na obra, desde a estocagem do material, a fabricação de fôrma e sua montagem com o cimbramento (escoramento), até o momento em que a armadura é posicionada; Armadura, que ilustra desde o recebimento e estocagem das barras de aço no canteiro até seu processamento e posicionamento nos locais definitivos; Concretagem, mostra desde o transporte do concreto usinado, lançamento e sua aplicação, até a posterior cura e desfôrma; Interfaces, ilustra as principais interfaces entre a estrutura de concreto armado e outros sistemas que compõem o edifício, como estruturas elétricas, hidráulicas, metálicas e ar condicionado.

Entende-se por concreto armado a combinação entre o primeiro (concreto usinado) e a armadura, normalmente feita de aço, formando uma estrutura. "A estrutura é como uma bacia para água com seus apoios para os dedos para ajudar a carregá-la", explica a professora. "A forma vai ajudando a estruturar, a rigidificar", complementa. Tanto na bacia como em um prédio, a estrutura é projetada para que comporte as cargas e as ações mecânicas e do tempo sem alterações na maneira em que foi projetado.

A professora ainda sugere que em Arquitetura haja uma espécie de residência, como ocorre em medicina, para que o aluno possa ter um contato com a obra que hoje ainda não é o ideal.

SESC
O canteiro de obras do SESC Santana foi escolhido como fonte para as filmagens do processo construtivo. Desde as fundações até os acabamentos finais, foram aproximadamente 70 horas de filmagens realizadas pelo Laboratório de Vídeo da FAU, entre os anos de 2002 e 2005.

Segundo a professora, o SESC foi escolhido porque, além de ser uma obra que estava sendo iniciada na época, tinha em seu projeto a medida de complexidade e especificidade da qual precisavam. "Como estudo de caso, a escolha nos permitiu percorrer todos os processos de projeto", conta.

Érica destaca que a interação do professor e alunos, mais o DVD, possibilitará a vivência dos estudantes com o canteiro como se fosse ao vivo.

O DVD Estrutura de Concreto Armado está a venda por R$55,00, incluso taxa de envio. Encomendas de todo o Brasil podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 9705-0940 ou pelo e-mail: ericayy@usp.br.

 

Mais informações:(0XX11) 3091-4571, com Erica Yukiko Yoshioka; e-mail ericayy@usp.br; ou com Daniel Savoia Castilho Cunha; e-mail: dsavoia@terra.com.br


Agência USP de Notícias
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, n.374 Sala 244
CEP 05586-000 São Paulo Brasil
(0XX11) 3091-4411
www.usp.br/agenciausp
agenusp@usp.br