28/12/2006 - tecnologia
Programa eCampeonatos ajuda na criação e orgranização de torneios esportivos
Software criado por pesquisadores da Poli faz elaboração instantânea de tabelas para competições esportivas, além de permitir a inscrição de atletas e o acompanhamento dos resultados pela internet


Júlio Bernardes


Pesquisadores do Laboratório de Design (DesignLab) do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um programa de computador para organizar competições esportivas, o eCampeonatos. O programa é usado pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME) de São Paulo para gerenciar os Jogos da Cidade, reduzindo em cerca de 40% as despesas do evento.

O eCampeonatos foi desenvolvido a partir de uma necessidade da SEME, em 2004. "Devido ao grande número de atletas envolvidos, o agendamento das partidas levava de três a quatro meses", relata o engenheiro Eston Santos, pós-graduando da Poli que coordenou o projeto. "Por meio do software, as inscrições de equipes e atletas das diversas modalidades (13 em 2006) passaram a ser realizadas pela internet".

O programa também possui um assistente de criação de campeonatos, explica o engenheiro. "Basta fornecer a forma de disputa, as equipes participantes e os locais com as datas disponíveis para a tabela ser feita em segundos, no Congresso Técnico". O número de atletas envolvido subiu de 19.810 no ano passado para 52.942 em 2006.

"No eCampeonatos são registradas todas as punições do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos, para evitar a inscrição de atletas suspensos", destaca o engenheiro. "Após as competições, os representantes da Prefeitura podem lançar os resultados on-line, com a definição automática dos próximos confrontos, pelo computador ou até por celulares com acesso à internet".

Inclusão Digital
O eCampeonatos foi desenvolvido em parceria com a empresa thinkUP. "O investimento no projeto desde 2004 foi de cerca de R$ 1 milhão, mas a Prefeitura usa o software sem nenhum custo", diz Santos. "Calcula-se que o uso do programa reduziu em cerca de 40% o custo total dos Jogos."

Ao mesmo tempo, o engenheiro aponta que o número de acessos (pageviews) ao site dos Jogos subiu de 653.661 em 2005 para 2.581.804 neste ano, aponta o engenheiro. "Com a internet, é possível saber de imediato o andamento das competições, o que ajuda a melhorar a preparação das equipes, além de oferecer uma oportunidade de inclusão digital".

Segundo Santos, "as informações on-line aumentaram o comprometimento dos atletas, reduzindo as desistências e evitando gastos com arbitragem para jogos que não aconteciam". No site www.ecampeonatos.com.br é possível acompanhar os Jogos e entrar em contato com as equipes. "A partir de janeiro, o site deverá estar disponível para qualquer pessoa interessada em organizar uma competição esportiva".

O projeto do eCampeonatos foi o terceiro colocado entre os dez finalistas da etapa nacional do Concurso inSites de inovação tecnológica, promovido pela IBM no último dia 12 de dezembro, durante o evento IBM Connect and Play 2006, em São Paulo. Na final do concurso participaram mais dois projetos do DesignLab, que receberam menção honrosa: o eDrugControl, para controle de medicamentos em serviços de saúde e o itSIMPLE, de apoio ao design em engenharia. As pesquisas do DesignLab são orientadas pelo professor da Poli, José Reinaldo Silva.

 

Mais informações:(0XX11)3091-9848, e-mail: eston@usp.br, com Eston A. Santos


Agência USP de Notícias
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, n.374 Sala 244
CEP 05586-000 São Paulo Brasil
(0XX11) 3091-4411
www.usp.br/agenciausp
agenusp@usp.br